Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Simoni Tormohlen Gehlen

Ciências Humanas

Educação
  • potencialidades da tecnologia social nas relações entre comunidade e educação em ciências
  • Pesquisas na área de Educação em Ciências apontam que os Temas Geradores, baseados em Paulo Freire, têm contribuído para estreitar a relação entre os problemas da comunidade e o currículo escolar. O processo de obtenção desses temas é realizado na comunidade em que a escola está inserida e pode contribuir para a identificação, compreensão ou solução de demandas sociais por meio da Tecnologia Social (TS). A TS é compreendida como uma abordagem científica e tecnológica voltada à resolução de problemas sociais, econômicos e socioambientais enfrentados pela população periférica. Ela caracteriza-se pela participação social colaborativa dos atores sociais, com o intuito de reconhecer e incorporar seus saberes populares. Frente à necessidade de estabelecer conexões mais efetivas entre as demandas da comunidade e o currículo escolar, e diante da carência de formação de professores na região nordeste, emergem as questões: Quais relações podem ser estabelecidas entre a TS e a perspectiva freireana, e como efetivá-las no currículo escolar e na comunidade? Como desenvolver formações para licenciandos em Física e Pedagogia, bem como para professores de escolas públicas em regiões de Alagoas e Bahia, fundamentadas na TS e nas exigências curriculares atuais? A pesquisa consiste em três etapas: i) elaboração e implementação de processos formativos para professores de Ciências em parceria com Secretarias de Educação e escolas públicas, nas regiões do sertão de Alagoas, da Costa do Cacau da Bahia e Recôncavo Baiano; ii) desenvolvimento de TS na comunidade ou na escola, em colaboração com o Programa UESC Rural; iii) implementação de aspectos relacionados à TS em cursos de licenciatura em Física (UFRB) e Pedagogia (UFAL), fomentando ações curriculares de extensão. As informações serão obtidas por meio de vídeogravações, entrevistas, produções dos licenciandos e a observação participante com os moradores, sendo que a análise se dará mediante a Análise Textual Discursiva.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Simony César Ramos de Moura

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • nina: uma tecnologia para denúncia de importunação sexual na mobilidade urbana que promove a construção de políticas públicas a partir da ciência de dados
  • Embora a conduta de importunação sexual tenha se tornado crime desde 2018, as políticas de enfrentamento à essa violência seguem em segundo plano, invisibilizadas e sem dados oficiais ou norteadores consolidados que possam direcionar a formulação de tais políticas. Nesse cenário, os dados divulgados são de iniciativas independentes, como o Instituto Patrícia Galvão, que, em parceria com o Instituto Locomotiva, divulgaram que em 2021, 81% das mulheres já sofreram violência em seus deslocamentos pela cidade. Esse projeto, portanto, tem o objetivo de investigar os dados de denúncia de assédio e importunação sexual na mobilidade urbana feitos por meio do canal da NINA, o canal padrão de denúncias do município de Fortaleza (CE). Com base nesses dados e usando técnicas de ciência de dados propõe-se investigar a correlação dessas informações, bem como treinar modelos preditivos que possam atuar na promoção de políticas públicas para mitigação da violência de gênero na mobilidade urbana. Mesmo a partir de uma análise superficial, esses dados já revelaram informações que contribuíram para a identificação de pontos críticos, resultando em políticas para a instalação estratégica de mais iluminação, câmeras de videomonitoramento e sinal de Wi-Fi gratuito em paradas de ônibus. Concomitantemente com a investigação dessas hipóteses, é objetivo desse projeto estimular o engajamento cívico e a difusão da prática da cidadania digital dos jovens, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade. Com o atual projeto, a NINA e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (CITINOVA) irão tornar o portal de dados, inclusive os coletados pela nossa tecnologia quanto ao assédio e importunação sexual nos transportes públicos, mais acessível para a comunidade. A parceria visa estimular soluções para o desenvolvimento de cidades mais seguras e inclusivas, pensadas pelos próprios agentes beneficiados por políticas públicas para a mobilidade urbana.
  • Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza - CE - Brasil
  • 13/12/2022-31/03/2026