Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carlos Roberto Koscky Paier

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de um agente imunoterápico anti-pd-l1 conjugado com um inibidor inédito da enzima nqo1: agente anticâncer multialvo.
  • O câncer de pulmão é um dos mais incidentes no mundo, fortemente associado ao hábito de fumar, evolui agressivamente, apresentando metástases cerebrais em até 40% dos casos. Atualmente, a terapia com anticorpos monoclonais (mAbs) anti-PD-L1 tem apresentado excelente resultado como primeira linha de tratamento deste tipo de tumor, bloqueando os receptores PD-L1 da superfície das células tumorais, impedindo que se liguem ao receptor PD-1dos linfócitos T para desativá-los. Outro marcador de mau prognóstico é a grande abundância de NAD(P)H-Quinona Oxidorredutase 1 (NQO1), enzima responsável por reduzir quinonas, evitando a produção de espécies reativas de oxigênio. A NQO1 também se liga a alvos proteicos importantes, inibindo a ubiquitinação e degradação de proteínas como p53 (medeia a expressão de marcadores da transição epitelial-mesenquimal, a apoptose e a parada do ciclo celular), HIF1alfa; (promove a adaptação tumoral à hipóxia) e PGC1alfa; (relacionada à reprogramação metabólica do tumor). Por essas razões, NQO1 é um importante alvo para modulação farmacológica nesse tipo de câncer. Este projeto objetiva unir as duas estratégias citadas em um único imunobiológico, ou seja, a formulação de um inibidor de NQO1 nanoencapsulado em lipossomas funcionalizados com mAbs anti-PD-L1. Para tanto, os mAbs anti-PD-L1 serão produzidos em cultura de células humanas Expi293, purificados por cromatografia de afinidade por proteína A e ligados à superfície dos lipossomas, previamente formulados com lipídios anfipáticos e com o inibidor de NQO1, a quinona inédita RCDFC. Os imunobiológicos serão caracterizados por análise físico-química e as melhores formulações serão validadas quanto à atividade citotóxica contra linhagens de câncer de pulmão in vitro. Espera-se gerar um imunobiológico conjugado com a lipossoma que futuramente possa atuar como antineoplásico no tratamento de câncer de pulmão com alta expressão de PD-L1 e NQO1.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Roberto Sanchez Milani

Ciências Humanas

Ciência Política
  • observatório interdisciplinar das mudanças climáticas: cartografando a transição energética na américa latina
  • Este projeto pretende preencher lacunas importantes na compreensão das mudanças climáticas sob a ótica das Ciências Sociais e Humanas, mais particularmente das Relações Internacionais. Por meio de pesquisas interdisciplinares sobre as dimensões humanas, sociais e políticas das mudanças climáticas no Brasil, o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) desenvolverá suas atividades em 3 eixos: (1) Antropoceno, relações natureza-sociedade e transições ecológico-sociais; (2) Ecopolítica mundial, negociações climáticas e relações ciência-política; (3) Justiça climática, políticas públicas e conflitos socioambientais. Construindo diálogos com atores sociais e políticos nacionais e internacionais, mobilizando distintas gerações e difundindo seus resultados nas universidades parceiras, governos e sociedade civil, este projeto contribuirá para socializar conhecimentos científicos e práticas dentro e fora da academia. Nesse sentido, o objetivo geral da proposta é desenvolver uma cartografia temática das transições energéticas na América Latina, agregando instituições de excelência por meio de atividades de pesquisa, formação e incidência social e política no campo das mudanças climáticas. O primeiro objetivo específico diz respeito a pesquisas sobre os fatores que contribuem para as mudanças climáticas e os seus desdobramentos nos diversos campos do conhecimento, incluindo Sociologia, Ciência Política e, principalmente, Relações Internacionais. O segundo inclui o desenvolvimento de disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos, capacitações e o fortalecimento de redes e parcerias. O terceiro prevê atividades de incidência social e política no debate público com universidades e organizações da sociedade civil no âmbito nacional e global.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Roberto Sanquetta

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • desenvolvimento e integração de tecnologias para o monitoramento do estoque de carbono e prevenção de desastres naturais na serra do mar – pr.
  • As mudanças climáticas têm deixado a sociedade em alerta devido às suas consequências, em especial desastres naturais como deslizamentos de encostas, os quais trazem prejuízos ao meio ambiente e às populações que habitam essas áreas. Este trabalho tem como objetivo elaborar um zoneamento de riscos de áreas suscetíveis a desastres naturais e simular os seus efeitos sobre os recursos socioambientais para o litoral do estado do Paraná. Para isso serão utilizadas as posições de 22 parcelas do IFN para coletar amostras de solos, necromassa e dados dendrométricos para estimativa da biomassa arbórea. Nas mesmas parcelas serão realizados voos com ARP com sensores remotos ativos e passivos a fim de se obter dados sobre o terreno e a vegetação; também serão utilizados dados geoespaciais de bases oficiais e imagens de satélites para classificar o uso e ocupação do solo. Este conjunto de dados servirá para realizar o zoneamento e proposição de medidas preventivas aos desastres naturais, bem como identificar espécies florestais de interesse e estimar o estoque de carbono nas áreas atingidas e nas suscetíveis a desastres. Portanto, ao final do projeto, espera-se ter um relatório técnico que será entregue às autoridades, workshop de capacitação de pessoal sobre desastres naturais e o desenvolvimento de tecnologias e trabalhos acadêmicos que contribuirão com o conhecimento científico sobre as mudanças climáticas e suas consequências.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 31/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Roberto Sanquetta

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • sistema de amostragem e inteligência artificial para estimativas da biomassa abaixo do solo - bgb
  • A obtenção de variáveis biofísicas de espécies florestais, sejam as de interesse comercial ou nativas é fundamental para a adoção de técnicas de manejo florestal sustentável. Algumas são de fácil acesso e mensuração como o diâmetro a altura do peito e a altura, das quais pode-se obter variáveis derivadas como o volume e biomassa, que também podem ser obtidas diretamente adotando-se o método destrutivo. No entanto, quando se trata de variáveis abaixo do solo, como a biomassa de raízes, a obtenção envolve um alto custo de trabalho e financeiro, pois envolve a escavação das raízes. A importância em obter a variável biomassa é que a partir dela pode ser obtido o estoque de carbono das florestas. Assim, esta proposta tem por objetivo geral desenvolver um sistema de amostragem não destrutiva para geração de estimativas do componente biomassa abaixo do solo, do inglês Below Ground Biomass (BGB), ou seja, contemplando as raízes e os rizomas, em ambientes florestais. Para isso, serão adotados métodos de quantificação de raízes em um plantio de Pinus taeda L. e um fragmento de floresta nativa. No método da escavação as raízes serão removidas do solo, escaneadas por um sensor LiDAR transportado por um drone, pesadas e encaminhadas ao laboratório para a determinação do carbono. Também serão adotados os métodos do monólito, onde as amostras serão obtidas em três distâncias da planta e em quatro profundidades, e do rhizotron e minirhizotron, os quais consistem em escanear e observar o crescimento das raízes em intervalos regulares de tempo através uma parede de vidro, para o primeiro, e através de tubos de acrílico, para o segundo. Com a adoção de métodos computacionais e modelagem a partir da adoção de inteligência artificial, espera-se obter modelos de predição da BGB e desenvolver a identificação e vetorização automáticas das raízes nas imagens obtidas pelo scanner.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Rodrigo Zarate Blades

Ciências da Saúde

Medicina
  • reconstituição da microbiota do leite como estratégia de suporte nutricional de recém nascidos prematuros: determinação de efeitos clínicos e moleculares de ensaio clínico
  • O leite materno (LM) é uma fonte ímpar de fatores nutricionais e funcionais para o recém nascido (RN). O leite de doadora pasteurizado (LP) perde vários desses componentes, incluindo a microbiota comensal. Estamos estudando RN prematuros (RNPTs) menores de 32 semanas em ensaio clínico randomizado (ReBEC RBR729-kr8x). O grupo controle recebeu LP como de rotina. O grupo intervenção recebeu LP que teve inoculação em 10% de LM, seguido de incubação a 37oC por 4 hs. O objetivo principal é determinar as vantagens clínicas que essa intervenção pode conferir aos RNPTs nos primeiros 15 dias de vida. Os objetivos secundários visam identificar fatores microbiológicos, metabólicos e imunológicos associados a essa intervenção. Foi concluído com sucesso o recrutamento de todos os binômios mãe-RNPT (N=80 total, 40 por grupo), a coleta de amostras de fezes dos RNs, e de leite (LM, LP e Li) de 3 tempos experimentais (1, 5 e 10 após o nascimento). São considerados todos os dados clínicos dos primeiros 15 dias de vida dos RNPTs e de internação das mães, a composição da microbiota dos leites e fezes por sequenciamento 16S, e metaboloma dos leites por espectrometria de massa. Os resultados preliminares correspondentes a um dos três tempos de avaliação indicam a mudança do perfil da microbiota do LP após a inoculação com o LM, sendo que a maioria das amostras passa a apresentar um perfil mais próximo do LM que do LP. Ao mesmo tempo, o perfil do metaboloma do Li apresentou grandes diferenças com o LP, incluindo lisofosfolipídios oxidados, esfingomielina, coenzima A, prostaglandina A, triptofano e ácido indoleacrílico. Objetivos adicionais ao estudo incluem a avaliação retrospectiva de marcos de desenvolvimento apresentados pelos RNs nos primeiros 6 meses de vida. O financiamento é imprescindível para continuar e concluir todas as análises. A identificação das vantagens clínicas e/ou moleculares da estratégia, podem representar achados de grande importância para o cuidado dos RN em geral
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Rogério de Mello

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • serviços ecossistêmicos no ambiente mata atlântica-oxisol: modelagem do balanço hídrico como ferramenta para gestão ambiental sustentável
  • Serviços ecossistêmicos são gerados por biomas, destacando-se produção de água e armazenamento de carbono, e são essenciais para o desenvolvimento de uma economia sustentável. As ferramentas aqui pretendidas serão estruturadas a partir do monitoramento de uma área de Mata Atlântica semidecidual de montana, um remanescente típico deste bioma no sudeste do Brasil. Não há ferramentas adequadas para cálculo destas variáveis a partir de observações de campo, restringindo seu conhecimento e comportamento no tempo. Partindo-se de observações de campo, balanços hídricos temporalmente refinados permitirão identificar a recarga subterrânea, e a partir de equipamentos avançados determinar a quantidade de carbono realmente presente no solo. A pesquisa será conduzida em um laboratório de pesquisa hidrológica e geoquímica em pequena escala (6,35 ha). Desde 2013, foram registrados mais de 1000 eventos de precipitação diária em 32 pontos de observação. Existem medidores de precipitação interna e externa à mata, escoamento no tronco, umidade do solo (1,0 m em 32 pontos; 2,0 m em 10 pontos), escoamento superficial e uma torre de observação micrometeorológica. Observações por evento concentradas no período chuvoso nos pontos com 2,0 m de monitoramento da umidade serão utilizadas para execução do balanço hídrico, sendo que as frentes de umidade do solo serão acompanhadas com leituras sub-diárias. O carbono será identificado em amostras de chuva internas, na serrapilheira e no solo. Neste último, amostradas bimestrais serão coletadas para fins de entendimento de sua variação temporal até 2,0 m de profundidade. Com dados in loco, modelos de inteligência artificial poderão ser treinados, validados e aplicados para estimar ambas as variáveis no espaço e no tempo, permitindo avaliar seu comportamento em função de condições climáticas específicas, especialmente períodos secos, melhorando nosso conhecimento a respeito dos principais serviços ecossistêmicos.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 13/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Carlos Torres Formoso

Engenharias

Engenharia Civil
  • projeto do produto e gestão de sistemas de produção para construção modular: perspectiva da gestão lean da cadeia de valor
  • A Construção Modular tem sido apontada como uma grande tendência de modernização da indústria da construção em vários países, consistindo na produção componentes pré-fabricados em ambiente industrial, coordenados modularmente, reduzindo a parcela de atividades executadas na obra. No Brasil, as empresas que atuam nesse segmento são ainda incipientes, mas se tem percebido uma forte tendência no aumento de oferta desse tipo de produto, nos últimos anos. Porém, observa-se a necessidade dessas empresas melhorarem seus sistemas de gestão, principalmente no que diz respeito a integração dos seus subprocessos: projeto, fabricação de elementos, montagem dos módulos offsite, logística e, por fim, montagem final na obra. A abordagem metodológica escolhida para esta pesquisa foi Design Science Research, a qual consiste no desenvolvimento de conceitos de solução, denominada de artefatos, para solucionar classes de problemas enfrentados no mundo real e fazer uma contribuição teórica prescritiva. O objetivo principal da proposta consiste na proposição de um conjunto de princípios para a gestão de sistemas de construção modular, incluindo as etapas de projeto, fabricação, logística e montagem. Este trabalho será desenvolvido de forma colaborativa, com os pesquisadores interagindo com empresas da cadeia de suprimentos da construção modular. Os trabalhos aconteceram em três etapas principais: revisão bibliográfica sobre os principais temas relacionados, realização de um conjunto de estudos empíricos, e (iii) refinamento e consolidação do referencial teórico.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Torres Formoso

