Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • construção de espaços de convivência e propícios à cognição no ensino fundamental: estudo com livros didáticos do pndl 2020
  • O tema da pesquisa, que se insere na interface comunicação/educação, é o potencial das representações visuais para a geração de significados e sua pertinência para construir espaços de convivência com diferenças, além de desencadear processos cognitivos. Da comunicação, congrega as representações visuais como signos capazes de ressignificar práticas socioculturais relativas à alteridade; da educação, contempla os livros didáticos e o potencial das representações visuais para a cognição. Tal pesquisa é necessária porque o foco de pesquisas recentes, realizadas em 2020, advindas de mestrados profissionalizantes e de ensino de diferentes áreas, de programas diversos de pós-graduação, são os assuntos desenvolvidos nas disciplinas escolares. Guiando-nos pela hipótese de que o potencial das representações visuais é obliterado no contexto educacional, via livros didáticos, buscamos compreender como nelas se estabelece a construção de significados, o que envolve explicitar as modalidades de representações visuais neles presentes; inventariar os significados gerados; avaliar o potencial para a cognição, envolvendo as disciplinas escolares; explanar os possíveis avanços no poder cognitivo de tais representações visuais relacionando-as às disciplinas escolares enquanto modalidades de linguagens; por fim, identificar os modos como geram significados em relação à alteridade. A análise das representações visuais da amostra estratificada - 30% do total de 68 coleções constantes no Guia de Livros Didáticos (2020) para as séries finais do Ensino Fundamental - se dá com a aplicação de estratégias oriundas da semiótica peirceana, instrumental que permite inventariar o potencial significativo pelos aspectos qualitativos; referenciais e os relativos às convenções compartilhadas numa cultura e que estão engendrados nessas representações.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana D'Almeida Chermont Kaminski

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de arte, ciências e tecnologia
  • O tema da SNCT 2022 “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” nos interpela, enquanto sociedade e escola, sobre quais os sentidos de se celebrar os 200 anos da Independência e suas possíveis relações do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e das inovações no Brasil? A partir de tais questionamentos apresentamos a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia das escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal em que visa promover a articulação e participação a dos estudantes em projetos de iniciação científica, na perspectiva de aprendizagens de conceitos científicos, buscando solucionar problemas do cotidiano, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. Por tratar-se de uma Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia teremos uma peça teatral e curtas-metragens. O espetáculo tem como fundamento clássicos da literatura, como o romance Úrsula, de Maria Firmina, um livro icônico, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e “Olhos d’agua”, de Conceição do Evaristo, contos que retratam a realidade socioeconômica, tais livros abordam temas que perpassam a história social e cultural do nosso país. Evocando o processo histórico e dinâmico do desenvolvimento científico e serão desenvolvidos projetos criados pelos estudantes: Ambu Mecânico, Biodigestor, Usina de biopapel impregnado com nanopartículas de prata, CooperGlass, Arteria, X-Era. A Usina de Biopapel impregnado com nanopartículas utilizará partículas de prata sintetizadas por via verde para impregnar o papel reciclável, para que possa ser utilizado como uma embalagem inovadora ou filtro para desinfecção da água. X-Era é um projeto de Oficina Maker de Ciências. Os projetos têm como premissa o diálogo, o respeito às diferenças e o incentivo à investigação e à pesquisa.
  • Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF - DF - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana D'Almeida Chermont Kaminski

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de arte, ciências e tecnologia “inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor”
  • A partir da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” apresentamos a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia “Inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor” em que os estudantes são estimulados a desenvolver e aplicar seus conhecimentos em projetos nas diversas áreas do conhecimento, fase da pesquisa, para posteriormente relacionarem os conhecimentos teóricos com a práxis, em que irão apresentar seus experimentos, suas pesquisas ou outras formas de trabalho investigativo, informativo, inovador e ou tecnológico à comunidade. A Mostra tem como objetivo a promoção da participação de estudantes em projetos de iniciação científica, na perspectiva de aprendizagens de conceitos científicos, bucando solucionar problemas, a partir do protagonismo do aluno diante do cenário atual. A Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia visa ampliar os horizontes e diversificar os conhecimentos dos discentes, através da leitura, pesquisa, discussão e utilização de ferramentas tecnológicas aliados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Organização das Nações Unidas (ONU). Considerando os objetivos propostos para SNCT- 2021 “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta” a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia com a temática “Inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor” preconiza o que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aponta, que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento da competências e habilidades. Por meio da indicação do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana. Portanto, tais projetos estão embasados nas dez competências gerais da BNCC e nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF - DF - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana da Silva Borges

