Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thompson Diordinis Metzka Lanzanova

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • investigação de ultra-alta pressão de injeção de combustíveis para motores flex-fuel em motor monocilídrico de pesquisas
  • O governo brasileiro está empenhado em tomar medidas regulamentares a fim de contribuir para a manutenção da temperatura global média em 2 °C abaixo do nível pré-industrial para evitar consequências climáticas catastróficas, pactuado no Acordo de Paris. O setor de transporte de cargas e pessoas é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa causadores de mudanças climáticas, e gases poluentes locais que geram danos diretos à saúde humana. Quase totalidade dos veículos desse setor é movida por motores de combustão interna. Nesse sentido, é crucial que haja uma considerável evolução dos motores de combustão interna atuais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa a fim de evitar a necessidade de hibridização veicular de custo elevado. A injeção direta de combustível de pressão ultra alta (UHPDI, do inglês ultra-high pressure direct injection) é uma das mais promissoras tecnologias para redução das emissões de gases do efeito estufa e para aumento de eficiência. A questão específica do projeto é provar se a tecnologia UHPDI, ainda não estudada no âmbito de motores flex-fuel ou a etanol, permitiria melhorar a qualidade local da mistura em motores de ignição por centelha (MIC) para gerar uma combustão mais rápida e eficiente. Dessa forma, ao possibilitar a injeção tardia de combustível, ela também permitiria operar com razões de compressão maiores garantindo elevada eficiência de operação, baixas emissões de material particulado e redução de consumo de combustível. De um modo geral, isso resultaria também na redução de emissões de gases de efeito estufa. As atividades serão realizadas em âmbito experimental e computacional. Após as etapas de projeto e comissionamento de sistemas, o desenvolvimento experimental será realizado através de testes em bancada dinamométrica com medição de concentrações de gases de escape. Será suportado por simulações computacionais em software de dinâmica de gases unidimensional para motores e CFD 3D.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Fri Mar 04 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thyara de Deco Souza e Araujo

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • one conservation: desenvolvendo métodos de reprodução assistida para o intercâmbio genético entre onças-pintadas.
  • A onça pintada (Panthera onca) é o maior felino das américas e devido a fatores como a caça e a redução e fragmentação do habitat está ameaçada de extinção. Estratégias de conservação devem garantir a manutenção de uma população geneticamente viável, acessando o recurso genético disponível em cativeiro (ex situ) e de vida livre (in situ). A reprodução assistida tem a função de facilitar o intercambio genético entre indivíduos em diferentes localidades sobrepassando as intercorrências advindas da translocação de indivíduos. Os esforços nas últimas décadas garantiram um método eficaz para colheita e criopreservação de sêmen de animais de vida livre, porém ainda há de se aprimorar o protocolo para obtenção de amostras descongeladas de melhor qualidade – identificando o melhor crioprotetor para a espécie. Esse material pode então ser usado para inseminação artificial, fertilização in vitro ou mesmo injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) dependendo da qualidade seminal disponível. O acesso aos animais de vida livre pode acontecer por meio de captura e soltura imediata ou captura com manutenção temporária em cativeiro. A manutenção temporária é uma estratégia viável para o revigoramento genético das populações de cativeiro (que serve de backup genético das espécies) até que as biotecnologias reprodutivas estejam consolidadas. Durante este período é possível parear casais para produção de filhotes por monta natural (com ou sem estimulação hormonal) e acessar uma quantidade maior de material genético (espermatozoides e oócitos) dos indivíduos. Propõe-se então desenvolver protocolos de pareamento de casais – com ambos ou um dos indivíduos de vida livre – somado a criopreservação de sêmen de animais de cativeiro e de vida livre, para colheita e criopreservação de material genético a ser usado em FIV e ICSI. Com essa integração do manejo in situ e ex situ será aplicado o conceito de One Conservation como estratégia de conservação de onças-pintadas.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tiago Abreu Tavares de Sousa