Engenharias

Engenharia Civil
  • gestão integrada de sistemas de construção modular com base na filosofia da lean construction e tecnologias digitais
  • Nos últimos anos, a Construção Modular tem sido apontada como uma grande tendência de modernização da indústria da construção em vários países. É definida como uma produção realizada predominantemente em um ambiente industrial, envolvendo a produção de um conjunto de componentes que são integrados por regras coordenadas, conferindo ganho de escala e simplificação na produção de seus componentes. Os principais benefícios da construção modular são: maior produtividade, período de construção reduzido, mão-de-obra reduzida na obra, redução de perdas, melhoria da qualidade e redução de riscos de acidentes. No Brasil este segmento tem crescido, mas há necessidade de melhorar os métodos de gestão destes sistemas de produção, principalmente no que se refere ao planejamento e controle integrado de diferentes fábricas, obras, projeto e operações logísticas fazem com que estas tecnologias tenham ainda limitações em termos de prazo e custo. O objetivo do presente projeto é desenvolver um modelo de planejamento e controle da produção para sistemas de construção modular, englobando os processos de projeto, fabricação, logística e montagem em obra, com base em conceitos e princípios avançados da filosofia Lean e com o suporte de tecnologias digitais. Será desenvolvido a partir de estudos empíricos comparativos a serem realizados no Brasil, Chile e EUA.
  • Pontificia Universidad Católica de Chile - NI - Chile
  • 26/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Carlos Wallace do Nascimento Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • desvendando a identidade das desmídias pseudofilamentosas (desmidiaceae, zygnematophyceae) brasileiras através de taxonomia integrativa morfo-molecular
  • As desmídias são um grupo diverso e polifilético de algas verdes que habitam ecossistemas aquáticos dulcícolas. A família Desmidiaceae (Zygnematophyceae) é composta por indivíduos unicelulares ou agrupados formando pseudofilamentos. O Brasil abriga uma grande diversidade de desmídias pseudofilamentosas, incluindo representantes dos gêneros conhecidos: Bambusina, Desmidium, Groenbladia, Hyalotheca, Mateola, Onychonema, Sphaerozosma, Spondylosium, Teilingia e Phymatodocis, com registros na maioria das regiões do país, incluindo espécies endêmicas. Apesar dos avanços na filogenia de desmídias, as relações morfológicas e filogenéticas entre os gêneros pseudofilamentosos permanecem mal resolvidas. A presente proposta é pioneira e visa ampliar o conhecimento e a caracterização de desmídias pseudofilamentosas brasileiras com foco na taxonomia integrativa morfo-molecular. Ademais, objetiva entender as relações morfológicas e filogenéticas existentes entre estes gêneros na família Desmidiaceae. Os dados coletados serão fundamentais para embasar futuros estudos de sistemática filogenética deste grupo no Brasil e no mundo. O estudo envolverá amostragens de algas em sete estados brasileiros. O material coletado será analisado em microscópio óptico, isolado e mantidos em cultivo para posteriores análises moleculares, filogenéticas, morfológicas (confocal, MEV e MET) e confirmação dos táxons. A equipe executora é formada por pesquisadores seniores e jovens pesquisadores com experiência no campo técnico-científico nas áreas de atuação do projeto. Este estudo trará significativas contribuições à taxonomia de Desmidiaceae, fornecendo informações inéditas sobre representantes tropicais. Além disso, a pesquisa buscará elucidar as relações filogenéticas e morfológicas desses gêneros ao nível mundial, além de fomentar a formação de recursos humanos, fortalecer as linhas de pesquisa em sistemática, biologia molecular e filogenia de desmídias no país e expandir parcerias internacionais
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Werner Hackradt

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • padrões ambientais multiescala na determinação de assembleias de peixes marinhos em ambientes recifais
  • Os ambientes recifais estão entre os ecossistemas mais biodiversos do planeta e também entre os mais ameaçados, enfrentando crescentes ameaças à sua integridade funcional. Para entender a dinâmica e a estrutura destes ecossistemas é preciso avaliá-los de uma perspectiva abrangente, com vistas a múltiplas escalas espaciais. Esse enfoque incorpora a consideração da paisagem submarina e a influência sinérgica das variações de habitats na funcionalidade desses ecossistemas. Assim sendo, esta proposta visa avaliar três níveis de diversidade: a diversidade taxonômica, filogenética e funcional, de ambientes recifais em localidades submetidas a distintos regimes climáticos. Notadamente, uma comparação latitudinal será conduzida, no estudo das variáveis elencadas, em recifes subtropicais Mediterrâneos, em recifes tropicais do Atlântico sudoeste e finalmente em ambientes recifais temperados da Patagônia. O objetivo central desta proposta é avaliar o impacto das múltiplas escalas espaciais da paisagem submarina na estrutura da assembleia de peixes recifais, enquanto abraça sua relevância funcional no ecossistema. Buscando a partir desta proposta avançar estruturalmente em ações de cooperação internacional que promovam a internacionalização e o desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
  • 28/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carlos Yure Barbosa de Oliveira

Ciências Biológicas

Botânica
  • algas rgb: bioprospecção e aplicação de pigmentos de microalgas na ostreicultura
  • As algas são fontes de várias moléculas bioativas, como ácidos graxos, aminoácidos, polissacarídeos e pigmentos. O interesse pelos pigmentos das algas emergiu no mercado global, principalmente, para aplicações alimentícias e na formulação de cosméticos. Os pigmentos têm um papel importante nos processos relatados à fotossíntese, além disso, podem apresentar diversas atividades biológicas benéficas, como antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora. Pelo menos três classes de pigmentos ocorrem em microalgas: ficobilinas, clorofilas e carotenoides. Em vista desse crescente interesse e dos benefícios apresentados, a presente proposta objetiva a bioprospecção de pigmentos tradicionais (i.e., clorofilas, ficocianina e astaxantina) e outros ainda pouco explorados (i.e., marenina e ficoeretrina) oriundos de microalgas a fim de propiciar novos processos e produtos sustentáveis. A hipótese do projeto é que diferentes pigmentos de microalgas aumentam o valor nutricional e modificam a coloração de ostras. Para comprovar isso, microalgas produtoras de pigmentos de coloração variada serão isoladas de corpos aquáticos dos estados de Santa Catarina e Pernambuco, priorizando o isolamento de cepas dos gêneros Haematococcus e Porphyridium (coloração vermelha); Chlorella e Nannochloropsis (coloração verde); e Haslea e Arthrospira (coloração azul). Ensaios experimentais serão conduzidos com as diferentes cepas com o intuito de definir as melhores estratégias de cultivo, comparando-as em termos de produtividade de biomassa e de pigmentos, viabilidade de produção e efetividade na pigmentação de ostras. Os resultados que serão obtidos durante a execução desta proposta poderão contribuir diretamente com o fortalecimento da malacocultura – uma tradicional e importante atividade aquícola para o estado de Santa Catarina – por meio da criação de um produto inovador e com valor econômico e biológico agregado.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carmem Aparecida do Valle Costa Feijo

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • a escalada do endividamento das famílias no brasil: padrões de consumo, fragilidade financeira e dinâmica econômica
  • A economia brasileira foi marcada nos últimos anos pela expansão do endividamento das famílias brasileiras. O ciclo mais recente de expansão do crédito às famílias (2018-2023) pode ser caracterizado pelos seguintes fatores: (1) queda do salário real e estagnação da renda; (2) concentração das concessões em créditos rotativos, voltados ao financiamento do consumo, ao invés de empréstimos para aquisição de imóveis e automóveis; (3) maior endividamento, comprometimento da renda e inadimplência das famílias; e (4) maior número de famílias ditas superendividadas e para as quais a dívida implica maior vulnerabilidade social. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo geral analisar as caraterísticas, tendências e a sustentabilidade do endividamento das famílias no Brasil no período 2005-2024. A análise congrega três óticas interrelacionadas: (i) do lado da demanda do crédito, prevalece a discussão sobre os determinantes e a dinâmica do endividamento familiar; (ii) do lado da oferta de crédito, o enfoque é sobre as estratégias bancárias e os determinantes da oferta, bem como a sustentabilidade dessas operações; e (iii) do ponto de vista macroeconômico, debate-se as relações entre o consumo, a renda, o emprego e a dinâmica do crédito. Os objetivos específicos do projeto envolvem: (i) o desenvolvimento de um arcabouço teórico para analisar a fragilidade financeira das famílias; (ii) a construção de um Indicador Composto de Fragilidade Financeira das Famílias, cuja versão inicial foi desenvolvida por Montani, Sarno e Feijó (2023); (iii) a análise das interrelações entre a dinâmica do endividamento familiar e os agregados macroeconômicos para avaliar os impactos do crédito na dinâmica da economia brasileira; e (iv) a avaliação dos impactos de mudanças regulatórias implementadas nos últimos anos e do Programa Desenrola Brasil sobre o endividamento e a vulnerabilidade financeira das famílias brasileiras.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carmem Regina Giongo

Ciências Humanas

Psicologia
  • trabalhadores do suas no rio grande do sul: precarização, vivências e indicadores de saúde e adoecimento no trabalho
  • O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) foi implantado no Brasil em 2005 pela PNAS (Política Nacional de Assistência Social), representando um importante sistema de garantia da proteção social, vigilância socioassistencial e dos Direitos Humanos da população. Apesar disso, o trabalho das equipes técnicas que efetivam o sistema na prática, tem sido marcado por políticas de flexibilização e precarização do trabalho, alterando a regulamentação empregatícia, afetando a garantia de direito dos trabalhadores, fragilizando os vínculos de trabalho e tornando degradantes as condições laborais. Ao realizar-se uma revisão da literatura nas principais bases de pesquisa, encontra-se uma carência de investigações sobre o tema, contribuindo para a invisibilidade desta categoria. Diante disso, este estudo possui o objetivo de analisar os fatores de precarização do trabalho, compreender as vivências de trabalho e descrever os indicadores de saúde e de adoecimento das equipes técnicas que atuam nos serviços do SUAS no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa mista, pautada na triangulação de dados. Estima-se a participação de 300 trabalhadores e trabalhadoras, maiores de 18 anos. A coleta será realizada por meio de formulário online, em duas etapas. A primeira contará com a aplicação on-line de um conjunto de questionários fechados através da plataforma google forms: questionário sociodemográfico e de condições laborais; QAN; PROART; e MBI. A segunda etapa consistirá na realização de grupos focais através do software teams, estima-se a realização de 8 grupos. A análise dos dados qualitativos será feita a partir de análise temática e os dados quantitativos serão submetidos a uma análise estatística no Pacote Estatístico para as Ciências Sociais (SPSS).
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • exposição pré e pós-natal a poluentes ambientais disruptores endócrinos e alterações endócrino-metabólicas no desenvolvimento infantil.
  • O Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA/UFRJ) é uma coorte de nascimentos que investiga os efeitos da múltipla exposição urbana a poluentes (metais, agrotóxicos e plastificantes) sobre a saúde materno-infantil, desde a gestação até os quatro anos de idade. Ele está sendo desenvolvido na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME/UFRJ) desde o ano de 2021, sendo sua população de estudo formada por 844 bebês com 793 amostras de sangue do cordão umbilical coletadas. Estas crianças estão sendo acompanhadas para avaliação do processo de crescimento pôndero-estatural e parâmetros clínicos, com coleta de amostras biológicas (sangue e urina infantis e leite materno). Vários poluentes ambientais em investigação pelo Projeto PIPA são potenciais desreguladores endócrinos (DEs), ou seja, substâncias que, em baixas concentrações, são capazes de interferir com o controle hormonal, podendo atuar no desenvolvimento de algumas doenças e agravos não-transmissíveis (DANTs) como as cardiometabólicas, obesidade, diabetes e hipertensão arterial. É conhecido que os efeitos da exposição aos poluentes DEs durante a formação do feto, período perinatal e primeira infância, podem influenciar o metabolismo e/ou regulação fisiológica do indivíduo, de forma a aumentar o risco para o desenvolvimento destas desordens. Este projeto investiga os efeitos da exposição pré e pós-natal aos poluentes DEs sobre as condições de nascimento (peso, comprimento, idade gestacional) e os padrões de desenvolvimento (ganho de peso, crescimento, índice de massa corporal, níveis pressóricos) na população de estudo do projeto PIPA, até os 4 anos de idade, mensurando as concentrações dos marcadores moleculares relacionados. Ele é uma parceria entre a ME e os Institutos de Ciências Biomédicas e Biofísica da UFRJ e os Institutos de Biologia, Química e Medicina Social / UERJ e espera contribuir para o conhecimento sobre os fatores predisponentes na infância para o desenvolvimento das DANTs.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carmen Silvia de Moraes Rial

Ciências Humanas

Antropologia
  • instituto de estudos de futebol brasileiro
  • O futebol moderno é um dos principais fenômenos sociocultural do século XXI e o Brasil tem um papel reconhecido globalmente neste que é o evento com maior audiência no mundo atual. Esta proposta elege o futebol brasileiro como o objeto empírico para a constituição de um Instituto de Pesquisa e de Estudos de Futebol Brasileiro, a ser sediado na UFSC. A criação desse Instituto objetiva: formar e congregar pesquisadores (juniors e seniors), que priorizam estudar e pesquisar o futebol brasileiro; fortalecer parcerias com outras instituições (públicas e privadas) da sociedade civil interessadas no futebol brasileiro; internacionalizar os produtos que tratam do tema; divulgar e popularizar a produção acadêmica /científica, referente ao futebol brasileiro. A proposta de criação do instituto contempla uma equipe constituía por 16 pesquisadores e 11 colaboradores, locados, inicialmente, em três regiões do país (NE, SE, S) além de 7 consultores internacionais e discentes dessas e das regiões N e CO. Esses provêm das Ciências Humanas (Sociologia, Antropologia, História, Psicologia, Educação), Ciências da Saúde (Educação Física), Linguística, Letras e Artes (Letras, Comunicação). Inicialmente, as ações do Instituto estarão focadas em quatro linhas de pesquisas: Futebol comunitário e de Várzea; Mídias, torcidas e movimentos anti-racistas no futebol; Produção e carreiras de futebolistas; Futebol de mulheres, indígena e LGBTQIA+. Cada linha será coordenada por duas pesquisadoras/es, de notória experiência de pesquisa e de produção de acadêmica nas temáticas tratadas pelas linhas. Todas as linhas comportaram o uso de metodologias qualitativas e quantitativas. A estrutura do Instituto prevê um Comitê Gestor constituído pela Coordenadora/vice Coordenadora e a coordenação das quatros linhas. Também integrará a estrutura do Instituto um Conselho Consultivo Internacional, composto por pesquisadores da Argentina, Portugal, Inglaterra, México e Bélgica e um Conselho Editorial.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
Foto de perfil

