Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexander Wilhelm Armin Kellner

Ciências Biológicas

Zoologia
  • instituto nacional de ciência e tecnologia paleovert
  • O estudo dos múltiplos aspectos envolvidos na preservação dos fósseis se configura como um amplo campo de pesquisa, que permite abordagens interdisciplinares, muitas vezes, lançando-se mão de métodos que transcendem as fronteiras clássicas da paleontologia. Considerando o rico patrimônio fossilífero brasileiro, e com o intuito de dar maior visibilidade à produção científica em paleontologia de vertebrados, o INCT PALEOVERT foi concebido com a missão de promover pesquisa de ponta na área, através da integração e colaboração científica entre grupos de pesquisa consolidados e emergentes, fomentando estudos pautados por métodos amplamente empregados no exterior, mas ainda subexplorados em âmbito nacional. Entre as linhas de pesquisa que se pretende promover estão a paleoneurologia através de tomografias computadorizadas, a paleohistologia, a biomecânica e morfometria computacionais, modelamentos ecológicos estatísticos, inferências de dieta através de isótopos, estudos fossildiagenéticos e de datação absoluta e análises de biomoléculas. A base de qualquer estudo paleontológico são espécimes tombados em coleções científicas. Assim, serão objetos de estudo, principalmente, novos fósseis coletados em expedições de campo realizadas em distintas bacias brasileiras, sendo alguns deles destinados à recuperação do acervo do Museu Nacional. Todos os laboratórios parceiros serão aparelhados com equipamentos de preparação de fósseis, computadores, equipamentos óticos e impressoras 3D. Estas serão aliadas na produção de materiais didáticos, explorando o potencial dos vertebrados fósseis para ações em educação e popularização da ciência. Esse conjunto de estratégias deve garantir a formação de recursos humanos em vários níveis e o estabelecimento de colaborações com pesquisadores estrangeiros, contribuindo na maior inserção da pesquisa brasileira no cenário internacional através da produção de estudos inovadores com potencial para publicação em revistas de alto impacto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Alexander Wilhelm Armin Kellner

Ciências Biológicas

Zoologia
  • paleoantar - estudos paleobiológicos, paleoecológicos e paleobiogeográficos para o estabelecimento das relações entre a península antártica e a américa do sul
  • O registro fóssil da Antártica tem se mostrado de grande relevância para o conhecimento da paleobiota austral, suas estratégias adaptativas e relações filogenéticas, desde o Cretáceo até o Paleógeno. Os organismos e suas relações filogenéticas são essenciais para se entender os padrões de distribuição biogeográficas. Com isso, constituem um registro fundamental para as reconstituições geográficas e ambientais dos continentes gondwânicos. Somado a isso está o registro geológico que abarca importantes informações dos paleoambientes da região antártica, sua paleoclimatologia e paleobatimetria oceânica, principalmente quando integrado ao estudo dos microfósseis. A presente proposta visa realizar atividades de prospecção, coleta de campo e análises laboratoriais de macrofósseis e microfósseis, além de perfis geológicos e sondagens testemunhadas com a finalidade de compreender a diversificação da biota, dos ecossistemas e sistemas deposicionais durante a evolução do paleocontinente Gondwana Sul. Apontando para um refinamento acerca do entendimento das interrelações entre Antártica e América do Sul, incluindo questões paleogeográficas e de paleomagnetismo. Para tal, contará com equipe interinstitucional nacional e internacional composta por pesquisadores do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, além da Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos. A metodologia utilizada é atual, contando com adaptações à natureza do trabalho realizado na Antártica, baseando-se em mais de 10 anos de experiências nesse ambiente. Prevê-se a utilização de novos recursos nunca antes empregados em pesquisas Antárticas, que ocorrerão a partir da adaptação de equipamento para operar nas condições extremas da região. Esta proposta é uma continuação dos esforços realizados nos últimos anos para a recomposição do acervo do Museu Nacional, atingido por um incêndio em setembro de 2018. Um gesto que têm possibilitado a realização de dissertações e teses, resultando em expressiva produção acadêmica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2027
Foto de perfil

