Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Dan Marchesin

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • análise matemática de escoamentos complexos de fluidos multifásicos no pré-sal brasileiro visando recuperação de petróleo e sequestro de dióxido de carbono.
  • O pré-sal brasileiro oferece um petróleo leve de alta qualidade bem como um local seguro para armazenamento de dióxido de carbono. Tem sido de grande interesse o estudo de estratégias para aumentar a produção de petróleo e/ou maximizar a quantidade de dióxido de carbono armazenada nesses reservatórios de elevada espessura - a maior entre as conhecidas no planeta. Isso pode ser feito por meio de uma modelagem adequada que embasa simulações numéricas, ou através do estudo de soluções fundamentais dos modelos das leis de conservação que descrevem estes fenômenos. A análise desta proposta é baseada na aplicação da teoria das leis de conservação, teoria das bifurcações e métodos numéricos. Ressaltamos que a teoria nova de leis de conservação é um dos produtos desse tipo de atividade. Outro produto esperado é o desenvolvimento de simuladores particularmente adequados para este tipo de modelo. A comparação entre as simulações e as soluções fundamentais oferece embasamento e validação para ambos. Devido a grande profundidade dos reservatórios do pré-sal, deve ser investigado em nossas aplicações o escoamento vertical levando em conta a geometria desses meios. Nosso grupo já tem experiência reconhecida em encontrar e analisar soluções de problema de Riemann com escoamentos horizontais e verticais em meios porosos. Entre outras possibilidades, resultados prévios apontam que o uso de espumas de dióxido de carbono pode ajudar no controle de efeitos gravitacionais indesejados. Nosso grupo é líder no desenvolvimento e no uso de software interativo (ELI) para obtenção das soluções fundamentais de problemas de Riemann que descrevem escoamentos complexos em meios porosos. A nossa metodologia combina a utilização desse software com a Análise Matemática (incluindo EDPs, EDOs, técnicas de sistemas dinâmicos) para validação das soluções obtidas. Este projeto apoia uma forte colaboração entre o reconhecido laboratório FLUID/IMPA e o emergente laboratório LAMAP/UFJF.
  • Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel Abreu de Azevedo

Ciências Humanas

Geografia
  • geografia eleitoral da representação de minorias étnico-raciais na américa latina: representação-espelho?
  • A representação política das minorias é um tema importante para a democracia, seja nas pesquisas institucionalistas mais clássicas, seja nas discussões contemporâneas sobre movimentos sociais. Cresce a ideia da necessidade de os representantes serem espelhos sociológicos da população (representação-espelho), tornando, a eleição em 2020 no Brasil aquela de maior quantidade de candidatos e eleitos negros e mulheres na história, junto à aplicação de novas regras eleitorais, como a separação de recursos exclusivos para essas candidaturas. Fenômeno similar ocorre na Costa Rica com migrantes e negros, e no México com a população indígena, refletindo suas particularidades locais. Fundando um laboratório de pesquisa na Universidade de Brasília, a pesquisa busca identificar se o crescimento do movimento étnico-racial conformou uma representação-espelho em três importantes países latino-americanos, estabelecendo uma específica espacialidade do voto e condicionando campanhas eleitorais e práticas dos eleitos nas Assembleias Legislativas. A hipótese é que a representação-espelho parte de uma particular lógica espacial do voto, afetando a atuação parlamentar e suas estratégias eleitorais, já que a literatura aponta como atores políticos agem diferentemente segundo a distribuição espacial de seus eleitores. A metodologia possui três etapas: a primeira, quantitativa, mapeará o voto dos candidatos em São Paulo e Rio de Janeiro, as duas capitais com maior número de negros eleitos no país em 2020 em comparação com eleições anteriores, traçando correlações estatísticas espaciais; segundo, uma pesquisa qualitativa com os candidatos-espelho eleitos será realizada, com acompanhamento da atuação parlamentar; terceiro, com a rede internacional na Costa Rica e no México e as pesquisas também realizadas em San José e Cidade do México, será feita uma análise comparativa para uma reflexão conjunta sobre o problema.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel Antunes Maciel Villela