Carolina Borsoi Moraes

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • validação química e genética de novos alvos moleculares para tratamento da doença de chagas
  • A doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é uma parasitose endêmica do Brasil e para a qual ainda não existem opções segura e eficazes de tratamento. A descoberta de novos fármacos é dificultada pela existência de poucos alvos moleculares quimicamente validados, pela variabilidade e a plasticidade genética de T. cruzi e pela ausência de ferramentas de manipulação genética em larga escala para a descoberta de genes essenciais e validação genética de alvos. Por isso, a descoberta de novos fármacos para doença de Chagas tem sido largamente baseada em triagem fenotípica, que busca identificar compostos bioativos pela capacidade de inibir ou erradicar a infecção por T. cruzi in vitro. Tal estratégia resultou na descoberta de diversas séries de compostos com atividade anti-T. cruzi, em geral com alvos desconhecidos. Embora não essencial para o desenvolvimento do fármaco, o conhecimento do alvo molecular facilita a otimização de compostos lead, por permitir o entendimento da interação estrutural do fármaco com o alvo, e o desenvolvimento pré-clínico e clínico do fármaco, sobretudo em relação a segurança/seletividade e toxicidade. Para auxiliar no processo de descoberta de novos fármacos para doença de Chagas e na validação química e genética de novos alvos moleculares em T. cruzi, propomos uma estratégia multidisciplinar de deconvolução de alvos e prova de eficácia para dois tipos de compostos com atividade inédita contra T. cruzi descobertos por meio de triagem fenotípica: o fármaco FPL-64176, previamente demonstrado por nosso grupo como de amplo espectro de atividade contra T. cruzi in vitro, e a série de análogos cianopiridinas. Para tanto, propomos seleção de resistência in vitro, sequenciamento de nova geração, identificação de mutações associadas ao fenótipo de resistência, prova de conceito de eficácia in vivo e validação genética e química por construção de mutantes (nocautes e/ou superexpressores) para os genes candidatos a alvo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Cavaliéri Gomes

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação da técnica de biópsia líquida para detecção da mutação braf p.v600e em pacientes com ameloblastoma
  • O ameloblastoma convencional (AM) é um tumor sólido que acomete ossos maxilares em ampla faixa etária, incluindo crianças e adultos jovens. O AM pode atingir grandes dimensões, deslocar dentes, perfurar corticais ósseas, causar fratura, parestesia, desfiguração facial e acometer estruturas vitais, podendo ameaçar a vida. O tratamento é ressecção cirúrgica com margem além dos limites radiográficos, por vezes com ressecção segmentar, mandibulectomia ou maxilectomia, estando associado a morbilidades e afetando consideravelmente a qualidade de vida. O AM apresenta comportamento agressivo, padrão de crescimento localmente infiltrativo e destrutivo e alta taxa de recidiva (34-80%). O acompanhamento por longo período (1-2 décadas), com exames complementares, é crucial. Os AM apresentam alta prevalência da mutação patogênica BRAF p.V600E (~90%). A biópsia líquida viabiliza a identificação de mutações no DNA tumoral circulante (ctDNA) proveniente de tumores sólidos. A técnica é empregada para a detecção de tumores em estágios iniciais, direcionamento de terapias-alvo e monitoramento de tratamento. A biópsia líquida para tumores odontogênicos debilitantes ainda não foi explorada. Devido ao potencial infiltrativo do AM e alta prevalência da mutação em BRAF, objetiva-se detectar a mutação BRAF p.V600E em amostras de plasma sanguíneo de pacientes com AM BRAF p.V600E-positivo por meio de biópsia líquida e digital droplet PCR. Confirmada a detecção, a técnica será promissora para o monitoramento e predição de casos agressivos e recorrentes, favorecendo intervenções precoces em casos de recidiva, minimizando a morbidade associada ao retratamento cirúrgico e mortalidade. Com a biópsia líquida obtém-se amostras consecutivas de forma não invasiva com baixo risco ao paciente, evitando-se cirurgias repetitivas extensas com internação e diminuindo comorbidades, sendo então uma alternativa menos onerosa ao Sistema Único de Saúde (SUS) que estaria alinhada a Políticas Públicas de Saúde.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 02/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carolina de Roig Catini

Ciências Humanas

Educação
  • educação estatal, performance empresarial?
  • A pesquisa se organiza em três eixos: progressão do “empresariamento” da educação estatal, implementação das “políticas baseadas em evidências” na educação e transformações nas avaliações de desempenho. O processo de privatização da educação por meio de fundações e institutos empresariais está se modificando, com a substituição da “responsabilidade social” pelos critérios ESG (do inglês Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), cuja estrutura demanda mensuração e publicização de resultados dos impactos de programas sociais e educacionais empresariais. Simultaneamente, a noção de “educação baseada em evidências” passa a ser aplicada nas políticas educacionais, ampliando os critérios de avaliação e produção de dados para balizar o planejamento educacional. O problema de pesquisa refere-se à necessidade de precisar a ingerência da política empresarial sobre a educacional, delineando as conexões entre os eixos citados: trata-se de produzir uma performance empresarial para a educação estatal? Tal performance pode configurar outro grau de subordinação empresarial dessa educação? A hipótese é que a abrangência dos dados qualitativos e quantitativos requeridos pelas “evidências” se coaduna com as exigências empresariais de ESG e estão profundamente vinculados à centralidade das avaliações de desempenho, que nos últimos anos se estenderam para além dos “resultados” objetivos, agregando aspectos emocionais e comportamentais, ampliando a profusão de informações acerca do impacto dos programas educativos. Pesquisas empíricas pregressas demonstram que tais formas de avaliação já alteraram a prática e a gramática das relações escolares. A investigação documental e bibliográfica dos três eixos da pesquisa terá metodologia similar, com posterior cruzamento de dados; a esta somar-se-á a parte empírica da pesquisa. Pretende-se, com isso, comprovar os indícios da convergência de tais processos, precisando seus pontos de conexão e suas consequências.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Del Roveri

Engenharias

Engenharia de Minas
  • rejeitos da mineração de elementos de terras raras no maciço de poços de caldas: estudos de aplicação e economia circular
  • O mercado mundial de terras raras (TR) experimentou o aumento substancial de demanda. Esse cenário fomentou em todo o mundo a retomada de projetos visando a produção de TR. Embora a lavra de minérios de TR não exija técnicas avançadas, há grande gargalo nas técnicas de separação e purificação dos concentrados de TR, que, por consequência, gera rejeitos. Deve-se agregar ao máximo o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados na Agenda 2030: dar aplicações aos rejeitos é bastante desejável, tanto do ponto de vista ambiental com econômico. Recentemente a empresa Meteoric Resources adquiriu diversas áreas na região do Maciço e vem realizando atividades de exploração mineral. O depósito descoberto e registrado pela empresa trata-se de TR em "ionic clays"(saprólitos encontrados na região). Os trabalhos em execução indicam início da lavra em até dois anos. A lavra será realizada por lixiviação do material argiloso, que, após a separação das TR, será incorporado ao rejeito. Neste contexto, foi estabelecida uma parceria entre UNIFAL-MG, Meteoric Resources, UNESP Rio Claro e ADIMB, buscando compreender o contexto geológico do minério, assim como seu beneficiamento ideal e possível aplicação do rejeito. Este último item é de interesse nesta proposta. Pretende-se estudar a possibilidade de aplicação do rejeito argiloso atendendo a demandas regionais. Na região de Poços de Caldas tem-se um importante polo cervejeiro e um polo em crescimento de produção de azeite. Buscando estes dois nichos, fabricados com matérias-primas regionais e utilizando em sua preparação, rejeito de mineração regional. Além disso, pretende-se testar este material argiloso na fabricação de produtos cerâmicos e geocosméticos. Todas as propostas de uso seguem tendências mundiais em desenvolvimento de produtos. Para atender aos estudos de aplicação, o rejeito será caracterizado quanto à sua composição e propriedades, para verificar se atendem ao necessário para estas aplicações.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Fernandes da Silva

Ciências da Saúde

Educação Física
  • as mulheres atletas brasileiras nos jogos olímpicos: subjetividades e identidades no instagram
  • Os Jogos Olímpicos (JO) são o evento esportivo multidisciplinar de maior destaque na história da humanidade. Essencialmente, o Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado como um corpo não representativo e não responsável de homens brancos cisgêneros de origens privilegiadas e da burguesia. Esta instituição conserva alguns valores deste período em seus discursos e estruturas, como a classificação binária entre as modalidades, determinadas como femininas e masculinas. Esta classificação binária do sexo funciona como sistemas repressivamente conformadores de gênero, em vez de capacitar estratégias de inclusão transformadoras. No âmbito esportivo, corpos que não se conformam aos modelos estéticos e de rendimento do que é estipulado como o “feminino ideal” são alvos de verificações pelas instituições. Essas normas e expectativas de gênero variam em diferentes contextos culturais e históricos, e não são inerentes ou determinadas biologicamente, uma vez que existem uma variedade de corpos e identidades que desafiam essa dicotomia. Uma forma de subversão destes discursos institucionalizados e que pode ser utilizada pelos sujeitos, neste caso, os/as atletas, são as mídias sociais, como o Instagram. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como as mulheres atletas brasileiras elaboram suas identidades de atletas olímpicas em narrativas sobre as suas trajetórias nas edições dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, e de Paris, França, em 2024. Para tanto, buscaremos informações nas publicações sobre estas duas edições dos JO nos perfis do Instagram das atletas olímpicas brasileiras que fizeram parte das delegações que representam o Brasil. A partir da análise destas publicações, será elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado para ser aplicado com estas atletas. Tais entrevistas se darão de forma online, pelo YouTube, e resultarão na produção de um Podcast para divulgação da pesquisa.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Ferreira da Fonseca

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • edições cosmográficas: criação de materiais didáticos interculturais a partir de poéticas e pedagogias vivas
  • Esta proposta articula relações entre pedagogias de Escolas Vivas, o campo das Artes Integradas e Interdisciplinares e materiais didáticos diferenciados, que serão produzidos em conjunto por uma rede de pesquisadoras universitárias e mestras de comunidades tradicionais, como processo de enfrentamento do cenário de fechamento de escolas públicas rurais. Essas comunidades escolares são referenciadas pelo conceito de “Escola Viva” do Pajé Duã Busã e de “Livro Vivo”, do Pajé Ika Muru, ambos mestres professores Huni Kuin do Alto Jordão no Acre, alargando o campo da escola, do livro e dos materiais pedagógicos para a Floresta, as medicinas e outras dimensões do cotidiano. Considerando o sucateamento de políticas públicas voltadas para a Educação do campo nas últimas décadas, com mais de 60 mil escolas rurais fechadas entre 1995 e 2016 segundo Censo Escolar, e, ao mesmo tempo, a insurgência de escolas diferenciadas no âmbito da educação intercultural da Escola Indígena e Quilombola (RCNEI/MEC/2019), este projeto desdobra-se do projeto em rede intitulado “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública”, que vem desenvolvendo residências artístico pedagógicas na Bahia, Tocantins, Paraíba e Acre e reunindo um acervo de material bruto, que será editado e consolidado no formato de material didático pela perspectiva das poéticas pluriepistêmicas, multilinguagens e relacionais, compondo materiais didáticos interculturais, a partir das poéticos e pedagogias constitutivas das Escolas Vivas. A criação de materiais didáticos e de produção científica junto a essas comunidades escolares pretende oferecer materiais específicos e diferenciados de promoção de interculturalidade tanto na rede escolar da zona rural e nos territórios de identidade indígenas e quilombolas, quanto oferecê-los à rede pública de ensino da zona urbana e aos cursos de licenciatura de ensino universitário.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Gil Marcelino

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inteligência artificial para eficiência energética
  • Em um cenário mundial de forte expansão da área de Inteligência Artificial (IA), as possibilidades para sua aplicação a problemas decisórios estão cada vez mais tangíveis. Para alguns problemas, a busca por uma solução torna-se viável com aplicação de heurísticas, e a qualidade da solução encontrada está relacionada à análise de grandes volumes de dados. Este projeto visa explorar técnicas computacionais inteligentes de suporte à tomada de decisão para problemas complexos. Desenvolvimentos teóricos em IA, especificamente em Aprendizado de Máquinas e Otimização serão abordados, assim como a implementação prática das soluções propostas fazendo uso de técnicas de programação paralela e distribuída. A proposta contempla como adequar o projeto de software para aporte confiável das soluções algorítmicas e o desenvolvimento de um dashboard que viabilize a visualização efetiva dos resultados das análises dos dados, considerando os diferentes perfis de usuários interessados neste domínio. A pesquisa será aplicada em problemas relativos a sistemas de potência, temática em que a proponente trabalhou nos últimos anos. Isso se justifica pela corrida em busca da utilização de recursos via energia limpa como irradiação solar, geração eólica e veículos elétricos, como unidades despacháveis, em alternativas aos combustíveis fósseis no suprimento da alta demanda de eletricidade. Os avanços teóricos obtidos também serão avaliados em problemas de caráter geral. A proponente realizou um pós-doutoramento no projeto GOT Energy Talent (financiado por H2020-MSCA, 2020), e está de volta ao Instituto de Computação da UFRJ. Para o desenvolvimento da pesquisa proposta, a equipe conta com pesquisadores em IA assim como pesquisadores atuantes em computação paralela e distribuída e de engenharia de software. Esta iniciativa reforçará a sua integração no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI-IC-UFRJ).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 20/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Horta Andrade

