Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thiago de Araujo Mastrangelo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • uso de imagens multiespectrais e radiográficas no controle de qualidade de pupas de mosca-das-frutas e parasitóide criados massalmente .
  • Moscas estéreis e parasitóides podem ser utilizados em programas de manejo integrado de moscas-das-frutas. Dentre os braconídeos, destaca-se a vespa Diachasmimorpha longicaudata no controle de larvas da mosca Anastrepha fraterculus, uma das principais pragas da fruticultura. Durante a produção massal desses insetos, deve-se realizar o controle de qualidade dos lotes de pupas. A quantificação automatizada de materiais de baixa qualidade e de pupas parasitadas de cada lote seria de grande valia na produção massal. Uma das formas de determinar com acurácia a porcentagem de pupas de boa qualidade e de parasitismo seria a utilização de sistemas de análise de imagens multiespectrais e de raios-X. Portanto, este estudo objetiva avaliar a aplicação desses tipos de imagens para distinguir as diferentes classes de pupas de A. fraterculus e parasitadas. Para os testes, serão utilizadas pupas da criação massal de A. fraterculus do CENA/USP e larvas de 3º instar irradiadas de A. fraterculus serão oferecidas aos parasitóides da criação. Serão utilizados os equipamentos VideometerLab4® e MultiFocus® para obtenção e análise das imagens multiespectrais e radiográficas, respectivamente. As diferentes classes de pupas de A. fraterculus serão avaliadas por imagens multiespectrais ao longo dos 14 dias do período pupal de diferentes lotes da criação. Para se determinar qual o melhor momento do período pupal para se identificar as pupas parasitadas, imagens multiespectrais serão obtidas ao longo também de 14 dias, sendo as variações quantificadas com base em padrões de refletância. Imagens radiográficas serão obtidas pelo menos em três períodos da fase pupal, para se tentar identificar o melhor momento para visualização dos parasitóides no interior das pupas. Após a caracterização das amostras de pupas pelos sistemas de imagens, serão realizados blind tests para verificar a acurácia do uso do sistema multiespectral com amostras aleatórias dos lotes da criação massal.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Thiago Duarte Pimentel

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • a geopolítica do turismo nas américas: um estudo comparado das políticas públicas de turismo entre brasil, méxico e canadá
  • (1) Este projeto analisa como o turismo entra na agenda pública (econômica, social e política) nos Estados Nacionais no sistema mundo em contexto recente. (2) Especificamente analisa como o turismo entra na agenda pública dos países americanos de Brasil, México e Canadá, nos últimos 20 anos, por meio de suas políticas públicas de turismo (PPTUR). (3) Isso porque o turismo se tornou uma política de estado. Há ampliação crescente do número e da extensão de PPTUR, que emerge como um pano de fundo comum e recorrente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. (4) O argumento defendido é o de que os países periféricos têm dado significativa importância ao turismo na economia, conferindo assim progressivamente uma maior dependência relativa do sistema econômico em relação a esta atividade, e sendo adotado por tais países como uma tentativa de se buscar resultados econômicos e sociais de curto prazo, para geração de renda e empregos. (5) Parte-se da premissa da unificação econômica via sistema-mundo para se analisar o crescimento e institucionalização das PPTUR como política de Estado, e recorre-se aos conceitos de geopolítica, de “totalidade” e “turismo como modelo (produtivo)” (Dachary, 2016) para analisar como o turismo se insere no sistema produtivo capitalista contemporâneo, acelerando e potencializando este sistema, por meio da conversão de tempos-espaços ociosos em produtos e experiências de consumo. (6) Metodologicamente, recorrer-se a um estudo quanti-qualitativo, com dados secundários. Quantitativamente por meio do levantamento das políticas públicas de cada país, cujo material será analisado por protocolo próprio (Pimentel, 2014) para análise institucional de PPTUR, extraindo-se a evolução, perfil e padrão das PPTUR em cada país. Qualitativamente se dará via seleção de amostra representativa para análise de conteúdo com frequências e análise de discurso para analisar os imaginários e repertórios mobilizados, veiculados e instituídos oficialmente pelas PPTUR.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Wed Mar 09 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025