Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Evelynne Urzêdo Leão

Outra

Multidisciplinar
  • i mostra científica júnior: “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A pesquisa no Brasil está avançando desde 1806, com importante progresso nas principais áreas da pesquisa nacional e internacional. No Brasil a pesquisa cientifica é realizada por instituições de pesquisa, na sua grande maioria públicas, com o importante papel de alunos de pós-graduação, alunos de iniciação cientifica (graduação) e agora alunos de iniciação cientifica júnior (ensino médio), que desenvolvem suas pesquisas orientados por docentes que já passaram por todo esse ciclo. A continuação da formação de qualidade desses pesquisadores é imprescindível para continuidade da pesquisa brasileira. Nessa temática está incluída a I Mostra de Iniciação Científica Júnior (I MIC Jr), destinada para apresentação e divulgação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM), que promoverá a divulgação dos resultados de pesquisa técnico-científica dos estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis, localizada em Palmas - TO. A I MIC Jr busca fomentar a socialização, a troca de saberes, entre os estudante do ensino médio e graduação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A instituição fortalece o seu vínculo com a comunidade, e a sociedade tem acesso ao conhecimento científico. Além disso, oferece oportunidades para alunos em vulnerabilidade social a exercerem a pesquisa científica, como forma de diminuir as desigualdades sociais. A I MIC Jr ocorrerá dentro da XXIX Jornada de Iniciação Científica da Unitins, que acontecerá na 19ª SNCT, que conta com a exposição de pesquisas desenvolvidas nas mais diversas áreas da pesquisa brasileira. A I MIC Jr será realizada em um dia, com a apresentação oral e de pôsteres dos alunos do PIBIC-EM. Serão ofertados Workshops e palestras com a temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” e oficinas sobre escrita científica e sobre o papel da iniciação cientifica no desenvolvimento da pesquisa tocantinense e brasileira.
  • Universidade Estadual do Tocantins - TO - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Everaldo Barreiros de Souza

Outra

Ciências Ambientais
  • vulnerabilidade socioambiental e análise integrada de risco aos extremos climáticos nos municípios amazônicos: cenários futuros cmip5/cmip6
  • No contexto das temáticas científicas de aquecimento global/mudanças climáticas e transformações do bioma natural decorrente das atividades antrópicas de uso da terra, os fenômenos climáticos extremos se destacam pelas suas ameaças naturais à sociedade e aos ecossistemas. Na Amazônia, tais extremos associam-se primordialmente aos eventos anômalos de precipitação que deflagram enchentes e secas, os quais impactam direta ou indiretamente os diversos setores da sociedade, sendo que os efeitos e consequências tendem a ser mais graves nos locais com maior vulnerabilidade socioambiental. Diante dessa problemática atual das ciências ambientais, apresenta-se neste projeto uma abordagem interdisciplinar acerca da vulnerabilidade (abrangendo as dimensões de suscetibilidade, capacidade de adaptação e de resposta) combinada com o fator exposição dos extremos climáticos (representados pelos eventos extremos de precipitação), visando ao final estabelecer um diagnóstico integrado do risco socioambiental/climático ao longo do território Amazônico. A escala de análise ou setor estratégico é municipal e a metodologia objetiva baseada em indicadores de diferentes naturezas serão aplicados nos municípios dos estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira. Posteriormente, gerar-se-á o mapeamento (espacialização dos resultados da base municipal) do Índice de risco socioambiental/climático (IRISC) sobre a Amazônia obtido em função do Índice de extremos climáticos (IEXTCLI) e do Índice de vulnerabilidade socioambiental (IVSA), todos classificados em três categorias (baixo, médio e alto). O IEXTCLI considera a frequência dos extremos chuvosos e secos extraídos de diferentes bases de dados (estações in situ e estimativas de satélites) do clima presente (últimos dois períodos de 20 anos, 1980/1999 e 2000/2019) e do clima futuro (próximos dois períodos de 20 anos, 2021/2040 e 2041/2060) provenientes das simulações globais das bases do CMIP5 (5º Relatório do IPCC 2013) e mais recentemente do CMIP6 (6º Relatório do IPCC a ser publicado em 2021/22). Não obstante, também serão incluídos nos cálculos do IEXTCLI os resultados do dowscaling dinâmico em alta resolução sobre o domínio da Amazônia a ser realizado com o modelo regional RegCM4 aninhado as condições de contorno fornecidas por alguns dos modelos globais do CMIP5 e CMIP6. Os resultados esperados da análise integrada da vulnerabilidade socioambiental e o grau de exposição dos extremos climáticos considerando a escala municipal é apropriada para a geração de conhecimento científico que possa contribuir para as questões de sustentabilidade e desenvolvimento regional da Amazônia, bem como fornecer informações potencialmente úteis nas ações de políticas públicas de adaptação e mitigação frente aos cenários climáticos futuros.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Everaldo Marcelo Souza da Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • valores sociais de produtos tecnológicos realmente novos
  • Devido ao crescimento do consumo de produtos realmente novos (RNPs), motivado pela necessidade de apresentação dos consumidores com vistas à manutenção e/ou ampliação de sua rede social, esse projeto tem como objetivo avaliar o efeito de características sociais (prestígio e conspicuidade) de dispositivos tecnológicos inovadores, na atratividade desse tipo de produto quando motivados pelo materialismo dos consumidores. O desenvolvimento metodológico se dará em duas etapas; sendo a primeira qualitativa, com o uso da Netnografia como principal método de coleta e análise de dados; e a segunda etapa, de caráter quantitativo, com o uso da modelagem de equações estruturais com a técnica Partial least squares (PLS), para verificação dos efeitos das características sociais da inovação à geração de intenção de consumo. Os estudos fornecerão aos gestores e desenvolvedores de RNPs tecnológicos, ideias sobre como a conspicuidade e o prestígio das características funcionais podem ser usados para fortalecer a intenção de compra em termos de estratégias de desenvolvimento de produtos e promoções. O valor social percebido pelos consumidores de RNPs fornece orientações sobre como usar as características conspícuas do produto e as características funcionais geradoras de admiração e deferência em campanhas promocionais. Apesar de já existir uma rica literatura sobre valor social, apenas um número limitado de estudos pesquisou as características sociais de produtos realmente novos (RNPs) tecnológicos e como essas características podem ser determinantes na intenção de consumo e consequente sucesso do produto. Esta pesquisa expande o conhecimento na área, fornecendo novas ideias sobre a influência das características sociais da inovação na busca por valor social dos consumidores quando os mesmos têm necessidades de consumo materialista.
  • Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - PA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Everton Castelão Tetila

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aplicações de visão computacional e aprendizagem de máquina para detecção de insetos-praga, doenças e plantas daninhas na cultura da soja e do milho
  • A soja e o milho são duas culturas agrícolas com bom perfil nutricional e importante respaldo econômico para a indústria alimentícia. No entanto, ambas culturas estão sujeitas a ataques bióticos de pragas, doenças e plantas daninhas, podendo ocasionar a depreciação do produto final. Métodos de amostragem manuais, como pano-de-batida, rede-de-varredura, exame visual de plantas e exame de amostras de solo têm sido utilizados no Manejo Integrado de Pragas (MIP), Doenças (MID) e Plantas Daninhas (MIPD) e seus danos na cultura. Os resultados indicam que o manejo integrado pode reduzir os custos de produção ao diminuir o número médio de aplicações por pulverização, contribuindo com o equilíbrio ecológico e a preservação do meio ambiente. Por outro lado, inspeções regulares no campo são difíceis de serem realizadas com o MIP/MID/MIPD quando se tem grandes áreas de cultivo. Para superar essas questões, há uma motivação crescente ao uso de VANT na agricultura. Eles são capazes de sobrevoar uma plantação a poucos metros de altura com câmeras de alta resolução espacial para capturar imagens RGB em alta definição, o que torna possível desenvolver aplicações de visão computacional para detectar diferentes problemas no campo. Particularmente, estamos interessados em utilizar métodos de detecção de última geração (YOLOv5 e Faster R-CNN), capazes em detectar espécies de plantas daninhas, doenças e insetos-pragas presentes na cultura da soja e do milho. Com base nos resultados gerados pela detecção, os insumos podem ser aplicados em taxas variáveis nos pontos localizados com problemas, com o uso de arquivos de dados geoespaciais construídos na forma de mapas de recomendação de aplicação (shapefile), exportados para o maquinário agrícola que utiliza automação baseada em GPS. As tecnologias disponíveis indicam que há potencial para gerar sistemas de recomendação de aplicação de insumos de forma mais eficiente, com alta probabilidade de retorno econômico e baixo impacto ambiental.
  • Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ezequiel Roberto Zorzal

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • realidade virtual aplicada ao ensino e treinamento médico sobre pé diabético
  • O Pé Diabético é uma das complicações mais comuns do Diabetes Mellitus e a principal causa não traumática de amputações de membros inferiores no Brasil. Estas complicações são evitáveis mediante diagnóstico precoce e atendimento oportuno. No entanto, mesmo em um contexto de ampliação do atendimento básico em saúde, este problema segue aumentando, o que sugere uma lacuna na capacitação dos profissionais da atenção básica em saúde no que tange ao diagnóstico e tratamento do Pé Diabético. Este projeto propõe o desenvolvimento de um simulador com Realidade Virtual para o treinamento dos estudantes e profissionais da atenção básica em saúde, visando colaborar no preenchimento desta lacuna. A aplicação será desenvolvida usando a game engine Unity, otimizada para a plataforma Oculus Quest e contará com elementos de gamificação para aumentar o engajamento dos usuários. O contexto de um atendimento médico em atenção básica será simulado com uma variedade de casos clínicos, incluindo diversos pacientes virtuais com diferentes estágios relacionados ao Pé Diabético, buscando prover uma gama de experiências verossímeis e distintas aos potenciais usuários. Pretendemos verificar a usabilidade, eficácia e quaisquer efeitos colaterais (cybersickness). A intenção é realizar estudos de campo com alunos e profissionais qualificados para identificar os principais benefícios e obstáculos à aplicação da tecnologia.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Andrade Machado

Ciências da Saúde

Educação Física
  • potência pico ou crítica: qual é o melhor preditor de desempenho em prova contrarrelógio de 20 km? uma proposta para a prescrição de treinamento em ciclistas de endurance recreacionais
  • Potência pico (Ppico) e potência crítica (PC) são variáveis aeróbias associadas à modalidade de ciclismo, utilizadas para avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento de endurance e apresentam poder de predição para essas provas. No entanto, até o presente momento, não foram encontrados estudos que tenham associado essas duas variáveis, Ppico e PC no ciclismo, determinadas em rolo de treinamento smart interativo com provas contrarrelógio de 20 km em ciclistas de endurance recreacionais. Sendo assim, o objetivo será: i) comparar os efeitos de 12 semanas de treinamento de endurance sistematizado prescrito pela Ppico e seu tempo limite (tlim) com o treinamento prescrito pela PC determinadas em rolo de treinamento smart sobre variáveis fisiológicas, perceptuais e de desempenho e ii) correlacionar a Ppico e PC, com a prova contrarrelógio de 20 km em ciclistas recreacionais. A hipótese é que a Ppico apresenta maior correlação e poder de predição com o desempenho desta prova, sendo mais efetiva para a prescrição do treinamento comparada à PC, visto que a Ppico é uma intensidade determinada em teste de esforço máximo associada à IV̇O2máx e V̇O2máx e a PC é uma intensidade estimada. Serão 12 semanas de treinamento e 5 avaliações pré e pós-treinamento. Após as avaliações os cliclistas serão divididos em 2 grupos: GPP – treino pela Ppico e tlim e GPC – treino pela PC. As avaliações serão realizadas na bicicleta do participante usando rolo smart interativo. As relações entre as variáveis com a prova contrarrelógio de 20 km serão demonstradas pelo coeficiente de correlação de Pearson e erro padrão da estimativa. Modelos de regressão linear simples serão ajustados para estabelecer relação entre cada variável com a prova contrarrelógio de 20 km; Anova mista de medidas repetidas para comparar diferenças entre os testes e a prova contrarrelógio de 20 km, e comparação intra e intergrupos entre os momentos. Será calculado tamanho do efeito, com nível de significânci
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Cristina Frigieri de Vitta