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • análise quantitativa da pandemia covid-19 em múltiplos níveis: abordagens em modelagem matemática
  • A pandemia COVID-19 tem um impacto massivo na população brasileira e de outros países, como os BRICS. Muitas questões de pesquisa para controlar a transmissão ou mesmo mitigar estes impactos trazem variáveis desconhecidas, como exemplo nível de imunidade da população e impacto de vacina. Ao mesmo tempo, importantes questões já vem sendo abordadas como os seus efeitos em populações vulneráveis. Dada a complexidade e amplitude dos temas e caráter, a modelagem matemática é uma ferramenta complementar a várias abordagens para avaliar cenários epidemiológicos. A metodologia envolve utilização de modelos compartimentais, uso de inferência estatística e modelos espaço-temporais para descrever vários aspectos e avaliar hipóteses. Como parte da colaboração, serão tratados temas como aprendizado de máquina, Inteligência Artificial e modelagem baseada em agentes para respostas mais robustas. Os resultados esperados incluem análises quantitativas dos cenários epidemiológicos utilizando-se intervenções não-farmacológicas, avaliação de imunidade, dados de inquéritos sorológicos, e dados de estudos vacinais.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Jan 29 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello

Ciências Humanas

Educação
  • i mostra científica emef veneciano tema: “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • Este é um projeto que tem como objetivo realizar a I Mostra Científica EMEF Veneciano, na cidade de Nova Venécia - ES, por meio da CHAMADA CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - Linha C - Atividades relacionadas ao Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto consiste na estruturação de uma mostra científica tendo como o tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, onde serão apresentados cerca de 40 projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais - 6° ao 9° Ano, e apresentados à comunidade escolar regional e instituições parceiras, como estímulo à percepção do papel da ciência na sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico, oportunizando aos alunos o protagonismo e a divulgação do conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver uma capacidade multidisciplinar da presença das Ciências em suas diversas formas e atuações.
  • Prefeitura Municipal de Nova Venecia - ES - Brasil
  • Tue Sep 20 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Daniel Basso Ferreira

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • projeto de antenas e receptor de sinais gnss para foguetes de sondagem
  • Foguetes de sondagem têm um papel significativo para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade e o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE é a única organização brasileira que desenvolve esse tipo de veículo. Neles, há um sistema de navegação, que conta com antenas e receptor de sinais GNSS, cuja função é estimar parâmetros que descrevem o estado de voo do veículo. Atualmente, o IAE adquire essas antenas e receptor de outros países, dada a inexistência de fornecedores nacionais. Todavia há controle de exportação desses dispositivos, o que representa um risco ao desenvolvimento desses foguetes no Brasil. Por isso, o presente projeto visa ao desenvolvimento de antenas e algoritmos para receptores de sinais GNSS para uso nesses foguetes. Como esses veículos possuem diâmetro próprio, não têm controle de rolamento e são submetidos a altas acelerações, as antenas e os algoritmos devem exibir características específicas dificilmente encontradas em produtos equivalentes sem regulação de exportação. Serão sintetizadas antenas de microfita, fendas eletromagnéticas e seus arranjos para recepção de sinais GNSS e transmissão de dados para solo. Um programa computacional que emprega o método dos momentos será elaborado para subsidiar os projetos. Simulações em ferramentas comerciais e testes em câmara anecoica com protótipos serão conduzidos para otimização e verificação. Serão concebidos algoritmos avançados para receptores GNSS instalados em estruturas sujeitas a altas acelerações. Ademais, serão desenvolvidos novos algoritmos para fusão de dados inerciais e navegação GNSS. Um receptor GNSS definido por software será projetado e implementado em uma plataforma compacta para demonstrar as capacidades dos algoritmos e para configurar um primeiro mock-up de um sistema operacional. O receptor será flexível e permitirá o uso da tecnologia de cloud GNSS receiver para processamento em solo.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel Bittencourt Portugal