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fortalecimento da comercialização dos produtos vegetais da agricultura familiar, vinculados a cooperativa, através da rastreabilidade em conformidade com a in 02/2018
  • A preocupação com relação a segurança alimentar vem crescendo nos últimos anos, por esse motivo, os consumidores estão mais atentos a escolha dos alimentos, levando em consideração os riscos alimentares, os métodos de produção, as aplicações de pesticidas, o uso da biotecnologia e várias outras inovações tecnológicas. A rastreabilidade reforça a importância da adoção de práticas gerenciais na propriedade rural, do planejamento e organização da produção, de forma a auxiliar o produtor na manutenção do controle dos registros obrigatórios exigidos pela INC nº 02/18. Para o produtor, a rastreabilidade é uma ferramenta útil no âmbito da qualidade e logística, que aumenta a partilha de responsabilidades ao longo da cadeia alimentar, permite diagnosticar problemas em todas as etapas do processo de produção, reduzir perdas e valorizar a marca. Na produção de hortícolas existem duas principais dificuldades à geração de um processo de rastreabilidade que se concentra na mudança para um sistema ainda desconhecido e na mudança do sistema de gestão desses produtores. Por isso, a necessidade de realizar a capacitação dos produtores no que concerne a rastreabilidade e ao cooperativismo. O cooperativismo defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns por meio da união. Cooperar é colaborar, é trabalhar conjuntamente para o bem coletivo. Sendo assim, será mais fácil colocar em prática por todos os produtores as ações referentes a INC nº 02/18, se já estiver ou quiser participar de uma cooperativa. Extrapolar a ação extensionista também às cooperativas significa contribuir como universidade para o alcance da regra de ouro do movimento, o quinto princípio do cooperativismo: educação, princípio do cooperativismo: educação, formação e informação. E, de outra parte, com iniciativas como estas, a universidade busca preencher uma lacuna percebida pela sociedade, que é uma maior aproximação da Universidade com a Comunidade.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • Mon Nov 21 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciana de Oliveira Ferreira

Outra

Multidisciplinar
  • "movimento com ciência, tecnologia e inovação no bicentenário da independência: promovendo atividades de ensino transformadoras"
  • O projeto “Movimento com Ciência, Tecnologia e Inovação no Bicentenário da Independência: promovendo atividades de ensino transformadoras” está de acordo com o objetivo do edital CNPq/MCTI/FNDCT , sendo uma proposta de abrangência intermunicipal, apresentando interação com a sociedade em geral, envolvendo a participação de professores e discentes das redes públicas de Pindamonhangaba/SP e Roseira/SP, ensino fundamental I e II, em escolas e espaços públicos, com atividades práticas do conteúdo de ciências, propostas a partir de cursos de formação, mentoria, gincanas e mostra de melhores práticas, com atividades presenciais e on-line. Pretende-se promover o conhecimento científico para os mais diversificados públicos, desmistificando o conteúdo de Ciências e Matemática e demonstrando que o este conhecimento está acessível a todos e que está presente no cotidiano.
  • Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba - SP - Brasil
  • Mon Oct 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Londero Brandli

Engenharias

Engenharia Civil
  • o impacto das universidades nas ações e ideias sobre as mudanças climáticas
  • O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC 2021) confirmou que o aumento das temperaturas representa o maior desafio para a humanidade do nosso tempo, trazendo impactos potencialmente catastróficos para o nível do mar, agricultura, abastecimento de água, propagação de doenças e, potencialmente, conflitos humanos em grande escala. A ação climática foi legitimamente incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados em 2015. No entanto, embora o conhecimento científico e a inovação tecnológica tenham um papel importante a desempenhar na abordagem das alterações climáticas, é necessária uma mudança mais fundamental na compreensão e nas ações humanas. A educação, portanto, é essencial para enfrentar as causas profundas das mudanças climáticas e alcançar o desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do projeto é gerar conhecimento, ideias e ações sobre a contribuição das universidades para o enfrentamento das mudanças climáticas, no contexto brasileiro. Objetivos específicos a) Contextualizar a atuação das universidades na promoção da ação climática em diferentes territórios, a nível nacional e global. b) Fortalecer o papel da pesquisa, ensino e vida universitária no enfrentamento das mudanças climáticas c) Potencializar e promover a compreensão da problemática global do clima por parte dos acadêmicos e comunidade local. d) Promover ações e iniciativas nas universidades de modo a ampliar seu papel na implementação local do ODS 13. e) Compartilhar o conhecimento e as experiências, bem como o impacto local gerado nas ações e iniciativas implementadas pelas universidades inseridas na pesquisa. O projeto atinge estes fins usando uma combinação de Pesquisa-Ação Participativa e construção de teoria, de modo a assegurar atenção às condições e soluções locais, mas também permitindo a aprendizagem através de contextos, dada a natureza essencialmente global desta questão
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Mara Monti Fonseca