Ciências Humanas

Educação
  • formação inicial de professores para a educação de bebês: percepção dos docentes nos cursos de pedagogia
  • Embora a promulgação da Base Nacional Comum Curricular tenha ocorrido no final de 2017, alterações nos currículos dos cursos responsáveis pela formação de profissionais para o atendimento aos bebês ainda estão em estudo, mas são desejáveis e necessárias. É importante que profissionais das diversas áreas que atuam com desenvolvimento e aprendizagem da criança nessa faixa etária possam contribuir para essa formação. A formação do professor para esta faixa etária deve contemplar a discussão do desenvolvimento infantil e as formas de promovê-lo, envolvendo as atividades da rotina de cuidados e o brincar. O objetivo do presente estudo será analisar e discutir a formação para o uso de atividades – de vida diária (AVD - higiene, alimentação e vestuário), com brinquedos, equipamentos de playground e música - na atuação educacional junto a bebês a partir da visão de docentes dos cursos de pedagogia da Unesp. Será realizado um estudo observacional, analítico e prospectivo com os docentes dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista (campi de Araraquara, Rio Claro, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto) que aceitarem e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados será com docentes responsáveis por disciplinas relacionadas à educação do bebê: questionário, seguindo roteiro semelhante ao dos graduandos e entrevista para aprofundamento dos temas. Após a organização dos dados, serão utilizadas análises descritivas e de conteúdo para cada etapa, com auxílio do software Atlas.ti. Por fim, os resultados dos dois instrumentos serão confrontados, permitindo ampliar o quadro relacionado à formação inicial do professor para atender a bebês na educação infantil. Este projeto acrescentará conhecimento na área de Educação, especificamente para a formação de professores e organização das práticas pedagógicas, com a colaboração da Terapia Ocupacional, que auxiliará no aprimoramento de uma educação de qualidade.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana de Souza Orlandi

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • covid-19, saúde mental e qualidade de vida: adaptação e validação de instrumentos para uso no brasil
  • A pandemia COVID-19 é uma grande crise de saúde que mudou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Estudos confirmam que o surto de COVID-19 e o distanciamento social tiveram um alto impacto na saúde mental e qualidade de vida (QV) da população mundial. Neste contexto, a disponibilização de instrumentos de medida associados à esta relevante temática é imprescindível, tanto para prática clínica, quanto para pesquisa. Sendo assim, esta proposta almeja disponibilizar três instrumentos para uso no Brasil, sendo um específico para avaliação de comportamentos de proteção contra COVID-19 (Protective Behaviors towards COVID-19 Scale - PBCS), um questionário sobre experiências relacionadas ao coronavírus (Coronavirus Experiences Questionnaire - CEQ) e uma escala de avaliação do impacto da COVID-19 na qualidade de vida (COVID-19–Impact on Quality of Life - COV19-QoL), que aborda as principais áreas da QV em relação à saúde mental. Para tanto, almeja-se traduzir, adaptar e validar o PBCS, o CEQ e a COV19-QoL para amplo uso no Brasil. Trata-se de um estudo metodológico, que seguirá as etapas preconizadas por Beaton et al. (2000), que são: tradução, síntese das traduções, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas, pré teste (n=40 participantes), apresentação e avaliação dos relatórios do processo de adaptação cultural e avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos. A validação será realizada com 300 participantes como recomenda literatura, aplicando-se instrumento de caracterização, o PBCS, o CEQ e a COV19-QoL (adaptados), a Escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21) e a Escala de Desejabilidade Social de Marlowe Crowne e o instrumento de QV SF-36. Além disso, espera-se testar as propriedades psicométricas da versão brasileira dos instrumentos com profissionais de saúde e estudantes universitários de diferentes áreas. E também almeja-se criar aplicativos com as versões brasileiras do PBCS, do CEQ e da COV19-QoL.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Generoso de Izaga

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • painel maré de potências: cartografias em rede para inclusão e sustentabilidade
  • Painel Maré de Potências é um dispositivo inovador de tecnologia da informação no formato de dashboard que reunirá dados e informações sobre temáticas relevantes – potências – do conjunto de favelas da Maré (130 mil hab.), no Rio de Janeiro. A plataforma digital associará produtos de ações interdisciplinares iniciadas em 2019 e os da parceria constituída na UFRJ entre integrantes do Lab. de Estudos e Pesquisas em Cidades (LEC) do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-FAU) e os professores e discentes de três outras instituições de ensino e pesquisa colaboradoras, numa ação conjunta com o Observatório de Favelas, destacada organização da sociedade civil, com sede na Maré. Busca contribuir para a construção articulada de processos de inovação social e tecnológica aliados à produção consistente de conhecimento e pesquisa sobre territórios populares historicamente invisibilizados. Há considerável número de estudos e pesquisas sobre áreas vulneráveis. No caso da Maré, encontra-se vasta produção intelectual oriunda tanto de instituições locais, bem como do ambiente acadêmico, mas que carecem de espaço de sistematização e atualização. Em termos metodológicos, as temáticas inicialmente abordadas organizam-se em três eixos, que interconectam campos disciplinares: Evolução Urbana e Cultura Política; Espaço Público e Práticas Culturais; Mobilidade Urbana e Sustentabilidade. A reunião e consolidação de pesquisas interdisciplinares, desenvolvidas por professores e discentes de graduação e pós-graduação oriundos de diferentes áreas do saber, resulta em ações em rede que buscam criar um amplo conjunto de dados territoriais antigos e recentes, construindo um corpo de saberes sobre a Maré. O Painel Maré consolidará conhecimento inédito sobre o território e disponibilizará os resultados através de ferramentas complexas de análise de dados, a fim de contribuir para ações públicas e privadas orientadas para a superação das desigualdades no Rio de Janeiro.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Kömmling Seixas

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • plataforma de bcg auxotrófico recombinante aplicada a saúde humana e animal
  • Mycobacterium bovis BCG é mundialmente usada contra tuberculose (TB) e como um dos tratamentos para câncer de bexiga e melanoma metastático. Esta vacina induz resposta humoral e celular e apresenta efeito protetor heterólogo contra doenças não relacionadas, além de possuir vantagens como potencial adjuvante, estabilidade a temperatura ambiente e baixo custo de produção. Por isso, estudos tem explorado a construção e uso de cepas recombinantes de BCG (rBCG) expressando antígenos heterólogos como vetor vacinal, com possibilidade de licenciamento para uso humano e animal, devido ao seu comprovado e seguro histórico de uso há mais de 100 anos. Nosso grupo tem trabalhado há mais de duas décadas na construção de rBCG aplicada à saúde humana e animal, com uma série de teses, artigos e patentes publicados junto ao PPGB/UFPel. Desenvolvemos uma cepa de M. bovis BCG ΔleuD auxotrófica para leucina. A inserção de um plasmídeo com o gene deletado complementa a mutação, mantendo a pressão seletiva in vivo sem empregar gene de resistência a antibiótico, contribuindo para maior estabilidade e segurança das cepas. Ainda, construímos uma série de plasmídeos que se replicam e expressam antígenos em BCG, usando uma estratégia de clonagem nomeada Biobricks, padronizando a clonagem de sequências em micobactéria. Assim, este projeto visa desenvolver e caracterizar vetores Biobricks para construir cepas de rBCG auxotróficas para leucina e avaliar o potencial destas cepas como plataforma para expressar antígenos bacterianos (Corynebacterium pseudotuberculosis), virais (SARS-CoV-2), parasitários (Trypanossoma cruzi) e como imunoterapêuticos para melanoma humano e canino, visando atender a demanda por vacinas e terapias mais eficazes para essas doenças de impacto à saúde humana e animal. Por fim, pretendemos caracterizar o perfil de resposta imune induzida por estas cepas in vivo, em animais imunizados com as vacinas recombinantes, e in vitro, em contato com células tumorais em cultivo.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Magalhães Teixeira Mendes

Ciências da Saúde

Nutrição
  • laboratórios em nanotecnologias – sisnano para o cenano
  • O INT é uma unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e coloca o tema nanotecnologia como portador de futuro, integrando o plano diretor institucional. A nanotecnologia é tema de grande importância para o Instituto Nacional de Tecnologia, que há muito realiza iniciativas buscando consolidar ações na área. Tais ações possibilitaram a criação do centro de caracterização em nanotecnologia para materiais e catálise (CENANO). Os projetos de desenvolvimento e inovação na esfera deste laboratório possuem ação transversal e atendem às demandas estratégicas do país elencando entre seus temas prioritários aplicações na área de saúde, meio ambiente e energia (tradicionais e renováveis). As principais competências do INT em nanotecnologia são síntese, processamento e caracterização de nanopartículas e nanoestruturas. Neste contexto, destacam-se as áreas de Catálise e Processos Químicos (DCAP), Processamento e Caracterização de Materiais (DPCM), Corrosão e Degradação (DCOR) e de Ensaios de Materiais e Produtos (DEMP), que desde 2001 uniram esforços para implantar e consolidar o capital intelectual e a infraestrutura necessários ao desenvolvimento da nanotecnologia no INT. O CENANO visa atender as demandas de diversos setores, como órgãos governamentais, instituições de ensino e empresas privadas e estatais, atuando assim como instrumento de apoio às políticas governamentais e contribui para o avanço tecnológico do país. Além das pesquisas em nanotecnologia, o CENANO também corrobora com estudos (fora da dimensão nano) envolvendo biocombustíveis, ensaios de corrosão, e outros dedicados às demandas dos setores industriais. As principais competências do INT em nanotecnologia são síntese, processamento e caracterização de nanoestruturas. Na área de materiais há projetos relacionados à síntese e modificação química de nanopartículas, nanoencapsulamento de fármacos e suplementos alimentares, processamento de nanocompósitos e nanobiocompósitos poliméricos, desenvolvimento de nanoporosidade em superfícies de titânio, revestimento superficial de titânio com nanohidroxiapatita, síntese de membranas de nanofiltração e biocidas para remoção de microrganismos, entre outros. A área de catálise atua extensivamente no desenvolvimento de catalisadores com estruturas bem definidas em escala nanométrica. Sendo assim, é extremamente importante estudar a superfície dos materiais, a interação eletrônica da superfície e interfaces, morfologia, estrutura e a correlação destas com a reatividade e as modificações ocorridas nos processos de síntese e aplicação das nanoestruturas. Dentro das diversas atividades de pesquisa destacam-se dois temas: (i) Nanotecnologia aplicada à saúde e meio ambiente e (ii) Nanotecnologia aplicada à Energia. Neste escopo, podemos citar de forma resumida alguns projetos em andamento:
  • Instituto Nacional de Tecnologia - RJ - Brasil
  • Wed Dec 18 00:00:00 BRT 2019-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fabiana Marion Spengler

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • ontem, hoje e amanhã: cartografia das políticas públicas brasileiras auto e heterocompositivas de acesso à justiça.
  • O Poder Judiciário não vem conseguindo oferecer respostas adequadas ao atual e complexo contingente conflitivo. Este cenário se agravou diante da situação de pandemia mundial (infecção por coronavírus – COVID19). Há cerca de uma década começaram a ser criadas resoluções e promulgadas leis instituindo e alterando políticas públicas autocompositivas (mediação, conciliação) e heterocompositivas (jurisdição estatal/não estatal e arbitragem) de solução de conflitos objetivando, dentre outras coisas, fortalecer e aprimorar o acesso à justiça previsto na Constituição Federal brasileira. Diante deste cenário, o projeto aqui proposto pretende a analisar a cartografia das políticas públicas brasileiras de acesso à justiça, especialmente no pós pandemia. Pretende-se responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as atuais políticas públicas (auto/heterocompositivas) de acesso à justiça, de que modo sua implementação e execução vêm sendo desempenhadas e quais são as perspectivas que se apresentam no pós pandemia, considerando a última década, no Brasil? A importância do tema de pesquisa proposto se justifica considerando que o acesso à justiça é um direito humano que garante o acesso a outros direitos, tais como o direito à vida, à liberdade e à dignidade. Estes direitos tornaram-se mais passíveis de violação no período pandêmico, mostrando-se ainda mais importante acessar à justiça como caminho para garanti-los. Assim, a hipótese trabalhada indica que o acesso à justiça brasileiro apresenta evolução, especialmente nos últimos 10 anos, com a inclusão/fomento de políticas públicas autocompositivas e heterocompositivas, especialmente implementadas e praticadas em plataformas virtuais no período (pós)pandêmico. A plausibilidade dessa hipótese está especialmente consolidada na legislação e na prática do sistema de justiça mundial (notadamente Itália e Espanha). O método de abordagem utilizado é dedutivo,de procedimento monográfico, a técnica de pesquisa monográfica.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Pilarski