Ciências da Saúde

Farmácia
  • plataforma brasileira baseada em estratégia integrada de testes in silico e in vitro como alternativa ao uso de animais para avaliação de segurança de produtos químicos
  • Diariamente, seres humanos estão expostos a uma inimaginável variedade de produtos químicos que jamais foram avaliados em protocolos toxicológicos. No Brasil, estimam-se que 10-15 mil substâncias químicas são colocadas no mercado sem nenhum tipo de avaliação toxicológica. O uso de métodos alternativos em toxicologia tornou-se um conceito importante em decisões regulatórias desde a aprovação da Lei europeia REACH, em 2006. Embora métodos alternativos in vitro resolvam o impasse ético referente ao uso de animais, muitos desses tem alto custo de desenvolvimento e implementação. Assim, tem sido preconizado pelas agências regulatórias o uso de uma abordagem integrada de testes (Integrated Approaches to Testing and Assessment, IATA). A diretriz atual da OECD para avaliação de sensibilização dérmica (OECD-497) preconiza o uso de 2 de 3 abordagens definidas, sendo uma delas baseada em dados in chemico, uma in vitro e uma in silico. Nesse cenário, com o intuito de contribuir para promover a saúde humana com técnicas de bioinformática e biotecnológicas de maior qualidade preditiva e sem desencadear dor e sofrimento desnecessário aos animais, pretende-se com este projeto desenvolver uma plataforma baseada em estratégias integradas (IATA) com testes in silico, in chemico e in vitro, para avaliar a sensibilização dérmica, um quesito mandatório em questões regulatórias de registro de produtos, e identificar compostos potencialmente tóxicos. A nova plataforma, totalmente brasileira, será alinhada com a nova diretriz OECD-497, um marco na área, que permite determinar toxicidade e potência de produtos químicos em geral e substâncias, como fármacos, cosméticos, agrotóxicos, etc., sem o uso de modelos animais e com capacidade preditiva superior aos modelos tradicionais animais. Este trabalho associa produtos tecnológicos e biotecnológicos totalmente desenvolvidos no Brasil, evidenciando independência tecnológica e cientifica e oferecendo
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 01/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Carolina Luft

Ciências da Saúde

Medicina
  • identificação de biomarcador inflamatório associado à resposta ao tratamento no transtorno por uso de substâncias e sua relação com exposição a adversidades na infância.
  • Um ambiente adverso durante a infância é um fator crítico que afeta a saúde ao longo da vida e está fortemente associado ao transtorno por uso de substâncias. Neste sentido, existem estabelecidas evidências que o abuso precoce da vida deixa uma assinatura imune pró-inflamatória de longa duração e pode resultar no aumento da predisposição para o uso problemático e dificuldades na resposta ao tratamento ao vício. Esse cenário tem um grande impacto no Sistema Único de Saúde (SUS) ao aumentar os custos de tratamento, demandar recursos especializados e sobrecarregar os serviços de saúde mental. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar biomarcadores inflamatórios de resistência ao tratamento de pessoas com transtorno por uso de substâncias em dependentes químicos baseados em proteínas plasmáticas de adultos expostos ou não à adversidade na infância. Neste estudo, serão avaliadas características psicossociais, clínicas e comportamentais relacionadas ao uso de substâncias químicas em pacientes que se inscreveram em um programa de desintoxicação de 3 semanas. Será coletado sangue para examinarmos de forma abrangente via ensaio de proteômica - diferentes marcadores inflamatórios, como citocinas e quimiocinas. Os questionários e as coletas de amostras serão realizados na primeira e última semana de internação hospitalar. Os dados obtidos serão testados por algoritmos de classificação de aprendizado de máquina diferentes na busca de padrões ocultos. A identificação de biomarcadores a partir da criação de modelos preditivos, é um importante passo para impulsionar o desenvolvimento da saúde de precisão visto sua relevância para auxiliar na identificação precoce de indivíduos em risco, na criação de planos de tratamento personalizados e na minimização de danos associados ao uso de drogas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Mathias

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de plataformas multiômicas para estratificação de pacientes diagnosticadas com o subtipo luminal b de câncer de mama
  • O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, representando cerca de 25% de todos os cânceres femininos. O subtipo Luminal B é o segundo subtipo mais comum de câncer de mama, representando cerca de 20% de todos os casos. O tratamento padrão para o câncer de mama Luminal B é a terapia hormonal. No entanto, as pacientes com câncer de mama Luminal B podem responder de forma diferente à terapia hormonal, dependendo de seus fatores de risco e características moleculares. Além disso, tumores luminal B HER2+ podem também ser encaminhos para terapia baseada em quimioterapia adjuvante, entretanto cerca de 10-20% das pacientes desenvolvem resistência a este tipo de tratamento. As plataformas multiômicas são ferramentas que permitem a análise de uma grande quantidade de dados biológicos, incluindo dados moleculares, clínicos e patológicos. Essas plataformas podem ser usadas para identificar fatores de risco e características moleculares que podem ajudar a estratificar as pacientes diagnosticados com câncer. O objetivo deste trabalho é identificar a ocorrência de subtipos moleculares intrínsecos do subtipo luminal B de câncer de mama utilizando-se abordagens multiômicas que incluem: transcriptômica, metagenômica, metabolômica e epigenômica. Apesar de ser clinicamente diversos, os tumores luminal B ainda não foram investigados em contexto amplo buscando por subtipos moleculares intrínsecos. E ao usar dados de diversas plataformas, espera-se identificar marcadores moleculares que apresentem alta sensibilidade e especificidade em estratificar este subtipo. Na sequência, estes marcadores serão avaliados de acordo com sua capacidade de detecção na forma de biópsia líquida, uma alternativa menos invasiva de diagnóstico cada vez mais utilizada na pesquisa e na prática clínica. Estes dados irão contribuir de forma significativa para melhor direcionamento terapêutico e avaliação de prognóstico das pacientes, atuando diretamente na qualidade de vida das pacientes.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 26/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Moehlecke

Ciências Humanas

Ciência Política
  • determinantes locais do investimento estrangeiro direto: fatores políticos e aglomerações regionais
  • O estudo de determinantes do investimento estrangeiro direto (IED) costuma focar em fatores relacionados à alocação das atividades produtivas, como recursos naturais e mercado consumidor, e no papel de fatores políticos a nível nacional (Pandya 2016). No entanto, esta literatura pouco explora a influência dos governos subnacionais na atração de IED. Este projeto avança esta discussão ao conectar uma literatura incipiente sobre política subnacional na atração de IED (Garriga 2022; Garriga e Philips 2022; Simmons et al. 2018) e outra mais consolidada sobre alinhamento político (Alberti et al. 2022; Brollo e Nannicini 2012; Migueis 2013; Zucco e Power 2021). Especificamente, o projeto avalia como o alinhamento político afeta a alocação de IED a nível municipal no Brasil, controladas as economias de aglomeração. Estudos sobre a política de entes subnacionais costumam se pautar na dicotomia esquerda-direita e focados em países desenvolvidos. No Brasil, o enriquecimento desta discussão e de suas métricas levará a resultados que podem informar políticas públicas, incluindo de desenvolvimento regional e de política econômica externa, como acordos de facilitação de investimento. Nossa principal hipótese é que municípios governados por prefeitos alinhados ao presidente atrairão mais IED em relação aos não alinhados. Em regiões menos aglomeradas, este efeito será mais relevante. Argumentamos que o alinhamento político condiciona a alocação de recursos públicos direcionados ao fornecimento de bens públicos valorizados pelos investidores estrangeiros, além de facilitar o acesso a incentivos fiscais e a uma estrutura administrativa especializada. A pesquisa irá apresentar evidências qualitativas, no formato de entrevistas, e quantitativas, com modelos estatísticos que estimam o efeito do alinhamento político no IED. O projeto ainda contempla o estudo de outros fatores políticos locais na atração de IED, como competitividade da política local e dinâmicas de trocas de partidos.
  • Fundação Getúlio Vargas - SP - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Carolina Panis

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • exposição ocupacional aos agrotóxicos no câncer de mama: determinação de assinatura molecular de risco e prognóstico e implementação de ações de toxicovigilância.
  • Há 10 anos nosso grupo documenta o impacto da exposição ocupacional e ambiental aos agrotóxicos em mulheres dos 27 municípios do Sudoeste do Paraná e sua correlação com o câncer de mama (CM). Identificamos elevados índices de incidência e mortalidade, 50% e 15% maiores em relação ao resto do país. Avaliamos mais de 1.000 mulheres e observamos que o risco de desenvolver CM é aumentado em 32%, com 52% mais chances de metástases. A principal via de exposição ocupacional identificada foi a contaminação dérmica durante o processo de lavagem roupas e equipamentos contaminados com agrotóxicos. Nesta população, o CM apresenta um perfil de doença com predomínio de subtipos de tumores de maior agressividade, associados à ocorrência de disfunção imunológica e falha de resposta ao tratamento. Também documentamos a ampla contaminação ambiental ocorrida nesta população através da água de consumo humano contaminada por agrotóxicos e sua associação com os elevados índices de câncer da região, incluindo o CM. Por conta disso, esta proposta visa determinar a assinatura molecular de risco e prognóstico para o CM na população de mulheres expostas aos agrotóxicos e implementar ações de toxicovigilância nesta população através de 1) Estudo ocupacional, para determinar a assinatura de genes relacionados à exposição ocupacional aos agrotóxicos comparando-se a população do Sudoeste do Paraná e a mundial (disponível no Cancer Genome Atlas) através de ferramentas genômicas e de bioinformática e validá-la em amostras de CM e tecido mamário normal, 2) Dosagem dos níveis de agrotóxicos e determinação de um cut-off de exposição e; 3) Estudo de toxicovigilância, para realizar atividades de conscientização do risco, prevenção da contaminação e estudo de comportamento em relação à outros fatores de risco associados ao CM nesta população
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Carolina Rodrigues Corrêa Ferreira

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • panorama da inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino brasileiras
  • A atual integração das pessoas com deficiência (PCDs) ao sistema educacional é fruto de um longo processo evolutivo da luta dos movimentos sociais por uma maior acessibilidade de recursos e experiências. Ressalta-se que, embora a Constituição brasileira de 1824 garantisse a “instrução primária e gratuita a todos”, seu artigo 8º privava as PCDs desse direito, sendo o início da mudança apenas em 1961, com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, determinando que o aluno com deficiência deveria ser “preferencialmente” incluído no sistema educacional, se fosse considerado “apto” a isso. Todavia, acesso à educação e qualificação profissional são fatores indispensáveis para a verdadeira inclusão e possibilidade de autonomia e integração para a pessoa com deficiência, se tornando aptos a produzir, gerar renda e se sentir parte da sociedade. Nesse contexto, esta pesquisa busca delinear, a partir de dados concretos, a modificação dos panoramas educacionais observados na população de PCDs e assim contribuir para o entendimento e desenvolvimento da discussão, bem como para a formulação de políticas direcionadas. Portanto, o presente estudo tem como objetivo, através de uma análise descritiva de dados disponibilizados pelo Censo Escolar e o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2007 a 2022, avaliar a inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino brasileiras, nos contextos do ensino básico e superior. Ademais, será realizada uma ampla revisão bibliográfica a fim de avaliar a evolução das políticas públicas pró inclusão educacional das PCDs, bem como seus resultados. Constrói-se a hipótese de que o grupo populacional de PCDs apresenta baixa inclusão quando comparada ao total da população PCD, e ainda menor se comparada com a inclusão de pessoas sem deficiência.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Angulski da Luz

Engenharias

Engenharia Civil
  • cimentos álcali ativados e supersulfatados: avaliação do ciclo de vida e do comportamento reológico e mecânico
  • Especialmente na última década, uma intensa discussão sobre o aquecimento global tem motivado a comunidade científica a buscar cimentos alternativos ao Portland, capazes de reduzir a emissão de CO2, a qual está relacionada à moagem e queima do calcário, que é o principal insumo usado na produção do cimento Portland. Segundo o Relatório Anual do Sindicato Nacional das Indústrias de Cimento (SNIC), as emissões de CO2 da indústria do cimento representam cerca de 7% das emissões totais. Dentre as alternativas, pode ser considerada a melhoria no processo produtivo, a redução de uso do clínquer e o desenvolvimento de cimentos alternativos de baixo impacto ambiental. Assim, é notório o interesse científico por cimentos com baixo teor ou totalmente isentos de clínquer, como os cimentos supersulfatados (CSS) e álcali ativados (CAA). Os CSS’s são obtidos por escória (até 90%), sulfato de cálcio (até 20%) e um ativador alcalino (até 5%). Os CAA’s são feitos a partir de materiais sílico aluminosos, como escórias, cinzas leves e metacaulim, ativados em solução alcalina. O produto de reação, ou gel, pode apresentar uma estrutura molecular semelhante àquela dos polímeros orgânicos, sendo nestes casos denominados de geoplímeros. Embora o CSS e CAA tenham sido desenvolvidos há décadas, o conhecimento acerca das suas propriedades é ainda bastante recente e limitado, principalmente quando comparado ao cimento Portland. Desta forma, apesar dos incentivos em usar os cimentos alternativos para minimizar os impactos dos gases do efeito estufa, existem imensas lacunas nas bases de dados que contribuam para a constatação segura dos potenciais benefícios ambientais desses cimentos quando comparados ao Portland. Assim, este projeto pretende contribuir no conhecimento do comportamento mecânico, reológico, além da análise do ciclo de vida do CAA e do CSS elaborados majoritariamente de materiais alternativos.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Borges Agustini

