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Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
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Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
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Centro de Tecnologia Mineral
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Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Pesquisas da Marinha
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Instituto para o Desenvolvimento da Educação
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Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Andris Figueiroa Bakuzis
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
termometria aplicada ao monitoramento do tratamento do câncer por nanomedicina magnetotérmica
Resumo:
Terapias térmicas tem ganho destaque para o tratamento do câncer, inclusive com impacto em Imunoterapia (10.1038/s41571-022-00717-y). Duas modalidades de geração de calor são de interesse: (i) Terapia fototérmica (PTT) - Elétrons nas NPs interagem com laser no NIR; (ii) Hipertermia magnética (MNH) - Spins nas NPs interagem com campo magnético alternado na RF. Atualmente monitoramos a temperatura superficial de tumores com câmera térmica, ou utilizamos sensores no interior do tumor do paciente durante a MNH, o que limita sua aplicação clínica (10.1080/02656736.2020.1800831). Nesse projeto vamos desenvolver, avaliar e comparar três técnicas não invasivas de monitoramento de entrega de calor (termometria magnética por BAC, termometria luminescente e termometria por ressonância magnética - MRIT). A proposta é dominar uma modalidade que possa ser implementada no estudo pré-clínico e veterinário visando futura aplicação em nanotermoimunoterapia. Resultados preliminares de PTT em camundongos e cães indicam significativa resposta imunológica (10.3390/pharmaceutics15030943 e anexo). O desenvolvimento dessas técnicas permitirá determinar com maior precisão a dose térmica intratumoral impactando no sucesso da nanoterapia térmica. A termometria por BAC durante PTT será avaliada pela dependência do sinal magnético de diferentes tipos de NPs com a temperatura, formando ou não estruturas multicore. A nanotermometria luminescente será realizada na primeira janela biológica com moléculas orgânicas fluorescentes ou NPs à base de fluoretos com terras raras, irradiadas no NIR. Processos de Up/Downconversion serão investigados e o monitoramente será realizado com espectrofotômetro modular nas melhores amostras. Enquanto a MRIT irá avaliar a temperatura usando o método PRF, i.e. via análise da variação da fase com a temperatura com pulso do tipo GRE. Todos estudos serão feitos com nanopartículas ferrimagnéticas ou paramagnéticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
15/12/2023-31/12/2026
Andros Tarouco Gianuca
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dinâmicas eco-evolutivas e seus impactos na estrutura de comunidades e funcionamento ecossistêmico ao longo de gradientes de intermitência de rios e impactos antrópicos
Resumo:
Relativamente à sua área superficial, os ecossistemas limícolas contribuem desproporcionalmente para a biodiversidade global. No entanto, esta biodiversidade está declinando com taxas mais aceleradas do que em biomas terrestres e marinhos. Isto se deve a múltiplos agentes de mudanças globais, incluindo alterações do regime hídrico e qualidade da água, perda de conectividade e aumento da seca. Globalmente, se estima um aumento da proporção de rios intermitentes devido a mudanças climáticas e extração de água para consumo. No entanto, estudos ecológicos e evolutivos têm focado principalmente em rios perenes e ainda são escassos os estudos sobre os processos que estruturam as comunidades em rios intermitentes. Análises recentes indicam uma diminuição na diversidade local e um aumento na diversidade-beta em função da intermitência. Isto se deve ao maior estresse local e maior heterogeneidade regional em rios intermitentes do que perenes. Ainda assim, pouco se sabe sobre os mecanismos ecológicos e evolutivos que determinam a resposta funcional das espécies ao estresse e seus impactos nos ecossistemas de rios intermitentes. Estudos com Guppies demonstraram que respostas evolutivas rápidas a processos ecológicos, como predação, influenciam o funcionamento ecossistêmico em rios perenes. Um importante próximo passo é avaliar se: (i) as características funcionais intra- e interespecíficas que conferem tolerância à intermitência são determinadas por plasticidade e/ou evolução; se (ii) estas características também podem conferir co-tolerância a estressores antrópicos; e se (iii) esta co-tolerância se traduz na estabilidade de funções ecossistemas frente a perturbações. Para responder estas questões, vamos primeiramente desenvolver um enfoque funcional com bases de dados internacionais já coletadas. Após, iremos conduzir experimentos eco-evolutivos e amostragens similares no nordeste brasileiro para testar a aplicabilidade e avançar nosso enfoque em sistemas tropicais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
05/02/2024-28/02/2027
Andson Braga de Aguiar
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estilo de liderança e congruência de valores do cfo, influência no processo decisório e desempenho
Resumo:
Tem sido crescente a relevância que executivos de finanças (CFOs) vêm alcançando no ambiente das empresas, combinado com crescentes desafios decorrentes de avanços tecnológicos e mudanças no perfil de atuação da área de finanças. A maneira de lidar com tais desafios e mudanças depende, em parte, do perfil dos CFOs, em especial, de seus estilos de liderança e da congruência de seus valores pessoais com os do principal executivo (CEO). Este projeto tem por objetivo geral examinar o processo pelo qual estilos de liderança e congruência de valores dos CFOs podem contribuir com o desempenho empresarial. De modo específico, pretende-se compreender se há relação entre estilos de liderança e congruência de valores dos CFOs e nível de influência que podem ter sobre o processo decisório da alta gestão; além disso, pretende-se compreender a relação entre nível de influência do CFO no processo decisório da alta gestão e desempenho empresarial, em termos financeiros e de sustentabilidade. A proposta central desta pesquisa é que estilos de liderança e congruência de valores dos CFOs podem contribuir com o nível de influência que os CFOs têm sobre o processo decisório da alta gestão que, por sua vez, contribuiria para um maior desempenho, financeiro e de sustentabilidade. A questão central é verificar se estilos de liderança e congruência de valores dos CFOs podem estar associados com desempenho empresarial e se essa associação pode ser explicada pela influência que o CFO tem sobre o processo decisório da alta gestão. Estudos anteriores têm demonstrado os efeitos de diferentes perfis de liderança em diferentes contextos, assim como, o papel da congruência de valores para o alcance de resultados organizacionais. Adicionalmente, estudos anteriores têm evidenciado que a capacidade de influenciar o processo decisório da alta gestão pode contribuir para a competitividade empresarial. Este projeto será realizado através de um levantamento (survey) com CFOs de empresas brasileiras.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Ane Luise Silva Mecenas Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