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • identificação e diagnóstico automático de parasitoses em peixes de produção utilizando machine learning
  • A produção mundial de peixes tem sido crescente nas últimas décadas e este desenvolvimento tem sido impulsionado por uma combinação do crescimento populacional, aumento da renda, urbanização e forte expansão da produção de peixes. Todavia, juntamente com o desenvolvimento da piscicultura, há uma crescente preocupação com a questão sanitária, em que a atividade vem enfrentando entraves na produção e comercialização, por problemas com doenças, principalmente parasitos, que causam impacto negativo no desempenho produtivo e elevada taxa de mortalidade, além de propiciarem a colonização bacteriana. Portanto, a identificação de parasitos que acometem peixes é fundamental para tomada de decisão do gestor da produção, no entanto, para uma correta identificação exige-se um treinamento técnico longo e constante, no qual a maior parte dos empreendimentos não possuem, assim, o uso de sistemas robóticos na aquicultura têm gerado fazendas mais lucrativas e ecologicamente corretas. Estas novas tecnologias estão melhorando a avaliação da saúde e desempenho dos organismos aquáticos, permitindo que sistemas maiores e mais remotos tenham maior controle, eficiência e segurança da atividade aquícola. Dentre os desafios para o desenvolvimento desta tecnologia, estão a falta de um banco de dados robusto com imagens de qualidade dos parasitos e doenças em organismos aquáticos para treinar e desenvolver algoritmos. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver um banco de dados (Bigdata) com imagens dos principais parasitos que acometem os peixes de água doce (Argulus sp., Dolops sp., Epistylis sp., Ichthyophthirius sp., Lernaea sp., monogenéticos, Perulernaea sp., Piscinoodinium sp., tricodinídeos, tripanossomas e Neoechinorhynchus sp.) em pisciculturas comerciais no Brasil e utilizar a inteligência artificial (machine learning) para desenvolver algoritmos que auxiliem no diagnóstico automático destas doenças.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Quoos Mayer

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização da microbiota bacteriana e viral associada à tuberculose bovina
  • A tuberculose bovina é uma zoonose endêmica no Brasil, causada principalmente por Mycobacterium bovis. A doença é responsável por prejuízos econômicos ao setor pecuário e também por riscos de saúde pública relacionados à potencial transmissão do patógeno a humanos. A imunidade do hospedeiro desempenha um papel importante na susceptibilidade e patogênese da tuberculose. Por sua vez, a resposta imunológica à tuberculose é complexa e pode ser influenciada pela microbiota do hospedeiro. Assim, estudos prévios mostram que a composição e diversidade da microbiota intestinal podem influenciar na susceptibilidade e gravidade de doenças respiratórias em humanos, incluindo a tuberculose. Estudos também mostram que a microbiota das vias aéreas pode ser alterada no contexto de doenças respiratórias. Ainda, as alterações na microbiota relacionadas à infecção podem ser usadas como biomarcadores de status e progressão de doenças. Em bovinos, no entanto, o potencial impacto da microbiota intestinal e respiratória para o desenvolvimento da tuberculose é pouco conhecido. Assim, este projeto propõe investigar a composição e diversidade da microbiota bacteriana e viral, bem como a potencial associação à ocorrência de tuberculose em bovinos. Para isso, será realizado um estudo caso-controle no qual serão avaliados animais com e sem tuberculose, amostrados durante o abate. Será aplicado sequenciamento de alto desempenho e ferramentas de bioinformática para análise da microbiota bacteriana intestinal, pulmonar e do tecido linfático dos animais. Além disso, será também avaliado o viroma destes mesmos órgãos, por meio de uma abordagem metagenômica, possibilitando aprofundar a identificação dos vírus circulantes em bovinos, associados ou não à tuberculose. Espera-se que os resultados do estudo ajudem a elucidar a patogênese da tuberculose bovina e ampliar o conhecimento acerca da microbiota de bovinos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Rossi Varallo

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação do impacto do cuidado farmacêutico em indivíduos com epilepsia farmacorresistente: modelagem farmacocinética/farmacodinâmica para a monitorização terapêutica baseada em amostras de saliva
  • O tratamento da epilepsia farmacorresistente é empírico, devido a ausência de diretrizes clínicas com evidências robustas para o manejo desta enfermidade. Por isso, recomenda-se a monitorização terapêutica (MT) de fármacos antiepilépticos (FAE) para aqueles em politerapia que não obtiveram o controle das crises epilépticas, que possuam risco de intoxicação, reações adversas e interações medicamentosas com desfechos clinicamente relevantes. O sangue é a matriz biológica mais comum para o doseamento sérico de FAE, mas por ser um procedimento invasivo, diminui a adesão do paciente. Evidências sugerem que a MT em saliva é viável para alguns FAE. Por isso, o estudo visa responder se a modelagem farmacocinética (PK)/farmacodinâmica (PD) e a MT de ácido valpróico, carbamazepina, fenitoína, fenobarbital, lamotrigina, levetiracetam e topiramato com o uso da saliva de indivíduos com epilepsia farmacorresistente contribui para a identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia; e se há correlação das concentrações destes FAE nas matrizes biológicas estudadas (sangue e saliva). Para tanto, será conduzido um ensaio clínico não randomizado de braço único no Ambulatório de Epilepsia de Difícil Controle (AEDC) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, com a finalidade de avaliar o impacto do cuidado farmacêutico na individualização da farmacoterapia, efetividade, segurança e adesão ao tratamento, com o auxílio da modelagem e simulação farmacocinética/farmacodinâmica populacional dos FAE na saliva como ferramentas para a coleta de dados objetivos durante a anamnese farmacêutica.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Schneck

Ciências Biológicas

Ecologia
  • respostas tardias de comunidades aquáticas ao histórico de supressão e recuperação da vegetação de campos nativos
  • A conversão da paisagem é uma das principais ameaças à biodiversidade aquática. Porém, comunidades biológicas podem não responder imediatamente a mudanças na paisagem, fazendo com que paisagens similares possam diferir na diversidade de espécies devido a histórias distintas de mudanças. Ou seja, a diversidade atual pode ser mais relacionada a uma condição pretérita do que presente. Respostas tardias das espécies podem levar a um débito de extinção, quando espécies não são extintas logo após um impacto, ou podem resultar em um crédito de imigração, quando ainda não houve tempo suficiente para organismos colonizarem uma área após recuperação da paisagem. Assim, é fundamental compreender a importância do histórico de mudanças na paisagem sobre a biodiversidade. Iremos avaliar se riqueza e composição taxonômica e funcional atual de insetos, diatomáceas e bactérias em riachos de paisagens campestres são explicadas pelo legado (cobertura vegetal no passado) e pela trajetória (magnitude e direção) de mudanças no uso da terra ao longo de 36 anos, considerando as escalas local e da bacia de drenagem e tipos distintos de mudança no uso da terra (agricultura ou pastagem). Esperamos uma relação negativa entre riqueza e cobertura vegetal em trajetórias de perda de vegetação nativa, mas uma relação positiva em trajetórias de ganho. Prevemos ainda que a perda da vegetação nativa para uso agrícola tenha efeito mais pronunciado que outros usos, principalmente se ocorrer na escala local, pois tal uso leva a modificações duradouras nas características físicas de riachos. Além disso, a composição das comunidades deve ser mais homogênea entre paisagens com trajetórias de perda de vegetação, devido à perda de espécies sensíveis, que naquelas com ganho. Amostraremos 50 riachos com históricos distintos de perda ou ganho de vegetação nativa no bioma Pampa. Utilizaremos abordagens que permitem estimar atrasos nas respostas e técnicas analíticas modernas, além de técnicas de geoprocessamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiana Testa Moura de Carvalho Vicentini

Ciências da Saúde

Farmácia
  • vacina peptídica para uso tumoral: desenvolvimento e avaliação de nanopartículas biológicas como sistema carreador
  • O surgimento da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 impulsionou o desenvolvimento de novas vacinas com aprovação de vacinas utilizando tanto plataformas tecnológicas tradicionais como mais inovadoras. Nessa nova era de vacinas de subunidades feitas de proteínas, peptídeos ou antígenos de DNA, há uma necessidade maior de adjuvantes potentes que aumentem a imunogenicidade. Presente projeto propõe desenvolver e avaliar sistemas de liberação para veiculação de uma vacina peptídica para uso no tratamento de melanoma. Apesar da doença COVID-19 e melanoma apresentarem fisiopatologias, epidemiologias e outros aspectos divergentes, a busca por novos tipos profiláticos ou terapêuticos baseados em vacinas representa um ponto convergente e relevante tanto para contenção de uma pandemia, quanto para o estabelecimento de plataformas sólidas no tratamento de doenças como câncer. Objetivo final do projeto é a obtenção de uma formulação vacinal capaz de quebrar a imunossupressão que existe no ambiente tumoral para gerar uma resposta eficaz contra o mesmo. Considerando que são limitantes para as abordagens utilizando tecnologias imunoterapêuticas no tratamento de câncer o uso de adjuvantes imunológicos fracos, escolha inadequada do antígeno tumoral ou problemas na entrega da vacina, essa proposta se pautou de algumas estratégias para minimizá-los: Será utilizada uma vacina peptídica (EGFrvIII), associada à tumorigenicidade pelo aumento da proliferação celular e inibição da apoptose, com alta taxa de incidência em pacientes com melanoma e com o epitopo (PEPvIII) tumor específico e; Serão desenvolvidos e avaliados sistemas de liberação baseados em ferritina, proteína que possui uma estrutura capaz de se auto organizar em nanopartículas, e em função dessa propriedade, mais recentemente foi reconhecida por seu potencial como sistema carreador de fármacos. Os resultados obtidos contribuirão para a estruturação de uma nova linha de pesquisa a partir de um tema inovador,nanovacinologia.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiane Gomes de Moraes Rego

Ciências da Saúde

Farmácia
  • busca de biomarcadores e novas moléculas terapêuticas para o diabetes mellitus tipo 1
  • O Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) decorre do déficit absoluto na produção da insulina, resultando em hiperglicemia crônica, que está associada a múltiplas complicações (retinopatia, nefropatia, neuropatia). O DM1 de início precoce (crianças) se diferencia daquele de início tardio (adultos) e ambos vem aumentando na população mundial. O projeto está centrado em três vertentes com eixo no controle glicêmico. 1º) biomarcadores séricos e moleculares (variabilidade genética) associados para identificar o DM1 precocemente (risco e/ou proteção) e suas complicações (controle glicêmico), 2º) avaliação in vitro (cultivo celular) de compostos de Vanádio em células hepáticas (HepG2) avaliando a eficácia destes compostos no metabolismo da glicose, e 3º) avaliação in vivo (Ratos Wistar; diabéticos-streptozotocinicos) do efeito dos compostos de Vanádio em estudo sobre o metabolismo da glicose e controle glicêmico como adjuvante à insulinoterapia. A relevância do estudo está assentada no fato que, a par da insulinoterapia e das medições da glicemia e hemoglobina glicada (HbA1c), poucas opções terapêuticas e de biomarcadores específicos estão disponíveis para o DM1. No contexto, investigamos a hipótese de compostos de Vanádio, que apresentam na literatura, redução da glicemia, melhora do perfil lipídico e do processo inflamatório, possam atuar como adjuvantes na terapia do DM1 melhorando o controle glicêmico e os riscos associados ao diabetes. Em paralelo, investigamos biomarcadores séricos (albumina glicada, apoB, citocinas, sRAGE, metaloproteinases, TNF-alfa, VEGFA, interleucinas, entre outros) e moleculares (polimorfismos) que permitam o diagnóstico precoce com elevada sensibilidade e especificidade, nos tipos de DM1 em estudo (crianças e adultos), e estratificação do controle glicêmico. Múltiplas evidências na literatura suportam as hipóteses propostas e a metodologia preconizada, sólida e estabelecida, permitem responder com consistência científica as premissas levantadas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiane Santana Previtali

