Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriano Cappellazzo Coelho

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • identificação e validação funcional de genes de leishmania spp. associados à suscetibilidade e resistência a fármacos
  • A leishmaniose é uma doença parasitária considerada negligenciada pela Organização Mundial de Saúde e que tem apresentado nos últimos anos um número crescente de casos no Brasil, principalmente em regiões urbanas. A forma tegumentar da doença é causada no Brasil, principalmente por Leishmania (Leishmania) amazonensis e L. (Viannia) braziliensis enquanto que a forma visceral é causada por L. (L.) infantum. O controle da leishmaniose no Brasil limita-se à utilização de medicamentos que são administrados pela via parenteral e que induzem efeitos colaterais graves. Os fármacos utilizados são os antimoniais pentavalentes, a anfotericina B e a pentamidina. Mais recentemente, a miltefosina foi aprovada para o tratamento da leishmaniose tegumentar. Relatos de pacientes que não respondem ao tratamento têm sido cada vez mais recorrentes nos centros de referência para o tratamento de ambas as formas clínicas desta parasitose. Neste projeto de pesquisa, propomos identificar potenciais genes associados à suscetibilidade e resistência à anfotericina B e à miltefosina, através do sequenciamento do genoma completo de isolados clínicos provenientes de paciente que não responderam ao tratamento convencional ou ainda isolados clínicos com suscetibilidade diferencial a esses fármacos. Avaliaremos ainda parasitos resistentes selecionados in vitro de L. (L.) amazonensis e L. (L.) infantum responsáveis pela leishmaniose tegumentar e visceral no Brasil. Uma vez identificados, os potenciais genes serão validados funcionalmente através de técnicas de manipulação genética do parasito. Este estudo contribuirá para a identificação de potenciais marcadores associados à suscetibilidade e resistência, além de contribuir para uma melhor compreensão do mecanismo de ação desses fármacos e de resistência do parasito, que ainda são ainda pouco conhecidos, assim como das limitações e potencial de uso destes fármacos, principalmente da miltefosina na quimioterapia da leishmaniose no Brasil.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Adriano Cavalcante Bezerra

Engenharias

Engenharia Civil
  • semana nacional de ciência e tecnologia do if goiano - bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • Resumo A divulgação e socialização do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido no âmbito do IF Goiano – Campus Trindade poderá despertar discentes, servidores, pessoas da comunidade e municípios limítrofes a Trindade, bem como da Região Metropolitana de Goiânia, para o papel da pesquisa científica na vida da sociedade brasileira. Nesse contexto, no intuito de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e humano, justifica-se a execução do presente projeto, que se encontra em sua oitava edição, e reitera-se a importância do evento, que permitirá a divulgação de resultados obtidos em pesquisas realizadas por discentes e servidores do IF Goiano, Campus Trindade, bem como de pesquisadores externos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Trindade-GO. Ressalta-se que o projeto proporcionará espaços para o aprofundamento de propostas inovadoras que desafiam discentes e servidores rumo à confecção de artigos, relacionados à área da pesquisa, extensão e inovação, passíveis de publicação em periódicos nacionais e/ou internacionais. A relevância do projeto revela-se também pela disseminação do pensamento e da importância da pesquisa científica com vistas aos 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Para tal, far-se-á necessário compor comissões específicas, que irão organizar palestras, apresentações orais, seminários, realização de oficinas e minicursos, dentre outros, no intuito de promover o acesso a direitos, tecnologias e, em âmbito geral, o exercício da cidadania por parte da comunidade.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 16/09/2022-31/03/2023