"fiz aqui resenha das aldeias deste sertão": cultura escrita e guerras nas capitanias do norte da américa portuguesa (xvii-xviii)
Resumo:
Este projeto tem como escopo analisar as redes construídas nos sertões das capitanias que integravam o antigo estado do Brasil, em torno da conquista de espaço colonial, da conversão das almas e da circulação de conhecimento. O processo de colonização dos sertões no norte da América portuguesa, foi marcado pela diversidade de agentes movimentos por uma múltipla teia de interesses específicos. Isso resultou na constituição de redes de interesses afins e disputas, resultante da dinâmica dos jogos de poder diante da volatilidade das negociações. Apesar de os sertões coloniais terem sido objeto clássico de pesquisas desde Capistrano de Abreu, essa dinâmica voltada para delimitação territorial para além das fronteiras administrativas do Império português ainda se constitui como uma lacuna. Dessa forma, a equipe que integra este projeto buscará investigar essas experiências a partir de uma perspectiva comparativa da História. Para isso, a pesquisa estará pautada em uma documentação previamente levantada pelas pesquisadoras que compõem o grupo, atinentes às antigas capitanias da Paraíba, do Rio Grande e do Ceará. Neste sentido, a dimensão comparativa não se restringirá apenas ao âmbito espacial, ao tratar das aludidas capitanias, mas também será operacionalizada a partir do tratamento de diferentes tipologias documentais, a saber: a coleção documentos históricos publicada pela Biblioteca Nacional, as fontes custodiadas pelo Arquivo Ultramarino, processos inquisitoriais, as cartas ânuas e impressos produzidos ao longo do século XVII. Com isso, o projeto apresenta um considerável potencial de inovação na pesquisa histórica, ao tensionar as zonas interioranas das referidas capitanias como um palco privilegiado da dinâmica colonial e ao provocar o debate acerca das populações sertanejas que habitavam esses locais de fronteira entre os próprios estados que compunham a antiga colônia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Anete Trajman
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
expansão da tpt no brasil: uma abordagem da cascata de cuidados. um caminho para reverter o revés da pandemia. fase 2
Resumo:
Este é o desdobramento do projeto ExpandTPT (Fase 1), que implementa e avalia a expansão do tratamento preventivo da TB (TPT) baseada em uma abordagem da cascata de cuidados integrada e centrada na pessoa.(1) Com base nas lições aprendidas no estudo ACT-4,(25) em parceria com a CGTM/SVS/MS e com o financiamento da Stop TB Partnership, implementamos em abril de 2023 um programa sustentável que utiliza ferramentas inovadoras em 5 capitais de alta carga de TB. O ExpandTPT capacita profissionais e gestores locais para implementação das diretrizes nacionais de TPT (até o presente, 12.000 profissionais capacitados), e para compilar e analisar dados coletados rotineiramente em novo livro de registro de contatos para identificar etapas na cascata do cuidado de contatos de pacientes índice com tuberculose pulmonar, a fim de implementar soluções apropriadas localmente (até o presente momento, 420 profissionais capacitados). Na atual proposta, além de manter as atividades de capacitação e monitoramento nas 5 cidades, capacitaremos, em 3 cidades adicionais, 3000 profissionais de saúde de diferentes categorias nas diretrizes nacionais, 180 profissionais para a realização da prova tuberculínica, e 90 profissionais para multiplicação das atividades (com o objetivo de dar sustentabilidade ao programa). Avaliaremos a eficácia deste pacote de intervenções, a aceitabilidade e custo-efetividade destas ferramentas e validaremos no Brasil um novo teste cutâneo mais específico do que a prova tuberculínica, o Cy-TB, cuja segurança e eficácia estão documentados.(6-7) O desfecho final será o número de TPT prescritos e completados com o novo regime 3HP, de acordo com dados do sistema de informação IL-TB. Avaliaremos o incremento de prescrições comparado à tendência no período pré-intervenção, nos municípios incluídos e em 5 cidades de controle.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
31/01/2024-31/01/2026
Angela Borges Masuero
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
degradação, durabilidade e vida útil de fachadas de edificações
Resumo:
As fachadas das edificações estão constantemente expostas a agentes de degradação e intempéries e, assim, a um processo de envelhecimento natural que pode resultar em perda de desempenho. O entendimento da durabilidade de fachadas é fundamental para tomadas de decisão em novos projetos, estudo de estratégias de manutenção para edificações existentes e previsão do fim de sua vida útil, e requer o conhecimento de propriedades determinantes do desempenho dos materiais. Para a previsão da vida útil de fachadas, são necessários modelos de degradação obtidos a partir do estudo de edificações existentes. Nesse sentido, a presente proposta aborda como problema geral análise crítica e avaliação de uso de modelos de degradação para fachadas de edifícios associado à caracterização e estudo de durabilidade de sistemas de fachadas. A importância do projeto justifica-se pela carência de dados experimentais referentes ao desempenho ao longo do tempo de fachadas e da dificuldade na previsão de vida útil de edificações em diferentes regiões do Brasil. A questão principal refere-se à caracterização de materiais tradicionais e inovadores e à avaliação de seu envelhecimento, associada à determinação e validação de modelos de degradação. A questão é plausível considerando as atividades já desenvolvidas nas instituições vinculadas à proposta, contando com modelos de degradação para fachadas com revestimento cerâmico em Brasília e simulações higrotérmicas de fachadas para diferentes zonas bioclimáticas do Brasil, a partir da caracterização experimental de argamassas de revestimento e blocos de vedação. A estratégia metodológica consistirá em estudo laboratorial, entre outros, de caracterização de propriedades físicas e higroscópicas de materiais, associada à exposição de amostras ao envelhecimento natural e acelerado, além de simulação de desempenho higrotérmico em software. Simultaneamente, os dados gerados serão utilizados para análise crítica dos modelos de degradação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
08/01/2024-31/01/2027
Angela Fabíola Alves Chagas
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
documentação e descrição da língua wai wai (karib)
Resumo:
O objetivo deste projeto é promover a documentação da língua Wai Wai, pertencente à família Karib, que se encontra em risco de extinção devido ao seu baixo número de falantes aproximadamente 3.000 pessoas, entre falantes nativos e falantes como segunda língua e à sua condição de língua politicamente minoritária dentro do cenário nacional. O projeto pretende documentar a língua de duas formas: uma, através do registro audiovisual de eventos comunicativos, com foco na cultura tradicional material e não-material e seu conhecimento correlato; e outra através da descrição de aspectos gramaticais da língua ainda pouco explorados. O aprofundamento da descrição da língua Wai Wai é de interesse do estudo da Tipologia Linguística, da Linguística Geral, e da Linguística Histórica, contribuindo tanto para um maior conhecimento do funcionamento sincrônico da língua; quanto podendo servir de aporte crucial para o aprofundamento de estudos histórico-comparativos da família linguística Karib.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