Ciências Humanas

Educação
  • trabalho docente na educação básica pública sob a nova gestão pública e as tecnologias digitais: uma abordagem brasil, argentina e portugal
  • Vivencia-se a introdução/difusão de tecnologias digitais nos processos produtivos, bem como o aprofundamento do neoliberalismo que reordena a esfera político-jurídica de regulação social sob os princípios da Nova Gestão Pública (NGP), os quais enfatizam as regras de mercado na esfera pública, levando à privatizações e terceirizações. Embora esse movimento seja global, países e regiões apresentam características particularidades em função de suas configurações histórico-sociais. A educação básica pública não está alheia às mudanças e as reformas educacionais tem sido implementadas sob orientação de organismos globais como FMI e OCDE e têm impactado trabalho docente que se vê sob novas exigências formativas, maior qualificação, e sob novas condições laborais flexibilizadas O objetivo do projeto é analisar as mudanças no trabalho docente, especialmente os jovens profissionais (até 6 anos de ingresso na docência após a licenciatura) quanto às demandas de formação profissional, às novas relações laborais e a configuração de uma nova subjetividade docente, especialmente a partir da Pandemia Covi-19 quando se tem a implementação do ensino remoto e do teletrabalho docente. A hipótese é que tem havido uma ampla reestruturação do trabalho docente cujos desdobramentos, qualitativos e quantitativos, impactam particularmente os/as jovens profissionais incluíndo-se o ensino e aprendizagem, em um processo que se aprofunda e traz novos elementos concernentes à rápida expansão do universo digital sob relações laborais mais flexíveis e com menor proteção social. A metodologia remete à análise comparativa, envolvendo uma rede de pesquisadores do Brasil (regiões sudeste, centro-oeste e sul), Argentina (região de Buenos Aires) e Portugal (Lisboa e região), de forma se reconhecer o sentido geral das mudanças, mas também confrontar as suas singularidades. O projeto se justifica pelos seus impactos inovadores no campo científico para a área, quanto à metodologia e impactos sociais.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano André Narciso Fernandes

Engenharias

Engenharia Química
  • aplicação da tecnologia de plasma frio para o melhoramento da qualidade de alimentos
  • O mercado de alimentos tem sofrido diversas mudanças nas últimas duas décadas, com consumidores comprando mais alimentos baseados nos benefícios que eles oferecem em termos de saúde e bem-estar. As novas demandas abrem novas oportunidades para as áreas de engenharia química e engenharia de alimentos. Neste contexto, a tecnologia de plasma frio coloca como destaque, pois ao processar alimentos a temperaturas próximas da temperatura ambiental há uma preservação da qualidade nutricional muito maior do que quando se utiliza as tradicionais tecnologias térmicas. A proposta principal deste projeto é de utilizar a tecnologia de plasma frio para melhorar as propriedades relativas à qualidade nutricional de dois produtos de alta relevância no mercado interno e nas exportações brasileiras: o suco de laranja e o café. E, também, de aprimorar as qualidades de um produto regional de grande relevância, o suco de caju, que sofre com as vendas ao mercado interno e externo devido a sua alta adstringência. O objetivo específico deste trabalho é utilizar a tecnologia de plasma frio e avaliar o efeito desta tecnologia na composição química de compostos alvos (compostos bioativos, compostos de aroma e sabor e efeito funcional dos produtos processados). Para tanto, as tecnologias mais avançadas em termos de caracterização de compostos químicos serão utilizadas. Além disso, os mecanismos envolvidos na alteração dos compostos alvo (fenólicos, flavonoides, ésteres, terpenóides e outros) contribuirão para elucidação dos mecanismos de interação entre as tecnologias de plasma frio e a matriz alimentar. Dentre as metas do projeto estão a redução dos compostos de off-flavor do suco de laranja, a redução da adstringência do suco de caju, e a modulação de aroma e sabor do café para produção de cafés especiais. A originalidade do projeto consiste na resolução destes problemas induzindo reações químicas similares as dos processos metabólicos, sem recorrer a uso de produtos químicos não-naturais.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano Azevedo Dorça

Ciências Humanas

Educação
  • um sistema de recomendação personalizada de conteúdo em um ambiente inteligente de aprendizagem: uma abordagem baseada em ontologia e agente conversacional
  • Os sistemas de recomendação são amplamente usados no e-commerce, como sites de vendas e Netflix, para a recomendação inteligente de produtos, filmes e séries da preferência do usuário. No contexto do ensino-aprendizagem, o desafio desses sistemas é a recomendação personalizada de conteúdo educacional que atenda às necessidades do estudante conforme seu nível de instrução, conhecimento prévio e estilos de aprendizagem e cognitivo. Esse conteúdo educacional, tecnicamente denominado objeto de aprendizagem (OA), pode ser qualquer conteúdo que o estudante use para aprender, como textos, imagens, vídeos, exercícios de fixação, animações, páginas wiki e slides. Diversas pesquisas mostram que os estudantes podem aprender mais e em menos tempo por meio de bons sistemas de recomendação personalizada de conteúdo educacional. Esses sistemas tentam sugerir os melhores caminhos de aprendizagem considerando as características do estudante, reduzindo, assim, possíveis dificuldades pedagógicas. Um problema desses sistemas de recomendação é que o conteúdo dos OAs que eles recomendam aborda apenas um assunto e não é garantido que cubram diversos conceitos. Desconsiderar os múltiplos conceitos que o estudante precisa aprender é uma limitação desses sistemas que impede uma recomendação de OAs mais personalizada ao conhecimento do estudante. Além disto, sofrem dos problemas cold-start e esparsidade de ratings. O cold-start ocorre no contexto do e-learning devido à falta de avaliações (ratings) iniciais para novos estudantes ou novos recursos educacionais, o que inviabiliza recomendações confiáveis. A esparsidade de ratings ocorre quando há poucas avaliações de estudantes para o mesmo recurso educacional e não há sobreposição nas preferências de classificação. Para lidar com esses problemas, propõe-se um sistema de recomendação e sequenciamento de OAs baseado em um processo de recomendação híbrida que ameniza os problemas citados usando uma ontologia para modelar o conhecimento.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano Guimarães Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • sistemas integrados de produção agropecuária e segurança alimentar
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano Guimarães Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • título: desenvolvimento de manejos para a polinização por abelhas sem ferrão em cultivo protegido e agricultura vertical (indoor) com sistema de iluminação artificial, visando à produção de morangos isentos de agrotóxicos e rico em bioativos
  • A adoção de sistemas agrícolas sustentáveis que forneçam alimentos mais nutritivos, isentos de agrotóxicos e que contribuam para a redução da insegurança alimentar, é estratégico para minimizar os efeitos das mudanças climáticas na produtividade e biodiversidade. A integração dos serviços de polinização por abelhas em ambiente protegido com sistema de iluminação pode ajudar nesse sentido. Abelhas sem ferrão, como a jataí, podem ser manejadas em sistemas de cultivo para garantir a polinização eficiente e melhorar o desenvolvimento de frutos como o morango. Aliado ao serviço de polinização, o cultivo de plantas em ambiente protegido com sistema de iluminação pode otimizar o desempenho fisiológico, as características nutracêuticas e o potencial produtivo. Sendo assim, objetiva-se com esta pesquisa desenvolver metodologias de manejo para o uso de abelhas sem ferrão em cultivo protegido (casa de vegetação e agricultura vertical indoor) com sistema de iluminação, visando a eficiência no cultivo de morango com alto valor fisiológico, alimentício e maior teor de bioativos. Os estudos serão subdivididos em três ensaios, 1 - avaliação do potencial da qualidades de luz de LEDs (branca, RGB 6:1:3, azul/vermelho 1:2 e azul/vermelho 1:3) no desempenho fisiológico, bioquímico e a produção de bioativos na cultura do morango; 2 - avaliação de comportamentos visuoespaciais das abelhas expostas a LEDs de distintas irradiâncias e a flores artificiais que simulam as estruturas florais e a reflectância natural do morangueiro; 3 - Estudos de pré-adaptação e aprendizagem das abelhas sem ferrão no ambiente de cultivo. Serão realizadas análises fisiológicas, bioquímicas e de produção, bem como a avaliação físico-química dos frutos, inclusive compostos bioativos e a viabilidade econômica do processo. Espera-se que essa proposta proporcione a criação de um sistema de manejo ambiental e economicamente sustentável, bem como contribua para a qualificação técnico-científica de recursos humanos.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • Mon Aug 01 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano Guimarães Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de metodologias e sistemas de iluminação leds para a produção de hortifruti ricos em bioativos, em cultivo protegido e agricultura vertical
  • A prática de agricultura urbana vertical com sistemas de automação da iluminação é uma alternativa que pode contribuir para melhorar a sustentabilidade, a resiliência das cidades e a segurança alimentar. Apesar dos inúmeros trabalhos existentes sobre o uso da luz, há uma lacuna sobre os métodos de cultivo e de adequação da luz que efetivamente contribuam com o melhor desempenho de culturas economicamente importantes como os hortifrutis, tomate e morango. Sendo assim, o objetivo dessa proposta é gerar tecnologias e conhecimentos no desenvolvimento de um sistema de agricultura urbana automatizado em ambiente controlado [casa de vegetação e sala de crescimento (indoor)], visando a eficiência no cultivo de morango e tomate com alto vigor fisiológico, valor alimentício e maior teor de bioativos. Para tal, inicialmente será realizada a criação de um módulo de iluminação de LEDs associado a um sistema de automação que monitore e controle a intensidade e qualidade da luz nos ambientes de cultivo. Os experimentos serão conduzidos em ambiente indoor e em cultivo protegido com suplementação luminosa, com 4 qualidades de luz (luz branca, azul, vermelha e azul/vermelha 1:1) e 2 sistemas de iluminação (intensidade constante e flutuação senoidal). Serão realizadas avaliações morfoanatômicas, fisiológicas, bioquímicas e nutricionais. Esta proposta, além de gerar conhecimentos sobre a eficiência das diferentes qualidades de luz na otimização da produtividade e no acúmulo de bioativos benéficos para a saúde, permitirá a criação de um sistema de cultivo sustentável com controle de operação remota, ofertando plantas mais produtivas e com maior qualidade nutricional. Adicionalmente, a participação de professoras doutoras em ciências agrárias da rede estadual de ensino e do doutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) contribuirão para a divulgação, popularização das técnicas e qualificação de recursos humanos nas tecnologias desenvolvidas.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano Lemes Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • leis de escala e aplicações em sistemas urbanos
  • Dado os enormes problemas associados à densificação das cidades, é urgente o desenvolvimento de uma ciência das cidades, que possibilite decisões técnicas e sistemáticas por parte dos gestores. Este projeto caminha nesta direção, com o objetivo de usar uma enorme quantidade de dados para identificar padrões urbanos e consequentemente explorar este conhecimento em políticas públicas e melhoria das condições sócio-econômicas das cidades. Mais especificamente, este projeto de pesquisa propõem o estudo de leis de escala em fenômenos urbanos, desde a coleta massiva de dados, passando pela análise e identificação de padrões e, finalmente, num cenário otimista, na proposição de teorias para conectar e explicar possíveis padrões identificados. Uma das vertentes a serem estudadas diz respeito ao número ótimo e localização de estabelecimentos comerciais. Segundo o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham suas portas ainda nos seus primeiros 5 anos de existência. Muitas vezes a razão deste fechamento se deve simplesmente pela má posição geográfica destes estabelecimentos. Gostaríamos de identificar nestes dados quais regiões em determinadas cidades de diferentes tamanhos são mais propensas (ou não) para o sucesso de uma empresa. Evidências empíricas mostram que a quantidade de infraestrutura per capita decai com o tamanho da cidade seguindo uma lei de potência bem definida. Isso implica em uma economia de escala que poderia explicar excessos ou carências de oferta/demanda em alguns setores comerciais dentro de uma cidade . Além de usarmos dados de agências especializadas, também usaremos o arcabouço da mecânica estatística para explicar os padrões observados, em especial os aparatos relacionados à teoria de escala, processos estocásticos e simulações computacionais.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabiano Lopes Thompson