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • simulação e realidade virtual: a convergência das tecnologias educacionais inovadoras em assistência
  • Os índices de mortalidade infantil, embora com redução última década, ainda são altos, sendo grave problema de saúde pública, muitos por causas evitáveis, assim, ter profissionais mais seguros e qualificados em sua prática, desde a formação inicial, graduação, até a educação em saúde da família, podem melhorar a realidade em que se encontra o cuidado infantil. A tecnologia e seus Sistemas Inteligentes, tem contribuído contexto educacional em saúde, oferecendo ambientes realísticos e interativos, flexibilizando a aprendizagem e simulação da prática clínica. Ainda são incipientes recursos tecnológicos adequados e disponíveis para atender as demandas em saúde da criança. Assim, ganha relevância avançar em pesquisas científicas, desde a elaboração até a avaliação da efetividade do uso das tecnologias educacionais digitais, para crianças/familiares, profissionais e estudantes da área da saúde, em especial da enfermagem, que lida diretamente com cuidados da criança. Objetivo: desenvolver tecnologias inovadoras de simulação e realidade virtual para a educação de familiares e de profissionais de saúde para o cuidado da criança. Método: Trata-se de estudo quali e quantitativo, que adota desenhos experimentais, quase-experimentos, estudos metodológicos e pesquisas de aplicação, em que serão desenvolvidos, validadas e utilizadas simulações em realidade virtual, in situ e em laboratório, seguindo as recomendações de ética em pesquisa do Conselho Nacional de Saúde. Resultados esperados: A proposta trará dentre as contribuições, avanços na qualidade e segurança no cuidado à criança com inovação tecnológica nas temáticas vacinação, dor neonatal, amamentação, cuidados ao nascimento e na unidade neonatal e cuidados em pandemia, com cursos atualização, difusão, extensão e workshops de aproximação e coleta de dados e de devolutiva à sociedade de conhecimento e tecnologias, três serious game com inteligência artificial e realidade virtual e quatro cenários de simulação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Maria Pedreira Ramalho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • determinação de mapa dosimétrico em radioterapia de intensidade modulada para cancer de cabeça e pescoço e suas toxiicidades associadas.
  • A Radioterapia (RT) é fundamental para o controle do Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP) Pela área alvo estar localizada em proximidade à estruturas anatômicas críticas (OARs) ocorrem toxicidades agudas e crônicas (Alterio et al., 2019). Altas doses de radiação são necessárias para controle local e aumento da sobrevida, por isso, a radioterapia de intensidade modulada (IMRT ) é indicada para modular a intensidade de radiação distribuída em cada campo. Objetiva-se criar mapa dosimétrico de estruturas críticas cervicofaciais, destacando áreas de maior impacto por sítio tumoral relacionando a dosimetria à toxicidade da IRMT. 120 pacientes com CCP, irão realizar IMRT no campo primário de radiação (previsão de 50-70 Gy) serão entrevistados, avaliados clínica, radiograficamente e passarão por adequação bucal. O delineamento dos volumes de tratamento será feito por radiooncologistas usando imagens de tomografia computadorizada (TC) ou de Ressonância Magnética e PET-CT para fusão com a TC. O planejamento será feito por físicos médicos. Informações dosimétricas serão obtidas através de revisões do contorno e planejamento. Os pacientes serão agrupados pela localização do tumor primário, estadiamento e tratamento multimodal. Os dados dosimétricos serão avaliados por Histogramas de dose-volume (HDVs), dados de dose máxima (Dmax) e dose média (D mean). Os pacientes serão avaliados diariamente desde o dia 1 da RT e receberão fotobiomodulação a laser intra e extra oral, além dos cuidados recomendados pela MASCC (Elad et al, 2020). A presença e grau de mucosite oral será avaliada por área de acometimento seguindo os critérios da OMS, 1979. Toxicidades como dor, xerostomia, disgeusia, disfagia, trismo e radiodermite serão registradas. Os pacientes serão reavaliados aos 3, 6 meses e 1 ano após a RT, para toxicidade tardias. A criação do mapa dosimétrico cervicofacial caracterizará o impacto da dose e distribuição de radiação nas toxicidades, clarificando limites.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Mattos Barros Oliveira