10/12/2023-31/12/2026
Ângela França Versiani
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o desenvolvimento de inovações e a sua relação com o conhecimento intuitivo: um estudo no setor de tecnologia de informação
Resumo:
Este projeto tem por objetivo analisar o desenvolvimento de inovações, compreendendo as influências que o conhecimento intuitivo e sua relação com a experiência e percepção de complexidade dos problemas exercem em tal desenvolvimento. A elaboração teórica sustenta os argumentos que realçam os benefícios da intuição em soluções inovativas, bem como a distinção entre a intuição especialista e a intuição criativa. Nessa discussão constatam-se lacunas relativas aos antecedentes do conhecimento intuitivo e a sua manifestação no processo e resultado de inovação. Visando contribuir para melhor compreender esse fenômeno propõe-se uma pesquisa no setor de tecnologias de informação, cujo desenho metodológico combina os métodos qualitativo e quantitativo.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2026
Ângela Gaio Graeff
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
melhoria do comportamento de materiais e sistemas inovadores da construção civil para situação de incêndio
Resumo:
A segurança contra incêndio (SCI) é uma área movida por grandes tragédias. No Brasil, as primeiras movimentações científicas e técnicas iniciaram na década de 70, após os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma na cidade de São Paulo. Posteriormente, outros incêndios de grande porte foram reportados, incluindo o da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria em 2013, que resultou na morte de 242 pessoas. A elevada repercussão e comoção da tragédia levou à publicação da primeira Lei Federal sobre SCI nas edificações, bem como promoveu alterações em várias legislações estaduais. O meio técnico e científico precisou se ajustar para atender as demandas de projetos de SCI mais completos e seguros. Medidas passivas de SCI, como segurança estrutural, compartimentação e controle de materiais de acabamento e revestimento passaram a ser incorporadas nos projetos, sendo as características de reação e resistência ao fogo dos materiais fundamentais para o atendimento destas medidas. Somado a este cenário da SCI, tem-se ainda a necessidade pelo uso de materiais modernos e inovadores nas edificações, visando o atendimento de outros requisitos, como propriedades mecânicas diferenciadas, melhoria do desempenho térmico e acústico, elevada durabilidade e condições estéticas específicas. Como exemplo, cita-se o concreto têxtil, o ECC (Engineered Cementitious Composites), os reforços poliméricos e as madeiras engenheiradas, que ainda necessitam de estudos e certificações para utilização em situação de incêndio. Esta proposta tem por finalidade estudar de forma experimental e numérica o comportamento de materiais e sistemas inovadores da construção civil em situação de incêndio, qualificando-os em termos de reação e/ou resistência ao fogo para atender aos requisitos das legislações estaduais de segurança contra incêndio. Outras propriedades poderão também ser analisadas sob a ótica da SCI, como o comportamento mecânico residual e a susceptibilidade ao spalling de materiais cimentícios.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Angela Maria da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
relação entre os aspectos dos parasitos, vetores e pacientes humanos, caninos e felinos em uma área endêmica para leishmaniose visceral na perspectiva da saúde única
Resumo:
A leishmaniose visceral (LV) é uma antropozoonose crônica que pode levar a óbito, caso não tratada adequadamente. Em expansão e urbanização no Brasil, a LV atinge humanos e animais que vivem no ambiente domiciliar e peri-domiciliar e sua transmissão é atribuída às fêmeas de flebotomíneos, conhecidos como mosquito palha. A presente proposta visa avaliar os aspectos clínicos de pacientes humanos, caninos e felinos com LV, bem como associá-los às características genotípicas e fenotípicas dos seus parasitos e os flebotomíneos vetores circulantes nas áreas endêmicas para LV em Sergipe. O grupo proponente é constituído por pesquisadores com comprovada experiência na área e envolve a participação de três instituições parceiras, que juntas utilizarão abordagens integradas para subsidiar estratégias de controle da LV em um contexto de saúde única (parasita vetor hospedeiros). Nossa hipótese é que as interações ocorridas durante o ciclo de vida e transmissão dos parasitos em humanos, cães, gatos e vetores alteram: as características genotípicas e fenotípicas desses protozoários; interferem na resposta ao tratamento e; são importantes para o acometimento de diferentes manifestações clínicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2026
Angela Maria Zanata
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
taxonomia e biogeografia da ictiofauna de uma região pouco conhecida e ameaçada no cerrado brasileiro: divisores de águas entre as bacias dos rios tocantins, são francisco e parnaíba
Resumo:
A proposta tem foco na realização de inventários, descrição/redescrição de espécies, estudos de taxonomia integrativa e biogeografia de peixes da região dos divisores de águas entre as bacias dos rios Tocantins, São Francisco e Parnaíba. A área de estudo se encontra no Cerrado brasileiro, a maior savana neotropical e um dos biomas mais ameaçados do planeta. Apenas um inventário ictiofaunístico de parte da área foi publicado e atesta subamostragem e baixo conhecimento taxonômico, com mais de 50 táxons não identificados em nível específico, muitos deles novos. Ainda, a literatura indica falta de estudos sistemáticos e biogeográficos comparativos entre a fauna das bacias citadas, visando definir riqueza, espécies endêmicas, espécies exclusivamente compartilhadas e história biogeográfica dos táxons e da área, além de fornecer dados para a definição de estado de conservação das espécies e drenagens. O projeto inclui pelo menos duas expedições de campo para obtenção de material complementar à descrição de novas espécies, já evidenciadas em análise preliminar, material para continuidade de estudos integrativos de delimitação de espécies (dados morfológicos e moleculares), além de material para estudos biogeográficos propostos no projeto. A infraestrutura disponível e ampla experiência da equipe são compatíveis com a execução da proposta. Serão produzidas coleções científicas representativas da área estudada e recursos humanos serão treinados em taxonomia e biogeografia de peixes. Além das publicações científicas almejadas, informações resultantes dos estudos serão disponibilizadas para a comunidade não científica, através de exposições públicas, folhetos educativos e divulgação em redes sociais. Também serão disponibilizados dados para avaliação do estado de conservação das espécies amostradas e áreas prioritárias para conservação. O grupo de pesquisa envolvendo sistemática e biogeografia de peixes emergente no Nordeste do Brasil será fortalecido.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Ângela Massumi Katuta
