Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Morgana Domênica Hattge

Ciências Humanas

Educação
  • anos iniciais do ensino fundamental: que lugares ocupam as infâncias?
  • A relação das infâncias com a creche e a pré-escola tem sido amplamente estudada por pesquisadores, professores e entidades. Porém, ao adentrarem à escola de Ensino Fundamental, as crianças passam a integrar um contexto que, na maior parte das vezes, ignora as necessidades das infâncias, atendendo aos apelos de uma educação mercadológica e marcada pela individualidade e incentivo à competitividade. Este projeto trata da relação que se estabelece entre as infâncias e a escola, buscando problematizar as práticas pedagógicas, os modos de ensinar e aprender, as formas como as diferenças são tratadas nos contextos vivenciados pelas crianças, estudantes do Ensino Fundamental. O problema central do estudo se expressa da seguinte forma: de que modo a cultura escolar é compreendida por crianças de 6 a 11 anos, estudantes do Ensino Fundamental, dos Anos Iniciais? A partir de escuta atenta e sensível, espera-se perceber a compreensão das crianças acerca de como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem e a forma como a escolha acolhe as diferenças. A hipótese inicial é a de que as crianças têm muito a dizer quando um ambiente acolhedor se institui e que os seus ditos podem contribuir sobremaneira na problematização das práticas vigentes e na construção de modos outros de ser e estar na escola. Em projeto de pesquisa anteriormente conduzido por um dos grupos proponentes deste estudo, foi possível perceber a potência das manifestações das crianças, atentas ao que se passa nos espaços em que estão inseridas (HORN; HATTGE; SCHWERTNER, 2021). A estratégia metodológica a ser adotada na investigação é a escuta atenta e sensível de crianças de 6 a 11 anos, estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tomando-se como materialidade de análise desenhos, escritas e manifestações orais das crianças em momentos de interação com as pesquisadoras e demais participantes do estudo.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026