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação da população de transgêneros atendida em centros de referência do estado da bahia: aspectos demográficos, clínicos e psicossociais
  • A transexualidade é um fenômeno complexo, no qual um indivíduo apresenta desconforto com seu sexo biológico e quer viver e ser aceito como alguém do gênero no qual se identifica, podendo ser dividido em: mulheres trans, travestis e homens trans. Para alcançar as mudanças corporais necessárias para a adequação do corpo ao gênero no qual aquele indivíduo se identifica são necessárias intervenções clínicas (hormonioterapia cruzada) e cirúrgicas. A terapia hormonal com andrógenos por si só pode modificar estrutural e funcionalmente áreas cerebrais relacionadas à autopercepção corpórea. No entanto, os efeitos do tratamento hormonal em indivíduos transgêneros sobre domínios cognitivos não está bem estudado. Até o momento, poucos estudos avaliaram os efeitos clínicos da hormonioterapia cruzada na população transgênero brasileira, assim como o impacto na sua qualidade de vida. Os objetivos deste estudo são: comparar homens trans com homens cis-gênero e mulheres cis-gênero, antes e durante a hormonioterapia cruzada, quanto à função cognitiva e alterações na ressonância magnética volumétrica, e determinar o impacto da hormonioterapia cruzada na saúde e na qualidade de vida de pessoas transgênero a curto e longo prazos. Para isso os participantes serão submetidos a avaliação multiprofissional, realização de exames laboratoriais, bateria de testes cognitivos padronizados para avaliar os domínios de memória, atenção, linguagem, função executiva, função visuo-espacial e praxia, ressonância magnética de encéfalo, e preenchimento do questionário sobre qualidade de vida WHOQoL-Bref.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Pinato

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeito do tratamento com melatonina sobre aspectos comportamentais, morfológicos, neuroquímicos e moleculares em um modelo animal com comportamentos autísticos
  • A ativação do sistema imune materno na gestação pode provocar alterações no neurodesenvolvimento dos fetos podendo resultar em alterações comportamentais e/ou cognitivas. Dentre as patologias decorrentes de distúrbios do neurodesenvolvimento está o transtorno do espectro autista (TEA) cujas causas, multifatoriais, podem resultar da combinação de fatores genéticos e ambientais como a infecção pré-natal. Modelos de infecção pré-natal, como a induzida experimentalmente em roedores por administração do componente bacteriano LPS durante o período gestacional mimetiza aspectos comportamentais e celulares associados ao TEA. Desde 2011, temos investigado por estudos pré-clinicos e clínicos aspectos comportamentais e bioquímicos associados as crianças com TEA. Estes estudos estabeleceram as bases celulares, bioquímicas e moleculares para a associar TEA e cronoruptura, além da relevância da melatonina na interface entre a fisiopatologia e as alterações comportamentais observadas no TEA. Mais recentemente iniciamos as investigações no modelo em ratos para o entendimento das bases biológicas relacionadas a tais alterações. Considerando o quadro de neuroinflamação e cronoruptura já descrito no TEA e os efeitos antiinflamatórios, cronobióticos e neuroprotetores da melatonina, no presente estudo, hipotetizamos que a administração de melatonina na gestação poderia minimizar as alterações apresentadas por este modelo animal com comportamentos autísticos. Para isso serão analisadas proles de ratas expostas ao LPS no período gestacional, com e sem tratamento prévio com melatonina. Além das alterações comportamentais já descritas e cujos testes já foram padronizados em nosso laboratório, serão reavaliados aspectos morfológicos e bioquímicos do hipocampo e cerebelo por meio de imuno-histoquímica dos cortes encefálicos para diferentes marcadores de proteínas neuronais e gliais além da análise da expressão gênica de moléculas relacionadas as funções cognitivas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Sepúlveda Köptcke