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a reforma do ensino médio e seus desdobramentos no ensino da geografia e na formação continuada de professores
Resumo:
A presente pesquisa, em rede, perscruta a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) no tocante as dimensões de Conhecimentos Científicos e de Processos Formativos, vinculadas ao ensino de Geografia (Campo das Ciências Humanas), procurando verificar nas políticas das Secretarias de Educação: a carga horária, conteúdos curriculares (BNCC), propostas curriculares, estruturas formativas e de pessoal, e seus desdobramentos nas ações de formação continuada de professores de Geografia. A hipótese inicial é que a transposição de horas Conhecimentos Científicos para horas Itinerários Formativos reduziu elementos curriculares da Geografia e promoveu novas demandas formativas dos professores, bem como, a potencial redução/diferenciação de oferta de itinerários formativos de acordo com as estruturas das redes públicas. Propõe-se o processo de investigação a partir de duas frentes: a) análise documental de dispositivos legais, propostas e programas das redes públicas de ensino; b) consolidação de entrevistas com dirigentes nos diversos estratos das secretarias de educação: i) Secretarias, Diretorias Educacionais e ou Regionais, Coordenações e Supervisões Pedagógicas); ii) assessores educacionais/pedagógicos que propuseram a consolidação de propostas e implementação de projetos de formação continuada; iii) grupos focais de professores que estiveram ou não em programas de formação continuada. A análise da implementação da "Reforma do Ensino Médio" nas redes públicas (redução/diferenciação, carga horária, propostas curriculares, formação continuada etc.) serão realizadas a partir de padrão amostral de municípios, segundo os perfis demográficos e inserção na malha hierárquica urbana dos estados, considerando a) pequenos municípios: i) rurais; ii) vinculados às aglomerações urbanas, e iii) regiões metropolitanas; b) municípios proto médios (50 a 100 mil) nas mesmas configurações de inserção na malha hierárquica urbana; c) médio (cidades médias); d) metropolitanos e ou capitais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Angelica Beate Winter Boldt
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
medepigen international: desenho de estratégias de medicina preventiva para o perfil genético-epidemiológico da síndrome metabólica
Resumo:
A prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na América Latina e África revela um gradiente de vulnerabilidade por idade, sexo, nível de educação e renda, associado com a história de sua ocupação por grupos nativos e imigrantes, alguns dos quais permaneceram isolados, com perfis epidemiológicos associados a variantes (epi)genéticas e padrões socioculturais de comportamento. Em nosso projeto anterior (Mennogen), observou-se diferenças significativas para a prevalência da intolerância a lactose, doença celíaca (segunda mais alta no mundo), dislipidemias, depressão, câncer de pele não melanoma e de mama na população menonita, comparada a população neobrasileira. Os menonitas apresentam ancestralidade europeia e perto de 500 anos de isolamento genético, tendo atravessado três gargalos de garrafa traumáticos que diminuíram sua diversidade genética. Histórias demográficas e culturas muito ricas também caracterizam epigenomas de populações miscigenadas. Logo, a identificação de marcadores (epi)genéticos de estresse crônico, fortemente associados a transtornos psicológicos e síndrome metabólica (SM - obesidade, diabete 2, dislipidemia, hipertensão arterial) é essencial para delinear estratégias de prevenção de DCNTs. Estes marcadores serão analisados junto a perfis de microbiota intestinal, anticorpos, metabólitos, proteínas séricas e RNAs em colaboração internacional, por (piro)sequenciamento, metabolômica, ensaios de quantificação sérica e modelos animais e celulares, de forma a construir um painel de baixo custo que permita detectar inícios insidiosos da SM e outras DCNTs, em pelo menos 300 amostras de cada uma das populações Guarani (BO), menonita e Xucuru (BR), Purépechas (MX) e miscigenadas (NG, BO, BR e MX). Os padrões genético-epidemiológicos permitirão sugerir estratégias de saúde pública personalizadas para cada população/ grupo étnico, baseadas em alterações de estilo de vida preventivas e terapias de baixo custo preconizadas para a SM.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
05/01/2024-31/12/2026
Angelica Beate Winter Boldt
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
medepigen 4p na infância: medicina preventiva, personalizada, preditiva e participativa
Resumo:
A prevalência de doenças crônicas não transmissíveis revela vulnerabilidades relacionadas a idade, sexo, nível de educação e renda. Dentre estas, destaca-se a síndrome metabólica (SM), caracterizada por um agrupamento de fatores de riscos metabólicos de caráter diabetogênico e obesogênico. A SM em adultos, cuja prevalência no Brasil é crescente e atualmente superior a 30%, tem sido relacionada com experiências adversas na infância, que são agentes da programação metabólica responsáveis por modificações no eixo hipotálamo-pituitária-adrenal, via aumento progressivo nos níveis de cortisol. Tal aumento está associado a marcas epigenéticas persistentes e transtornos de saúde mental, caso não haja intervenção. Neste projeto, pretende-se construir um painel de marcadores (epi)genéticos e metabólicos para detecção precoce de stress crônico em crianças. A construção desta coorte já está aprovada e em andamento. As crianças pertencem a escolas da rede pública de ensino e respondem ao questionário de stress infantil (validado para o Brasil), associado a níveis de cortisol salivar coletado em 3 momentos durante o dia. Crianças sob risco serão convidadas para serem acompanhadas por 12 anos, com consentimento dos pais. Para avaliar custo-efetividade, o conjunto de marcadores metabólicos, de variantes epigenéticas e RNAs será testado antes e depois de intervenção nutricional, psico-, fisio- e musicoterapêutica, em cerca de 300 crianças, para definir o conjunto mínimo de fatores preditivos. Este painel inédito será sugerido como estratégia de detecção precoce de stress crônico infantil, permitindo a intervenção para normalizar os níveis de cortisol e evitar doenças crônicas vinculadas a SM. Além da detecção precoce de crianças sob risco de desenvolver transtornos mentais e SM, o projeto pretende capacitar equipes multidisciplinares em Medicina 4P para reduzir riscos à saúde mental e cardiovascular nos futuros adultos e nas próximas gerações de brasileiros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
27/12/2023-31/12/2026
Angelica Maria Penteado Martins Dias
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo filogenômico da subfamília euphorinae (hymenoptera, braconidae) utilizando elementos ultraconservados (uces)
Resumo:
A filogenética se dedica a reconstruir as relações evolutivas entre os organismos. O conhecimento a respeito da história evolutiva das espécies pode ser aplicado em diversas áreas, como a construção de sistemas de classificação robustos, o estudo das relações interespecíficas e mesmo para a elaboração de estratégias de conservação mais efetivas. Um dos grupos animais mais diversos e abundantes no planeta são as vespas parasitoides. Os parasitoides são de grande relevância do ponto de vista ecológico e econômico, pois podem atuar diretamente no controle das populações de muitos artrópodes. Apesar da sua reconhecida relevância, fatores como um tamanho reduzido, plasticidade morfológica e grande riqueza, fizeram com que este fosse historicamente um grupo pouco estudado, especialmente nas regiões tropicais. Ainda que na última década se observem relevantes avanços na reconstrução das relações filogenéticas superiores para o grupo e em linhagens específicas, a grande parte dos grupos ainda é pouco explorada. A subfamília Euphorinae figura entre os grupos mais diversos de parasitoides e inclui muitas espécies com potencial de aplicação como agentes de controle biológico, com destaque para as pertencentes ao gênero Meteorus. Para esta subfamília ainda existem diversas dúvidas referentes às relações entre as diferentes tribos, a classificação de certos gêneros e as relações entre as muitas espécies do grupo. De forma a explorar estas questões se propõe aqui o desenvolvimento de um estudo com abordagem filogenômica, empregando elementos ultraconservados (UCEs).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
25/01/2024-31/01/2026
Angélica Venturini Moro
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
novos fluoróforos orgânicos: estratégias de síntese, e aplicações como sensores ópticos em solução
Resumo:
Este projeto visa o fortalecimento de uma rede de colaboração na área de química orgânica e fotoquímica com foco direcionado para o desenho e a síntese de diferentes classes de compostos com potencial aplicação como sensores ópticos em solução. As diferentes estruturas moleculares foram desenhadas visando cobrir uma ampla faixa de compostos, com um potencial de modular as suas características estruturais e eletrônicas em função de sua aplicação, possibilitando um ajuste fino entre o sensor e o analito. Os compostos a serem obtidos compreenderão uma vasta classe de heterociclos, tais como calcogenofenos, benzocalcogenofenos, benzotiadiazois (BTDs), bases de Tröger e imidazopiridinas. A partir da diversidade de funcionalidades previstas, diferentes analitos em solução serão investigados, tais como enantiômeros, íons metálicos, biomoléculas (HSA, DNA e BSA), bem como vapores orgânicos, ácidos e/ou básicos. O processo de identificação poderá compreender a identificação a olho nu, além de mecanismos de aparecimento (turn-on) e/ou diminuição (quenching) de fluorescência, fluorescência induzida por agregação (AIE), fluorescência aumentada por agregação (AIEE), entre outros. Os mecanismos de identificação dos analitos serão ainda investigados, visando corroborar com as propostas mecanísticas apresentadas. Por fim, acreditamos que este projeto, que tem a síntese orgânica e a fotofísica como áreas de especialidade exclusivas e muito bem definidas está fortalecido pelas diferentes expertises que constituem as propostas metodológicas de síntese, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade dos seus integrantes, compreendida em síntese orgânica e fotofísica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
03/12/2023-31/12/2026
Angelina Nunes de Vasconcelos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
equidade educacional: validação de questionário interseccional para estudantes do ensino fundamental i e ii
Resumo:
Este projeto de pesquisa examina a equidade educacional no Brasil, focando na interseccionalidade de raça, gênero, classe social,pessoas com deficiência e outros fatores e como eles influenciam as trajetórias educacionais. O objetivo é entender as percepções dos estudantes do ensino fundamental I e II sobre desigualdades no sistema educacional. Serão desenvolvidos instrumentos de avaliação, como o "Instrumento de Equidade Educativa (IEE): Análise Escolar e Aprendizagem" e o "Questionário de Equidade e Justiça no Contexto Escolar (EQJUST)", para capturar essas percepções considerando a complexidade de suas identidades. As desigualdades contínuas comprometem a qualidade da educação no Brasil, tornando essencial compreender como as identidades dos estudantes interagem nesse cenário. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, utilizando Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Análise Fatorial Exploratória (AFE) para validar os instrumentos. Dados serão coletados de 300 estudantes em escolas públicas, analisando clima escolar, práticas pedagógicas inclusivas e experiências de discriminação. Os resultados permitirão identificar percepções e padrões de variáveis que incidem direta ou indiretamente no sucesso escolar dos e das estudantes. Assim, os achados orientarão políticas e práticas educacionais mais inclusivas, visando um ambiente escolar equitativo e a mitigação de injustiças sociais no contexto educacional. Adicionalmente, este projeto se alinha às iniciativas de promoção do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especificamente ao objetivo 4, que busca uma educação inclusiva e de qualidade para todos e todas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Angelita Alves de Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Demografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
panorama da população brasileira a partir dos recortes de gênero, orientação sexual e identidade de gênero por meio dos dados inéditos da pns e pnds: análise de vulnerabilidades a partir de 4 dimensões
Resumo:
A presente proposta tem como objetivo a elaboração de um panorama sociodemográfico das minorias sexuais (pessoas com orientação sexual não-heterossexual e pessoas com identidade de gênero travesti/transexual) em comparação com os demais grupos populacionais a fim de se discutir possíveis vulnerabilidades desse grupo populacional a partir de quatro dimensões. Para isso, pretende-se analisar comparativamente os seguintes aspectos: 1) características demográficas, educacionais, de mercado de trabalho e rendimento; 2) perfil de conjugalidade e parentalidade; 2) acesso e estado de saúde mental, sexual e reprodutiva; 4) exposição à violências. Esses temas se baseiam na perspectiva de que essa população tenha perfis e necessidades específicas as quais são desconhecidas dado a ausência de indicadores que tenham como foco específico essa população. Como estratégia metodológica pretende-se analisar as bases de dados populacionais realizadas pelo IBGE sendo a primeira a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 que trouxe de forma inédita no Brasil a inclusão da variável orientação sexual, permitindo o início de investigações específicas da população LGB (Lésbicas, Gays e Bissexuais). Em um segundo momento será possível a utilização dos dados inéditos da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde PNDS 2023, a qual tem campo previsto para setembro de 2023, que trará para além da variável de orientação sexual também o mapeamento da identidade de gênero. Essas duas bases possibilitarão a análise das 4 dimensões apresentadas para a população LGB. De forma complementar, e já sabendo das dificuldades metodológicas para estimar indicadores para travestis e transexuais, será desenvolvida uma pesquisa de campo da realização de grupos focais e a fim de propiciar a elaboração de um panorama dessa população. Espera-se contribuições para o campo de pesquisa da demografia com aplicação do conhecimento necessário para a formulação de políticas públicas eficazes.