Ciências Humanas

Filosofia
  • sétimo encontro de iniciação científica de palmeira dos índios
  • O VII Encontro de Iniciação Científica do Ifal - Campus Palmeira dos Índios (VII EIC-IFAL-PIn) é evento para popularização da ciência, focado despertar a vocação nos jovens, principalmente mulheres, de Palmeira dos Índios para ciências e tecnologias. Para isso o evento inlui em sua programação Palestras, minicursos, oficinas maker, apresentações científicas e desafios. Serão cindo dias de encontro no qual estudantes e professores poderão experimentar ciência com os olhos, os ouvidos e as mãos: os desafios e oficinas permitem aos participantes projetarem e construírem soluções nos eixos de Robótica e Programação; Energias Renováveis; Sustentabilidade; Ciências da Natureza; Inovação Tecnológica, Cultura e Territorialidade. O EIC deve continuar gerando frutos mesmo após os cinco dias do evento, com atrações para os professores transformarem suas aulas e bolsas para os jovens continuarem suas pesquisas.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • Fri Feb 12 00:00:00 BRT 2021-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Tiago do Prado Paim

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • inovação para intensificação sustentável de sistemas integrados de produção agropecuária
  • O uso de sistemas sustentáveis de produção de alimentos é uma demanda global, em especial sistemas que proporcionem maior sequestro de Carbono. Em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, têm-se pouca informação quanto as consequências do manejo animal sobre os demais componentes produtivos. Objetiva-se neste projeto avaliar os efeitos do pastejo em diferentes plantas de cobertura, bem como, avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação dos animais durante a fase pecuária do sistema integrado. Para isto, serão realizados dois experimentos. No experimento 1, serão testados os efeitos do pastejo (com e sem) e de seis sistemas de plantas de cobertura (solteiro e consorciado), sendo: 1- Urochloa ruziziensis+Pennisetum glaucum+Fagopyrum esculentum+Crotalaria juncea; 2 - U. Ruziziensis+P. glaucum+F. esculentum; 3 – U. ruziziensis; 4 – Panicum maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum+C. juncea; 5 – P. maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum; 6 – P. maximum cv. Mombaça. No experimento 2, serão avaliados três níveis de suplementação dos animais (1 - sal mineral, 2 - proteinado na proporção de 0,5% do peso vivo (PV), 3 – concentrado a 1,5% do PV) em pastejo de Panicum maximum cv. Zuri, semeado em sucessão a soja. A hipótese a ser avaliada é a consequência do pastejo e da suplementação intensiva dos animais sobre a produtividade de soja em sucessão devido a maior aporte e ciclagem de nutrientes para o sistema e possível melhoria nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Também será determinado o estoque de carbono total existente em cada camada e tratamento, bem como suas frações físicas e químicas. Será avaliada a distribuição geográfica dos animais ao longo do período de pastejo para relação com os parâmetros do solo, bem como produtividade da soja na safra seguinte. Outro ponto importante a ser determinado é o resultado econômico das diferentes estratégias de sistema produtivo integrado.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tiago Dziekaniak Figueiredo

Ciências Humanas

Educação
  • a liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?
  • O projeto, vinculado ao Grupo de Pesquisa Tangram visa a realização de oficinas pedagógicas em quatro cidades do extremo sul do Brasil e um encontro de integração na sede da Universidade Federal do Rio Grande. Serão propostas oficinas envolvendo 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, buscando constituir um espaço de reflexão por meio da criação uma rede colaborativa entre Universidade-Escola-Comunidade da região do extremo sul do Rio Grande do Sul para difundir ações que possibilitem um (re)pensar sobre os avanços das tecnologias digitais e a liberdade na sociedade do conhecimento ao longo dos 200 anos de independência do Brasil. Também será organizado e publicado um livro em formatos físico e digital de acesso aberto contendo relatos das experiências vividas pelos sujeitos participantes. Os livros em formato físico serão distribuídos para todas as escolas das redes públicas das cidades participantes. Com o projeto escolas, professores e estudantes terão um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Wed Sep 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Tiago Dziekaniak Figueiredo

Ciências Humanas

Educação
  • “dando voltas com” a escola, a comunidade e a universidade: fazer e divulgar ciência em tempos de pandemia
  • O projeto visa a realização de atividades virtuais (lives) para promoção e divulgação da ciência produzida em escolas do extremo sul do Rio Grande do Sul, como forma de constituição de espaços coletivos capazes de integrar e evidenciar ações desenvolvidas no contexto escolar durante o período pandêmico causado pelo novo Coronavirus. Serão propostas 5 lives envolvendo escolas das redes públicas municipais e estadual das cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, nas quais as mesmas terão espaço para divulgar projetos e atividades científicas desenvolvidos por seus professores e estudantes. Também será organizado e publicado um livro em formatos físico e digital de acesso aberto contendo relatos das experiências vividas pelos sujeitos participantes das lives. Os livros em formato físico serão distribuídos para todas as escolas das redes públicas das cidades participantes. Com o projeto escolas, professores e estudantes terão um espaço de divulgação e valorização, podendo despertar nos demais o gosto e a vontade de fazer e divulgar ciência.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Tiago Felipe de Abreu Santos