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • pesquisa nacional de avaliação da gestão intersetorial do programa saúde na escola (pse) 2021-2022
  • O PSE constitui programa federal instituído por meio de decreto intersetorial nº 6.286/2007 e, neste sentido, previu um modelo de implementação e de governança visando a gestão e implementação intersetorial nos níveis federal, estadual ou municipal, composto pela Câmara Intersetorial de Educação e Saúde na escola (CIESE) e pelos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais e Municipais (GTIE e GTIM, respectivamente). No entanto, a relação intersetorial é permeada por desafios, onde surgem conflitos suscitados pela perspectiva de mudanças entre corporações, atores e técnicos. Além disso, não há avaliações sistemáticas desenvolvidas no âmbito do PSE que abarque as redes constituídas e o cumprimento dos objetivos propostos. Para minimizar essa problemática, este projeto visa avaliar a gestão intersetorial, elaborar matriz de indicadores de boas práticas de gestão intersetorial e analisar as ações desenvolvidas no âmbito do PSE. Método: Como lente analítica será utilizado o modelo teórico de formação de coalizões comunitárias proposto por Butterfoss e Kegler (2008), que identifica os fatores determinantes para formação e manutenção de processos de ação coletiva e gestão intersetorial, em uma abordagem metodológica quantitativa (Survey Nacional) e qualitativa (Aprendizagem Baseada em Problemas, Resolução de Problema, Grupo Focal e Delphi). Resultados Esperados: Uma Avaliação da efetividade do PSE cujos resultados orientarão os processos decisórios em Políticas Públicas intersetoriais em Educação e Saúde. A Fiocruz, a partir das validações dos indicadores, desenvolverá um Observatório Nacional de Saúde na Escola e publicações científicas (elaboração de Caderno Técnico orientador das ações intersetoriais para fortalecimentos dos Grupos de Trabalho Intersetorial (GTIs).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciana Souza de Oliveira

Ciências Biológicas

Morfologia
  • ação de proteínas de venenos de serpentes viperidae na ativação de macrófagos e plaquetas: estudos para compreensão dos mecanismos de tromboinflamação no envenenamento ofídico
  • Venenos de serpentes Viperidae causam alterações hemostáticas e inflamação, processos que tem sido estudados isoladamente. Entretanto, algumas vias de sinalização e moléculas efetoras atuam de forma simultânea no sistema hemostático e no sistema imune inato. Esta sobreposição na ativação destes sistemas é chamada de tromboinflamação e ocorre no envenenamento ofídico e em outras condições patológicas, como na Covid-19. Estudos recentes mostraram que as plaquetas podem alterar o fenótipo de ativação de macrófagos para pró ou anti-inflamatório. Embora a ocorrência do processo inflamatório no envenenamento ofídico seja bem relatado, pouco é conhecido sobre o papel dos macrófagos e a interação destas células com as plaquetas nesta patologia. Neste projeto, propomos avaliar a interação e ativação de macrófagos e plaquetas frente ao tratamento com proteínas isoladas de venenos de serpentes Bothrops e Lachesis. O nosso grupo isolou e caracterizou diferentes metaloproteases de venenos de serpentes (SVMPs) e lectinas tipo C que interferem na função de plaquetas. Resultados preliminares sugerem que SVMPs isoladas de Bothrops atrox são capazes de ativar macrófagos murinos, induzindo a produção de citocinas inflamatórias. Para verificar a interação entre macrófagos e plaquetas ativados com proteínas isoladas dos venenos de serpentes, macrófagos derivados de medula óssea serão cultivados na presença ou ausência de plaquetas e tratados com SVMP-PI, hemorrágica e não hemorrágica, SVMP-PIII, e lectina tipo C. Serão analisados a expressão e produção de moléculas inflamatórias (TNF-a, IL-6, IL-1b, NO, COX1, COX2), a expressão de receptores de macrófagos e plaquetas e o metabolismo mitocondrial. Além disso, as proteínas isoladas serão inoculadas em camundongos e serão analisadas a expressão/produção de mediadores inflamatórios pelo exudato peritoneal. Com o sangue coletado destes animais, serão avaliadas a agregação plaquetária e a presença de agregados de leucócitos-plaquetas.
  • Fundação Ezequiel Dias - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Turatti

Outra

Ciências Ambientais
  • práticas sustentáveis na agricultura: sistematização de experiências envolvendo os usos da água na produção de alimentos orgânicos
  • O modelo de agricultura convencional tido como hegemônico na atualidade, vem sofrendo fortes questionamentos e críticas desde muito tempo, uma vez que, problemas de ordem social e ambiental são a este associados. Dos impactos associados importa ressaltar a pressão desse modelo sobre a água. A irrigação, segundo dados da FAO é o setor que mais consome água mundialmente e o menos eficiente, ficando o valor médio mundial das perdas entre 50 e 70%. A agricultura passa a ser por essa razão causa e vítima da escassez de água. A necessidade de se construir um novo modelo de agricultura consta até mesmo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e são neste sentido as metas previstas no Objetivo 2 que trata da agricultura sustentável, e, em específico na meta 2.4. E é neste contexto que se insere a presente pesquisa pois, além de ser considerada direito humano fundamental, a água, assim como seus usos na agricultura, são essenciais para o alcance da sustentabilidade, sem contar que a busca de alternativas que sejam viáveis economicamente, socialmente justas e ambientalmente corretas, também se coloca como uma necessidade diante do crescimento da agricultura no país. Os saberes dos agricultores construídos ao longo da história com os conhecimentos de diferentes ciências, podem auxiliar na propositura de novas estratégias de desenvolvimento rural, pautadas por formas mais sustentáveis de produção e por uma abordagem transdisciplinar e holística. Considerando o exposto, pretende-se, por meio da sistematização participativa das experiências, analisar as práticas e saberes adotados pelos agroecologistas na região do Vale do Taquari, quando do uso da água nos processos de produção. A metodologia proposta, portanto, é de caráter qualitativo e se pauta por processos participativos. Como resultados espera-se extrair lições que apontem para proposição e reformulação de políticas públicas que induzam a práticas preservacionistas.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Varanda Rizzo