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • esponjas como biosensores de mudanças globais e como fonte para inovação em biotecnologia
  • Nosso projeto pioneiro propõe o uso de holobiontes esponjas (hospedeiro animal+microbiota) como biosensores de mudanças globais no continente Antártico e no extremo sul do continente sul americano. Outro aspecto inovador é o uso de esponjas como fonte para descoberta de novos produtos biotecnológicos. Faremos o levantamento da biodiversidade de microbiomas de esponjas e estudo das relações filogeográficas de esponjas da Antártida/América do Sul, visando mapear a diversidade em um contexto oceanográfico amplo que permita entender a biocomplexidade destes sistemas. Para tanto, usaremos análises de DNA, incluindo metagenômica, e marcadores moleculares (por ex. 28S e coi), e metabolômica para determinar a diversidade de esponjas, incluindo a diversidade taxonômica e funcional (por exemplo, com a exploração de possíveis micróbios simbióticos que conferem vantagens adaptativas aos seus hospedeiros holobiontes e clusters gênicos que codificam moléculas de interesse biotecnológico). Os microbiomas das esponjas Mycale magellanica, Mycale acerata, Kirkpatrickia variolosa, Phorbas, Sphaerotylus antarcticus, e Dendrilla antarctica serão avaliados por métodos independentes e dependentes de cultura. As esponjas podem ser importantes fontes de novas biomoléculas para produção de lipídios de armazenamento (TAG e/ou ésteres de cera), antimicrobianos, heparinas, e enzimas adaptadas ao frio. Os objetivos são i. obter os perfis taxonômicos e funcionais dos holobiontes de esponja selecionados de diferentes locais; ii. estabelecer uma coleção de isolados microbianos com relevância biotecnológica; iii. obter isolados microbianos produtores de lipídios; iv. obter isolados microbianos produtores de lipase; v. estabelecer uma coleção de clusters de genes com relevância biotecnológica e vi. expandir nosso banco de dados on-line do Bamba. Este projeto engloba pesquisa científica, tecnológica e inovação com foco no desenvolvimento da biotecnologia marinha e no uso de biosensores (holobiontes esponjas) para detectar possíveis mudanças globais. O estudo do microbioma de holobiontes esponjas deve revelar assinaturas metagenômicas e caracteres biogeoquímicos que evidenciam mudanças globais e a biocomplexidade dos sistemas marinhos. Estabelecemos equipe multi e interdisciplinares, incluindo pesquisadores das áreas de biogeoquímica, poluição marinha, microbiologia, biologia de esponjas, química de produtos naturais, e biotecnologia marinha. A nossa equipe engloba pelo menos 13 instituições brasileiras (UFRJ, UENF, LNCC, USP, FURG, UFSC, UFPE, UNB, UFAL, UFC, UFPA, UFPA e UFRGS) de diversas regiões geográficas, e cooperação internacional relevante, com equipes de pesquisadores de ponta da Argentina, Chile, Australia, Espanha, e Bélgica, todos com experiência em pesquisa na Antártica e ambiente austral. Vale destacar a participação de 6 instituições do norte/nordeste/centro-oeste. Esta rede contribuirá significativamente para a produção científica brasileira de qualidade e para a geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e em inovação relacionados à biocomplexidade da Antártica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Fabiano Lopes Thompson

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • biodegradação, biorremediação e monitoramento de derrames de petróleo em sistemas marinhos da amazônia azul
  • Petróleo é lançado nos oceanos (> 600 mil toneladas/ano) naturalmente, ou devido a incidentes de derrame. Derrames de petróleo são comuns. Em agosto de 2019, manchas de petróleo pesado apareceram nas praias da Paraíba e Sergipe. As manchas se espalharam para mais de 500 localidades em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo e no Rio de Janeiro (https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/10/08/lista-de-praias-atingidas-pelas-manchas-de-oleo-no-nordeste.ghtml). Já foram coletadas pelo menos 370 toneladas de resíduos nas praias nordestinas, principais afetadas pelo derrame, incluindo mais de dez áreas marinhas protegidas. Vale destacar a chegada de petróleo no Banco de Abrolhos, o maior sistema recifal do Atlântico Sul. A biotecnologia marinha oferece abordagens relevantes para o combate aos derrames de óleo, tais como, i. biodegradação, biorremediação, cultivos de microalgas degradadoras, consórcios biosurfactantes, e biopilhas para depuração de água e sedimento; ii, biosensores (metagenomas e metabolomas) para monitorar efeitos de poluentes nos sistemas marinhos, iii. monitoramento de sistemas marinhos por meio de abordagens ecológicas e mergulho, e iv. ensaios ecotoxicológicos acoplados com elucidação metabolômica. Estas abordagens permitem determinar os possíveis impactos causados por derrames de óleo nos sistemas marinhos. São opções tecnológicas relevantes para o desenvolvimento da biotecnologia marinha no Brasil. No presente projeto multidisciplinar, pretendemos analisar estas diferentes opções tecnológicas. O projeto abrange quinze instituições brasileiras, das regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste. São sete pesquisadores Pq1 do CNPq, e quatro pesquisadores Pq2 do CNPq, de um total de 74 pessoas. A equipe inclui estudantes de IC, mestrado, doutorado, pós-docs, e técnicos. Como resultados esperados pretendemos contribuir para estabelecimento de tecnologias de ponta para o combate a derrames de óleo. Também pretendemos obter panorama abrangente sobre a saúde dos sistemas coralíneos de diferentes localidades (Pernambuco, Alagoas, Bahia) e contribuir para estabelecimento de protocolo para gestão de resíduos de derrame de óleo. O projeto multidisciplinar visa também estabelecer abordagens de ciência cidadã, educação ambiental, disseminação do conhecimento, e formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação. Como principais impactos socio-econômicos e ambientais deste projeto podemos destacar i. formulação de tecnologias para aplicação no campo, ii. plano de gestão de resíduos, iii. valoração da biodiversidade com a aplicação em processos biotecnológicos e ampliação do campo da bioeconomia, iv. plano de combate aos derrames, empregando abordagens da biotecnologia marinha, v. disseminação do conhecimento em diferentes segmentos socioeconômicos, vi. tecnologia (plataforma de análise metabolômica) inovadora e transferível aos setores produtivos afins à cadeia de produção de petróleo e derivados, vii. engajamento de estudantes e comunidades nas problemáticas abordadas pelo projeto com abordagem de educação ambiental, e viii. inovação e formação de recursos humanos em biotecnologia, área prioritária para o MCTI de acordo com a Portaria MCTIC nº 1.122, de 19.03.2020 (http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2020/03/MCTIC_define_prioridades_para_o_periodo_de_2020_a_2023.html http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/legislacao/portarias/Portaria_MCTIC_n_1122_de_19032020.html). O projeto ainda contribui para a formação de redes de pesquisa no Brasil, trazendo contra-partidas de infra-estrutura, recursos humanos, know how, e parcerias relevantes no Brasil e no exterior. A coerência da proposta está calcada nas suas metas, indicadores, e produtos esperados, visando contribuir igualmente para inovação e para questões socioambientais do nosso país.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fabiano Quadros Rückert

Ciências Humanas

História
  • história e memória do saneamento básico no centro-oeste: abastecimento de água, coleta de esgoto e gestão de resíduos sólidos no mato grosso e mato grosso do sul (1964-2020)
  • A proposta visa investigar a expansão do saneamento básico nos Estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), no período entre 1964 e 2020. O recorte cronológico destaca, no seu ponto inicial, a implantação do Regime Civil-Militar, e, no seu marco final, remete à Promulgação da Lei Federal n. 14.0620/2020. O projeto pretende explorar quatro fatores que impactaram na expansão das redes de água potável e esgoto e nas práticas de gestão de resíduos sólidos nas unidades federais contempladas. Esses fatores são: (1) os investimentos procedentes do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA), executado entre 1971 e 1986; (2) o crescimento demográfico no MT e MS; (3) a redução nos investimentos públicos para o saneamento no período pós-PLANASA; e (4) o agravamento dos problemas socioambientais decorrentes da poluição hídrica e do descarte incorreto dos resíduos sólidos. Metodologicamente, propomos articular a coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, desenvolvendo uma pesquisa qualiquantitativa. Os dados quantitativos serão extraídos de instituições ligadas ao poder público, dentre as quais destacamos a extinta Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No âmbito dos Estados, nos interessam dados produzidos pelas Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT). Os dados qualitativos, por sua vez, serão coletados em duas fontes distintas: a imprensa e os relatos orais. A opção pelo uso da imprensa se justifica pela possibilidade de identificar múltiplas percepções sociais a respeito das obras e serviços de saneamento ofertados pelo poder público. Quanto à opção pelo estudo de fontes orais, que será feita por meio da História Oral, ela se justifica pela possibilidade de coletar e analisar memórias de cidadãos que testemunharam a expansão do saneamento no MT e MS.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Almeida de Carvalho

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • literatura indígena: teoria, crítica e autoria em tempos de diversidade
  • A presente proposta se estrutura em dois eixos interdependentes: 1- no primeiro, se compromete a dar continuidade a realização de atividades de coleta, tradução, organização e publicação de textos originais da arte verbal indígena e, de forma conexa, aprofundar o processo de formação de mão-de-obra especializada (com a inclusão de sujeitos indígenas) para atuar como professores e pesquisadores da arte verbal indígena no contexto multifacetado e multicultural em que ora vivemos; 2 - No segundo, a proposta também se volta para o aprofundamento dos estudos sobre a maneira que as diferentes formas de manifestação da arte verbal indígena afetam e são afetadas pelas(s) concepção(ões) de autoria em que se estruturam, discutindo a questão autoral, esteio dos estudos literários, à luz da emergência da literatura indígena e do processo de reconfiguração da figura autoral em tempos de diversidade; 3 - em feixe, estes dois eixos, voltados para coleta, a tradução e a publicação de textos indígenas, bem como para a análise e o desenvolvimento de concepções teóricas capazes de lançar alguma luz sobre o caráter difuso da questão autoral em nossos dias, apontam para o enfrentamento de uma questão candente para o desenvolvimento da inteligência de nosso tempo, a qual encontra na equipe reunida em torno da presente proposta o melhor esteio para o seu enfrentamento.
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Carlos da Rocha

Engenharias

Engenharia Civil
  • teoria microestrutural de mindlin aplicada à análise de compósitos com defeitos estruturais via os métodos de elementos finitos e de contorno combinados com homogeneização matemática
  • O avanço nas aplicações dos materiais compósitos nos campos da defesa nacional, segurança pública, energia, mecânica, aeroespacial e construção civil, e conforme as diretrizes apresentadas no documento “Materiais Avançados no Brasil 2010-2022 (CGEE/MCTI)” evidencia a relevância da pesquisa na modelagem dos compósitos para a independência tecnológica do Brasil. Assim, este projeto propõe analisar a influência de defeitos em compósitos modelados pela Teoria Microestrutural de Mindlin (TMM) combinando Homogeneização Matemática (HM) e os Métodos dos Elementos Finitos (MEF) e de Contorno (MEC) considerando contato imperfeito não-uniforme. Salvo melhor conhecimento, esta abordagem integradora de técnicas analíticas e computacionais aplicada a este tipo de problema é inovadora. Nesta análise, serão considerados coeficientes rapidamente oscilantes em aplicações de compósitos laminados, fibrosos ou perfurados. Conforme evidenciado por trabalhos publicados, a análise pela HM é uma ferramenta relevante quando há separação de escalas estruturais, o que justifica sua utilização nas análises de problemas envolvendo micro e macro escala presente na TMM. Contudo, devido às dificuldades de resolução direta proporcionada pela complexidade da geometria, torna os métodos numéricos uma ferramenta complementar para acoplamento à resolução via HM. Em particular, pretende-se realizar a formulação variacional do acoplamento MEC/MEF para modelar as diferentes fases do domínio dos problemas locais que resultam da HM, começando pela lei de Hooke generalizada. Os casos particulares dos resultados obtidos serão inicialmente comparados com as soluções existentes, inclusive com algumas publicações desta equipe. Uma vez validada a abordagem proposta HM/MEC/MEF, inclusive para análise da influência dos defeitos estruturais, pretende-se estender sua aplicação na modelagem de compósitos que respondem à TMM e gerar resultados pilotos de referência para trabalhos futuros.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Mon Mar 07 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Corrêa de Castro

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • um bicentenário e muita matemática
  • Nossa proposta é manter viva a nossa Mostra de Matemática e continuar levando diversão e conhecimento às fronteiras do nosso Estado. Todos os anos, desde 2017, apresentamos uma Mostra de Matemática durante a SNCT e também levamos um pouco deste avento para as escolas do interior do Estado. Durante a SNCT recebemos em nossa universidade inúmeros visitantes, das mais diversas idades e lugares do Estado, e a partir daí fazemos parcerias para visitações em escolas. Essa é a nossa dinâmica! Também recebemos a visita da imprensa, de outros meios de comunicação e temos o reconhecimento da sociedade.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fábio Corrêa de Castro

