Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sonia Maria Vanzella Castellar

Ciências Humanas

Geografia
  • pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino
  • Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sonia Regina Nozabielli

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • desenvolvimentos e desigualdades: entre as palafitas e o complexo portuário de santos
  • A pesquisa aborda desenvolvimentos e desigualdades na relação com segmentos da classe trabalhadora. A produção e reprodução da vida material e social no Brasil se sustenta em heranças colonialistas e escravistas, sob uma dependência econômica que delimita os avanços de desenvolvimentos brasileiros, impulsionados pelo Estado sob diferentes governos, para a garantia da acumulação capitalista. Essa lógica é marcada por deslocamentos que resultam em consequências para segmentos da classe trabalhadora, principalmente na última década, abrangendo os tempos do COVID-19. Constitui objeto da pesquisa o porto e as palafitas como componentes de uma unidade de análise das desigualdades e desenvolvimentos, que justificam e influenciam as respostas de trabalho e da proteção social para segmentos da classe trabalhadora, na particularidade do complexo portuário de Santos. Nesse contexto, o problema da pesquisa pode ser delimitado: se o complexo portuário de Santos é estratégico para o capital e importante na rede econômica global, que impactos têm os desenvolvimentos sobre a organização da vida de segmentos da classe trabalhadora? Tendo como pressuposto que, nessa organização, tanto o trabalho como a proteção social dependem de condições estruturais e de correlação de forças políticas, afirma-se a hipótese dessa pesquisa: as respostas às demandas de proteção social e trabalho, que deveriam traduzir expectativas éticas e políticas da realização da vida humana, estão submetidas às exigências de recomposição da acumulação do capital, sob as tramas das desigualdades com fortes marcas da colonização e escravidão. É uma pesquisa qualitativa com a utilização de uma combinação de técnicas, a observação participante, diário de campo, o recurso da cartografia e da imagem, as entrevistas, e a recorrência a fontes diversas com os seguintes procedimentos, pesquisa bibliográfica, histórica e documental e pesquisa de campo.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Soraia Sales Dornelles