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • caracterização do transporte de poluentes atmosféricos da baixada santista para a região metropolitana de são paulo: o impacto na qualidade do ar
  • A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais em áreas metropolitanas, onde milhões de habitantes estão expostos a concentrações acima do recomendado, com impactos severos à saúde. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), os veículos são a principal fonte de poluentes atmosféricos. Além das fontes locais, a qualidade do ar também é influenciada pelas condições meteorológicas e pelo transporte regional de poluentes de fontes remotas. Determinadas condições de tempo e clima são desfavoráveis à dispersão e à remoção de poluentes. Já o transporte regional contribui para o aumento da concentração de poluentes secundários, como o ozônio e parte do material particulado fino (MP2.5), que frequentemente excedem as concentrações recomendadas pela OMS. Muito se avançou em relação à caracterização das fontes emissoras locais na RMSP até o momento. Entretanto, pouco se sabe sobre a influência de massas de ar transportadas em direção à RMSP, especialmente as provenientes da Baixada Santista. É fundamental conhecer a contribuição das fontes remotas para desenvolver estratégias eficientes de mitigação da poluição do ar. A pergunta que norteia este projeto é: qual a influência das massas de ar oriundas da Baixada Santista (incluindo Cubatão) na qualidade do ar da RMSP? Esta questão será investigada na cidade de Diadema, localizada no sudeste da RMSP, onde os ventos preferenciais adentram a metrópole. A circulação nesta região tem grande influência das brisas marítima-terrestre e vale-montanha. Os ventos podem transportar aerossóis marinhos, poluentes produzidos na Baixada Santista e emissões atmosféricas biogênicas das áreas florestadas da Serra do Mar. Para responder à pergunta colocada, serão combinadas observações em escala local (variáveis meteorológicas, concentração de poluentes e composição elementar de MP2.5) com observações em escala regional (espessura óptica de aerossóis e variáveis meteo-oceanográficas provenientes de dados de satélite e de reanálises).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciane Bisognin Ceretta

