Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tatiane Almeida de Menezes

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • índice de custo de vida multilateral: construção e aplicação na mensuração da desigualdade de renda e da pobreza no brasil
  • A mensuração da desigualdade e pobreza é de suma importância para realização de políticas públicas que visam mitigar estes problemas e busquem o desenvolvimento econômico. De fato, a relação entre estas variáveis é uma questão que sempre fez parte da agenda dos economistas (BOURGUIGNON, 2004) e torna-se muito mais urgente no mundo pós pandêmico. Entretanto, como argumentam Deaton e Aten (2011) e Deaton (2012), um desafio em se calcular tanto a desigualdade como a pobreza está na dificuldade de capturar do padrão de gastos observados entre diferentes países ao redor do mundo. O projeto divide-se em três partes. A primeira, visa construir o Índice de Custo de Vida Real (ICVR) para a população dos centros urbanos contidos na Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE para 2017-2018. Para isso, será empregado o método do Banco Mundial proposto por FEENSTRA et. al. (2015), para comparar a paridade do poder de compra entre países ajustado pela dimensão temporal. Utiliza-se o ICVR para deflacionar as rendas das pessoas e dos centros urbanos. A segunda parte, objetiva calcular o número de pobres e localiza-los no espaço. A partir dos dados do CADUNICO, constrói-se uma linha de pobreza (OLIVEIRA et al. , 2016), conta-se o número de pobres e, com os dados georreferenciados, observa-se sua distribuição entre as cidades. Por fim, a terceira parte realizará o cálculo das desigualdades a partir dos conceitos propostos por Milanovic (2011, Capítulos 1 e 2) para medir das diferenças de renda entre a população mundial e países. Propõe-se assim três medidas de desigualdade: Conceito 1, considera cada estado como um indivíduo e calcula a desigualdade entre esses "indivíduos". O conceito 2 assume que cada brasileiro tem a renda per capita de seu estado e, em seguida, calcula a desigualdade entre todas essas pessoas. No conceito 3, calcula-se a distribuição de renda entre todas os brasileiros considerando a distribuição de renda dentro de seu estado.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Tatiane Pereira de Souza

Ciências da Saúde

Farmácia
  • padronização de extratos de dipterix odorata para sua utilização como ativos nutracêuticos, farmacêuticos e cosméticos.
  • Dipteryx odorata é uma espécie com relevância socioeconômica e ambiental por seus atributos alimentícios, cosméticos e medicinais. Suas sementes têm sido exploradas na indústria devido suas diversas atividades biológicas, porém, não há um produto padronizado e caracterizado adequadamente, bem como não existem extratos padronizados que possam ser utilizados com segurança e eficácia, comprometendo sua utilização e a garantia da qualidade da droga vegetal. Assim, quem utiliza esse material para fins alimentícios ou para elaboração de cosméticos ou ainda para fins medicinais, lida com o empirismo dos produtores locais, falta de padronização de manejo, e assim arrisca-se a adquirir um material com as propriedades inadequadas para o consumo. Neste contexto, esse projeto propõe estabelecer critérios para o controle de qualidade e o desenvolvimento de extratos padronizados. Os processos de caracterização e padronização serão realizados no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da UFAM, que conta com uma infraestrutura completa em tecnologias de secagem e de caracterização físico-química, além disso conta com parceiros estratégicos em diferentes universidades do país (USP, UFMS), que permitirão levar a término, com sucesso, esta pesquisa. Neste processo, serão caracterizadas folhas e sementes de Cumarú de diferentes produtores rurais, e será avaliada a influência de diferentes das técnicas de estabilização por secagem (Spray drying, liofilização, secagem em estufas e spray freeze drying) sobre as características físicas-químicas, o valor nutricional do material vegetal fresco e após os processos extrativos e de secagem e estabilização, assim como a determinação da presença de aflotoxinas e o estabelecimento de um marcador químico (Cumarina) para o controle da qualidade dos produtos desenvolvidos. Além disso será avaliada a capacidade antioxidante e fungicida dos produtos obtidos.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026