Alexandra Augusta Margarida Maria Roma Sanchez

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • impacto e a exequibilidade de estratégicas biomédica e comunitária para redução da tb em prisões de alta endemicidade.
  • Apesar das estratégias para enfrentamento serem bem estabelecidas, a tuberculose (TB) e a coinfecção TB/HIV permanecem como grandes problemas de saúde nas prisões do Brasil, com importante morbidade e mortalidade e impacto significativo na epidemiologia da doença na população geral. A agenda 2030 (ONU/MS) traz a dimensão política indispensável para o enfrentamento e o surgimento de novas tecnologias para rastreamento radiológico (RR) propiciam a oportunidade para a implementação de medidas de enfrentamento inovadoras nas prisões. Neste contexto, esta pesquisa operacional tem por objetivo, a partir da avalição da exequibilidade, da sustentabilidade e do impacto de um conjunto de estratégias biomédicas e comunitárias, contribuir para a redução da morbimortalidade por TB e da coinfecção TB/HIV entre PPL. Será desenvolvida em três unidades prisionais (UP) do Estado do Rio de Janeiro (ERJ). As estratégias biomédicas consistem em: RR de ingressos, RR periódico sistemático anual nas PPL já encarceradas utilizando unidade móvel de Rx digital com programa de interpretação radiológica por inteligência artificial (CAD); TRM-TB; identificação e tratamento de ILTB em PVHIV (IGRA) e de casos de resistência às drogas. O componente de mobilização comunitária prevê a informação e formação em saúde dos diferentes atores da vida prisional para que se envolvam nas atividades de enfrentamento da TB. Os dados epidemiológicos produzidos contribuirão para essa mobilização. As prisões onde o projeto será desenvolvido servirão como centros de formação das equipes de atenção primária prisional (PNAISP) de outras prisões do ERJ, o que permitirá a extensão gradual do programa a todas as UPs do estado. Indicadores epidemiológicos e de processo que serão construídos no âmbito do projeto permitirão gestores, profissionais de saúde órgãos de justiça e sociedade civil acompanhar o impacto e a qualidade das ações desenvolvidas que poderão servir de referência para os demais estados da federação.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Alexandre Abrahão Cury

Engenharias

Engenharia Civil
  • estratégias para o monitoramento de integridade estrutural baseadas em técnicas de aprendizado profundo
  • Com a rápida evolução da tecnologia, notáveis avanços foram alcançados nos sistemas de monitoramento estrutural (SHM). Recentemente, algoritmos baseados em aprendizado de máquina têm se tornado cada vez mais populares no desenvolvimento de ferramentas para a detecção de alterações estruturais. Destaca-se, ainda, o surgimento da Internet das Coisas (IoT), responsável por conectar sensores e demais tecnologias à Internet por meio de dispositivos incorporados, facilitando o acesso a uma grande quantidade de dados, essencial para a alimentação desses modelos. Assim, este projeto tem por objetivo desenvolver e avaliar técnicas - práticas, inovadoras e eficazes - para a avaliação da integridade estrutural baseada no uso de uma nova categoria de aprendizado de máquina – o Deep Learning (DL) ou Aprendizado Profundo – para processar e analisar, de forma automatizada e, se possível, em tempo real, as respostas dinâmicas estruturais a partir de dados coletados das estruturas. A ideia é que tal abordagem seja utilizada por engenheiros/gestores/concessionárias como ferramenta remota de auxílio de tomada de decisões e de planejamento de rotinas de manutenção em situações reais de monitoramento estrutural contínuo. Neste projeto, propõe-se avaliar algoritmos de DL, como os Deep Autoencoders (DAE) e as Redes Neurais do tipo Long-Short Term Memory (LSTM-NN), quando utilizados como extratores de parâmetros das respostas dinâmicas. Mais especificamente, pretende-se caracterizar as medições dinâmicas estruturais por meio de modelos DAE ou LSTM-NN e, em seguida, detectar o início de comportamentos anormais através de ferramentas estatísticas, a partir de abordagens não supervisionadas e/ou supervisionadas. Ressalta-se que a detecção de dano é um problema extremamente difícil, e fazê-la com elevado nível de confiança representará um grande avanço nessa linha de pesquisa. Para validar a abordagem proposta, utilizaremos dados obtidos de simulações numéricas e de ensaios experimentais.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 05/02/2024-28/02/2027