Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Agnaldo José Lopes

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • reabilitando pessoas com doença pulmonar pós-tuberculose: um ensaio randomizado controlado
  • O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), através de seu Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação (PPGCR), tem como objetivo proporcionar bases técnico-científicas para a pesquisa e ensino. O Núcleo de Tisiologia (NUTIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) atua como referência no atendimento de pacientes com tuberculose (TB) no Estado do Rio de Janeiro. Nesse contexto, a parceria PPGCR-NUTIS tem a preocupação com os portadores de TB, que é uma das doenças mais negligenciadas e estigmatizadas. A TB pode deixar inúmeras sequelas, onde os sobreviventes experimentam uma transição de doença aguda para viver com doença crônica multifacetada. Doença pulmonar pós-TB (DP-PTB) engloba doenças pulmonares e patologias que ocorrem após um ou mais episódios de TB, que podem afetar a saúde pulmonar do paciente causar sintomas incapacitantes que afetam fortemente sua saúde no longo prazo. Em 2020, estimou-se que havia 155 milhões de sobreviventes de TB ainda vivos em todo o mundo, com grande parte deles carregando sequelas funcionais com profundas repercussões socioeconômicas. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar o efeito da reabilitação pulmonar (RP) na funcionalidade e qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pessoas com DP-PTB e construir um sistema de pontuação de gravidade da DP-PTB com base nos dados dos indivíduos pré-RP usando técnica de inteligência artificial. Trata-se de um ensaio randomizado controlado, em que a amostra será dividida em dois grupos: intervenção durante 12 semanas com RP e atendimento padrão. Serão avaliados, pré- e pós-RP, capacidade funcional através do teste de AVD-Glittre com incorporação da ventilação dinâmica, função pulmonar (incluindo oscilometria de impulso), função muscular respiratória e periférica, fadiga geral e QVRS. Espera-se que os pacientes com DP-PTB se beneficiem de forma significativa e, por conseguinte, possam se (re)inserir na sociedade, especialmente no mercado de trabalho.
  • Centro Universitário Augusto Motta - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Agnes Marie Sa Figueiredo

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • mecanismos envolvidos na emergência, evolução e disseminação da resistência aos antimicrobianos de patógenos bacterianos que representam sérias e urgentes ameaças para a saúde humana
  • A panresistência é uma realidade, hoje pessoas morrem porque o antibiótico efetivo para tratamento não está disponível. A transferência horizontal de genes é importante na aquisição do fenótipo MDR. Porém, bactérias apresentam mecanismos para impedir tal transferência. Por sua vez, EGMs podem apresentar contradefesas, ex.: proteínas anti-restrição se ligam ao sistema de restrição-metilação da bactéria hospedeira impedindo a fragmentação do EGM. Neste contexto, estamos interessados em responder duas importantes questões. i) É de fato o transporte vesicular um mecanismo comum de transferência de blaKPC e mcr-1 em BGN? ii) Sabendo-se que sob estresse as mutações aumentam, para a adaptação da bactéria à pressão ambiental, será que sob tal condição (inclusive presença de antibiótico) a expressão de genes anti-restrição em MRSA estaria aumentada? Como seria a regulação desse mecanismo de contradefesa e seu impacto na MDR? Adicionalmente, através de estudos de genome-wide association pretendemos descobrir novas resistências, e mapear mecanismos de defesa/contradefesa que impactam a aquisição de MDR. Tais pesquisas proverão informações para o desenho de drogas efetivas não somente para eliminar bactérias, mas também que impeçam a evolução de bactérias MDR. Genes de resistência podem se espalhar rapidamente através da disseminação clonal. No processo de aquisição de MDR, as bactérias sofrem mutações adicionais de forma a se adaptarem ao hospedeiro. Certos clones possuem melhor adaptabilidade, se disseminam rapidamente, e são mais frequentes em bacteremias. Outro objetivo importante seria rastrear a presença desses clones (MDR e hipervirulentos) e desvendar mecanismos genômicos e evolutivos que levaram ao seu sucesso. Assim, através da experiência destes pesquisadores em estudos nas fronteiras da Microbiologia pretendemos trazer resultados relevantes para nosso sistema de saúde e ainda contribuir com novos dados para a melhor compreensão dos mecanismos que impactam a MDR.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/12/2022-30/06/2025
Foto de perfil

Agripino Souza Coelho Neto

Ciências Humanas

Geografia
  • dinâmicas territoriais das médias e pequenas cidades do vale do são francisco: singularidades e pluralidades das regiões geográficas imediatas de montes claros (mg) e juazeiro (ba)
  • O projeto intitulado “Dinâmicas territoriais das médias e pequenas cidades do Vale do São Francisco: singularidades e pluralidades das Regiões Geográficas Imediatas de Montes Claros (MG) e Juazeiro (BA)” está estruturado em torno da Rede ReCITA (Cidades, Territórios e Meio Ambiente) envolvendo pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET/DECT I/UNEB), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-GEOCIÊNCIAS-UNIMONTES) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA). Esta pesquisa se propõe analisar a vida de relações funcionais entre as cidades pequenas e médias que compõem as regiões imediatas de Juazeiro (BA) e Montes Claros (MG). Em termos metodológicos, a pesquisa se apoiará em quatro procedimentos: (i) revisão da literatura, buscando delinear os temas/conceitos fundamentais para a operacionalização da pesquisa; (ii) pesquisa documental e levantamento de dados secundários (principalmente nas instituições públicas); (iii) pesquisa de campo com observação sistemática e a aplicação de questionários a população dos municípios investigados; e (iv) utilização de técnicas estatístico-cartográficas para o manuseio e a representação dos dados. A pesquisa se justifica pela relevância do recorte regional do Vale do São Francisco e dos processos para compreensão das dinâmicas territoriais que conformam o Nordeste brasileiro e o norte de Minas Gerais.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026