Ciências Humanas

História
  • vilas indígenas na amazônia pombalina em perspectiva conectada (1757-1798)
  • Na segunda metade do século XVIII, Portugal promoveu um grande esforço para a reorganização administrativa do Império, com objetivos que passavam pela garantia da soberania dos territórios no ultramar e sua efetiva exploração econômica. Com a assinatura do Tratado de Madrid (1750), a demarcação de fronteiras tornou-se prioridade, fato que colocou a região Norte da América no centro das ações reformadoras portuguesas. Central nessa mudança foi a publicação do Diretório dos Índios (1757), política indigenista concebida a partir das experiências amazônicas e estendida para o estado do Brasil em 1758. O Diretório pombalino (1757-1798) transformou antigos aldeamentos missionários em vilas e lugares de Índios. Este projeto visa investigar como as populações indígenas se inseriram no universo colonial setecentista a partir da formação das Vilas de Índios da Amazônia (Pará e Maranhão) que previam a incorporação das populações originárias através do trabalho assalariado, de sua participação na governança e comércio das vilas e por meio de uma reforma cultural baseada no cristianismo. Assim, propomos trazer à tona a discussão sobre a formação desses espaços coloniais destacando o papel ativo dos povos indígenas na constituição dessa sociedade, anteriormente, negados ou subestimados na historiografia. Procuraremos demonstrar como o trabalho indígena e o comércio contribuíram para inseri-los na sociedade colonial, mas também o papel que desempenharam nos processos de acumulação interna da colônia e sua conexão com o Estado do Brasil, particularmente as capitanias do Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande de São Pedro e com o Atlântico Equatorial. Também está no escopo do projeto compreender a inserção dessas populações na sociedade colonial lusa por meio da vida cristã e da intenção assimilacionista da política. Através do referencial teórico-metodológico da história social e da história indígena analisaremos documentação a primária e secundária.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Spartaco Astolfi Filho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de terapia genética baseada em vetor viral multivalvo para o tratamento do alzheimer
  • Aproximadamente 50 milhões de pessoas possuem demência no mundo. No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem DA, acredita-se que a prevalência nacional é mais alta que a mundial. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa multifatorial, sendo uma de suas principais causas definidas, a formação de placas derivadas do acúmulo de uma proteína chamada Beta-Amilóide. As placas de Beta-Amilóides são formadas da clivagem de uma proteína maior encontrada na membrana chamada Proteína Precursora de Beta-Amilóide – APP. Em grande parte dos pacientes com Alzheimer foi identificado um aumento na expressão do mRNA da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, o que pode contribuir para o acúmulo de beta-amilóide e formação das placas. Posto isso, através da técnica de RNA de interferência (RNAi), será diminuída a expressão do RNA mensageiro da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, Beta secretase e TAU acarretando em uma diminuição na produção da proteína Beta-Amilóide, reduzindo seu acúmulo e formação das placas de Beta-Amilóide, assim como, ocorrerá o silenciamento de miRNAS que atuam como silenciadores de Alfa secretase atráves da atividade de um RNA circular. Com base em buscas realizadas na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, estimamos que este produto será o primeiro produto comercial brasileiro que atuará diretamente em uma das causas conhecidas da doença, através da inovadora técnica de terapia celular a base de RNA de interferência. Atualmente são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde 4 medicamentos que atuam apenas na redução dos efeitos do Alzheimer: donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina. Os medicamentos: donepezila, galantamina, rivastigmina são todos inibidores da acetilcolinesterase, uma enzima que degrada um importante neurotransmissor, a acetilcolina, a memantina é um medicamento antagonista do receptor N-metil D-Aspartato - NMDA utilizado como neuroprotetor no tratamento sintomático da doença.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Stefânia Ordovás de Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • transformação digital no varejo omnicanal: mapeamento, definição de gargalos e entrega de soluções
  • O setor de serviços costuma representar acima de 70% do PIB das principais economias mundiais (incluindo o Brasil), e o varejo tem importante papel nesse número. Nos últimos anos, impulsionada por avanços tecnológicos, novos comportamentos de compra e pela recente crise sanitária, importantes mudanças foram feitas no setor. Uma destas foi a configuração multi ou omnicanal, onde o consumidor interage com o varejista por meio de múltiplos canais integrados. Em paralelo, há uma linha de pesquisa importante que é o entendimento da jornada do cliente, desde a identificação de suas necessidades até a compra, o consumo e o descarte de produtos. Essa jornada, muitas vezes vista como linear, sofre bruscas alterações quando levada para o contexto omnicanal, onde as interações podem ocorrer na loja física, pessoalmente, por meio de sites ou aplicativos, ou mesmo por uma combinação dessas possibilidades. Assim, este projeto busca compreender e mapear a jornada do consumidor no mercado calçadista feminino, no contexto omnicanal, identificando pontos de contato e de fricção entre varejista e consumidor. A questão de pesquisa que se apresenta para tanto é: quais os gargalos para a transformação digital para omnicanalidade no varejo calçadista brasileiro? Esta questão é de relevância teórica e prática e passível de ser realizada com as parcerias deste projeto. Para tanto, será realizada uma pesquisa envolvendo duas etapas: a primeira, qualitativa, junto a varejistas, especialistas em varejo calçadista e consumidores, compreendendo a omnicanalidade do setor e mapeando a jornada do consumidor; a segunda, quantitativa, como forma de validar a jornada e identificar pontos de contato e fricção. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de soluções tecnológicas em parceria com a DB Server para os pontos de fricção encontrados, que serão propriedade da Escola de Negócios da PUCRS/LABEX e, além de servirem aos varejistas parceiros, serão utilizados em projetos de ensino e pesquisa futuros.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Stefanie Griebeler Oliveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • formas de organização de apoio/suporte ao cuidador de pessoas com dependência funcional na atenção domiciliar: protocolo de revisão de escopo
  • Revisão de Escopo, conforme proposta pelo Joanna Briggs Institute, com estudos sobre cuidadores domiciliares de pessoas com dependência funcional com menção a alguma forma de apoio/suporte fornecido ao cuidador domiciliar publicados em inglês, espanhol ou português a partir do ano de 2002. As bases de dados a serem pesquisadas incluem MEDLINE (PubMed), CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science e SciELO.org. Buscas na literatura cinza também serão realizadas. A estratégia de busca ocorrerá em três etapas. Na primeira será realizada uma pesquisa nas bases MEDLINE (PubMed) e CINAHL seguida da análise das palavras dos títulos e resumos e dos descritores das publicações. Uma segunda busca usando todas as palavras-chave e descritores identificados nos bancos de dados incluídos. A terceira etapa será uma busca nas listas de referências dos estudos selecionados para identificar estudos adicionais. Todos os títulos e resumos dos registros identificados serão analisados quanto à pertinência aos objetivos dos estudos e os textos elegíveis serão lidos na íntegra para confirmar a pertinência e extrair os dados de interesse. A busca e a triagem dos estudos elegíveis serão realizadas por pares. A análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados será desenvolvida por dois revisores independentes. A qualidade metodológica dos estudos incluídos será apreciada utilizando o proposto pelo JBI, por exemplo, PRISMA-ScR. Os resultados serão apresentados através de síntese narrativa para descrever os estudos e determinar a qualidade da evidência produzida, sempre que possível, acompanhada de diagramas, mapas conceituais e quadros/tabelas conforme os objetivos da revisão. Espera-se que a scoping review contribua para a análise das formas de organização de apoio/suporte ao cuidador domiciliar de pessoas dependentes funcionalmente apontando evidências para qualificar a atenção domiciliar.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sat Dec 04 00:00:00 BRT 2021-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Stefany Grutzmann Arcari