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • rumo a uma abordagem hermenêutica do design: projeto e interpretação
  • Este projeto de pesquisa propõe a construção de uma base teórico-metodológica para geração de conhecimento no campo do Design. Investiga caminhos possíveis para consolidação de uma abordagem interpretativa no campo, oferecendo novas diretrizes teórico-metodológicas que possam orientar futuros estudos e ampliar os horizontes de inovação. O termo “interpretativo”, adotado aqui, remete ao conceito de Verstehen (interpretação, compreensão), tal como utilizado por Wilhelm Dilthey na virada do século XIX para o XX. Nessa época, estava em curso um debate acirrado acerca da natureza do que hoje denominamos ciências humanas e sociais, e de sua relação com as ciências naturais. Alguns, como Comte, acreditavam que as ciências humanas e sociais deveriam seguir as mesmas diretrizes das ciências naturais. Por outro lado, pensadores como Dilthey tentavam mostrar que a empreitada das ciências humanas e sociais era essencialmente diferente daquela das ciências naturais. As ciências humanas e sociais, pensava Dilthey, não buscam explicar aspectos do mundo exterior; mas sim compreender certas maneiras de nos situarmos no mundo. Seu trabalho é de compreensão ou interpretação (Verstehen), e é nesse sentido que podemos caracterizá-las como essencialmente hermenêuticas. Essa disputa da virada do século XIX para o XX continua viva em diversas áreas das ciências humanas e sociais, como também ajuda a compreendermos alguns nós epistemológicos de áreas do conhecimento cuja tentativa de delimitação é mais recente, como é o caso do Design. O ponto de partida deste projeto de pesquisa é a percepção de que o Design, tal como as ciências humanas e sociais, deve ser pensado a partir de uma perspectiva fundamentalmente compreensiva ou interpretativa, isto é, hermenêutica.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Mar 19 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel Brandão Menezes

Outra

Divulgação Científica
  • ii feira de ciências das escolas públicas municipais de sobral
  • O presente projeto fundamentado pela Chamada Chamada CNPq/MCTIC/SECIS No 10/2021 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, de 20 de agosto de 2021, tem como foco central a realização de Feiras de Ciências e Mostras em Sobral – Ceará e região, com formações específicas para este fim. As formações ocorrerão em momentos específicos nos Campi da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e nos ambientes formativos em parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Sobral para os profissionais das escolas de Sobral, objetivando aporte teórico e prático, para melhoria do ensino baseado na pesquisa, ciência e tecnologia. Os profissionais qualificados serão orientados e acompanhados para o desenvolvimento de atividades nas 27 escolas com os estudantes da Educação Básica (fundamental, do 6º aos 9º anos), instrumentalizando-os para o despertar das vocações científicas e/ou tecnológicas, identificando os jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Estaduais e/ou Nacionais, e até Internacionais, culminando na II FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SOBRAL. O trabalho será baseado na formação de recursos humanos, realização de oficinas, minicursos, seminários e as feiras e mostras científicas objetivando, a produção, difusão da ciência e tecnologia, como também da integração entre os povos da Microrregião Norte do Ceará. Sobral abrange uma área territorial de 11 distritos e cerca de 270.111 mil habitantes, onde há diversidade étnica e cultural e uma alta biodiversidade, em ecossistemas de área do Sertão. Com este projeto busca-se estabelecer uma relação de desenvolvimento com valorização das populações locais, e ao mesmo tempo evoluir em ciência e tecnologia, fomentando assim a pesquisa e a produção de conhecimentos, contextualizadas com a realidade local. A prática constitui-se em princípio educativo e de formação.
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú - CE - Brasil
  • Wed Apr 27 00:00:00 BRT 2022-Tue Apr 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Daniel Carlos Guimarães Pedronette

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • redes convolucionais baseadas em grafos para aprendizado não supervisionado e semi-supervisionado
  • Avanços tecnológicos em inteligência artificial têm revolucionado a sociedade em diversos aspectos. Atualmente, com a sobrecarga de conteúdo em meios digitais, métodos capazes de analisar e organizar conteúdo multimídia massivo tornaram-se uma necessidade. Resultados prodigiosos foram obtidos em diversas aplicações por técnicas baseadas em aprendizado profundo, mas tais abordagens comumente requerem grandes volumes de dados rotulados para treinamento. Assim, em cenários de dados rotulados escassos ou inexistentes, investigar abordagens de aprendizado não supervisionado, que não necessitam de rótulos, ou semi-supervisionado, capazes de operar com baixa taxa de dados rotulados assumem grande relevância. Recentemente, as Redes Convolucionais baseadas em Grafos (GCNs) têm atingido resultados do estado-da-arte em cenários semi-supervisionados. As representações aprendidas por GCNs por meio de operações de convolução em domínios não Euclidianos permitem operar em arranjos complexos codificados utilizando grafos. Todavia, embora flexíveis e aplicáveis em diversos domínios, as GCNs são dependentes da qualidade do grafo e dos conjuntos de dados rotulados. Além disso, são pouco utilizadas em cenários não supervisionados. Este projeto investigará essas lacunas, em dois objetivos centrais: (i) processamento do grafo de similaridade e expansão dos conjuntos de treinamento em cenários semi-supervisionados, utilizando principalmente modelagens de similaridade contextual baseada em ranqueamento; e (ii) uso de métodos de agrupamento para treinamento das GCNs de forma auto-supervisionada em cenários não supervisionados. Pretende-se investigar também aspectos estruturais das GCNs e funções de perda mais adequadas a cada cenário. Entre as contribuições esperadas, destaca-se avanços teóricos em GCNs e aplicações em problemas reais, incluindo dados multimídia e modelagem de redes sociais.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel Carlos Taissum Cardoso

