Projetos de Pesquisa

 

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Tatiane Benvenuti

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • associação de tecnologias de membranas e processos eletrometalúrgicos para recuperação de metais não-ferrosos de efluentes e resíduos eletroeletrônicos
  • A rápida retomada da economia no mundo emergente da pandemia de COVID 19 tem impulsionado o mercado de metais com alta demanda nos setores automotivo, eletrônico, construção civil e semicondutores. As diversas aplicações dos metais levam à escassez das reservas minerais. Ao mesmo tempo, trazem o problema da geração de resíduos, tanto nos processos produtivos, quanto no descarte, com o fim da vida útil dos itens contendo metais. Exemplos de resíduos estão na indústria de tratamento de superfície, considerada de alto potencial poluidor, pois seus efluentes carregam composição e concentração variadas de metais. Entre os pós-consumo, resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) contém desde ferro e suas ligas, até metais preciosos como ouro e prata, presentes nas placas de circuito impresso de computadores, celulares e outros equipamentos. Somados a cobre, níquel, cromo, terras raras, e outros. Apesar da legislação de logística reversa, parte dos REEE é descartada no ambiente. A recuperação dos metais da fração coletada ocorre em outros países. O desafio atual é desenvolver, na região, rotas para recuperar e produzir metais a partir de resíduos e efluentes, empregando processos sustentáveis. Isso exige novas tecnologias e o aprimoramento das já existentes. Neste projeto, conhecimentos de hidro- e eletrometalurgia e membranas, associados na técnica de eletro-eletrodiálise, serão aplicados na recuperação de metais a partir de resíduos e efluentes. Os REEE serão mecanicamente processados e caracterizados a fim de obter uma fração rica em metal, que será lixiviada. As soluções lixiviadas e os efluentes serão caracterizados fisico-química e eletroquimicamente, a fim de definir parâmetros para a eletroobtenção e avaliar a eficiência da rota de recuperação do metal. A pesquisa auxiliará no desenvolvimento de metodologias que poderão ser aplicadas a diferentes resíduos e efluentes, ampliando as possibilidades de recuperação e produção de metais na região.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Tatiane da Silva Dal-Pizzol

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • letramento em saúde no brasil: prevalência e fatores associados
  • Letramento em saúde diz respeito a capacidade dos indivíduos de obter, processar, entender e comunicar informações relacionadas à saúde, necessárias para tomar decisões de saúde informadas. Também denominado de alfabetização funcional em saúde, é medido por meio de questionários específicos em pesquisas de âmbito populacional ou com amostras selecionadas. Em comparação com países da América do Norte e Europa, o letramento em saúde representa tema pouco explorado no Brasil, e ainda não se tem estimativas mais abrangentes sobre o grau de letramento em saúde do brasileiro. Os primeiros estudos realizados no Brasil datam de 2009, relacionados com a validação de instrumentos como TOFLHA, S-TOFLHA e SAHLSA para o português brasileiro. Verifica-se que as pesquisas brasileiras têm contemplado estudos de validação de instrumentos ou estudos com tamanho amostral pequeno, desenvolvidos com usuários de serviços de saúde ou portadores de doenças crônicas, com predominância na região Sudeste do país. Estudos mais abrangentes, com população adulta saudável, realizados a partir de amostras de base comunitária, são raros. Nesse contexto, propomos a avaliação do nível de letramento de adultos brasileiros residentes em municípios da Região Sul e Centro-Oeste e dos principais fatores socioeconômicos e demográficos associados, além de relacionar o nível de letramento com condições de saúde autorreferidas e conhecimentos e atitudes em relação a COVID-19. A partir dos dados obtidos, será possível estimar a proporção de letramento em saúde inadequado e propor intervenções educativas voltadas aos subgrupos mais vulneráveis. Por meio de um inquérito domiciliar em três municípios do Rio Grande do Sul e dois municípios do Mato Grosso do Sul, aplicaremos o Teste de Letramento em Saúde (TLS), a partir de amostra por conglomerados em três estágios.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Tatiane Gomes Guedes

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologia educacional sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis direcionada a educação de idosos no contexto escolar: estudo quase-experimental
  • O crescimento da população idosa no Brasil e no mundo, bem como o prolongamento da vida sexual, tem refletido no aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nesse grupo. Para preveni-las, torna-se relevante promover a saúde sexual de idosos na escola, cenário oportuno para aquisição de novos saberes. Acredita-se, nesse sentido, que uma tecnologia educacional poderá melhorar o conhecimento de idosos escolares sobre a prevenção das IST, de forma inovadora e atrativa, instigando práticas sexuais seguras. Trata-se de um estudo quase-experimental, realizado com idosos participantes da Educação de Jovens e Adultos de Recife-PE, com o objetivo de avaliar o efeito de uma tecnologia educacional no conhecimento desse público acerca da prevenção de IST. A construção, validação e avaliação da tecnologia educacional, que será utilizada no estudo, ocorrerá por meio de um estudo metodológico, realizado em quatro etapas distintas: 1. Grupo focal com idosos e professores; 2. revisão sistemática da literatura; 3. Construção da tecnologia educacional; 4. validação de conteúdo e avaliação semântica da tecnologia educacional. A primeira etapa reconhecerá possíveis déficits de conhecimento de idosos acerca da prevenção das IST, além da tecnologia mais adequada a ser construída. A segunda será realizada nas bases de dados Scopus, CINAHL, Embase, Pubmed/MEDLINE, Web of Science, Proquest, Cochrane e Open Gray, com o objetivo de identificar o conteúdo que comporá a tecnologia educacional. A terceira etapa permitirá a construção da tecnologia educacional, mediada por referencial metodológico específico. Na última etapa, a validação de conteúdo e a avaliação semântica, será considerada validada se os itens alcançarem Índice de Validade de Conteúdo de > 0,80. Os dados serão analisados no programa SPSS, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de p < 0,05. O estudo será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025