Outra

Divulgação Científica
  • xi semana nacional de ciência e tecnologia: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • O IFSC é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e oferece educação básica, profissional, superior e em nível de pós-graduação em estrutura multicampi. Atualmente, o IFSC possui 22 câmpus localizados em diferentes regiões do estado de Santa Catarina, com sede e foro em Florianópolis. O Câmpus São Miguel do Oeste foi implantado em 2009 e possui profissionais capacitados e infraestrutura adequada para a organização e realização do evento. O IFSC-SMO oferta ensino médio, técnico e graduação com o objetivo de realizar a escolarização, capacitação, qualificação e disseminação de conhecimento entre os estudantes e a comunidade, acreditando que o conhecimento adquirido pelos estudantes durante sua formação possa contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de produção. Dessa forma, vimos por meio deste documento, anunciar o projeto de realização da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT) com o tema central “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", que acontecerá de 17 a 23 de outubro de 2022 no IFSC-SMO, além de ações extramuros vinculadas à XI SNCT, em cooperação com AMEOSC, CONDER, ACISMO, Colegiado de Secretarias Municipais de Educação da AMEOSC e escolas municipais e estaduais de educação básica e técnica. As atividades ofertadas durante a XI SNCT serão: IV Seminário de Iniciação Científica (IV SIC) com apresentação de trabalhos científicos nas modalidades oral, banner e escrita), oficinas, mostras, gincana, feira de ciências das escolas de educação básica de abrangência estadual, dias portas abertas, apresentações culturais e artísticas e palestras. Todas essas atividades serão desenvolvidas para os discentes do ensino médio e/ou técnico de escolas de educação básica e alunos da educação superior de Santa Catarina. A SNCT 2022 proporcionará a divulgação e a difusão do conhecimento, bem como estimulará a geração de novos conhecimentos para o fortalecimento da inovação tecnológica.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Stela Luiza de Mattos Ansanelli

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no brasil
  • O desenvolvimento da indústria de bens e serviços ambientais tem sido visto por diversas nações como forma de sair de crises econômicas, sobretudo da crise financeira de 2008. O setor é visto com potencial capaz de gerar um maior volume de empregos por unidade de investimento. Há uma lista de bens e serviços de gestão da poluição, tecnologias limpas e gestão de recursos, proposta pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é internacionalmente aceita para compor o setor. Os empregos verdes são postos de trabalho que contribuem para redução de impactos ambientais. A abordagem setorial de empregos verdes os relacionam ao setor ambiental onde o emprego é gerado. No Brasil poucos estudos foram realizados e o país carece de dados empíricos sobre empregos verdes e setor verde, dificultando a identificação de seus impactos na economia e outras comparações empíricas. O objetivo geral do projeto é estimar o peso macroeconômico da indústria de bens e serviços ambientais no Brasil. Para tanto, o projeto apresenta dois objetivos específicos: 1- Delimitar a indústria de bens e serviços ambientais no Brasil; 2- Avaliar seu impacto no mercado de trabalho através de uma nova abordagem setorial de empregos verdes. A metodologia será realizada em duas etapas, para atender os dois objetivos específicos: 1- Mapear as empresas do setor, por meio de pesquisa de palavras-chaves na internet dos produtos da lista de bens e serviços ambientais da OCDE, de consulta ao site Revista Meio Ambiente Industrial, de contato com especialistas e de participação em feiras industriais do setor; 2- Levantar o número de empregos formais nas empresas do setor no período atual, por meio de contato eletrônico e telefônico, e compara-los com outros resultados e verificar sua participação no emprego total formal do país. Estudos internacionais utilizaram metodologia similar e regiões vem investindo no setor, como The European Green Deal.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Stela Maris de Mello Padoin