Engenharias

Engenharia Civil
  • envelhecimento e durabilidade de estruturas de concreto armado com barras não-metálicas
  • O concreto armado com barras de polímero reforçado com fibras (FRP, do inglês fiber-reinforced polymer) tem cada vez mais ganhado visibilidade nos cenários nacional e internacional devido principalmente a elevada relação resistência-peso, maior durabilidade e menor consumo energético para fabricação. Essas vantagens têm aberto possibilidades interessantes, como a execução de estruturas feitas com concreto produzido com água do mar. No entanto, o FRP tem desvantagens importantes quando comparado ao aço convencional utilizado para concreto armado, tais como ruptura frágil, baixo módulo de elasticidade (p/ fibras de vidro e basalto), menor aderência com o concreto e menor resistência a altas temperaturas. Além disso, apesar da maior resistência à corrosão, o FRP também pode apresentar degradação de suas propriedades físicas e mecânicas resultantes da absorção de água (hidrólise e plastificação da matriz polimérica), do contato com meio alcalino (e.g. concreto) e da exposição a raios ultravioletas. Essas desvantagens afetam a performance do concreto armado com barras de FRP e coeficientes de segurança adicionais são normalmente introduzidos de forma arbitrária para levar em consideração esses fenômenos. Vale ainda destacar que os códigos internacionais recomendam que a classe de resistência do concreto e o cobrimento sigam as exigências feitas para o concreto armado convencional, o que acaba sendo um paradoxo diante da durabilidade superior das barras de FRP. O presente projeto propõe uma investigação sistemática a respeito do envelhecimento e da retenção de propriedades das barras de FRP e de sua interface com o concreto, considerando diferentes cenários de envelhecimento e quantificando seus efeitos isolados e combinados. O projeto contribuirá para o desenvolvimento de recomendações a serem incorporadas em práticas recomendadas e normas para projeto estrutural, possibilitando uso seguro e racional desse material cujo uso cresce no país e no mundo.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Daniel de Almeida Decurcio

Ciências da Saúde

Odontologia
  • planejamento digital e impressão 3d na otimização de procedimentos endodônticos
  • A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é um exame por imagem que tem se mostrado preciso no diagnóstico e planejamento clínico em Odontologia. Outra tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada é a impressão tridimensional (3D). Na endodontia, o emprego conjunto dessas novas tecnologias propiciou a realização de acessos endodônticos guiados por dispositivos confeccionados em impressora 3D e, posteriormente, de cirurgias parendodônticas guiadas. Esses recursos possibilitaram maior previsibilidade durante a resolução de casos complexos, como de calcificações radiculares, anomalias de desenvolvimento ou reabilitações envolvendo pinos de fibra de vidro, que consistem em verdadeiros desafios e apresentam elevados riscos para acidentes. Entretanto, por tratar-se de um tema novo, informação limitada está disponível sobre a precisão desses guias prototipados nos diferentes procedimentos endodônticos e as possíveis variações que estes podem sofrer em função dos equipamentos utilizados. Uma outra questão a ser estudada refere-se a busca pela simplificação do fluxo de trabalho, que, atualmente, envolve elevado número de etapas, o que pode resultar em maior custo ao paciente, maior risco de falhas e maior tempo clínico para o planejamento. Assim, a relevância do presente projeto encontra-se na avaliação detalhada do fluxo de confecção dos guias, o que permitirá melhor compreensão da técnica, a partir da detecção de fatores que podem contribuir para a ocorrência de falhas e a possível simplificação do processo. Para tanto, será avaliada a precisão dos guias cirúrgicos prototipados comparando-se o planejamento virtual e a execução do desgaste, por meio de exames por imagem (TCFC) inicial e final sobrepostos em softwares de planejamento digital. Serão comparados os desgastes planejados e executados variando-se os tomógrafos utilizados, as impressoras 3D avaliadas, além do fluxo simplificado sem o escaneamento das amostras.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025