Engenharias

Engenharia Química
  • aplicação de técnicas inovadoras no aproveitamento de chorume gerado na degradação de resíduos sólidos urbanos em aterros do rs
  • A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) vem crescendo, relacionada com os níveis socioeconômicos e a renda per capita da população. A composição dos RSU gerados varia conforme os hábitos alimentares e culturais da população, nível sócio econômico, estação do ano, localização geográfica, entre outros. A proporção de orgânicos pode variar devido à frequência de atividades e eventos sociais ou aos hábitos alimentares de uma população [1]. A principal técnica de gerenciamento de RSU no Brasil é a sua disposição final em aterros sanitários [2]. Os principais produtos gerados pelos aterros são o biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, a matéria orgânica remanescente e o líquido lixiviado, o chorume [3]. O chorume é o líquido proveniente da umidade natural, água presente na matéria orgânica dos resíduos, dos produtos da degradação e da água de infiltração, somado aos materiais que são extraídos da massa de resíduos. É composto por elevada quantidade de matéria orgânica, alta quantidade de nitrogênio, fósforo e íons metálicos, que conferem elevada toxicidade e complexidade ao chorume, de forma que as técnicas convencionais de tratamento têm eficiência limitada no seu tratamento [4]. O principal processo de tratamento de chorume é o tratamento biológico anaeróbio, que consiste na decomposição de compostos por diferentes grupos de microrganismos que degradam os substratos, formando biogás, na ausência de oxigênio [5]. A sua principal vantagem é a possibilidade do uso do biogás como fonte de energia [6]. A principal limitação do processo é o seu longo tempo de detenção hidráulica [7]. Os processos oxidativos avançados, especialmente o processo de ozonização, têm sido utilizados no tratamento de efluentes com o objetivo de adequá-los a padrões restritivos e reduzir o custo operacional do tratamento. Baseiam-se na geração de radicais hidroxila em soluções, que atuam na oxidação química de substâncias [8].
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Ciliane Ceretta

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • relatos e retratos da comida da quarta colônia
  • Este projeto é um esforço entre as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e tem como objetivo registrar os saberes alimentares do território Quarta Colônia com vistas a sua preservação e ao desenvolvimento do turismo gastronômico através do registro em vídeo e da produção de documentário sobre a comida dos descendentes de imigrantes italianos. Esta proposta surge de um estudo mais amplo, iniciado pelo Projeto “Patrimônio Gastronômico da Quarta Colônia de Imigração Italiana: dos saberes aos sabores”, financiado pelo Edital Chamada Universal do CNPQ/2018. Além disso, a proposta é a continuidade do projeto “Relatos e retratos da comida na região da Quarta Colônia de imigração Italiana”, aprovado e financiado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021-UNIVERSAL e que está em fase de conclusão. A proposta do documentário emerge da necessidade da realização de registros desse conhecimento alimentar tradicional e que está se perdendo nesse território. Esse saber fazer já não é mais transmitido para as novas gerações e a perda desse conhecimento é gradual. Salvaguardar esse patrimônio imaterial se torna um importante instrumento de desenvolvimento territorial deste local, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo gastronômico. Por isso buscamos capturar, registrar e disseminar os conhecimentos tradicionais envolvidos na construção destes através da continuidade da produção do documentário. O projeto, como já referenciado, já possui resultados através da publicação de dois episódios, ‘A rainha das cucas’ e ‘o bigoli’ disponibilizados pelo You Tube.. Além disso, já foram realizadas 20 horas de gravação e que ainda estão em edição, que demonstrarão o saber fazer do risoto, da minestra, do bife à milanesa e dos pães e das bolachas.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline de Castro Moura

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • evidências científicas e clínicas da acupuntura auricular para o tratamento de desordens emocionais em estudantes universitários no contexto pós pandemia da covid-19: estudo multicêntrico
  • Os anos de 2020 a 2022 foram marcados pela pandemia da Covid-19, que impactou negativamente na saúde mental de muitas pessoas, inclusive dos estudantes universitários. Diante disso, torna-se imperativo implementar estratégias com potencial para melhorar a qualidade de vida dessa população, como a acupuntura auricular. Esta intervenção pode ser realizada com vários dispositivos, sejam eles invasivos, como as agulhas, consideradas padrão ouro, ou não invasivos. O progresso tecnológico levou ao desenvolvimento de novos métodos para estimulação dos pontos de acupuntura, como o laser de baixa intensidade. Contudo, a sua utilização em desordens emocionais é escassa. Assim, faz-se necessário comparar os efeitos desencadeados pelo laser aos efeitos das agulhas. Questiona-se: a aplicação da acupuntura auricular com laser é mais efetiva no tratamento das desordens emocionais de estudantes universitários quando comparada às agulhas? Este estudo tem por objetivo comparar os efeitos da acupuntura auricular com laser aos efeitos da acupuntura auricular com agulhas no tratamento de desordens emocionais em estudantes universitários, no contexto pós pandemia de Covid-19. O estudo será realizado em duas etapas. Na primeira etapa, será realizado um estudo transversal para mapear os níveis de ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós traumático em estudantes universitários de quatro universidades públicas do Estado de Minas Gerais. E, na segunda etapa, será realizado um ensaio clínico randomizado, a fim de comparar os efeitos da acupuntura auricular com laser aos efeitos da acupuntura auricular com agulhas nos estudantes identificados na etapa anterior com níveis moderados a altos de ansiedade, estresse, depressão ou transtorno do estresse pós-traumático no contexto pós-pandemia. Os dados coletados serão agrupados em um banco de dados e analisados por meio de software estatístico. Os direitos dos participantes serão cumpridos conforme Resolução n. 466/2012.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Leuchtenberger

Ciências Biológicas

Ecologia
  • avaliação do estado de conservação e potenciais ameaças a ariranhas na reserva de desenvolvimento sustentável amanã
  • A ariranha (Pteronura brasiliensis) é a maior lontra do mundo e, também, uma das mais ameaçadas de extinção. Endêmica da América do Sul, a sua distribuição original que se estendia da Venezuela ao norte da Argentina sofreu uma redução de 40% devido principalmente à caça até meados da década de 80 e à perda de habitat. A espécie é globalmente classificada como em perigo de extinção e como Vulnerável na lista nacional. No Brasil, populações viáveis estão restritas à Amazônia, ao Pantanal e à região da Bacia do rio Araguaia, no Cerrado. As principais ameaças atuais são a perda e a degradação de habitat, conflitos humanos e o turismo mal manejado. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã é uma unidade de conservação (UC) de uso sustentável criada pelo governo do estado do Amazonas, formando uma das maiores extensões de floresta tropical protegida da América do Sul. A UC possui uma população total de 5.458 pessoas. A espécie foi extinta devido ao comércio de peles e a recuperação local da população ocorreu dois anos após a criação desta UC. Estudos anteriores identificaram interações negativas dos moradores locais com a espécie na RDS Amanã. Entender o estado de conservação dessa população e seus padrões espaciais e temporais, bem como o seu estado sanitário trará resultados importantes para planejamentos de conservação e avaliações de riscos epidemiológicos, que podem afetar não só a espécie, mas a biodiversidade como um todo, incluindo o homem. Desta forma, o projeto visa avaliar a densidade e padrões espaço-temporais, bem como a saúde da população de ariranhas no entorno do Lago Amanã e entender a percepção das populações ribeirinhas em relação à espécie, identificando potenciais ameaças e sugerindo alternativas econômicas para melhorar a coexistência humana com a espécie na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • 02/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Caroline Lopes Ciofi Silva

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação e implementação das melhores práticas na descontaminação de superfícies
  • O enfrentamento do avanço da resistência antimicrobiana deve ocorrer por meio de diferentes ações. Uma delas consiste na implementação de medidas de prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde, as quais englobam adoção de práticas seguras e efetivas de higiene ambiental, incluindo a descontaminação de superfícies. Falhas na descontaminação de superfícies associadas a deficiências na higienização das mãos podem acarretar ocorrência de infecções. Há escassez de evidências robustas sobre implementação das melhores práticas para descontaminação de superfícies em países de baixa e média renda. Ademais, faz-se necessário investigar os fatores humanos que influenciam no processo de trabalho dos profissionais responsáveis pela higiene ambiental. Desse modo, pretende-se realizar esta pesquisa cujo objetivo geral é avaliar as evidências científicas, implementar intervenções para o aprimoramento da descontaminação de superfícies e analisar o processo de implementação. As etapas metodológicas consistem em: a) elaboração e validação de um roteiro para inspeção visual da higiene de superfícies; b) avaliação da efetividade da implementação de um pacote de intervenções para aprimoramento de higiene ambiental em um hospital do estado de São Paulo; c) Análise do processo e desfecho de implementação; d) análise das evidências científicas, por meio de revisão sistemática, sobre a efetividade antimicrobiana de desinfetantes sustentáveis para descontaminação de superfícies. Serão analisados indicadores de qualidade da descontaminação de superfícies (inspeção visual, marcador luminescente e culturas microbiológicas) e utilizados instrumentos validados para o português para mensurar os demais desfechos (carga de trabalho percebida, motivação no trabalho e medida de desfecho de implementação). O projeto já obteve aprovação no comitê de ética institucional.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Marques Castro

Ciências Agrárias

Agronomia
  • recursos genômicos para aumentar a eficiência no desenvolvimento de cultivares de batata adaptadas às condições brasileiras de cultivo
  • O programa de melhoramento genético de batata da Embrapa vem conquistando espaço no mercado brasileiro de cultivares, ocupando 6% do comércio nacional de sementes. Esse crescimento se deve ao alinhamento do programa com a cadeia produtiva. Entretanto, para que a oferta de cultivares siga atendendo a demanda crescente, de aumento da população e garantia de produtividade com sustentabilidade, é necessária uma modernização do programa. Na última década foram obtidos avanços na área de genômica, tanto na redução de custos, como na análise de dados, especialmente para espécies autopoliploides, como a batata. Mais recentemente, um software foi desenvolvido para o mapeamento de características quantitativas em populações F1s conectadas, derivadas de genitores em comum. Nesse sentido, as limitações até então impostas para adoção da seleção assistida por marcadores moleculares no melhoramento tetraploide de batata mostram-se potencialmente superáveis. A atual proposta tem como objetivo: fazer uso do software diaQTL em populações multiparentais do programa de melhoramento genético de batata da Embrapa para: 1) identificar QTLs ligados à resistência fatores bióticos (vírus Y e requeima); fatores abióticos (calor) e caracteres associados a aptidão de uso (indústria ou mercado fresco); 2-) avaliar a viabilidade de uso da metodologia proposta para selecionar progênies com base no efeito e na dosagem de haplótipos de interesse no programa de melhoramento. A hipótese é que com o uso de recursos genômicos, o programa aumentará a eficiência no desenvolvimento de cultivares. Atualmente, o desenvolvimento de uma cultivar exige em média 15 anos para a sua liberação, e os platôs de produtividade estão estagnados. Para transpor esses limites, a presente proposta explorará populações multiparentais (do tipo dialelo parcial arbitrário), associando genotipagem e fenotipagem, visando identificar regiões genômicas associadas à caracteres de interesse no desenvolvimento de novas cultivares.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Mendes dos Passos

Outra

Multidisciplinar
  • 1ª feira "matemática para todos"
  • Esta proposta é baseada na Chamada CNPq/MCTI n.02/2023 de 31 de agosto de 2023. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (DMA/UFV) organiza, desde 2017, um evento denominado “Dia da Matemática”, que tem como principal objetivo incentivar o intercâmbio científico entre professores de Matemática do DMA/UFV e pesquisadores de outras instituições e centros de pesquisa em matemática. Além disso, pretendemos incentivar a participação de alunos de graduação e pós-graduação em Matemática e Programas de Iniciação Científica. A proposta que apresentamos neste texto complementará as atividades relacionadas ao “Dia da Matemática IX” que, na sua edição 2024, decorrerá como um evento internacional. A Exposição “Matemática para Todos”, em comemoração ao Dia Internacional da Matemática, também referido internacionalmente como “Dia do Pi”, pretende promover e divulgar a matemática para todos. Um dos nossos principais objetivos é promover a matemática no âmbito da educação, e as discussões em torno das relações étnico-raciais. Com a temática matemática afro-brasileira, africana e indígena, visamos para os participantes um conhecimento mais amplo da história da matemática, aprimorando o entendimento da origem e do desenvolvimento desta ciência, bem como buscamos alternativas para o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito, conforme a Lei no 10.639/2003 e a Lei no 11.645/2008. Acreditamos que esse tema contribui para evidenciar como a matemática se relaciona com questões gerais do cotidiano, destacando o conhecimento matemático produzido pelas comunidades africanas e indígenas.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Caroline Miranda Biondi