Instituição/UF/País:
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - RJ - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Angelita da Silveira Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
escalonamento para produção de lotes piloto e testes clínicos de filmes bioadesivos tópicos para tratamento de ulcerações bucais
Resumo:
A indústria farmacêutica vem buscando novos princípios ativos de fontes naturais e inovações nos sistemas de entrega de fármacos para seres humanos ou animais, buscando controlar/aumentar a biodisponibilidade do fármaco e ao longo de um período de tempo. Os Bioadesivos Anestésicos Tópicos (BATs) são uma forma farmacêutica tópica biodegradável revolucionária inteiramente desenvolvida por nosso grupo de pesquisa na UFPel, utilizando o material biotecnológico xantana pruni de alta viscosidade, também desenvolvido por nosso grupo. A xantana pruni, produzida biotecnologicamente por bactérias Xanthomonas arboricola pv pruni e com elevada atividade antioxidante, é o biopolímero que mais permite progressos na área do desenvolvimento de novas formulações de bioadesivos, por sua composição química e características tecnológicas diferenciadas. Pode-se destacar as seguintes vantagens da utilização dos BATs: facilidade de aplicação, flexíbilidade - facilmente adaptáveis às necessidades do tratamento, e redução do período de tratamento, já que o princípio ativo fica em maior contato com a lesão. Os BATs podem ser produzidos adicionados de fármacos estabelecidos no mercado, como anestésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes. A Biopolix vem trabalhando no desenvolvimento de extrato vegetal anti-inflamatório-antioxidante encapsulado com xantana pruni de baixa viscosidade para elevar a estabilidade de seus compostos ativos de modo a poder ser aplicado em produtos variados, incluindo os BATs já desenvolvidos e outros para novas aplicações, como em queimaduras e cicatrizações de tratamentos estéticos. O projeto propõe escalonar a produção do biopolímero xantana pruni e otimizar extratos anti-inflamatórios e antioxidantes naturais extraídos de cambará (Moquiniastrum polymorphum (Less.) G. Sancho) por microencapsulação no biopolímero para produção de lote piloto para testes clínicos de filmes bioadesivos tópicos para tratamento de ulcerações bucais visando registro junto à ANVISA.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
30/11/2022-30/11/2025
Ângelo de Fátima
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct em inibidores de urease de interesse agrícola e medicinal
Resumo:
O INCT em inibidores de urease de interesse agronômico e medicinal visa o desenvolvimento de (i) fertilizantes nitrogenados com eficácia agronômica aumentada e com menor impacto ambiental e (ii) formulações farmacêuticas para combater/tratar doenças causadas por microrganismos patogênicos de interesse médico, como por exemplo Helicobacter pylori, Cryptococcus ssp. Proteus Mirabilis etc. Neste sentido, o INCT atuará em cinco das seis áreas temáticas de tecnologias definidas pelo MCTI (Portaria MCTI Nº 5.109, DE 16 DE AGOSTO DE 2021), a saber: (1) habilitadoras, (2) de produção, (3) para desenvolvimento sustentável, (4) para a qualidade de vida, (5) promoção, popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação. Adicionalmente, a atuação do INCT na área de fertilizantes nitrogenados está intimamente ligada aos anseios brasileiros declarados no Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050 (Decreto nº 10.991). O elo de ligação das duas áreas tão sensíveis à soberania nacional fertilizantes e medicamentos são as ureases, enzimas capazes de acelerar em um trilhão de vez a hidrólise da ureia. A atividade ureolítica da urease compromete a disponibilidade do nutriente nitrogênio para as plantas, afetando negativamente o seu crescimento, desenvolvimento e produtividade, além de constituir um fator de virulência para vários microrganismos causadores de doenças em seres humanos. Considerando o pioneirismo em pesquisa e inovação tecnológica do grupo de pesquisadores desta proposta de INCT é oportuno que a Rede de Estudos para o Desenvolvimento de Novos Inibidores de Urease (REDNIU) se consolide como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para constituir um marco no avanço do Brasil para a diminuição de sua dependência para comodities do setor agropecuário e farmacêutico mundial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2028
Angelo Maiolino
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saúde de precisão no contexto de cânceres hematológicos e doenças ósseas: o uso da citometria de fluxo multiparamétrica e de ômicas em nível de células únicas para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de diagnóstico, monitoramento e tratamento.
Resumo:
Além do sistema hematopoiético, a medula óssea abriga o sistema esquelético/estromal, responsável pela geração das células que compõem o tecido ósseo e o estroma medular e instruem os processos de hematopoese e de manutenção/regeneração do tecido ósseo. Estudos recentes demonstram uma alta heterogeneidade de tipos e estados celulares neste compartimento, expondo a insipiência dos conhecimentos vigentes sobre suas funções, tanto em condições fisiológicas como patológicas. Isto se traduz em um obstáculo importante para o desenvolvimento de métodos diagnósticos e abordagens terapêuticas inovadoras e efetivas para doenças que acometem a medula e o tecido ósseo, como os cânceres hematológicos e as falhas de consolidação de fraturas. No entanto, aprimoramentos recentes nas metodologias de citometria de fluxo e de ômicas em nível de células únicas tem avançado o conhecimento científico sobre a função de células e tecidos, oferecendo insights valiosos para a compreensão de como alterações na função fisiológica possibilitam a iniciação e a progressão de doenças. Assim, o objetivo geral desta proposta é utilizar as metodologias de citometria de fluxo e de ômicas em nível de células únicas para desvendar como são reguladas, em nível celular e molecular, as funções das células do compartimento esquelético/estromal do microambiente medular, gerando conhecimento inovador para embasar o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, terapêuticos e de monitoramento com relevância para a prática clínica hematológica e ortopédica, que sejam mais eficazes, tenham reduzidos efeitos colaterais e menor custo para os sistemas de saúde. Além disso, objetivamos atuar como um centro de referência para a disseminação destes produtos, processos e/ou insumos para o complexo industrial da saúde, através de parcerias público-privadas, criando oportunidades econômicas, gerando empregos e investimentos na área de saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2026
Angelo Marcio de Souza Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
materiais magnéticos como alternativa mais eficiente em sistemas de condicionamento de temperatura
Resumo:
Materiais magnéticos quando submetidos à uma variação de campo magnético apresentam uma mudança em sua temperatura e este comportamento é devido ao efeito magnetocalórico (EMC). Este efeito é denominado ser direto quando o material magnético passa por uma variação positiva de campo magnético (dH>0) e tem sua temperatura aumentada (dT>0). O efeito inverso também pode ser observado em alguns materiais e, nesse caso, o material resfria com a aplicação de um campo magnético. O uso do EMC, na forma de um ciclo de magnetização isotérmica e desmagnetização adiabática, pode ser utilizado para se obter como resultado final a refrigeração. Neste projeto, serão estudados diferentes materiais magnetocalóricos, mas principalmente aqueles baseados em ligas de Heusler que se destacam entre os materiais magnetocalóricos devido ao efeito gigante que alguns destes podem apresentar, além da facilidade na sua fabricação. O potencial magnetocalórico de cada amostra será determinado através de medidas magnéticas e térmicas em campo de até 5T.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/12/2022-30/11/2025
Angelo Marcio de Souza Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de ligas com metais terras raras para o desenvolvimento da tecnologia de refrigeração magnética
Resumo:
A refrigeração magnética é uma tecnologia que pode substituir com enormes vantagens o principal processo refrigeração atual que é baseado em ciclos de compressão e expansão de gases e que apresentam baixa eficiência energética e ainda trazem consigo questões ambientais tais como efeito estufa. Aproveitando-se do efeito magnetocalórico de materiais magnéticos é possível obter refrigeração com um menor custo de energia, pois o refrigerante é um material sólido e, também, com desprezível impacto para o efeito estufa. Para aplicação em refrigeração é necessário o uso de materiais magnéticos que apresentem um grande efeito magnetocalórico em uma ampla faixa de temperatura, o que só é possivel com uso de compósitos de diferentes materiais, e baixos campos magnéticos. Materiais magnéticos com elementos terras-raras geralmente tem elevada magnetização, o que faz deles potenciais candidatos a serem usados em um ciclo de refrigeração magnética. O estudo de ligas intermetálicas com elementos terras-raras permitirá identificar os melhores materiais magnéticos para as diferentes faixas de temperatura visando a aplicação em liquefação de gases e refrigeração doméstica. As ligas intermetálicas que serão estudadas são do tipo R6TM2Si3, onde R é um elemento terra-rara e TM um metal de transição e do tipo R(1-x)R'xTM2 (R,R' = rare-earth and TM = Al, Ni, Mn). As propriedades magnetocalóricas serão obtidas através de medições magnéticas e calorimétricas em função do campo magnético de até 5T.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/12/2022-31/12/2025
Angelo Polizel Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência artificial para avaliação da qualidade de carcaça e carne bovinas para indústria da carne 4.0.