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • tratamentos termomecânico e termoquímico de resíduos de escória de soldagem por arco submerso visando o design de novas composições inorgânicas para aplicação em materiais cimentícios
  • O processo de soldagem por arco submerso apresenta ótimas vantagens em termos de produtividade, altas taxas de rendimento, facilidade de automação, sendo um processo altamente requisitado na fabricação de peças de grandes espessuras, objeto de vários setores produtivos. Entretanto, a produção elevada de escória associada à soldagem por arco submerso é inerente à aplicação, o que representa um desafio relevante e atual em termos de seu reaproveitamento. Portanto, o objetivo deste projeto perpassa pela coleta, como também no reaproveitamento de resíduos de escória e fluxos termicamente modificados, oriundos da soldagem de arco submerso frequentemente usado em indústrias de transformação, a partir de tratamentos termomecânico e termoquímico visando aplicações em materiais de construção. Assim, após a coleta e realização de tratamentos termomecânico e termoquímico das escórias fornecidas pelas indústrias parceiras, os produtos serão caracterizados em termos de propriedades estruturais/microestruturais, composicionais, reatividade e toxicidade. A partir destes dados, será realizado o design, a preparação e a caracterização de novas composições inorgânicas para aplicação em materiais cimentícios sustentáveis. Posteriormente, as composições inorgânicas projetadas serão aplicadas em corpos de prova de concretos e argamassas, em que serão realizadas caracterizações estruturais, microestruturais, químicas, ensaios mecânicos e de durabilidade. A partir disto, serão selecionados materiais de construção sustentáveis promissores para aplicação em larga escala. Vale destacar que este projeto conta com uma rede de professores doutores nacionais e internacionais que já possuem colaborações entre si comprovadas por publicações de alto impacto em revistas de prestígio internacionais e que atuam nas diversas áreas que o projeto envolve como soldagem, tratamentos térmicos, química inorgânica, materiais de construção civil, bem como empresas do setor de fabricação de soldagem.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tiago Fernandes