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • educação em saúde intensiva na atenção primária à saúde em pacientes com diabetes mellitus tipo ii: um ensaio clínico randomizado
  • Trata-se de um ensaio clínico randomizado de efetividade, em paralelo, com hipótese de superioridade, na razão de 1:1, com randomização simples não-estratificada, composto de três braços para testar hipóteses de efetividade de estratégias de educação em saúde na Atenção Primária. Serão arrolados e randomizados 360 pacientes de forma equânime. O braço controle (primeira intervenção) será composto por uma intervenção de 9 meses e intervenções quinzenais sobre os pacientes. O segundo braço mantém a duração e intensifica o número de intervenções, tornando-as semanais. O terceiro grupo reduz a duração do seguimento, de 9 para 6 meses, e mantém a periodicidade das intervenções. As intervenções têm objetivo de mudança de comportamento e fundamento nas cinco etapas contemplativas de Prochaska. O desfecho primário trata-se da variação de HbA1c da linha de base a 9 meses. Desfechos co-primários serão as variações de HbA1c em 3 e 6 meses, assim como o número de visitas por qualquer causa em qualquer unidade de cuidado da rede. Desfechos secundários envolvem variações na pressão arterial, níveis de atividade física, perfil lipídico, composição corporal e variáveis bioquímicas de controle em pacientes com diabetes tipo 2 como a creatinina. As análises estatísticas inferenciais serão realizadas por modelos de estimação generalizados. Possíveis imputações em caso de perdas de seguimento ou dados poderão realizadas, utilizando o último desfecho observado do terminado paciente (the last outcome carried forward method). As medidas de precisão serão calibradas para aceite de 95% de precisão (intervalos de confiança a 95%) e definimos 5% como limite para erro tipo 1.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • Thu Jan 28 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciane Cruz Lopes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • uso de risperidona no transtorno do espectro do autismo: revisão sistemática e análise de impacto orçamentário
  • Introdução: A risperidona é o único antipsicótico aprovado pelo Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para ser usado em crianças a partir de 5 anos. Evidências de mundo real sobre sua efetividade e segurança, assim como análise do impacto orçamentário desde sua incorporação, não foram encontrados. Objetivo: Avaliar a efetividade e segurança da risperidona no tratamento do TEA e o impacto orçamentário desde sua incorporação no PCDT de forma retro e prospectiva. Método: Será conduzida revisão sistemática nas bases MEDLINE, EMBASE, Cochrane, CINAHL e LILACS para identificar estudos randomizados ou não, que comparem risperidona com placebo ou outras intervenções, em pessoas com diagnóstico de TEA sobre os desfechos: melhora dos sintomas centrais ou do comportamento agressivo, redução da incidência de episódios de agressão ou de auto-agressão, melhora na qualidade de vida relacionada ao paciente e ao cuidador, efeitos adversos e adesão à farmacoterapia. Dois revisores determinarão, independentemente, a elegibilidade de cada estudo e extrairão os dados. Para a avaliação do risco de viés serão utilizados instrumentos apropriados, conforme delineamento do estudo. A qualidade da evidência será avaliada usando a ferramenta Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Se possível a metanálise será conduzida e métodos estatísticos estabelecidos para identificar e controlar a heterogeneidade e análises de sensibilidade, quando apropriados serão aplicados. Na análise do impacto orçamentário, serão utilizados o método epidemiológico e o método da demanda aferida. Resultados esperados: a sistematização das evidências, baseadas em dados de vida real e estudos randomizados, bem como os dados que serão gerados sobre o impacto orçamentário poderão fornecer maior confiança sobre efetividade e segurança do uso da risperidona no tratamento do TEA, contribuir para a otimização dos cuidados prestados e a tomada de decisão mais assertiva pelos gestores.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Fri Dec 03 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciane Maria Colla

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valoração de resíduos alimentares através da produção de enzimas e bioetanol no conceito de bioeconomia circular
  • Os resíduos alimentares são um problema relacionado ao desperdício, afetando a segurança alimentar, mas constituem matéria-prima a ser utilizada para obtenção de bioprodutos e biocombustível. Todavia, a diversidade de composição química destes materiais torna necessário o estudo de tecnologias que permitam a flexibilidade de processos nas plantas de geração de etanol. Propõe-se o uso de triticale, farelo de arroz desproteinizado, bagaço de maçã e outros resíduos de hortifrútis, além de resíduos de alimentos processados de panificação e que contenham amido na geração de bioetanol. A primeira etapa envolverá o isolamento e seleção de cepas produtoras de enzimas a partir dos resíduos vegetais, a caracterização e purificação das enzimas através de processos de separação por membranas. Estas enzimas serão utilizadas para a hidrólise das matérias primas isoladamente, ou em conjunto. O triticale e o farelo de arroz serão previamente desproteinizados e serão avaliadas a funcionalidade das proteínas anterior ao uso na produção de etanol. Os caldos sacarificados serão fermentados (segunda etapa) e comparados com o processo de sacarificação e fermentação simultânea - SSF (terceira etapa). Os resíduos das sacarificações e fermentações serão avaliados quimicamente para a formulação de ração animal (quarta etapa). Espera-se a definição de condições de processos fermentativos que produzam enzimas capazes de atuar em temperaturas baixas, a fim de contribuir com o desenvolvimento da SSF; a purificação das enzimas obtidas através de métodos de separação por membranas; a formulação de meios mistos de fermentação, utilizando mix de matérias-primas, a fim de poder definir-se condições operacionais que flexibilizem a produção de etanol; a comparação dos resultados de eficiência de produção de etanol usando a SSF e as etapas em separado; a proposição do uso dos resíduos da sacarificação e fermentação em formulações de ração animal, a fim decontribuir com a ideia de bioeconomia circular
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciane Pimenta Cruz Romão