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • a matemática a serviço da evolução humana
  • Nossa proposta é manter viva a nossa Mostra de Matemática e continuar levando diversão e conhecimento até às fronteiras do nosso Estado.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fábio Costa Morosini

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direito internacional economico heterodoxo: evidencias empiricas a partir do estudo dos investimentos chineses em economias de renda media
  • O papel que a China exerce no direito internacional econômico tem sido uma fonte de grande interesse no campo do direito internacional. A literatura emergente sobre a ordem economica chinesa argumenta que a novidade da interação da China com a ordem jurídica existente está na maneira como o país, ao tempo em que não abandona as ferramentas tradicionais do direito internacional econômico - como acordos de comércio e tratados bilaterais de investimento - desenvolve espacos regulatorios alternativos, e ferramentas jurídicas inovadoras para acomodar os seus interesses. Esta literatura, entretanto está majoritariamente concentrada em análises de impacto da ordem econômica chinesa em países desenvolvidos ou de menor desenvolvimento relativo. Este projeto de pesquisa, por sua vez, foca um uma categoria de países ainda muito pouco explorada na literatura, que sao as economias de renda media, como o Brasil. Este projeto objetiva 1) descrever as ferramentas de direito internacional econômico que emergem do encontro da economia chinesa (via investimentos diretos) com um grupo especifico de paises denominados de economias de renda media; e 2) teorizar essas ferramentas no contexto da ortodoxia do direito internacional economico. A principal hipótese desta pesquisa é que o encontro da ordem econômica chinesa com economias de renda média, a partir da análise dos investimentos chineses, produz um direito internacional econômico ainda não capturado pela literatura especializada. Para tanto, examinamos, em parceria com pesquisadores nacionais e estrangeiros, os instrumentos juridicos nos niveis macro, meso e micro mobilizados pela China no encontro com as seguintes jurisdicoes: Australia, Brasil, India, Nigeria e Uzbequistao. A pesquisa se ancora em pesquisa bibliografica e empirica, com o auxílio de um Computer-assisted qualitative data analysis software (CAQDAS), especificamente com o uso do software Atlas.ti©.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio de Lima Leite

Outra

Divulgação Científica
  • escola preparatória para futuros cientistas
  • A Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC) tem como objetivo principal incentivar, instruir e desenvolver em alunos do ensino fundamental e médio ferramentas necessárias para a realização de pesquisa e exploração científica, através de diferentes atividades, como palestras, oficinas, shows de ciências e workshops que ajudam no desenvolvimento e estimulam o aprendizado, criatividade e a imaginação dos envolvidos, permitindo que estes alunos tenham contato direto com a universidade pública, expandindo suas perspectivas de carreira profissional
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Fábio de Souza Mendonça

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • plantas tóxicas para ruminantes em pernambuco, paraíba and alagoas
  • As intoxicações por plantas têm particular importância no território brasileiro pois surtos de intoxicação em herbívoros domésticos costumam ocorrer com frequência. Resultados prévios do indicam que Tephrosia noctiflora pode estar relacionada à ocorrência de uma nova doença de bovinos que ocorre na Zona da Mata de Alagoas, Pernambuco e Paraíba denominada por nosso grupo de pesquisa de “dermatopatia com aspecto de pele de elefante”. Com base em resultados prévios, identificamos que no Agreste Meridional de Pernambuco e na Zona da Mata de Alagoas, três espécies de Psychotria (P. hoffmannseggiana, P. colorata e P. capitata) podem ser importantes para bovinos por causarem surtos de intoxicação com evolução aguda e morte, similar ao quadro de intoxicações por plantas que contém monofluoracetato de sódio. Desta forma, estudos adicionais sobre a epidemiologia, sinais clínicos, patologia e a reprodução experimental dessas intoxicações precisam ser realizados para que se comprove a importância dessas espécies, como plantas tóxicas de interesse pecuário. Com esse projeto objetiva-se estudar a epidemiologia, os sinais clínicos e descrever as lesões macro e microscópicas da intoxicação espontânea por T. noctiflora em bovinos; Reproduzir experimentalmente a intoxicação por T. noctiflora em cobaias e ovinos; Determinar a concentração de rotenoides nas folhas e sementes de T. noctiflora; Estudar a epidemiologia, os sinais clínicos e as lesões macro e microscópicas da intoxicação espontânea por Psychotria spp. em bovinos; Reproduzir experimentalmente a intoxicação por Psychotria spp em coelhos e Identificar monofluoracetato de sódio em P. hoffmannseggiana, P. colorata e P. capitata. A epidemiologia, sinais clínicos e a patologia das intoxicações espontâneas por essas plantas serão realizadas nos municípios onde se obtiveram os históricos das doenças.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Fedrizzi Vidor

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • simulação e implementação de uma rede em corrente contínua (cc) de baixa tensão com a inserção de recursos energéticos distribuídos
  • Impulsionadas pelo aumento da conscientização ecológica com vistas a sustentabilidade, fontes de energia renováveis de pequeno porte vem se proliferando nas matrizes energéticas nacional e internacionais. Desta forma, o planejamento de sistemas de energia futuros deve considerar uma massiva inserção de recursos energéticos distribuídos (DER) tanto na geração quanto no armazenamento da energia. Tendo em mente a inadequação frente a inserção destes DER no sistema atual de baixa tensão que opera em corrente alternada (CA), a presente proposta visa explorar redes de baixa tensão em corrente contínua (CC) de modo a facilitar a inserção e operação destes recursos distribuídos. Além de redes CC não possuírem potência reativa e seus condutores apresentarem uma menor resistência equivalente, elas contam com um controle de tensão e sincronismo facilitados para a inserção de DER intermitentes (ex.: geração eólica e solar). Adicionalmente, se considerar que a grande maioria das DER são intrinsecamente fontes de energia CC ou que possuem uma etapa de retificação e inversão para sincronismo com redes CA, múltiplas etapas de conversão de energia (CC->CA ou CA->CC->CA) são evitadas ao se utilizar diretamente uma rede CC, aumentando assim a eficiência global do sistema. A metodologia empregada será baseada em simulações e na implementação prática de uma rede CC de baixa tensão em escala. Adicionalmente, diferentes modos de operação da rede (normal e com falta) serão avaliados, além dos procedimentos para modificação de redes CA para redes CC com o mínimo de alterações possíveis. Em suma, juntamente com o avanço dos estudos relacionados a redes CC para inserção de DER, a presente proposta tem como objetivo a implementação prática de uma rede em escala para validação e complementação das simulações executadas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Fonseca de Castro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação, diversidade sociocultural e desenvolvimento na amazônia. uma etnografia das práticas comunicacionais em mocajuba, pará.
  • A evidente relação entre a Comunicação, diversidade sociocultural e desenvolvimento social sustentável resta pouco investigada, tanto no campo comunicacional como em suas áreas conexas. Não obstante, muitas são as práticas e estratégias de comunicação – midiática, interpessoal e social – utilizadas na vida cotidiana de populações tradicionais, em sua relação com os agentes econômicos, com o poder público e com as demais instituições da sociedade civil. Esses processos são particularmente intrigantes em espaços com grande complexidade sociocultural, pouca cobertura jornalística e midiática e acesso prejudicado às tecnológicas de produção e difusão de conteúdos, como é o caso da Amazônia. O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender como práticas e estratégias de comunicação são utilizadas, por certas populações amazônicas do município de Mocajuba, Pará, tradicionais ou subalternizadas, no seu relacionamento com a sociedade que as envolve. O projeto constrói a hipótese central de pesquisa de que as interconexões comunicacionais entre as redes urbanas e rurais amazônicas e entre as experiências e saberes locais e as experiências e saberes globais se auto-produzem como uma bricolagem produtora de materialidades e estratégias que permitem utilizar os instrumentos e práticas comunicacionais na reivindicação de direitos. Especificamente, procuraremos compreender como o uso dos meios de comunicação e das tecnologias de informação e comunicação (TICs), seja enquanto fonte de informação, seja como dispositivos de produção da opinião pública, seja, ainda, como dispositivos de conexão social, permitem a interação, a ponderação e a consolidação de percepções de mundo e tomadas de posição diante das questões relativas ao desenvolvimento. O projeto busca compreender as experiências sociais comunicacionais desdobradas em territórios amazônicos e como essas mesmas experiências tanto derivam como constituem as várias paisagens e realidades amazônicas.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Frezatti

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • usos diagnóstico e interativo do sistema de controle gerencial como potencializadores das respostas estratégicas em tempo de pandemia
  • 1.A pandemia COVID-19 gerou mudanças enormes e as organizações adotaram diferentes opções em termos de respostas estratégicas para seus negócios, trazendo consequências para a própria sustentabilidade delas. 2.Algumas dessas respostas afetam estritamente o curto prazo e outras também o médio e longo prazos e, num primeiro momento, o mais importante era dar sequência às atividades; num segundo momento, espera-se sequência que produzam resultados de longo prazo. 3. Algumas respostas decorreram da existência ou não de estrutura de controle gerencial e/ou perfil de resultados financeiros. As lacunas identificadas e que motivaram a pesquisa foram: i.os trabalhos anteriores sobre as respostas estratégicas das empresas foram desenvolvidos durante o momento de ocorrência da pandemia, sem que fosse possivel obter um olhar de resultados obtidos, ii.análise das combinações dos “pacotes” das respostas estratégias associadas ao sistema de controle com uso diagnóstico e uso interativo e iii associação de resultados financeiros com os diferentes “pacotes” de respostas estratégicas. 4. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar as várias respostas estratégicas implementadas e verificar associação com os mecanismos de uso diagnóstico e de uso interativo das organizações investigando o perfil do pacote de respostas estratégicas. A macro questão da pesquisa é: quais os principais fatores que influenciaram as respostas estratégicas das organizações? 5. A pesquisa é viável pois: i.existem construtos disponíveis, tais como o das respostas estratégicas (Wenzel, Stanske, & Lieberman, 2021) e dos sistemas de controle diagnostico e interativo (Simons, 1995), ii. o desenvolvimento do levantamento é viável e a equipe já desenvolveu pesquisas similares, dominando os elementos conceituais e técnicos. 6. Consiste em pesquisa quantitativa, a partir de aplicação de questionário sobre população de empresas brasileiras e tratamento por estatística multivariada.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Gonçalves Daura Jorge