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito do treinamento físico aeróbio na miopatia muscular esquelética induzida pela insuficiência cardíaca de etiologia hipertensiva: participação dos micrornas e perspectiva do potencial terapêutico
  • A insuficiência cardíaca (IC) é a via final comum da maioria das doenças que acometem o coração. A hipertensão arterial (HA) é a doença mais frequentemente associada à IC. Caracterizada pela intolerância ao exercício; várias anormalidades do músculo esquelético têm sido descritas na IC. Por outro lado, o treinamento físico aeróbio (TFA) vem sendo utilizado como uma importante terapia não farmacológica para a prevenção e o tratamento da IC; entretanto, os mecanismos moleculares são pouco desconhecidos. Portanto, nosso objetivo é investigar as anormalidades musculares induzida pela IC de etiologia hipertensiva e o potencial papel dos microRNAs nestas alterações periféricas. Ainda, verificar o papel terapêutico do TFA na correção desses parâmetros. Ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e seus respectivos controles Wistar Kyoto (WKY) serão divididos em 4 grupos experimentais (n=10/grupo): SHR-IC, SHR-IC treinado (SHR-IC-T), WKY e WKY treinado (WKY-T). O TFA de natação consistirá de 10 semanas de duração, 1x dia/ 5x na semana/ 10 semanas. Serão avaliados: pressão arterial, frequência cardíaca, tolerância ao esforço, VO2 pico e a função cardíaca. Serão feitas análises no sóleo como a área de secção transversa, razão capilar por fibra, perfil de tipos de fibra e função mitocondrial. A partir da análise do perfil de expressão dos microRNAs por microarray, serão validados os diferencialmente expressos por real-time PCR e genes alvo relacionados com o controle do trofismo muscular, metabolismo energético e processo angiogênico por expressão protéica. Avaliaremos o ganho e a perda de função de mioblatos primários e células endoteliais in vitro por meio da transfecção de antagomiR/ miRmimic. Realizaremos o estudo in vivo por meio da terapia gênica para o microRNA selecionado via AAV9 em SHR. Por fim, avaliaremos os níveis dos miRNAs na circulação de pacientes com HA, o qual poderia ser futuramente utilizado como fonte terapêutica e método diagnóstico na progressão da IC.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tiago Fiorini da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • tecnologia de feixes iônicos aplicada ao desenvolvimento da fusão nuclear no brasil
  • A produção de energia elétrica a partir da fusão nuclear do hidrogênio e seus isótopos é uma rota eficiente e limpa, para um futuro com demandas por mais energia, e menor emissão de carbono. Os reatores de fusão são máquinas complexas, baseadas no confinamento de plasmas, e que constituem um enorme desafio tecnológico. Dentre esses desafios está a escolha dos revestimentos das paredes internas do reator, que são submetidos a intensa radiação gerada pelo plasma, causando erosão por colisões iônicas e a criação de defeitos na sua rede cristalina. Material combustível se acumula nos defeitos, e é liberado posteriormente com o aquecimento das paredes, prejudicando a estabilidade do confinamento do reator. As técnicas nucleares de caracterização de materiais são as principais ferramentas para o estudo desses processos. O Laboratório de Análise de Materiais com Feixes Iônicos da USP (LAMFI-USP) vem oferecendo esse tipo de análises para a comunidade científica brasileira por mais de 30 anos. Nesta proposta, pretendemos implementar análises de interesse para fusão nuclear no LAMFI-USP. Trata-se de um tema complexo pois os arranjos experimentais devem ser otimizados, com revisão da proteção radiológica no laboratório durante a execução das medidas. Com o desenvolvimento desta competência, visamos oferecer suporte às pesquisas em fusão nuclear realizadas no Brasil, em especial à recente iniciativa do MCTIC ao estabelecer a Rede Nacional de Fusão. As principais etapas do projeto são: produzir feixes de 3He no LAMFI-USP e avaliar a produção de nêutrons e o risco radiológico das irradiações. Para este último, contamos com a experiência do grupo Monte Carlo e Dosimetria aplicados à Física Médica do IPEN-CNEN-SP. O LAMFI-USP já participa de pesquisas nesta linha, em colaboração com o Instituto Max-Planck de física de plasmas, na Alemanha. Agora, pretendemos desenvolver a competência experimental local para atender às necessidades de análise que virão com a Rede Nacional de Fusão.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tiago Franca Paes

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia da ufba: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
  • O presente projeto busca realizar, no período de 02 à 08/10/2021, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFBA, cujo o tema deste ano é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Em cada edição o projeto SNCT da UFBA é construído com uma articulação entre professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de Biologia, Física, Matemática, Química, Nutrição e Gastronomia, Veterinária e Zootecnia, Farmácia, Artes e Humanidades, Arquitetura, além das Engenharias e outros cursos da área da saúde da UFBA. Também, há o envolvimento de professores de escolas estaduais e municipais das cidades de Salvador e Camaçari, do estado da Bahia. Dentre as principais ações realizadas pelo projeto destacam-se a palestras, minicursos, mesas redondas, rodas de conversas, oficinas temáticas, exibição e debate de filmes ou documentários relacionados com o tema proposto; realização e construção de experimentos lúdicos e demonstrativos; visitas aos laboratórios didáticos, de pesquisa e museus das diversas unidades participantes da UFBA. Dado o período de distanciamento social, a edição da SNCT-UFBA deste ano seguirá o modelo da edição de 2020, em que parte das ações foram realizadas de forma virtual, ao vivo, mas não menos importante e sempre gratuita, através de metodologias digitais como web conferência, seminários online, jogos digitais, dinâmica de grupos online, por meio de plataformas digitais e redes sociais virtuais, concentradas e um único portal virtual: snct.ufba.br. O público-alvo destas ações são estudantes secundaristas da rede pública de ensino, contemplando também a participação de toda a comunidade. O projeto visa popularizar a ciência de forma lúdica, interativa, interdisciplinar e transdisciplinar, proporcionando aos participantes, oportunidades para que os mesmos ampliem seus conhecimentos, através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados e discutidos pela sociedade, bem como acessarem os recentes avanços científicos e sua correlação com os fenômenos do cotidiano e seus desdobramentos tecnológicos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023