Projetos de Pesquisa

 

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Thiago Machado Ardenghi

Ciências da Saúde

Odontologia
  • influência do capital social nas condições de saúde bucal em crianças: uma coorte de 12 anos
  • A literatura reconhece que as doenças bucais são determinadas por fatores individuais e contextuais. Dentre esses fatores, encontra-se o capital social, destacado como um dos principais determinantes da saúde na estrutura conceitual dos determinantes sociais da Organização Mundial da Saúde. O capital social pode ser entendido como os recursos que evoluem em redes sociais acessíveis ou em estruturas sociais caracterizadas pela confiança mútua. Muitos estudos sugerem que níveis elevados de capital social beneficiam a saúde. Alguns caminhos hipotéticos têm sido desenvolvidos para explicar essa relação, destacando-se os mecanismos comportamentais, psicossociais e de acesso aos serviços de saúde. Entretanto, esses mecanismos ainda não foram totalmente explorados, principalmente quando desfechos de saúde bucal são considerados. Assim, o objetivo deste estudo longitudinal é explorar os caminhos pelos quais o capital social pode influenciar na saúde bucal de adolescentes, no município de Santa Maria, RS. Nossa hipótese é de que o efeito do capital social do início da infância sobre a saúde bucal na adolescência ocorrerá por meio das vias comportamental, psicossocial e de acesso ao serviço de saúde. Esse estudo de coorte iniciou no ano de 2010 com uma amostra aleatória de 639 pré-escolares (1-5 anos). Atualmente, planeja-se uma quinta etapa de avaliação dos indivíduos que compõem a amostra, totalizando 12 anos de acompanhamento. Ao longo da coorte, foram obtidas informações referentes ao capital social individual e contextual. Fatores demográficos, socioeconômicos e comportamentais foram avaliados no início do estudo e também serão obtidos no acompanhamento. Fatores psicossociais, como o senso de coerência, também serão avaliados. Os principais desfechos considerados serão cárie dentária e qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Na análise estatística, Modelagem de equações estruturais e análise multinível de regressão de Poisson serão conduzidas.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Thiago Martins Caldas Prado

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o recurso tropológico na construção de efeitos de verdade em narrativas da crise econômica de 2008
  • A pesquisa pretende analisar de que maneira figuras de retórica ou estratégias da narratividade literária compuseram explicações sobre o colapso financeiro mundial de 2008 e como tais contribuíram para a construção de efeitos de verdade em meio a um cenário de disputa pela hegemonia interpretativa dos discursos sobre teoria econômica. Para isso, serão considerados para essa investigação autores destacados nos estudos sobre Retórica na Economia (McCloskey), autores pioneiros no estudo de tropos de linguagem e de estratégias literárias na área de humanidades (White) e autores importantes que instrumentalizaram o estudo do discurso por meio das figuras de retórica (Perelman). Ademais, tornam-se fundamentais, no campo da Epistemologia, os mecanismos de análise da construção dos efeitos de verdade (Foucault) ou, no campo dos Estudos de Narrativa, o conceito de verrossimilhança na poética das narrativas científicas (Todorov), que servirão para investigar narrativas de economistas contemporâneos. Objetiva-se, como um dos produtos finais e com uma articulação multidisciplinar e multi-institucional entre grupos de pesquisa das áreas de Estudos de Linguagens, Estudos de Economia, Estudos de Educação e Estudos de Desenvolvimento Tecnológico, a montagem de um Dicionário de Figuras de Retórica sobre Crise Econômica com verbetes trabalhados por estudiosos do léxico e com uma interface na internet, de acesso livre e de alimentação contínua, com um apoio de um software de busca em bases de dados. Outro objetivo a ser realizado é a criação de materiais paradidáticos para o Ensino Básico que, por meio dos Estudos de Tradução Intralingual (paráfrase, interpretação simbólica, adaptação) e dos Estudos de Educação (materiais didáticos, práticas pedagógicas), amplie e estimule, nesses níveis de ensino, a discussão sobre narrativas a respeito da crise econômica de 2008, um tema caro da História Contemporânea e atrativo para o cenário de introdução de uma educação financeira nas escolas.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025