Ciências Biológicas

Ecologia
  • contaminação em manguezais do nordeste: impacto na qualidade da água, biota aquática, estoques de carbono e nitrogenio e emissão de gases do efeito estufa
  • As florestas de mangue desempenham diversas funções ecossistêmicas servindo como berçário natural de espécies de crustáceos e peixes; habitat para espécies vegetais e animais; fonte de biodiversidade marinha e de recursos naturais para as comunidades ribeirinhas; barreira física contra processos erosivos e eventos extremos de inundação na linha de costa; compartimento geoquímico importante de carbono azul, fixando o dióxido de carbono atmosférico; como filtro de contaminantes garante a qualidade das águas costeiras (Himes-Cornell et al., 2018; Macreadie et al., 2021). Estima-se que os serviços ecossistêmicos desempenhados pelos manguezais custem, anualmente, de 33 a 57 mil dólares por hectare (UNEP, 2014). Porém, as áreas de manguezal próximas aos estuários sofrem forte pressão antrópica que contribuem para o aporte contaminantes, microrganismos patogênicos e, consequentemente, interferem na qualidade da água utilizada pelas populações e promovem efeitos deletérios a biota. As consequências da degradação deste ecossistema são vistas nos processos de eutrofização, desoxigenação, acidificação e contaminação das águas costeiras; na remineralização de carbono orgânico, acidificação e aumento da disponibilidade de poluentes em solos drenados; redução de estoques de carbono no solo e biomassa vegetal e aumento nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) como CO2 e N2O. Nesta proposta pretende-se: diagnosticar a contaminação em 12 importantes sítios costeiros da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão; avançar na compreensão de como impactos antrópicos interferem na qualidade da água e da biota aquática e afetam os estoques de carbono e nitrogênio e as emissões dos GEE. Para tanto serão analisadas a qualidade da água, solo, ictiofauna e microbiota associada, acompanhado o potencial do ecossistema em cumprir algumas de suas funções ecossistêmicas e definidos índices ecológicos e avaliação de risco a saúde humana.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 06/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Caroline Pietta Dias

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos de diferentes intervenções de exercício físico na função cognitiva, marcadores bioquímicos, capacidade funcional e função neuromuscular em idosos
  • O declínio cognitivo e a deterioração da capacidade funcional são preditores de incapacidade no envelhecimento. Esse prejuízo cognitivo e físico, pode facilitar o surgimento de outros problemas como fragilidade, sarcopenia e institucionalização, ocasionando um problema de saúde pública à medida que a população está passando por uma transição demográfica. Considerando que os diferentes componentes cognitivos como a atenção, a flexibilidade mental, a capacidade inibitória e a memória dependem de regiões cerebrais distintas e que cada exercício parece promover diferentes respostas fisiológicas, é interessante investigar quais intervenções de exercício podem induzir à melhores resultados nesses componentes. A literatura documenta a relação positiva entre a prática de exercícios físicos, função cognitiva e parâmetros funcionais e musculares em idosos. Porém, pouco se sabe sobre (1) os efeitos do exercício em idosos não demenciados, ou seja, o exercício atuando na preservação cerebrovascular afim de prolongar o aparecimento dos declínios cognitivos, (2) o efeito de diferentes intervenções de exercício em componentes da função cognitiva e (3) a associação entre a função cognitiva com a morfologia, função neuromuscular e capacidade funcional. Considerando que o exercício físico é uma estratégia de baixo custo e grande alcance para manutenção da capacidade funcional e melhora da função cognitiva, nosso objetivo é comparar os efeitos de diferentes intervenções de exercício na função cognitiva, morfologia e função neuromuscular e capacidade funcional de idosos não demenciados. Em nosso conhecimento, não existem estudos que compararam o efeito de diferentes intervenções de exercício (principalmente na proposta de uma combinação de treinamento de força e dança) sobre componentes cognitivos de idosos não demenciados e que relacionassem esses componentes com parâmetros funcionais e neuromusculares como potência, força, espessura e massa muscular nessa população.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Serrano do Nascimento

Ciências da Saúde

Medicina
  • exposição intrauterina a desreguladores endócrinos: impacto sobre mecanismos epigenéticos e implicações para o câncer de tireoide na prole.
  • A incidência dos tumores de tireoide tem aumentado significativamente nos últimos anos. Dados do nosso grupo indicaram expressão alterada de RNAs contidos no locus DLK1-DIO3 em diferentes tumores. Contudo, até o momento, os mecanismos que levam à expressão anormal destes RNAs em tumores de tireoide não estão descritos. Ainda, a exposição aos desreguladores endócrinos (DEs) foi previamente associada ao desenvolvimento de tumores. Interessantemente, nossos dados prévios indicam que animais das proles de ratas expostas aos DEs durante o período gestacional apresentam expressão alterada de DIO3 e de enzimas envolvidas em mecanismos epigenéticos na tireoide. Desta forma, este projeto visa caracterizar o padrão de metilação do DNA de segmentos regulatórios da região DLK1-DIO3 na tireoide da prole adulta exposta a diferentes DEs durante o período intrauterino. Os DEs que induzirem alterações significativas na expressão gênica e/ou no padrão de metilação da região DLK1-DIO3 serão validados em modelo condicional de expressão dos oncogenes BRAFV600E e RET/PTC3 em células tiroideanas normais PCCl3 in vitro. Desta forma, visamos determinar os efeitos dos DEs sobre a predisposição e/ou potencialização do processo de tumorigênese tireoidiana. Finalmente, o impacto da exposição aos DEs sobre processos importantes para o câncer, como a proliferação, migração, invasão e morte celular, e sobre a expressão de marcadores de diferenciação tireoidiana e transição epitélio-mesênquima, além da regulação epigenética da região DLK1-DIO3, serão avaliados em diferentes linhagens de câncer de tiroide in vitro. Dentre os modelos, utilizaremos diferentes linhagens de câncer de tireoide submetidas ao tratamento com inibidores de enzimas moduladoras epigenéticas e linhagem de carcinoma anaplásico editada por CRISPR/Cas9 para silenciamento da enzima EZH2. Os resultados do presente projeto poderão embasar políticas de saúde pública que visem regular e/ou mitigar a exposição da população aos DEs.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Silveira Bauer

Ciências Humanas

História
  • laboratório de estudos sobre os usos políticos do passado (luppa) - o capitalismo, suas memórias e suas vítimas
  • As transformações culturais, econômicas, políticas e sociais vivenciadas no século XX, somadas aos episódios de autoritarismo e violência, modificaram as relações estabelecidas com o passado e com o tempo, exigindo novas abordagens sobre as noções de memória, esquecimento e temporalidade. Por um lado, percebe-se que a memória transformou-se em um dever, suscitando situações de abusos, de tiranias e de saturações; por outro, que a passagem do tempo pareceu estancar a partir da experiência de um presente de instantes sucessivos. Nessa conjuntura, observa-se uma discrepância de discursos e representações memoriais quanto ao componente ideológico e político: enquanto memórias e vítimas de experiências comunistas são nomeadas, existe uma ausência de reconhecimento das memórias e vítimas do capitalismo, mesmo quando se fala em vítimas dos fascismos. A problemática desta pesquisa, portanto, diz respeito ao estudo sobre as condições de produção de memórias do capitalismo e de nomeação de suas vítimas, mediante uma compreensão ampliada do capitalismo como uma razão cuja normatividade foi estendida a todas as dimensões da vida, afetando a relação com o passado e com o tempo. O projeto divide-se em quatro eixos temáticos: 1) Memórias do escravismo moderno e contemporâneo; 2) Memórias dos colonialismos e imperialismos; 3) Neoliberalismo e capitaloceno; e 4) O capitalismo e sua monumentalização. As hipóteses que amparam a investigação consideram que as tendências do capitalismo à abstração, aceleração e naturalização fomentam sua invisibilização como produtor de desigualdades, hierarquias e violações de direitos humanos. Essas tendências também contribuem para a destemporalização do sistema, que, por sua vez, resultam em uma memória do capitalismo como ausência. A pesquisa conciliará análises de casos específicos em cada um dos eixos temáticos, reinterpretando certos eventos como expressões de memórias do capitalismo em relação com a própria história do sistema.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Caroline Tozzi Reppold

Ciências Humanas

Psicologia
  • avaliação psicométrica do bem-estar e da saúde mental de adultos brasileiros: agenda para o desenvolvimento sustentável (saúde e bem-estar)
  • Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS3), as Nações Unidas propõem, que até 2030, pesquisadores se foquem na promoção da saúde mental e do bem-estar das populações. O presente estudo tem por objetivo geral investigar, no contexto pós-pandemia e na perspectiva da Psicologia Positiva, fatores de risco e proteção que predizem o bem-estar subjetivo e o distress psicológico entre adultos brasileiros, de modo a apresentar um novo modelo de avaliação de saúde mental que considere tais fatores. O delineamento do estudo é exploratório transversal analítico. Esta pesquisa quantitativa envolve levantamento de inquérito e aplicação de instrumentos psicométricos relacionados aos construtos afetos, satisfação de vida, distress psicológico, autoestima, autoeficácia, compaixão, autocompaixão, garra, otimismo, esperança e funcionamento psicológico positivo. O tamanho mínimo da amostra (n = 1068) foi calculado para proporções e considerando o cenário mais conservador (uma proporção de 50%), um nível de confiança de 95% e uma margem de erro tolerado de 3%. Análises descritivas e inferenciais serão realizadas considerando diferenças dos escores em relação às variáveis estudadas (Teste t de Student ou ANOVA; tamanho de efeito), poder de predição (Regressão Linear) e de associação (Análise de redes). A proposta apresenta relevância científica e social relacionada aos ODS3 e caracteriza-se por formar rede de pesquisadores que abrangem as cinco regiões demográficas do Brasil. O projeto visa a contribuir com a oferta de uma nova tecnologia para avaliação em saúde mental, com produções científicas relacionadas ao estudo e com ações de divulgação científica que buscam promover literacia em saúde para população leiga e formação técnica voltada à promoção de saúde e bem-estar para acadêmicos e profissionais da saúde e da educação.
  • FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE - RS - Brasil
  • 02/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Carsten Enderlein

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • telúrio e eletromagnetismo emergente em materiais topológicos
  • Telúrio elementar é um semicondutor com um gap pequeno de 330meV e uma estrutura cristalina quiral. O material tem um forte acoplamento spin-órbita e é um semicondutor de Weyl que mostra uma interação única entre o campo elétrico e o campo magnético. Subsequentemente medidas de transporte com corrente alternada revelam que telúrio demonstra uma reatância diferente de zero, até no regime de baixas frequências na ordem de Hertz. Sob condições de corrente alternada, telúrio gera campos secundários magnéticos e elétricos reais, que potencialmente podem ser colhidos para aplicações. Nesse projeto, que consiste em uma colaboração entre físicos teóricos, experimentais e engenheiros, desenvolvemos 1.) a teoria para melhorar o entendimento da física fundamental de telúrio e de materiais quirais não puramente dieléctricos. Estudaremos o eletromagnetismo emergente devido ao acoplamento spin-órbita, as equações constitutivas que permitem uma descrição fenomenológica do material, as correções quânticas à condutividade em sistemas desordenados, as equações cinéticas de transporte de Boltzmann na presença de campos elétricos e magnéticos externos, o método kp para estados de Bloch em bandas com curvatura de Berry não nula e as funções de Green de muitos corpos para sistemas fortemente correlacionados. 2.) experimentos sob condições extremas para mapear oscilações quânticas e fenômenos relacionados a efeitos quânticos por causa de acoplamento entre os campos magnéticos e elétricos. Serão realizados medidas de transporte, de suceptibilidade sob campos externos e sob uma faixa de temperatura de 50mK até 400K. 3.) dispositivos em temperatura ambiente. Serão construidos dispositivos micro- e nanoscóscopicos que servirão como filtros de frequência, transformadores e motores elétricos. O projeto será realizado numa colaboração entre o CBPF e a UFRJ, incluindo a realização de nanolitografia no LNNano em Campinas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cassia Regina Vancini Campanharo

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • “impacto de uma intervenção multimodal de cuidados de transição em pacientes com necessidades complexas”
  • O aumento da violência urbana e das causas externas, somado às doenças crônicas não transmissíveis, têm provocado sobrecarga nos sistemas de saúde em todo mundo. Neste contexto, as readmissões hospitalares não planejadas representam grande ônus para os serviços de saúde, além de danos físicos e emocionais aos pacientes e seus familiares. A transição de cuidados é uma estratégia para superar a fragmentação na rede de atenção à saúde e reduzir as readmissões hospitalares. Evidências apontam que os programas de transição de cuidados são eficazes para melhorar a utilização dos serviços de saúde, reduzir custos e estão associados a melhor qualidade assistencial e maior satisfação do paciente. Estes programas incluem a implementação de protocolos, realização de visitas domiciliares, educação do paciente e família, agendamento de consultas de seguimento e comunicação efetiva entre os níveis de atenção à saúde. Diante do exposto, avaliar o impacto de uma intervenção multimodal de cuidados de transição em pacientes com necessidades complexas na readmissão hospitalar não programada e no óbito. Trata-se de ensaio clínico randômico, simples-cego, realizado de Janeiro de 2024 a Janeiro de 2026 no Hospital São Paulo (HSP), com adultos com necessidades complexas, que estiverem em programação de alta. Os pacientes serão randomizados em paralelo, 1:1, para os grupos intervenção e cuidados habituais. O grupo intervenção receberá uma intervenção, antes da alta, com reconciliação medicamentosa, educação em saúde, para o autogerenciamento das principais condições no momento da transição para o domicílio. A intervenção consistirá, ainda, de quatro ligações de acompanhamento, em 48 horas, sete, quinze e trinta dias após a alta. Os pacientes do grupo controle receberão orientações habituais de alta, sem acompanhamento telefônico. Os desfechos avaliados serão readmissão não planejada e óbito nos primeiros 30 dias após a alta.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cássia Righy Shinotsuka