Ciências Biológicas

Ecologia
  • efeitos sistêmicos de uma rara cooperação boto-pescador
  • Cooperação é um paradoxo evolutivo e uma escolha geralmente incompreendida. Em um mundo de ações egoístas, como emerge a cooperação? Interações cooperativas entre indivíduos ou entre espécies intrigam pesquisadores por mais de século—um debate acadêmico que originou uma sólida base teórica em múltiplas disciplinas acadêmicas. Porém, tal avanço também gerou uma lacuna entre teoria e mundo real. Pouca atenção foi dada a estudos empíricos que validem as expectativas teóricas, e muito menos às consequências da cooperação além de custos e benefícios individuais. Pode um evento cooperativo influenciar a dinâmica da população, comunidade e de um sistema ecológico como um todo? Esta proposta representa uma rara oportunidade de combinar dados empíricos com modelos teóricos para responder tais perguntas mediante um estudo em longo prazo de uma cooperação interespecífica entre botos e pescadores artesanais forrageando por um recurso comum, a tainha. Esta interação compõe o repertório cultural local—tanto de pescadores quanto de botos—por mais de 120 anos, porém pouco se sabe sobre os mecanismos que a mantém e suas consequências para as populações e ecossistemas em que está inserida. Entender tais mecanismos é fundamental para predizer as condições mínimas de disponibilidade de recursos e perturbações antrópicas para que os serviços ecossistêmicos desta interação sejam mantidos. A partir de coleta sistemática de dados empíricos, desvendaremos os mecanismos comportamentais da interação boto-pescador, e estimaremos parâmetros populacionais de botos, pescadores e recursos pesqueiros. Para investigar se a interação influencia a dinâmica e viabilidade das populações de botos e pescadores, desenvolveremos múltiplos modelos matemáticos—jogos estratégicos, numéricos e estocásticos—para predizer a estabilidade da interação boto-pescador e trajetórias populacionais em diferentes cenários de disponibilidade de recurso e perturbações antrópicas. Como esta interação é parte de um ecossistema maior, o Sistema Estuarino de Laguna (SEL), é preciso entender como ela pode influenciar níveis mais altos de organização—tanto o ecossistema quanto o contextos social e econômico a ele associados. Para compreender a interdependência entre esta interação cooperativa e os demais contextos, combinaremos dados biológicos da comunidade ecológica com dados sociais humanos em modelos ecossistêmicos e bioeconômicos. Estimaremos diversos componentes biológicos do SEL para construir um modelo ecossistêmico que descreva o funcionamento do ecossistema em diversos cenários de variações na dinâmica pesqueira e da interação boto-pescador. Estimaremos também o papel das atividades pesqueiras nesse ecossistema mediante a construção de modelos bioeconômicos para buscar soluções economicamente ótimas, socialmente justas e ecologicamente sustentáveis para o manejo de um conjunto de pescarias. Esta etapa final considerará o conhecimento integrado do ecossistema para criar cenários preditivos que integrem aspectos ecológicos, sociais e econômicos do SEL para então serem discutidos de forma participativa com os principais atores do SEL em busca de soluções. Ao desvendar fundamentos de interações ecológicas e gerar novas hipóteses sobre suas influências através de escalas biológicas, esta proposta contribuirá com o conhecimento teórico de ecologia comportamental, de populações, comunidades e ecossistemas. Ao compreender o funcionamento deste sistema, poderão ser fomentados esforços de conservação integrados, que considerem a interação do contexto ecológico com os culturais, sociais e econômicos das pessoas que dele dependem. Assim, esta abordagem interdisciplinar integrará todos os saberes e pesquisas em um novo sítio de Pesquisa Ecológica de Longa Duração que combine ecologia teórica e aplicada para gerar conhecimento científico que ofereça soluções para as demandas da sociedade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Dec 10 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Fabio Henrique Barros de Lima

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • investigação de reações envolvidas em conversão eletroquímica de energia
  • O cenário atual, com o acentuado efeito negativo sobre o meio ambiente da liberação de dióxido de carbono na atmosfera, leva à necessidade de pesquisas em energias renováveis. Assim, é desejável desenvolver e aumentar a eficiência e a versatilidade de sistemas de conversão de energia tais como eletrolizadores e células a combustível. Em consonância com estes aspectos, os principais objetivos deste projeto incluem investigações de processos eletrocatalíticos relacionados com a (i) redução eletroquímica de dióxido de carbono para "armazenar" energia elétrica e, ao mesmo tempo, produzir moléculas combustíveis ou precursoras para a produção de combustíveis, tais como metano, etileno ou outras moléculas maiores, e monóxido de carbono; (ii) eletrólise da água e de nitrogênio molecular, com o objetivo de gerar vetores transportadores de energia como hidrogênio e amônia, para posterior uso em células a combustível (ou em turbinas a gás, para o caso de hidrogênio) para a geração de energia elétrica e; (iii) a eletrocatálise da oxidação de álcoois produzidos pela biomassa, como o etanol, para a sua conversão em energia elétrica ou reforma eletroquímica para a produção de hidrogênio. Em todos os casos das pesquisas mencionadas acima, esta proposta terá foco no desenvolvimento eletrocatalisadores com alta atividade e eficientes, com investigações guiadas por técnicas acopladas com células eletroquímicas, principalmente com cromatografia gasosa associada com espectrometria de massas. A meta final é o desenvolvimento de eletrolisadores e células a combustível que operam em condições reais de aplicação prática. A interpretação dos resultados eletroquímicos associados com as técnicas analíticas será baseada nos mecanismos reacionais globais e o tratamento dos dados será realizado tendo-se como ponto de partida as bases conceituais e o formalismo desenvolvidos em experiências prévias da equipe de pesquisadores desta proposta.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Henrique Gomes Ribeiro

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • educação musical e democracia: relações entre posicionamento político-ideológico e contextos de prática e formação musical especializada
  • Esta proposta tem como tema as relações entre música e democracia. Considerando a complexa realidade democrática atual e estudos desenvolvidos sobre práticas musicais e processos de formação em música, pretende-se avançar na compreensão das relações entre tais dimensões e posicionamentos político-ideológicos no contexto brasileiro, a partir da realidade específica da cidade de João Pessoa/PB. Assim, propõe-se identificar e compreender as principais relações entre os posicionamentos político-ideológicos de estudantes de música em escolas especializadas e seus contextos de prática e formação musical. Esse direcionamento investigativo possibilitará a compreensão da realidade democrática a partir de um campo ainda pouco explorado, vinculado fundamentalmente às práticas musicais e formativas, possibilitando uma perspectiva teórica centralizada no campo da música, mas com aberturas epistemológicas significativas. Embora existam estudos musicais que contemplem dimensões político-ideológicas, estes se apresentam de forma transversal, cedendo lugar a outras perspectivas centralizadoras. Esta realidade tem nos apontado a necessidade de um direcionamento investigativo centralizado nas relações entre os aspectos performáticos, educativos e político-ideológicos da música. Assim, tem-se uma perspectiva teórica e analítica transdisciplinar mediada pelas subáreas da etnomusicologia, da educação musical e da ciência política em torno de estudos da performance, da formação musical em contextos especializados e dos estudos sobre posicionamentos politico-ideológicos na juventude. O trabalho está metodologicamente delineado como um estudo de casos múltiplos a partir de uma abordagem mista de pesquisa, compondo-se de instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta, produção e organização de dados. A base analítica e interpretativa será organizada a partir de uma abordagem fundamentalmente qualitativa, articulando as dimensões teóricas e empíricas do estudo.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Inácio Pereira

Ciências Humanas

História
  • 4a. feira de ciências júnior pucpr - câmpus maringá
  • 4ª. Feira de Ciência Junior da PUCPR – Campus Maringá tem como objetivo estimular o desenvolvimento técnico e científico entre os estudantes do Ensino Básico das escolas públicas e privadas, nos níveis Fundamental II, Médio e Técnico da cidade de Maringá, de modo a contribuir para a melhoria destas etapas de ensino, além de despertar de vocações científicas e tecnológicas e identificar potenciais talentos para pesquisa e inovação. A Feira será um evento anual que visa, ainda, incentivar a pesquisas voltadas para problemas socioculturais contemporâneos, além de auxiliar na divulgação da Ciência. Assim, acredita-se estar fortalecendo os vínculos entre a Universidade, a Escola e a comunidade em geral, por meio da produção científica de estudantes.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Fábio Junior Margotti

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • construção de um sistema para aquisição de dados e reconstrução de imagens na tomografia por impedância elétrica para monitoramento de escoamentos multifásicos
  • 1. A Tomografia por Impedância Elétrica (EIT) é um procedimento no qual eletrodos são afixados à superfície de um objeto condutivo e correntes elétricas são aplicadas. Os potenciais elétricos resultantes são então medidos nesses mesmos eletrodos e com essas informações, deseja-se reconstruir uma imagem da distribuição de condutividade (ou permissividade, ou ambas) elétrica no interior do objeto. 2. Do ponto de vista matemático, a EIT é um problema inverso severamente mal-posto. Isso significa que mesmo um nível de ruído pequeno na leitura dos potenciais, pode acarretar erros enormes na imagem reconstruída. Já do ponto de vista da engenharia, a medição precisa dos potenciais elétricos é bastante difícil. Esse conjunto de fatores, torna a EIT um problema muito desafiador. 3. A EIT é uma alternativa de baixo custo para outros tipos de tomografias, e.g. a tomografia por raios-X. Ela possui diversas aplicações físicas, médicas, industriais, geológicas, etc. Recentemente, a aplicação da EIT vem sendo proposta para a reconstrução de imagens ou outros parâmetros de interesse em escoamentos multifásicos (na indústria de petróleo ou de alimentos por exemplo). Esse tipo de problema é particularmente complicado quando uma das fases consiste num material não condutivo (como óleo, ou alguns tipos de gases). 4. Nesse projeto propomos a construção de um sistema de EIT para a aquisição de dados e reconstrução de imagens no monitoramento de escoamentos multifásicos de líquidos e gases, possivelmente com fases não condutivas. 5. UMA VERSÃO PRELIMINAR DESSE SISTEMA JÁ ESTÁ OPERACIONAL. PARA DETALHES, VEJA O LINK: https://fabiomargotti.paginas.ufsc.br/prototipo2/ 6. O sistema proposto nesse projeto é semelhante, porém esse novo modelo será capaz de reconstruir imagens simultâneas da condutividade e da permissividade elétrica. Serão então executados experimentos estáticos para decidir se é possível aplicar esse sistema para o monitoramento de escoamentos com fases não condutivas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Kon

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inct da internet do futuro
  • As transformações radicais nas formas de comunicação humana possibilitadas pela Internet na última década do século passado têm sido tanto refinadas quanto expandidas neste início de Século 21, impactando a vida de grande parte da população mundial. Recentemente, com a popularização das tecnologias da Computação em Nuvem e da Computação Móvel e com o crescente uso de Redes de Sensores e de tecnologias de Big Data, uma infinidade de novas possibilidades estão surgindo. Essa convergência de tecnologias aliada às necessidades e preocupações relativas às aplicações digitais do futuro levaram pesquisadores a propor novas abordagens de investigação científica e tecnológica que possibilitem o desenvolvimento da "Internet do Futuro". A Internet do Futuro será resultante da convergência da computação móvel com a computação em nuvem, integrará sistemas de grande porte construídos a partir da composição de milhares de serviços distribuídos, executados em uma grande quantidade de máquinas físicas e virtuais, manipulando grandes quantidades de dados multimídia gerados a partir de várias fontes e interagindo diretamente com o mundo físico através de sensores e atuadores da Internet das Coisas. Essa Internet do Futuro será o elemento chave que possibilitará a realização das Cidades Inteligentes, nas quais a infraestrutura urbana será utilizada em sua plenitude de modo a oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes. A cidade inteligente do futuro fará uso de telefones celulares e outros aparelhos de uso pessoal em conjunto com sensores e sistemas embutidos na infraestrutura física da cidade, todos interconectados via Internet. De forma descentralizada mas coordenada, toda essa ciberinfraestrutura oferecerá o suporte para a gestão otimizada da cidade. As plataformas de software da cidade inteligente contribuirão não só para o dia-a-dia das cidades mas também para o planejamento de longo prazo e para a concepção de políticas públicas. A fim de atacar os desafios científicos e tecnológicos e oferecer soluções inovadoras para os problemas em torno da Internet do Futuro e das Cidades Inteligentes, o instituto aqui proposto irá desenvolver pesquisa científica e tecnológica e atividades de ensino, difusão, colaboração internacional e extensão abrangendo as diferentes camadas que compõem a Internet, colaborando com o desenvolvimento da Internet do Futuro e contribuindo com a concretização das cidades inteligentes, com especial foco em problemas de mobilidade urbana das cidades brasileiras. A pesquisa irá abordar a infraestrutura básica, middleware e serviços e aplicações da Internet do Futuro e será dividida em três linhas de pesquisa fundamentais: (1) Redes e Computação Distribuída de Alto Desempenho (2) Engenharia de Software para Internet do Futuro e (3) Análise e Modelagem Matemática para Internet do Futuro e Cidades Inteligentes. Os resultados científicos e tecnológicos do INCT serão validados por meio de aplicações em Cidades Inteligentes: haverá uma aplicação de referência principal no contexto de mobilidade urbana e transportes enquanto que três outras aplicações mais simples (nas áreas de acessibilidade, saúde e artes) auxiliarão na generalização dos resultados. A pesquisa será conduzida por um time de cientistas de alto nível de 12 instituições brasileiras da academia, indústria e governo que já tem histórico de colaborações de sucesso e possuem as habilidades necessárias para a produção de conhecimento com grande potencial de impacto na ciência e na sociedade. O INCT irá gerar software livre inovador, que poderá ser utilizado por governos, empresas e pesquisadores, publicações em veículos de primeira linha, recursos humanos de alto nível, colaborações científicas internacionais, educação universitária e treinamento de pessoal de empresas e governo, divulgação científica para a sociedade em geral e transferência de tecnologia, tanto para grandes empresas quanto para startups.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Nov 25 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Fábio Lameiro Rodrigues

