Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tatiana Rodrigues Lima

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • o mapa das minas: a performance das mulheres em cenas musicais independentes baianas
  • Proposta de mapeamento da atuação de cancionistas-performers nas cenas musicais independentes baianas. Trata-se do desdobramento da pesquisa de pós-doutoramento realizada de 2019 a 2020 no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), da Universidade Nova de Lisboa, sobre cancionistas do circuito alternativo português. Naquela etapa, selecionamos e testamos operadores teórico-metodológicos do campo da comunicação, das mediações culturais, da etnomusicologia e dos estudos de gênero para cartografar tanto as marcas locais quanto a convergência de elementos estéticos, sonoros, ideológicos e comunicacionais globais na música das portuguesas e das imigrantes atuantes nas cenas de rock, pop e de outros gêneros afro-diaspóricos em Lisboa. O propósito desta nova etapa, a ser realizada no CECULT e no PPGCOM da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, é ampliar o corpus pesquisado e refinar as ferramentas de análise e de mapeamento, possibilitando comparativos futuros entre as cenas dos dois países. O projeto inclui pesquisas de campo, documental e bibliográfica; análises de canções e de performances presenciais, em redes telemáticas e transmídia; entrevistas junto a uma amostragem de cancionistas. Compõem o universo de estudo as mulheres cisgênero e transgênero em atividade em cidades baianas do Recôncavo, em Salvador e em Feira de Santana. A investigação tem como principais metas realizar uma cartografia das territorialidades musicais em conexão com as performances das artistas em plataformas digitais; debater resultados parciais e finais em congressos nacionais e internacionais; publicar artigos em revistas avaliadas pelo Qualis de Periódicos da CAPES; publicar um Mapa de livre acesso na web, demarcando as cenas cartografadas com Podcasts e vídeos com material captado durante a pesquisa; publicar um E-book em linguagem acessível ao público em geral, apresentando o mapeamento, o perfil das artistas baianas e entrevistas.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tatiana Souza Porto

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • utilização de pectinases fúngicas como uma ferramenta sustentável para o processo de fermentação e desmucilagem de café.especial
  • As pectinases catalisam a degradação de substratos contendo pectina e são produzidas por bactérias, leveduras, fungos filamentosos e plantas. Geralmente, elas são utilizadas principalmente na indústria de alimentos e bebidas. No processamento do café, uma das bebidas mais populares do mundo, elas auxiliam o despolpamento e remoção da mucilagem, uma camada rica em pectina que envolve os grãos, que são passos fundamentais no seu processamento logo após a colheita. Para esta finalidade, as pectinases podem ser adicionadas ao café resultando na aceleração destes processos. A proposta deste projeto é desenvolver um processo integrado de desmucilagem e fermentação do café, utilizando duas abordagens distintas: a primeira utilizando processos fermentativos (estado sólido, submersa e sequencial) com fungos filamentosos do gênero Aspergillus para desmucilagem do grão pela produção de pectinases durante o processo. A segunda abordagem foi pela realização da desmucilagem do grão de café por via enzimática direta utilizando pectinases produzidas por Aspergillus utilizando como substrato a polpa do café. Não existe um processo definido de desmucilagem do café utilizando processos fermentativos com fungos filamentosos, deste modo uma nova tecnologia seria desenvolvida e verificado o impacto da fermentação do grão de café nas características da bebida. O bioprocesso será desenvolvido em um café orgânico 100% arábica (Café Várzea Grande, Taquaritinga do Norte-PE). Estas duas abordagens serão avaliadas baseadas na eficiência de desmucilagem do grão de café e nas características da bebida. Com o desenvolvimento da pesquisa espera-se obter um café especial orgânico e transferir a tecnologia para o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento do nicho mercado voltado à produção de cafés especiais no Estado de Pernambuco.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025