Ciências da Saúde

Medicina
  • variabilidade do cuidado em pacientes com traumatismo cranioencefálico em utis no brasil e seu impacto no desfecho a longo prazo
  • Objetivo: Realizar uma investigação observacional prospectiva de recursos humanos, infraestrutura hospitalar e práticas assistenciais disponíveis para o atendimento de pacientes com TCE internados em UTI no Brasil. Além disso, serão coletados dados sobre os desfechos clínicos e neurológicos de curto e longo prazo (6 meses e 1 ano após a admissão na UTI). Metodologia: O estudo será realizado em UTIs de referência (e alto volume) em hospitais de todas as regiões do Brasil. Cada investigador local incluirá dados de novos pacientes com TCE internados em suas respectivas UTIs durante um período de um mês. Os dados serão coletados sobre recursos humanos e infraestrutura hospitalar, dados sociodemográficos dos pacientes, dados relativos a estadia na UTI e desfechos (status vital, GOSE e status de emprego 6 meses e 1 ano após a admissão na UTI). O desfecho principal é a Escala de Resultado de Glasgow Estendida um ano após a admissão na UTI. Os desfechos secundários são datas de alta/óbito na UTI, taxas de alta/óbito hospitalar, local de alta e Escala de Resultado de Glasgow Estendida 6 meses após a admissão na UTI e status de emprego 6 meses e 1 ano após a admissão na UTI. O GOSE e o Status de Emprego serão avaliados por uma equipe centralizada por meio de entrevista telefônica. Análise: Os dados serão analisados usando estatísticas descritivas e testes de hipóteses para variáveis demográficas e clínicas basais, intervenções e resultados. Para testar a variação de prática entre as UTIs participantes, serão usados métodos de regressão para determinar possíveis determinantes do uso de medicamentos ou estratégias. Significado: Este estudo fornecerá informações valiosas sobre os recursos humanos, infraestrutura hospitalar e práticas assistenciais disponíveis para o atendimento de pacientes com TCE internados em UTI no Brasil. Os resultados do estudo podem ser usados para melhorar a qualidade do atendimento a esses pacientes e reduzir a morbimortalidade.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cassiane Dezoti da Fonseca

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • escore de mehran como preditor da injúria renal aguda induzida por contraste e a prevenção com fitoterápico: estudo translacional
  • A injúria renal aguda induzida por contraste (IRA-IC) é considerada a terceira causa de injúria renal aguda intra-hospitalar. Para o enfrentamento desta condição clínica a predição de seu risco, pelo escore de Mehran, faz-se uma estratégia para a adoção de medidas preventivas no planejamento do cuidado de enfermagem em pacientes com piores desfechos clínicos. O fitoterápico Babaçu possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e poderá contribuir para a reversão da IRA-IC. Dessa forma, desenvolver estudos que visam o cuidado com a saúde renal contribuem para a redução da morbimortalidade dessa população e aperfeiçoamento da equipe de enfermagem por meio da adoção de novas práticas assistenciais. Portanto, este estudo visa avaliar o risco da IRA-IC por meio do escore de Mehran em pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea e avaliar o efeito da Attalea Speciosa (babaçu) na IRA-IC em modelo de fator de risco isquemia-reperfusão. A utilização de escores de risco na prática clínica tem sido implementada para acelerar a tomada de decisão no manejo clínico adequado do paciente. Paralelamente, elucidar os fenômenos fisiopatológicos no modelo de fator de risco de injúria renal aliado a uma renoproteção com fitoteráopico, fortalece a inovação na ciência da enfermagem brasileira. Será realizada uma coorte prospectiva multicêntrica nas unidades de hemodinâmica dos hospitais escolas de São Paulo, Aracajú e Manaus. Será realizado a sensibilidade do score de Mehran para a IRA-IC. O estudo pré-clínico será quantitativo experimental com 60 animais da da raça Wistar, randomizados em seis grupos, sendo três controles e três isquemias que serão submetidos à avaliação dos parâmetros fisiológicos, função renal, perfil oxidativo e perfil inflamatório. Será desenvolvida uma estatística descritiva e analítica para os dados que serão exportados da plataforma Research Electronic Data Capture (REDCap). Os valores serão significativos para o p<0,05.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cassiano Rabelo e Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • sistema digital de controle de qualidade de grafeno em escala industrial
  • O grafeno (seja ele funcionalizado ou oxidado) está em franco processo de incorporação em produtos produzidos pelas mais diversas indústrias. Produtores de tintas buscam incorporar grafeno para melhorar durabilidade e possivelmente conferir propriedades condutoras a seus produtos; siderúrgicas buscam incorporar grafeno a seus produtos visando conferir propriedades melhoradas para aplicações específicas; produtores de bateria buscam o grafeno para ganho de durabilidade e capacidade destes elementos armazenadores de energia; além de aplicações em defesa, semicondutores e polímeros. Com essa demanda latente do setor produtivo por fornecedores de grafeno com características específicas para suas aplicações, uma quantidade significativa de produtores de grafeno e produtos correlatos tem se posicionado no mercado. De acordo com levantamento realizado pelo Graphene Council em 2021, existem atualmente cerca de 90 produtores de grafeno mapeados. Além disso, o mercado de produção de grafeno e outros derivados têm crescido a taxas superiores a 30% ao ano. Esse mercado que vem se formando de fornecimento de grafeno especializado para diferentes aplicações possui uma complexidade em razão de não se tratar, ainda, de uma simples commodity. Cada indústria ou aplicação demandará características específicas do material a ser consumido em seus respectivos processos produtivos. Esse aspecto, combinado ao alto número de parâmetros e características deste insumo que impactam a sua funcionalidade final, coloca essas empresas consumidoras em uma posição de fragilidade na qualificação de fornecedores. Neste ponto a FabNS propõe introduzir ferramentas de software para extração, de forma padronizada, de parâmetros do grafeno, que estão definidos por entidades reguladoras. Essas ferramentas, combinados a equipamentos de caracterização óptica, configurarão um conjunto de técnicas que poderá ser utilizado pela indústria consumidora de grafeno para qualificação fiel de sua matéria prima.
  • FABNS - MG - Brasil
  • 25/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Cassiano Rech

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de módulo auxiliar de potência de alto rendimento para veículos elétricos
  • A eletrificação dos transportes é uma forma promissora de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fazer a transição para um sistema de transporte sustentável. Nesse sentido, tem ocorrido um grande crescimento no registro de veículos elétricos nos últimos anos. Mesmo em veículos a combustão convencionais, o nível de eletrificação tem aumentado significativamente para garantir maior segurança e conforto, por meio de sistemas de controle, climatização, iluminação, multimídia, etc. Essas cargas auxiliares são normalmente alimentadas por meio de um gerador eletromecânico (alternador), que transmite energia para a bateria de baixa tensão (12V) do veículo. Por outro lado, em veículos elétricos há um pack de baterias de alta tensão, responsável pelo fornecimento de energia ao sistema de tração, e um conversor CC-CC de alto rendimento e alta densidade de potência, comumente chamado de módulo auxiliar de potência, é usado para fornecer energia para a bateria de baixa tensão e, portanto, para as cargas auxiliares. O módulo auxiliar de potência possui requisitos bem definidos, tais como: isolação galvânica entre as baterias de alta e baixa tensão, alto rendimento, alta densidade de potência e baixo custo. Entre as especificações do módulo auxiliar de potência, o Departamento de Energia dos Estados Unidos estipulou como meta para 2025 um custo de 30 dólares por kW, uma densidade de potência de 4,6 kW/litro e um rendimento superior à 98%. Além dessas metas ambiciosas, o desenvolvimento deste conversor possui outros desafios, como altas correntes no lado secundário de baixa tensão (superior a 200A para uma potência de 3kW), que podem causar grandes perdas nos componentes do conversor e dificuldades para construção dos materiais magnéticos. Assim, este projeto visa superar esses desafios e desenvolver um módulo auxiliar de potência para veículos elétricos com alta eficiência e alta densidade de potência, visando desenvolver tecnologia nacional na área de veículos elétricos.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 15/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Catarine Canellas Gondim Leitão

Engenharias

Engenharia Nuclear
  • desenvolvimento de um sistema portátil de fluorescência de raios x seletiva
  • A importância do desenvolvimento e aprimoramento de técnicas analíticas de medidas e aplicação em várias áreas da ciência e da tecnologia é indiscutível. Portanto, é importante explorar o potencial das técnicas que utilizam os mais variados princípios físicos e consequentemente dar visibilidade a novas aplicações e metodologias. Além disso, é percebido por toda a sociedade que existe uma demanda reprimida no mercado por capacitação profissional de alto nível em técnicas analíticas de medidas. Assim, de forma geral, este projeto pretende executar um conjunto de ações que possam desenvolver um sistema portátil de Fluorescência de Raios X seletiva (XRF) com características inovadoras. Todo trabalho de pesquisa será desenvolvido no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Técnicas Analíticas (LIETA) do Instituto de Física da UERJ. Este laboratório é classificado, na Universidade, como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) e cadastrado no Departamento de Inovação da UERJ. O LIETA tem vasta experiência no desenvolvimento de instrumentação e aplicações de técnicas de espectrometria de raios X. O Laboratório tem finalidade multiusuário e aborda as aplicações de algumas das técnicas analíticas mais utilizadas em CT&I: fluorescência de raios X, difração de Raios X, técnicas de espalhamento de raios X e microtomografia computadorizada de raios X. Além disso, o LIETA atende à demanda de várias áreas de pesquisas: física, geologia, biologia, química, oceanografia, odontologia, arqueometria, ciências dos materiais, ciências forenses e outras e trabalha com espectrometria de raios X em todo o âmbito acadêmico (graduação, pós-graduação e extensão). O projeto tem característica multidisciplinar/transversal porque envolve conceitos de várias áreas do conhecimento e importante na formação dos alunos de Graduação (Monografia e Iniciação Científica) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). O LIETA é ligado ao Programa de Pós-graduação em Física (PPGF/UERJ).
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Catia Antonia da Silva

Ciências Humanas

Geografia
  • contribuições da rede geografias da pesca para os ordenamentos pesqueiro e territorial da baía de sepetiba (rj): comparação com beira e lagoa dos patos
  • O presente projeto de pesquisa é uma parceria entre pesquisadores de UERJ, da FURG e da Unilicungo (Moçambique) com o propósito de analisar e propor um reordenamento pesqueiro e analise de reordenamento territorial para a Baía de Sepetiba – Situada a Oeste da Região metropolitana do Rio de Janeiro, realizando comparação com o Lagoa dos Patos (RS) e Beira (Moçambique). A proposta nasce de uma demanda entre a ampliação da distância entre as normas sobre o território e a atividade da pesca e a real situação de trabalho e de dinâmica ambiental das espécies e da captura na Baía de Sepetiba. O mesmo processo acontece em Beira. Já na Lagoa dos Patos, existem várias experiências de acordo de pesca e de ordenamento pesqueiro. Os três espaços vivem intensa expansão urbano-industrial e logístico que vem interferindo na dinâmica ambiental e pesqueira local. Busca-se promover ações de debate e de produção de documentos visando interferir na dinâmica da governança local ao analisar e propor estudos aprofundados sobre legislações pesqueiras, territoriais, de planejamento e gestão territorial e aos mesmos tempos promover, na instancia local (da região) o diálogo com outras experiencias, tais como comunidade pesqueiras de Beira, do fóruns pesqueiros da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul e de outras comunidades tradicionais como dos agricultores e quilombolas de pequena escala de Sepetiba, ao tratar do proposta de (re)ordenamento territorial e pesqueiro. Do ponto de vista metodológico, a equipe vai trabalhar sob duas frentes de ação: levantamento do quadro normativo atual do uso do solo, das normas ambientais e pesqueiras para articular com a frente 2, que se refere à implementação de oficinas com agentes públicos e pescadores da Baía de Sepetiba.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 20/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Catia Piccolo Viero Devechi

Ciências Humanas

Educação
  • formação de professores no contexto pós-humanista de educação
  • A pesquisa objetiva discutir, por meio do compartilhamento de diferentes experiências pedagógicas, práticas inclusivas inovadoras para a formação de professores que correspondam às demandas do contexto pós-humanista de educação. A ideia é discutir possibilidades de uma concepção minimamente comum para a formação de professores diante das necessidades que vêm sendo colocadas pelo mundo de incertezas, complexidades e injustiças. O contexto pós-humanista trouxe para educação diversos desafios (enfraquecimento de seus fundamentos essencialistas, destranscendentalização de seus conceitos tradicionais, substituição da filosofia da consciência pela filosofia da linguagem, exigência de reconhecimento e inclusão da diversidade, principalmente dos grupos vulnerabilizados), cobrando novas posturas em torno da formação docente, como pensar em estratégias educacionais comprometidas com a pluralidade e ao mesmo tempo com o bem comum. A proposta é, por meio de um esforço colaborativo entre o PPGE da Universidade de Brasília - UnB e o PPGedu da Universidade de Passo Fundo - UPF, conhecer experiências de professores que vêm sendo reconhecidas internacionalmente pelo trabalho inovador no que se refere à formação para cidadania democrática e a justiça social e discutir, junto a diferentes professores (com perfis que representem a diversidade) propostas para a formação docente. Partimos da seguinte problematização: o que significa pensar a formação de professores diante do contexto pós-humanista em que se encontra a educação? Como pensar a educação para o bem comum diante das multiplicidades de compreensões existentes? A proposta visa aproximar a discussão teórica e filosófica sobre o movimento pós-humanista da experiência docente atual, investigando práticas docentes bem sucedidas no que se refere ao atendimento das demandas da diversidade e da educação pública, debatendo, de forma compartilhada com diferentes professores, propostas mais inclusivas para a formação de professores.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ceci Nunes Carvalho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • desenvolvimento e caracterização de um cimento endodôntico bioativo epoxídico com a incorporação de hidroxiapatita carreadora do fármaco n-acetil-l-cisteína: propriedades físico-químicas e biológicas
  • Os cimentos biocerâmicos apresentam interação compatível com o tecido dental e liberação de íons cálcio e fósforo, porém a elevada solubilidade desses cimentos reduz suas propriedades mecânicas e compromete o selamento. Os cimentos epoxídicos, apresentam reduzida bioatividade por encapsular as partículas minerais, apresentando liberação reduzida de íons cálcio e fosfatos e baixa atividade antimicrobiana, porém apresentam bom selamento e alta resistência de união. Visando essa lacuna no controle e redução de biofilmes microbianos dos cimentos endodônticos têm-se mostrado interesse no fármaco N-acetil-L-cisteína (NAC) por sua ação bactericida, antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígena, o que pode favorecer o índice de sucesso do tratamento endodôntico. A hidroxiapatita (Hap) é uma alternativa biocompatível viável na composição mineral de cimentos endodônticos, pelo potencial em liberar íons cálcio e fosfato no meio. Dessa forma o projeto propõe o desenvolvimento e caracterização de um cimento endodôntico obturador à base de resina epóxi com a incorporação de Hap capaz de liberar NAC com efeito antimicrobiano e bioatividade intermediária às opções disponíveis no mercado. Serão avaliados as propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas tais como: radiopacidade, escoamento, bioatividade, liberação iônica, sorção e solubilidade, ação antimicrobiana, estabilidade dimensional e porosidade através de micro-CT, resistência de união à dentina radicular através do teste de push-out, tempo de presa, biocompatibilidade e toxicicidade in vitro, em modelo alternativo e in vivo e serão comparadas com dois cimentos comerciais AH Plus e AH Plus Bioceramic. Até o momento foram sintetizadas e caracterizadas nanopartículas de Hap que apresentaram boa porosidade e indicaram sinais de imobilização de NAC e liberação do fármaco em meio aquoso. Dos protótipos de cimentos esperamos obter dois grupos otimizados que serão testados nas propriedades acima mencionadas.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cecilia Claudia Costa Ribeiro