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • avaliação de impactos da pesca artesanal do camarão-rosa penaeus paulensis (pérez farfante, 1967) com o petrecho berimbau, no complexo estuarino-lagunar tramandaí-armazém (rs)
  • Os estuários são tradicionalmente utilizados por atividades pesqueiras extrativistas, que quando praticadas de forma sustentável, garantem a subsistência e segurança alimentar de muitas famílias. A pesca do camarão-rosa é a atividade mais representativa nas lagunas Tramandaí-Armazém/RS, envolvendo cerca de 50 pescadores artesanais, que utilizam aviãozinho, tarrafa e berimbau para a captura do crustáceo. A legislação atual para a pesca dos camarões nos estuários do RS não permite o uso de petrechos arrastados de forma manual ou por embarcações, como é o caso do berimbau. No entanto, tal arte é amplamente utilizada nos estuários do RS e sendo permitida no norte de SC, PR e SP, onde existem leis específicas para o seu uso. A proibição desta arte de pesca artesanal, está no fato de ser arrastada, o que causaria impactos no ecossistema semelhantes aos causados pelo arrasto de fundo. Porém, sabemos que tal comparação não procede e que pescadores que utilizam o petrecho, relatam uma baixa captura de peixes juvenis como fauna acompanhante, e que por isso, causaria menos impacto ao ecossistema, se comparado com as outras modalidades de pesca, que capturam muitos peixes juvenis. O que talvez os pescadores não percebam, é que o berimbau pode causar um impacto ainda desconhecido nos pequenos organismos bentônicos e estrutura física do sedimento, qualidade da água e fluxo de matéria orgânica. Desta forma, qual seria o grau de impacto causado pela pesca artesanal com berimbau neste ecossistema estuarino? Para avaliarmos o impacto dos arrastos, faremos experimentos simulando operações de pesca, onde iremos monitorar o comportamento da biota e a qualidade da água, do sedimento e da matéria orgânica. Espera-se que além de afetar a biodiversidade, os arrastos aumentem os fluxos de carbono para a coluna d’água, afetando a qualidade e a biodisponibilidade do carbono orgânico para os consumidores, alterando diretamente o estado energético e trófico das áreas rasas estuarinas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Lanza

Ciências Humanas

Sociologia
  • os documentos inéditos dos arquivos do sni (paraná-br), do projeto opening the archives e da cia (eua)
  • A produção acadêmica das Ciências Humanas e Sociais a respeito da ditadura militar (1964-1985) no Brasil, a partir dos arquivos do SNI (Brasil-PR), do projeto "Opening the Archives" e dos documentos desclassificados da CIA (EUA), é restrita devido ao recorte temporal em que as respectivas fontes se tornaram públicas no século XXI. Sendo uma urgente demanda epistemológica, o objetivo desta proposta consiste em analisar e compreender como os agentes de informação brasileiros e representantes estadunidenses vigiaram, investigaram e colaboraram com o silenciamento (repressão) das pessoas (civis e religiosas) que fizeram oposição à ditadura militar no estado do Paraná. Apesar da grande quantidade de documentos estadunidenses disponíveis em formato digital, o registro em inglês contribui para a baixa taxa de realização de pesquisas, demandando assim uma sistematização temática dos documentos que possa fomentar e subsidiar novas análises e investigações. A principal metodologia de pesquisa é a investigação documental, que contará com apoio de pesquisadores especialistas de instituições nacionais e internacionais. Parte-se da hipótese de que os agentes nacionais e internacionais atuavam sob a matriz ideológica vinculada aos interesses norte-americanos na América Latina, disseminavam e colaboravam com a Doutrina de Segurança Nacional em favor da manutenção das estruturas sócio-históricas brasileiras. Os resultados da pesquisa permitirão a produção/curadoria de Exposições Itinerantes (audiovisuais) em locais públicos e coletivos, alcançando a comunidade externa e o meio acadêmico; organização e sistematização de Repositórios Temáticos digitais abertos, disponibilizados pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica/UEL para estimular futuras pesquisas, disseminação de trabalhos científicos em eventos e em periódicos (nacionais e internacionais) e organização de Ebook com todos os trabalhos desenvolvidos e as novas metodologias de pesquisa digitais aberta entre Brasil e EUA.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Lera Orsatti

Ciências da Saúde

Educação Física
  • hsp27 plasmática induzida pelo exercício e seus efeitos imunomoduladores e sinalização intracelular em monócitos de mulheres na pré e pós-menopausa
  • A aterosclerose é uma doença cardiovascular inflamatória crônica. A proteína de choque térmico 27kDa (HSP27 ou HSPB1) plasmática, ateroprotetora e anti-inflamatória, é um biomarcador e uma nova terapia para a aterosclerose e outros distúrbios inflamatórios. Sendo a liberação de HSP27 facilitada pelo estrogênio (via ER-b), esta é implicada no paradoxo de que as mulheres estão protegidas contra aterosclerose até a menopausa. Embora o exercício físico exerça efeito anti-inflamatório, o mecanismo pelo qual isto acontece é incerto. O exercício aumenta transitoriamente as concentrações de HSP27 muscular, plasmática e na superfície de monócitos (MO). Como já identificados receptores e mecanismos de liberação de HSP27 da célula, abre-se a possibilidade do aumento da HSP27 na superfície de MO ser de origem extracelular. Enquanto a secreção de pequenas moléculas ("exercinas") e seus efeitos subsequentes em diferentes tecidos são evidentes, os efeitos na resposta imune é atualmente desconhecido, com poucos mecanismos moleculares identificados. Nossa hipótese é que o aumento da HSP27 plasmática induzido pelo exercício resistido e pelo exercício intervalado de alta intensidade (EIAI) exercerão efeitos imunomoduladores em subpopulações de MO, tanto em mulheres pré como pós-menopausadas. Estudos in vitro revelaram efeito imunomodulador de HSP27 em subpopulações de MO, aumentado citocinas anti- e reduzindo pró-inflamatória. Para tanto, coletas de sangue serão realizadas em pré (n=24) e pós-menopausadas (n=24) antes e após (0h, 1h, 2h, 12h e 24h) dois protocolos de exercícios (resistido e EIAI) intercalados por 15 dias. No plasma, serão analisados HSP27, citocinas e hormônios (relacionados ao trânsito de MO). Os MO serão isolados e avaliados quanto à fenotipagem e expressão de receptores toll-like (TLR3 e TLR4), ER-b, HSP27, citocinas, vias de sinalização do TLR4 (MyD88/NfkB–pró-inflamatório) e TLR3(TRAM/TRAF3–anti-inflamatório).
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Lotti Oliva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise dos riscos associados à gestão do conhecimento disperso na inovação aberta
  • A estratégia organizacional é cada vez mais dependente de sua própria estratégia de inovação que deve responder às demandas de um ambiente de negócios em constante transformação. Nesse contexto, a inovação aberta configura um dos tipos de arranjos interorganizacionais mais aplicados no âmbito da inovação. Nesse sentido, as relações entre agentes envolvidos nos arranjos interorganizacionais são as principais fontes de riscos na gestão do conhecimento disperso. A pesquisa consiste no estudo sobre os riscos associados à gestão do conhecimento disperso nos arranjos interorganizacionais para inovação. Os objetivos específicos desta pesquisa são: • Identificar os riscos associados à gestão do conhecimento disperso na inovação aberta; • Analisar os riscos associados à gestão do conhecimento disperso na inovação aberta; • Propor e aprimorar um modelo de análise dos riscos associados à gestão do conhecimento em inovação aberta. O desenho metodológico consiste na revisão sistemática da literatura, revisão teórica, entrevistas com especialistas e elaboração de estudos de caso. A revisão sistemática da literatura considerará os conceitos que fazem a conexão entre gestão do conhecimento, arranjos interorganizacionais para inovação e riscos. A revisão teórica sobre inovação aberta, particularmente nos contextos da gestão do conhecimento disperso, agentes, relações e riscos. Pretende-se desenvolver um modelo de análise dos riscos associados à gestão do conhecimento em inovação aberta que deve ser validado por especialistas. Em posse dele, pretende-se aplicar o modelo proposto por meio de estudos de caso em grandes empresas. Desta maneira, espera-se propor e aprimorar um modelo de análise dos riscos associados à gestão do conhecimento em inovação aberta, objetivando a publicação em revistas internacionais de relevante impacto, publicação de estudos de caso, publicação em revistas de negócio e proposição e coordenação de nova special issue em top journal.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Apr 30 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fabio Luis Zabotto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • interação multiferroica e magnetoelétrica sistematizada pelas conectividades, tamanhos e composições
  • O desempenho de novos dispositivos depende intimamente das propriedades físicas apresentadas por seus materiais, sendo esta a chave para a proposição de novas tecnologias. Entre diversas propriedades físicas existentes, as propriedades ferroicas, caracterizada por dois estados de orientação chaveáveis sob ação de forças externas, se tornaram alvo de investigação pelas suas versatilidades de aplicações em diversas áreas. O controle do chaveamento em sistemas ferroicos e/ou multiferroico (interação cruzada entre diferentes ordens ferroicas) não está vinculado somente às propriedades intrínsecas dos materiais, mas é também pautada nas influências dos campos externos sobre a estrutura cristalina e propriedades mesoscópicas desses materiais. Em adição, a natureza do acoplamento multiferroico pode ser modificada por efeitos de interface. O controle do ordenamento multiferroico é explorado em diversos trabalhos, porém existem explicações distintas para sua correlação com estrutura e interface. Respostas a estes questionamentos poderão ser alcançadas pela investigação sistematizada das propriedades estruturais e de ordenamento ferroico e multiferroico pela aplicação de campos externos para sistemas magnetoelétricos compósitos cerâmica-cerâmica e compósitos magnetoelétricos polímero-cerâmica. A escolha dessas classes de materiais possibilita a existência de diferentes tipos de interação entre fases e ordens ferroicas, incluindo possíveis interação interfaciais com ou sem mediação mecânica. Este cenário facilitará o entendimento sobre a correta correlação entre acoplamento multiferroico e estrutura cristalina, assim como, possíveis mudança na natureza do acoplamento multiferroico para diferentes tamanhos/dimensionalidade/composição, o que agregará a este tema contribuições para um melhor conhecimento das interações multiferroicas, consolidando experiência nesta estratégica área de pesquisa e agregando conhecimento científico e tecnológico no Brasil.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Fábio Luiz Melquiades

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • sensores espectrométricos para avaliação de atributos de fertilidade e erosão em solos agrícolas
  • A manutenção da fertilidade do solo é fundamental para a produtividade de uma área de plantio. Práticas de manejo com base no histórico de erosão e a agricultura de precisão como uma abordagem para dosagem variável de fertilizantes são essenciais para o sistema de produção agrícola. A erosão de solo é um problema constante nas áreas de cultivo intensivo no Brasil. A erosão de sulcos micro e macro são de fácil identificação. Porém, há um tipo de erosão muito prejudicial à fertilidade do solo, que não é considerada pelos produtores, que é o processo de erosão superficial, imperceptível a olho nu. A caracterização espacial e temporal da fertilidade do solo exige uma alta densidade de amostragem e análise. Atualmente, isso gera altos custos e um longo tempo de análise. O uso de sensores de solo proximais baseados em métodos espectrométricos são uma tendência para oferecer alternativas práticas para análise de solo. Este projeto visa: i) Otimizar a análise dos atributos de fertilidade de solos agrícolas utilizando sensores espectrométricos e estatística multivariada (espectrometria gama, espectrometria de raios X, espectrometria NIR e FTIR e Colorimetria). Aprofundar o entendimento das variáveis que contribuem para a robustez dos modelos de previsão para um único sensor ou através da fusão de dados; ii) Constituir um banco de dados das diferentes faixas do espectro eletromagnético para solos agrícolas do Estado do Paraná; iii) Monitorar os processos erosivos através da quantificação de Césio-137 (histórico erosivo do solo) e Berílio-7 (erosão superficial anual); iv) Determinar a composição de radionuclídeos e elementar para avaliar a redistribuição de solo em megaparcelas. Serão analisadas uma grande quantidade de amostras de 3 áreas de cultivo, ao longo de 3 anos. Estudos preliminares da composição de solo com análise de componentes principais mostram que pontos com características erosivas se agrupam diferentemente de pontos sem deposição de solo.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025