Resumo:
A proposta apresenta uma solução inovadora que entrega dados confiáveis sobre qualidade da carcaça e carne produzidas nos campos da Pecuária de Precisão, em que seus produtos a carcaça e a carne bovina serão avaliados por um sistema acurado, autônomo e imparcial, com um algoritmo de inteligência artificial aplicada à visão computacional ensinado a identificar e avaliar qualitativa as carcaças e carne por produzidas, fornecendo informações seguras, auditáveis, rastreáveis, transparentes e úteis a toda cadeia da carne bovina, lastreando a relação da indústria frigorífica com pecuaristas, uma vez que a classificação do acabamento é métrica de bonificação - que podem a chegar a 10% das carcaças, adição de até 500 reais/carcaça - em que o pecuarista terão informações de alta confiabilidade e precisão para poderem avaliar seus planos de investimentos, nutricionais e genéticos adotados na produção de precisão; mitigando a desconfiança, parcialidade e fragilidade na obtenção e gestão dos dados por visão humana. Para indústria frigorífica elevará a assertividade na avaliação da matéria prima, com dados mais acurados poderá monitorar mais sua eficiência operacional, realizar o correto direcionamento das carcaças conforme os padrões de mercado, reconhecer falhas ou desvio operacionais no fluxo industrial, em suma, elevar a gestão operacional com base confiável de dados, em nível de indústria 4.0, e adicionalmente ter informações confiáveis para informar e lastrear sua relação com os importadores, varejistas e consumidores mundiais. O escopo de classificação da carcaça pelo acabamento já recebeu apoios e prêmios que permitiram a ideia (TRL 1) avançar até demonstração prototipal (TRL7), agora precisará forte dessa aprovação para fase GO-TO-MARKET (TRL 8 e TRL9). O escopo de avaliação da carne se encontra em fase laboratorial e será avançado até TRL 7 e o quanto antes estará viável no mercado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondonópolis - MT - Brasil
Vigência:
04/02/2023-31/07/2025
Ani Caroline Grigion Potrich
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação financeira para mudar realidades: proposição e análise de uma capacitação para professores da rede básica de ensino
Resumo:
Pessoas educadas financeiramente conseguem gerir melhor os recursos e maximizar o poder de compra, ajudando no combate à inflação. Neste cenário, a educação financeira entrou como um dos temas transversais que compõem a nova Base Nacional Comum Curricular. Assim, a partir da responsabilidade que as escolas terão de ministrar esse conteúdo específico, surge o questionamento acerca do preparo que os docentes possuem para trazer essa discussão para a sala de aula, dado que o sucesso das iniciativas de reforma educacional depende das qualificações e da eficácia dos professores. Diante disso, este projeto busca capacitar professores, tendo como objetivo ofertar, inicialmente, quatro turmas de uma capacitação em educação financeira de 40 horas, na modalidade presencial, para 520 professores da rede básica de ensino de Santa Catarina e, concomitantemente, avaliar como se comporta o nível de alfabetização financeira e autoeficácia docente ao longo do tempo em três momentos: pré-capacitação, pós-capacitação imediata e seis meses pós-capacitação. Com relação aos procedimentos metodológicos, este é um projeto de pesquisa quase-experimental que terá um grupo de 520 docentes capacitados e mais 520 docentes não capacitados como grupo de controle, utilizando estatística descritiva, testes de diferenças de média, modelagem de equações estruturais e análise multi-grupo, a fim de avaliar seis hipóteses de pesquisa e validar o melhor modelo do impacto da alfabetização financeira na autoeficácia docente, verificando ainda, se ocorrerá mudanças ao longo do tempo. Para a coleta dos dados, será utilizado um questionário estruturado contendo quatro blocos: experiência prévia, alfabetização financeira, autoeficácia docente e perfil do indivíduo. Com isso, tem-se a formação de multiplicadores da educação financeira, uma vez que os professores aplicarão os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trazendo benefícios diretos para a atual sociedade e suas gerações futuras.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Aníbal Coutinho do Rêgo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
processos tecnológicos de cultivos forrageiros integrados com a caatinga para estocar carbono, nitrogênio e mitigar a emissão de gases do efeito estufa
Resumo:
Processos de integração entre cultivos de lavoura, pecuária e floresta mitigam a emissão de gases de efeito estufa. A proporção de floresta relativa à área de cultivo forrageiro, além da espécie vegetal usada podem ser fatores que interferem nos padrões e mitigam a emissão de gases de efeito estufa principalmente em regiões semiáridas. Objetiva-se com o presente projeto avaliar processos tecnológicos para mitigar a emissão de gases do efeito estufa, acumular carbono no solo, produção de forragem e madeira, a partir de sistemas integrados. Para isso, será conduzido um ensaio em delineamento em bloco casualisados em esquema fatorial (3x3+1) com quatro blocos, onde serão avaliados o efeito de proporções lenhosas por meio de faixas no sistema (45, 30 e 15%) e das espécies forrageiras cultivadas (capim buffel, milheto e feijão guandu), além da vegetação nativa existente. A partir disso, serão avaliados: i) o fluxo de CH4, N2O e CO2 das áreas cultivas e da floresta nativa; ii) as variáveis de solo e clima que influenciam nas emissões; iii) emissões totais nos sistemas e na floresta; iv) o estoque de carbono e nitrogênio do solo, antes e após a implantação; v) a produtividade e estrutura das espécies forrageiras cultivadas; vi) a produção florestal da mata nativa; vii) o desenvolvimento de mudas nativas implantadas; viii) a viabilidade econômica de cada sistema integrado. Após avaliação dos resultados, espera-se produzir informações relevantes do processo tecnológico que viabilize o manejo de culturas forrageiras integradas no semiárido, auxiliando o produtor rural na tomada de decisões de cunho produtivo e ambiental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/01/2023-31/01/2027
Aníbal Coutinho do Rêgo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação econômica e ambiental da mandioca e seus derivados na alimentação de ruminantes
Resumo:
A mandioca é uma cultura difundida em todo o mundo, com produtos e derivados utilizados na alimentação humana e na fabricação de diversos produtos. Além das raízes, consideradas o produto principal, outros derivados (parte aérea, folha, casca) podem ser aproveitados na alimentação animal, como diversificação uso da cultura e reduzir custos nos sistemas pecuários. Além disso, a utilização dos derivados da mandioca trás benefícios sociais e ambientais por reduzir a contaminação do solo e cursos dágua. Nesse contexto, a geração de produtos a partir da mandioca e seus derivados diversifica a renda do produtor e fortalece a cadeia produtiva de forma sustentável. Durante o período de colheita, os caules da mandioca são utilizados para propagação das plantas e as folhas e caules finos são descartados. A raiz e casca são susceptíveis à deterioração quando armazenados in natura devido ao teor elevado teor de umidade. Portanto, técnicas de conservação são necessárias quando o objetivo é a oferta desse tipo de alimento para os animais ao longo do ano. Nós hipotetizamos que os processos de conservação da mandioca e seus derivados transformam tais alimentos em ingredientes viáveis para nutrição de ruminantes. O conhecimento da composição química e do método de conservação auxiliarão no uso desses ingredientes para compor dietas de ruminantes. A utilização da mandioca e seus derivados sem a adequada conservação resulta em perdas nutricionais. Dessa forma, a geração e padronização desses produtos evidenciam que a hipótese em questão é plausível. Serão conduzidos cinco ensaios para identificar as melhores formas de conservação da folha, da casca e da raiz de mandioca, por meio da ensilagem e desidratação. Além desses, outros três ensaios serão realizados para avaliar a degradabilidade dos alimentos, consumo, digestibilidade e desempenho em ovinos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
