Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tania Regina de Luca

Ciências Humanas

História
  • é preciso falar sobre as ausentes: a colaboração feminina no jornal o paiz (1884-1934)
  • O projeto objetiva realizar levantamento exaustivo da colaboração de Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921), Délia (1853-1895), Carmen Dolores (1852-1910) e Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) no diário O Paiz (1884-1934), disponível na Hemeroteca Digital Brasileira. O conjunto reúne mais de quinhentos textos, dirigidos sobretudo ao crescente público feminino leitor de cotidianos, convidando a reavaliar a presença da mulher de letras na grande impressa e o seu papel como mediadoras culturais e formadoras de opinião. O material será reunido em edições digitais de acesso aberto, acompanhadas de alentados estudos sobre as trajetórias pessoais e intelectuais das colaboradoras, exame dos textos, em termos dos ideais expressos, espaço ocupado na geografia do impresso e diálogos mantidos com os demais conteúdos e com o contexto sócio-político brasileiro. A meta é colocar em tela o papel social, cultural e intelectual da mulher no período. A escolha de O Paiz justifica-se tanto pelas posturas políticas abraçadas, quanto pela presença significativa de colaboradoras em suas páginas. A pesquisa pretende evidenciar a relevância da escrita feminina num jornal que defendia valores republicanos e abolicionistas, expressos por colunistas do sexo masculino, como Joaquim Nabuco e Quintino Bocaiúva, e que visava atingir público amplo e diversificado. Além das edições, submeteremos quatro artigos a revistas de altos estratos e organizaremos colóquios para divulgar os resultados parciais e finais. As publicações, com ortografia atualizada e notas críticas, preencherão significativa lacuna na história da imprensa e da cultura letrada brasileira, graças aos aportes sobre a trajetória da crônica, da escrita feminina e da formação de um campo intelectual na Belle Époque. Localizar, publicar e examinar sistematicamente os textos dessas escritoras representa um passo a mais na construção de novas novas perspectivas sobre as vozes femininas ausentes da história cultural no Brasil.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tania Salgado Pimenta

Ciências Humanas

História
  • enfermidades atlânticas: migrações, interseccionalidades e história digital: doenças, gênero, mortalidade e trabalho em cidades negras (luanda, rio de janeiro, havana, salvador, recife, são luís e porto alegre, c. 1790-1920)
  • As experiências de formações sociais urbanas coloniais e pós-coloniais contemplaram contingentes populacionais diversos atraídos pela migração compulsória de africanos e também imigrantes europeus e asiáticos ao longo do século XIX e a primeira metade do XX. Levando em conta a força das cidades pós-coloniais e escravistas pretendemos esquadrinhar a circulação das doenças e práticas de cura e assistência médica, considerando a população africana, seus descendentes. Este projeto se insere no âmbito das Humanidades Digitais. Com base em registros seriais (fontes textuais) e iconografia pretende-se oferecer um atlas digital interativo sobre as epidemias e doenças endêmicas que marcaram as sociedades urbanas escravistas e com escravos – coloniais e pós-coloniais, apontando para as interseccionalidades entre sexo, etnia e moradia. Serão destacados produtos como animação e sonorização de imagens e textos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Nov 08 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024