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de fertilizantes inteligentes à base de bioresíduos: abordagem de uma agricultura de precisão e sustentável nos solos do semiárido
  • A fertilização do solo é uma prática adotada pelo homem desde o início da agricultura, sendo uma etapa necessária na produção vegetal, e que deve ser adotada pelos agricultores. O custo com os fertilizantes tem se tornado cada vez mais altos, o que pode inviabilizar a produção e/ou tornar os produtos agrícolas e agroindústrias mais caros. A geração de resíduos é um problema enfrentado na agroindústria, o que gera problemas ambientais, a exemplo da produção de fécula e farinha, produzidas a partir da mandioca, que tem como resíduo gerado a manipueira, substância tóxica por conta das altas concentrações de cianeto. Este resíduo quando utilizado sem tratamento pode contaminar o solo, águas e até provocar a morte de animais. Porém, a manipueira apresenta alta quantidade de nutrientes e pode ser reutilizado na agricultura, principalmente quando utilizando na produção de fertilizantes inteligentes e de liberação lenta/controlada, deixando de ser um passivo ambiental e se tornado em um subproduto de valor agregado, podendo ser reutilizado de forma sustentável pelos próprios agricultores. A fim de agregar valor aos resíduos, e reduzir os riscos ambientais da manipueira, este projeto tem como objetivo sintetizar biofertilizantes multielementar de liberação lenta, com eficiência igual ou superior aos disponíveis comercialmente, à base de bioresíduos, minimizando custos, na compra de fertilizantes, e impactos ambientais, com tecnologias de fertilizantes de alta eficiência que refletirá em menor frequência de aplicação e aumento da renda da cooperativa parceira desse projeto. Os fertilizantes produzidos serão caracterizados e os mais promissores serão testados em campo na cultura da mandioca. Espera-se que o bioproduto irá promover uma agricultura sustentável essencial na agricultura de precisão com base na relação entre os níveis de nutrientes do solo e para as exigências nutricionais da cultura da mandioca.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciane Portas Capelo

Outra

Multidisciplinar
  • mês da ciência, tecnologia e inovação do ict-unifesp: a transversalidade na formação de cidadãos globais
  • O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo preparou um mês inteiro de atividades online e gratuitas que têm como mote o tema central da 18a. SNCT “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Com a participação da comunidade geral, da comunidade escolar e acadêmica, serão realizados seminários, rodas de conversa, oficinas, exposições e mostras de projetos científicos para todos os públicos. O objetivo deste projeto é popularizar a ciência. Demonstrar como ações e reflexões transversais sobre problemas regionais e globais favorecem a formação de cidadãos globais, aptos a contribuir para o desenvolvimento científico e de inovação do Brasil e para a construção de uma sociedade pacífica, inclusiva e próspera. O “Mês de CT&I do ICT” pretende ainda se tornar um evento referência para as escolas vinculadas à diretoria de ensino de São José dos Campos e Bragança Paulista, parceiras neste evento, o equivalente a aproximadamente 200 escolas, distribuídas em um território aproximado de 20.000 Km2 do estado de São Paulo. Este projeto conta com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres naturais (Cemaden) e Programa Wash.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Oct 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciani Ester Tenani

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • complexidade enunciativa do podcast: divulgação científica, formação inicial e continuada do professor
  • O podcast guarda, do rádio, o fato de ser um repositório de gêneros discursivos, apresentar-se como temporalmente uno para a audiência, mas constituir-se por uma dupla assincronia em seu planejamento: 1ª) do texto escrito prévio em relação ao texto falado; e 2ª) do trânsito entre o alçamento à execução falada (antecipação de um leitor que interpretará o texto escrito oralmente) à retroação ao texto escrito (momento de acabamento de sentido por parte do leitor, ao interpretá-lo em voz alta sob efeitos de sonoplastia). Como mídia contemporânea, o podcast abre a investigação para diferentes modos de apreensão de seu efeito de emissão una: (i) como áudio autônomo; (ii) como parte de coleção organizada segundo: um tema, um gênero discursivo, uma função didática, de divulgação, de contra-desinformação, etc.; ou (iii) como nó de uma rede de informação, link de um hipertexto, distante da linearidade da comunicação tradicional. Objetiva-se: i) descrever e interpretar a sua dupla assincronia do ponto de vista linguístico, textual e discursivo; ii) investigá-lo como recurso digital de comunicação; iii) analisar seu caráter de divulgação e de combate à desinformação; e iv) balizar seu papel didático. A questão orientadora é: qual o comportamento dessa mídia em termos linguístico-discursivos, de seu planejamento textual (tradicional e digital) e como instrumento de letramento científico no ensino, na divulgação científica e/ou no combate à desinformação? Com corpus já constituído, a metolodologia alterna abordagens quantitativas (em dimensões linguísticas específicas como as da prosódia e sua relação com a pontuação, p. ex.) com abordagem qualitativa. A hipótese norteadora é de que seu caráter digital abre diferentes caminhos interpretativos para a assincronia de sua produção em vários terrenos de pesquisa (cf. objetivos, acima), o que se reverte em perspectivas promissoras de contribuição para a área de pesquisa, o ensino, a educação científica e a sociedade em geral.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025