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • plataforma educativa desenvolvida de forma participativa com usuários adultos e profissionais da saúde para tratamento da sífilis e do hiv: tradução do conhecimento
  • Doenças emergentes e negligenciadas demandam para os serviços de saúde diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico a fim de reduzir os altos índices epidemiológicos. Diante da prevalência e incidência da sífilis, o acesso pelos profissionais de saúde a ferramentas digitais, como o fluxograma de mesa, pode contribuir para o diagnóstico precoce e tratamento imediato. Da mesma forma, na epidemia do HIV, contribuir com a promoção da adesão ao tratamento, que é um dos desafios para a proteção individual e coletiva. O problema de pesquisa foi evidenciado em estudos primários e secundários desenvolvidos no grupo de pesquisa e pela participação efetiva dos profissionais dos serviços de saúde e gestores nestes estudos, que pactuaram as demandas. A hipótese é que a usabilidade da plataforma educativa promova a educação continuada e educação em saúde por meio de um website otimizado para smartphone e tablet. Este estudo é plausível considerando a utilização de evidências científicas dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e de revisões sistemáticas que sustentam o conteúdo educativo. A avaliação do uso tem sua plausibilidade em pesquisa de campo com instrumentos validados que irão apontar potencialidades e barreiras para o uso. A estratégia metodológica com abordagem participativa, usuários e profissionais da saúde, e ancorada no modelo da tradução do conhecimento, permitirá a validação da aparência do fluxograma modelo website, pelos profissionais da APS; e de conteúdo/aparência com informações para adesão ao tratamento antirretroviral pelos usuários. A pesquisa de campo com avaliação da usabilidade pelos usuários finais implicará na adaptação do conhecimento ao contexto local e implementação e manutenção do uso da plataforma no website da instituição.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Stéphanie NASUTI

Outra

Ciências Ambientais
  • governança dos territórios da agricultura familiar no planalto de santarém (pará): inovações institucionais para o desenvolvimento local e a juventude rural
  • Nossa proposta trata das inovações nos arranjos institucionais que permitem que cidadãos e grupos sociais aumentem sua capacidade de agência no território em um cenário de injustiça socioambiental e espacial. Frente a uma conjuntura de corte de políticas sociais, ao mesmo tempo que se amplia o incentivo a setores extrativistas dos recursos naturais, estes arranjos buscam defender outras visões de desenvolvimento, com base na agroecologia e o bem-viver. De forma específica, propomos realizar a pesquisa na região do Planalto de Santarém (Pará), território formado predominantemente por agricultores familiares, mas onde, nos últimos 20 anos, houve uma expansão importante da agricultura industrial, levando a conflitos socioambientais. Este cenário estimula a criação de arenas de governança e de ações coletivas derivadas de estratégias de resistência. Nesta seara, a pesquisa em pauta propõe analisar os mecanismos de governança elaborados pelas organizações da Agricultura Familiar atuantes para fortalecer essa categoria social frente às recentes mudanças de ocupação e uso da terra, bem como para defender seu projeto de vida. Isso compreende: - conceituar as novas narrativas compartilhadas localmente para expressar e defender o modelo de desenvolvimento reivindicado; - analisar as arenas de governança investidas por esses grupos; - analisar as estratégias elaboradas para envolver a juventude rural nessas arenas e favorecer a continuidade entre gerações. Os resultados gerados contribuirão com o debate sobre processos sociais inovadores de governança territorial (mobilização e organização coletiva). Esta pesquisa lança mão de estratégias participativas de produção do conhecimento, abordagem em consonância com os princípios éticos subjacentes à ideia de justiça socioambiental. Nesta perspectiva, os conhecimentos produzidos assumem uma dimensão cidadã, de transformação da realidade a favor dos grupos que vivenciam situações de desigualdades socioambientais.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025