Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriano Bueno Kurle

Ciências Humanas

Filosofia
  • hermenêutica da análise musical: investigando o problema do significado em música
  • Esta proposta é uma investigação sobre filosofia da análise musical. Pretende-se desenvolver uma abordagem original sobre a música, por meio de uma concepção inclusiva, em respeito a diversidade histórica e cultural. O presente projeto visa contrapor a posição formalista de Hanslick e seus seguidores em favor do que chamamos de uma hermenêutica da análise musical. Argumentamos que a ideia de análise musical baseada em pressupostos formalistas negligencia um aspecto relevante da música: seu significado. Vista de um modo mais amplo, considerando elementos históricos, culturais e sociais, mediante análise hermenêutica e intertextual das obras, a abordagem que defendemos aqui oferece uma visão mais completa da forma e do conteúdo das obras e permite a análise de obras externas à cultura musical europeia tradicional. Para tanto, buscaremos apoio nas análises intertextuais, derivadas da evolução da semiótica, e da articulação entre as noções de pragmatismo, historicismo e inferencialismo, inspiradas na filosofia de Hegel e na sua recepção contemporânea por filósofos norte-americanos. Situamos esta discussão no campo da filosofia da música contemporânea em diálogo com obras recentes em língua alemã, de inspiração dialética, fenomenológica, hermenêutica e crítica. A limitação da análise musical tradicional a peças de concerto europeias, escritas, e entre os séculos XV e XIX, demonstram a necessidade de uma teoria mais ampla da análise musical. As concepções hermenêuticas consideram a contextualização histórica, cultural e social, sem excluir elementos de análise imanente, textual, e lógica. Para teste e desenvolvimento prático de nossa hipótese, realizaremos a análise de oito obras musicais de oito compositores brasileiros contemporâneos de música de concerto. O desenvolvimento da pesquisa envolve análise bibliográfica, interpretação e reconstrução argumentativo-filosófica, contraste com posições na análise musical e na filosofia da música, e análise musical.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano Comissoli

Ciências Humanas

História
  • encontros piratas, base de dados online: a história da predação marítima no atlântico sul (séculos xvi ao xix)
  • Esse projeto de pesquisa em História tem por objeto analisar as políticas empregadas para o combate da predação marítima no Atlântico português entre os séculos XVI e XIX. O objetivo é investigar como se criaram dinâmicas políticas que viabilizaram a conservação e o desenvolvimento desses territórios durante um contexto de intensificação das disputas entre os impérios coloniais. Apresenta-se a hipótese de que a progressiva extensão jurisdicional de autoridade dos governadores-gerais e vice-reis foi fundamental para articulação das relações entre poderes locais e os outros governos do Atlântico. Desse modo, considera-se que a crescente ampliação da esfera de influência do governo-geral, para além de sua jurisdição no Estado do Brasil, foi o caminho para a inserção dos poderes locais em dinâmicas imperiais e a forma da monarquia assegurar seus interesses e territórios no Atlântico luso. Para tanto, serão utilizadas ampla gama de fontes impressas e manuscritas, compostas por correspondências, cartas régias, patentes e provisões, regimentos, consultas do Conselho Ultramarino, e relatos de viagem feitos por estrangeiros. Os resultados apresentados serão: a criação de uma base de dados online com as informações coletadas, a elaboração de um livro e artigos com os resultados da pesquisa, a produção de um podcast para divulgação e comunicação com um público amplo.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • competência em informação no enfrentamento da desinformação e da propagação de discursos de ódio: proposta de produção e implementação de curso autoinstrucional
  • A questão orientadora do projeto é a compreensão do fenômeno da desinformação como expressivo e complexo problema no campo da saúde coletiva, e potencial catalizador de discursos de ódio. Deste modo, objetiva-se a elaboração, construção e implementação de um recurso educacional voltado à comunidade acadêmica da área de saúde coletiva (pesquisadores, docentes, discentes, alunos de iniciação e vocação científica) e não acadêmica (profissionais da informação, comunicação, saúde, e assistência social). O objetivo é contribuir no enfrentamento da desinformação e dos discursos de ódio, formando multiplicadores de diferentes perfis, ofertando-lhes competências técnicas para busca, recuperação, análise, organização, disseminação e compartilhamento de informações com base científica. O produto que se pretende obter é um curso autoinstrucional no formato Mooc e em conformidade com os requisitos necessários para sua disponibilização no Campus Virtual da Fiocruz. Espera-se que este produto cumpra ao público-alvo dois propósitos: curso instrucional que possibilite que estes sejam capazes de aplicar as técnicas e conceitos ensinados no seu cotidiano pessoal e profissional; e como Recurso Educacional Aberto (Rea) que possa ser replicada em outras organizações, como instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais, serviços de saúde, assistência social, e escolas. A base conceitual e metodológica do curso seguirá os princípios do campo da competência em informação, prática que permite desde o reconhecimento da informação necessária, até sua avaliação, utilização de maneira eficaz, crítica e ética. Ademais, servirão ao projeto os estudos de práticas informacionais, de maneira a garantir que o conteúdo do curso seja inovador na medida em que se adeque às reais necessidades do público-alvo, considerando seus diferentes contextos, e potencialidades de uso.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026