Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana Franco Paes Leme

Ciências da Saúde

Odontologia
  • capacitação de dispositivos baseados na tecnologia de biossensor guiada pela proteômica clínica para aprimorar prognóstico de câncer oral
  • O carcinoma epidermóide (CEC) é o quinto tumor maligno mais comum em homens no Brasil. O diagnóstico em estágio inicial da doença é determinante para controlar sua progressão, uma vez que a presença de metástase cervical é um fator prognóstico desfavorável. O tratamento mais comum utilizado é a cirurgia de remoção da lesão e de esvaziamento cervical radical (ECR). A cirurgia de ECR tem altas taxas de morbidade e apresenta um elevado custo para o sistema de saúde. Portanto, a identificação de tecnologias complementares que auxiliem no prognóstico de pacientes com CEC é essencial para a diminuição dos índices de mortalidade, melhora nas estratégias de tratamento desses pacientes e diminuição de custos. Dentre essas tecnologias, o desenvolvimento de um biossensor prognóstico para CEC baseado em biomarcadores específicos destaca-se como uma ferramenta poderosa. Assim, esta proposta possui como objetivo principal desenvolver um biossensor utilizando potenciais biomarcadores de câncer de boca a partir de proteínas provindas de biópsias líquidas e, com isso, gerar uma metodologia inovadora capaz de classificar com precisão e acurácia pacientes com e sem metástase cervical, ou seja, predizer um perfil prognóstico, que possa ser utilizado na decisão clínica. Inicialmente, serão empregados os potenciais biomarcadores LTA4H, CSTB e COL6A1 verificados em saliva de pacientes com CEC em estudos prévios do nosso grupo. Os biossensores serão caracterizados por métodos eletroquímicos. Como prova de conceito será feita uma comparação da sensibilidade e especificidade dos biossensores com ensaios de ELISA e análise por proteômica clínica baseada em espectrometria de massas. Além disso, os resultados obtidos serão analisados por métodos de aprendizado de máquina a fim de obter uma alta acurácia e sensibilidade. Portanto, esse ensaio validado, somado aos métodos clínicos tradicionais, possibilitará o desenvolvimento de tecnologias personalizadas mais eficientes, precisas e acessíveis.
  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Giaqueto Jacinto

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • a proteção social especial nos municípios de pequeno porte: a perspectiva dos usuários, trabalhadores e gestores.
  • A Proteção Social Especial dedica-se às situações em que as violações de direitos demandam atenção diferenciada em face de sua complexidade. Esta proposta tem como tema a implementação da proteção social especial nos municípios de pequeno porte. O cenário que se apresenta na política de assistência social é de tensão entre diferentes projetos políticos, em um quadro de intensa ampliação de demandas sociais e de um Estado privatista. O problema central da pesquisa é de que forma a proteção social especial está sendo implementada nos municípios de pequeno porte, diante da retração estatal no que diz respeito às políticas públicas? A hipótese principal é de que a negligência do Estado quanto às suas atribuições vem trazendo ampliados desafios à população atendida, aos trabalhadores da assistência e aos gestores, desafios que pretendemos conhecer, ouvindo estes sujeitos. Pretendemos conhecer os sujeitos, o que pensam sobre esta política, os territórios, os determinantes que levaram à implantação da proteção social especial, os processos de referência e contrarreferência, os fluxos de atendimento, as redes, as demandas e as respostas a essas demandas, os orçamentos, os avanços e desafios desta política, principalmente na visão dos sujeitos envolvidos. Esta pesquisa poderá contribuir com os municípios, como também com outras realidades e estudos semelhantes, na direção das transformações necessárias para a efetivação da proteção social como política pública viabilizadora de direitos. Caracteriza-se como de natureza qualitativa a partir de recolha de dados bibliográficos, documentais e de campo. O recorte será a região de abrangência da DRADS de Franca/SP, com a seleção de 4 municípios. Serão selecionados 2 trabalhadores e 5 usuários de cada município. Estes sujeitos e mais os gestores serão ouvidos através de rodas de conversas e formulários. Os dados serão analisados de acordo com as categorias desveladas na perspectiva do materialismo histórico dialético.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026