02/05/2022-31/05/2026
Anibal de Freitas Santos Junior
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias analíticas e (bio)farmacêuticas sustentáveis para o controle da qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos alternativos, expostos ao consumo em formas sólidas orais
Resumo:
As metodologias propostas pelas Farmacopeias e outras agências para o controle de qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos são, muitas vezes, inexistentes, pouco sensíveis e utilizam reagentes tóxicos. Para preencher estas lacunas, objetiva-se o desenvolvimento de estratégias analíticas e (bio)farmacêuticas sustentáveis, baseadas nos princípios da Química Verde, para a determinação de espécies químicas (inorgânicas e orgânicas) e controle de qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos alternativos, disponíveis sob a forma de sólidos orais (cápsulas, comprimidos, etc.), contendo algas marinhas e cogumelos comestíveis. Pretende-se realizar prospecções para inovação de (bio)processos e (bio)produtos que apresentem aplicabilidade na resolução de problemas práticos, para estabelecer métodos analíticos eficientes e com baixa geração de resíduos, que possam ser facilmente implementados em rotinas de laboratórios industriais e de pesquisa. Estudos para tratamento de amostras, estimativa do teor total e da bioacessibilidade in vitro resultarão em informações importantes quanto aos aspectos químicos, nutricionais e toxicológicos. Técnicas cromatográficas (liquida e a gás), espectrométricas e hifenadas serão usadas para quantificação de espécies químicas de interesse. Estudos de dissolução das formas sólidas orais contendo estes suplementos serão investigados. Propõe-se a participação de estudantes de Pós-graduação, Graduação e Educação Básica, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e conscientes, incentivando o uso da Química Verde e da sustentabilidade. Considerando a relevância do tema, são esperados impactos científicos, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais relevantes, fortalecendo os indicadores de produção científica dos grupos de pesquisa envolvidos, visando integração da ciência (básica e aplicada) e da tecnologia com a política de desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Anielle Christine Almeida Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de novos nanomateriais funcionais e estratégicos para aplicações médicas e dispositivos point of care
Resumo:
As propriedades dos nanomateriais podem ser influenciadas pelo tamanho e forma, mas a incorporação de íons de metais raras (Nd,Eu,Yb,Tb), metais de transição (Co,Fe,Ni,Mn, Cr) e outros metais como nióbio gera um sinergismo de novas e interessantes propriedades elétricas, ópticas, magnéticas e biológicas. O grupo apresenta experiência no desenvolvimento de nanomateriais com propriedades sintonizadas e com uso em ferramentas teranosticas e no melhoramento da sensibilidade de dispositivos eletroquímicos. Diante disso, este projeto visa desenvolver novos nanomateriais funcionais e estratégicos e aplicá-los na área médica e em dispositivos Point of Care. Este projeto visa, também, dar continuidade no desenvolvimento de novos nanomateriais no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coordenadora deste projeto fez redistribuição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a UFAL e conta com o apoio dos membros avaliadores em dar continuidade ao desenvolvimento de novos materiais estruturando o atual laboratório com equipamentos de médio porte, uma vez que a UFAL já realizou a construção de infraestrutura básica. Ressaltando, que com a colaboração já existente com grupos de pesquisa que trabalham com o desenvolvimento de dispositivos point of care e ensaios biológicos in vivo e in vitro, este projeto tem excelentes condições em ser realizado, como já demonstrado por meio de patentes e publicações. A inovação neste projeto é desenvolver novos nanomateriais funcionais em forma de pó, em solução e em filmes finos contendo elementos químicos estratégicos (terras raras, metais de transição, lítio, tântalo e nióbio) e aplicá-los como ferramentas teranosticas e em dispositivos point of care.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
17/01/2023-31/01/2026
Anielson Barbosa da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a influência de metodologias ativas de ensino na interação e no desenvolvimento das habilidades metacognitivas dos estudantes: uma abordagem multicultural
Resumo:
Os processos de aprendizagem no contexto da educação superior demandam a necessidade de mobilização de habilidades e competências dos estudantes, desenvolvidas a partir das experiências de formação, como também as vivenciadas no contexto profissional e social. Desenvolver competências é um processo que demanda o uso de metodologias ativas pelos professores, pois estimulam a integração entre a teoria e prática, a reflexão e a ação. No ambiente acadêmico, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades metacognitivas, que auxiliem no planejamento, execução, controle e avaliação das atividades, o que é essencial para o autoconhecimento e a regulação dos estados mentais, como também para enfrentarem os desafios e lidarem com as dificuldades da vida, incluindo os relacionamentos. Partindo do pressuposto que as metodologias ativas podem potencializar o desenvolvimento de competências, esta proposta objetiva analisar as implicações do uso de metodologias ativas na interação e no desenvolvimento de habilidades metacognitivas dos estudantes a partir de estudos multiculturais. A metodologia da pesquisa envolve o desenvolvimento de um estudo qualitativo, de levantamento de informações sobre o uso de metodologias ativas no cursos de Administração/Gestão nas instituições vinculadas ao projeto, o desenvolvimento de guias para aplicação de metodologias ativas e de roteiros de observação da operacionalização da metodologia em sala de aula pelos professores, como também um estudo quantitativo para avaliar as relações entre o uso de metodologias ativas, as habilidades metacognitivas e a interação dos estudantes na sala de aula. A proposta inova por desenvolver uma pesquisa em quatro países, o que pode ampliar o conhecimento sobre como os alunos aprendem e como os professores ensinam, uma vez que a variável cultural pode ter um efeito significativo na compreensão do fenômeno.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
10/12/2023-31/12/2026
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