Ciências da Saúde

Odontologia
  • estressores do período gestacional e predição de risco de doenças nos primeiros mil dias de vida (cárie, asma, alergias e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor): inteligência artificial em apoio à integralidade em saúde
  • Cárie, asma e alergias são as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) mais prevalentes na infância, que estão associadas entre si, e aumentam a carga de outras DCNT mais mortais no futuro. Há plausibilidade para que exposições de risco no início da vida resultem no agrupamento das DCNT no futuro (Teoria DOHaD). Em estudos nas Coortes BRISA, nosso grupo tem investigado os estressores nos primeiros mil dias de vida (gestação + 1º ano + 2º ano) que resultam em doenças nas gestantes e nas crianças. Observamos comportamentos de risco correlacionados na gravidez (tabagismo, álcool e açúcares). Mostramos que o consumo de açúcares na gravidez aumentou o risco de hipertensão e da periodontite nas gestantes; enquanto nas crianças aumentou asma. Observamos que a obesidade na gestante aumentou risco de asma na criança; enquanto a hipertensão aumentou risco de alergias. Paralelamente, piores indicadores sociais, obesidade, diabetes e hipertensão na gestação resultaram em atraso no desenvolvimento neuropsicomotor nas crianças. Mostramos também que fatores de riscos se perpetuam de forma intergeracional, onde obesidade e consumo de açúcares na gestação aumentaram o excesso de peso e o consumo de açúcares na prole. Finalmente, o consumo de açúcares antes dos 2 anos aumentou o risco de cárie, de asma e de alergias nas crianças. Entretanto, todas estas alterações foram estudadas separadamente. Com o avanço no conhecimento para integralidade na saúde, nosso objetivo será analisar a complexidade dos estressores que agem no período gestacional e suas interações para construir modelos preditivos da carga de DCNT (cárie, asma e alergias) e atraso no desenvolvimento em crianças, utilizando algoritmos de Inteligência Artificial. Como segundo objetivo, pretende-se utilizar tais modelos para desenvolver um recurso tecnológico, a Calculadora de Risco para aquelas condições e seus agrupamentos, e disponibilizá-la à atenção primária em saúde.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Cecilia de Carvalho Castro e Silva

Outra

Microeletrônica
  • plataformas microfluídicas integradas: potencializando a preparação de nanomateriais para aplicações em saúde e meio ambiente - microplat
  • A microfluídica, definida como uma ciência interdisciplinar que lida com o comportamento de fluidos em escalas micro e nanométricas, vêm permitindo alcançar muitos avanços nas áreas da microeletrônica, processos de monitoramento em fluxo em tempo real e diagnósticos clínicos. Trabalhos recentes mostram que o controle de fluidos em sistemas de focalização hidrodinâmica permite processos de extração, separação e síntese de nanoestruturas de forma otimizada. Assim, há uma vasta gama de processos e tecnologias que podem ser desenvolvidas, baseadas no entendimento dos fenômenos de manipulação de fluidos na micro/nanoescala. Assim, esta proposta tem quatro grandes objetivos: O desenvolvimento de microrreatores para preparação de materiais nanoestruturados. Serão desenvolvidos dispositivos microfluídicos que funcionarão como microrreatores para preparar fibras de grafeno e outras nanoestruturas. A integração de nanomateriais em sensores microfluídicos para diagnóstico clínico. As nanoestruturas produzidas na primeira etapa serão utilizadas como materiais ativos para o desenvolvimento de sensores elétricos, como transistores de efeito de campo e capacitivos. Esses sensores serão integrados a sistemas microfluídicos para criar biossensores altamente sensíveis e portáteis. O monitoramento eletrônico em tempo real de processos de separação em sistemas micro/nanofluídicos, onde será desenvolvida a fabricação de dispositivos microfluídicos com eletrônica embarcada para monitorar em tempo real processos de separação com aplicações ambientais. A modelagem e simulação de processos micro/nanofluídicos, onde a fluidodinâmica computacional e a dinâmica molecular serão usadas para projetar dispositivos microfluídicos otimizados e avaliar a influência de parâmetros experimentais nos processos de síntese e separação nos canais. MicroPlat visa gerar conhecimento e tecnologias transferíveis para a sociedade através do setor produtivo, com impacto direto na economia e bem-estar social.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Cecilia Irene Pérez Calabuig

Ciências Biológicas

Ecologia
  • padrões de atropelamentos espaço-temporais no semiárido nordestino.
  • Embora a abertura de estradas seja importante no desenvolvimento sócio econômico da sociedade, possibilitando fluxo de pessoas, produtos e serviços é uma ação antrópica que resulta na fragmentação de hábitats e grandes impactos ambientais e biológicos. Esses efeitos não se restringem às áreas no entorno direto das rodovias, podendo favorecer a dispersão de poluentes, alterações nas populações e predisposição dos animais silvestres a atropelamentos representando ameaças a conservação da biodiversidade.Os diferentes padrões espaciais da paisagem influenciam fortemente a presença e seu uso por parte das espécies. Pesquisas evidenciaram relações positivas entre “hotspots” de atropelamentos e estruturas de paisagens. Logo, corpos d’água, características geomorfológicas, tipo de vegetação, grau de conectividade, consistem em variáveis chaves para concentração de atropelamentos de vertebrados silvestres. As estradas que se estendem em rede de paisagens conectadas parecem aumentar a ameaça à estabilidade e viabilidade de populações a longo prazo, tendo em vista a tendência de maior fluxo entre manchas e consequentemente, maiores índices de atropelamentos. A Caatinga é um dos biomas mais alterados por ações antrópicas e o mais negligenciado quanto à conservação da sua biodiversidade, apresentando a menor área protegida através de unidades de conservação de proteção integral.Este projeto pretende compreender as associações dos atropelamentos com os padrões da paisagem que serão de extrema relevância para a conservação da biodiversidade, uma vez que estratégias e políticas de conservação poderão ser melhor desenhadas e consideradas para demais áreas semiáridas.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 22/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Celi Aparecida Espasandin Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • pesquisa colaborativa em educação estatística: subsídios para a produção e avaliação compartilhada de atividades pedagógicas
  • Desde 1997 as propostas curriculares de Matemática no Brasil têm recomendado os letramentos estatístico e probabilístico desde o início da escolaridade, no entanto, o ensino e aprendizagem dessa temática ainda é tímido devido a escassez de políticas públicas de formação de professores e de orientações metodológicas que possibilitem uma implementação em todos os anos da escola básica. Considera-se como problema central: como uma pesquisa colaborativa entre pesquisadores e professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental, em escolas públicas brasileiras, possibilita a produção de conhecimento de professores, e alunos, em Estatística e Probabilidade, na construção e análise de tarefas investigativas no Ensino Fundamental? O objetivo é desenvolver, em colaboração com professores vinculados a grupos coordenados pelos pesquisadores participantes desta proposta, estudos para elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades pedagógicas em todos os anos de escolaridade do Ensino Fundamental. A pesquisa está dividida em cinco etapas. Na etapa 1, será realizado um estudo e uma sistematização teórica sobre Educação Estatística. As etapas 2 e 3 contemplarão a elaboração e aplicação de tarefas investigativas envolvendo Estatística e Probabilidade nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Na etapa 4 será realizada a sistematização e avaliação das tarefas investigativas desenvolvidas por meio dos seminários de integração, sendo que na última etapa haverá a publicação de um e-book com as tarefas investigativas produzidas e analisadas e, também, a divulgação científica dos resultados da pesquisa. Os resultados deverão contribuir para a elaboração de futuras diretrizes curriculares de Matemática, e, viabilizará a produção de um e-book a ser disponibilizado para a comunidade de educadores matemáticos e estatísticos, bem como, será criado um site que possibilite aos professores da Educação Básica e aos pesquisadores da área acesso a todo o material da investigação.
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celia Beatriz Piatti

Ciências Humanas

Educação
  • formação de professores e gestores de escolas do campo localizadas em territórios camponeses e quilombola em regiões de mato grosso do sul
  • O projeto visa um Programa de formação continuada para professores do Ensino Fundamental - Anos Finais - que atuam em escolas do campo localizadas em Mato Grosso do Sul com o objetivo de apresentar subsídios teóricos que possam contribuir para a proposição de formação continuada que auxiliem no enfrentamento das dificuldades teórico-práticas encontradas na atuação dos professores em escolas do campo, frente a seguinte problematização: Como contribuir para que os professores reconheçam as especificidades das escolas do campo tendo em vista a organização do trabalho pedagógico? Para tanto, será realizado em quatro etapas: a) período em que serão organizadas visitas às escolas selecionadas; b) período em que será feita a busca das fontes documentais nas escolas selecionadas e nas Secretarias de Educação; c) período em que se fará uma proposição de formação continuada e de material de apoio pedagógico referente à formação de professores e gestores) d) período em que a formação será realizada nas escolas selecionadas com gestores e professores. Espera-se, com a formação concluída, o material produzido, os documentos e as produções inventariadas compiladas e analisadas, contribuir para futuras pesquisas e para que a formação dos professores e gestores participantes da pesquisa possa assegurar um ensino de qualidade e garantir a aprendizagem dos estudantes, crianças e jovens, das escolas selecionadas e que possa ser ampliado para outros professores em outras escolas do campo em Mato Grosso do Sul.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 02/01/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Célia de Fraga Malfatti

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de eletrodos para baterias de íon sódio e dispositivos híbridos (bateria/ capacitor eletroquímico) com eletrólito aquoso para aplicação no setor elétrico
  • As atuais tecnologias de baterias apresentam alguns aspectos que podem restringir seu uso em aplicações estacionárias de armazenamento de energia, como por exemplo o alto custo das baterias de íon-lítio e a presença de metais pesados e potencialmente perigosos em baterias de chumbo-ácido e níquel-cadmio. Esse cenário justifica o desenvolvimento de novos materiais e novos dispositivos para armazenamento de energia. As baterias aquosas de íon sódio têm surgido como alternativa muito promissora para aplicações estacionárias de armazenamento de energia elétrica, pois são ambientalmente seguras, de fabricação acessível, de baixo custo, com elevada segurança operacional e de fácil reciclagem. A principal limitação desses dispositivos está relacionada ao uso de um eletrólito aquoso, o que acarreta em uma estreita faixa de potencial operacional (geralmente até 1,23V). Esse aspecto pode ser contornado com o desenvolvimento de novos materiais para os eletrodos e novos sistemas eletrodo/eletrólito. Eletrodos feitos com óxidos à base de nióbio são candidatos promissores para essa aplicação pois apresentam propriedades eletroquímicas favoráveis que os enquadram como um material bifuncional, ou seja, podem ser aplicados tanto como ânodo quanto como cátodo. Nosso grupo de trabalho tem desenvolvido óxidos nanoestruturados de nióbio obtidos a partir de uma rota simples de síntese hidrotermal a baixa temperatura e resultados preliminares têm demonstrado a viabilidade da aplicação proposta. Outro aspecto relevante do projeto é que na construção de um dispositivo pode-se empregar materiais à base de carbono no contra-eletrodo, formando dessa forma um dispositivo híbrido (bateria/ capacitor eletroquímico). Portanto, o objetivo desse projeto é avaliar o desempenho de óxidos nanoestruturados de nióbio obtidos por síntese hidrotermal aplicados como eletrodos de baterias de íon sódio e/ou de dispositivos híbridos (bateria/ capacitor eletroquímico) utilizando eletrólito aquoso.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Célia de Fraga Malfatti

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de fibra de carbono ativada e óxido de nióbio nanoestruturado para a produção e estocagem de hidrogênio verde
  • O presente projeto será realizado a partir da formação de um rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros: da Universidades Federal do Rio Grande do Sul, IFRS –Caxias do Sul, JMHP, FATEC e do IFSP- Matão e pesquisadores estrangeiros da UDELAR (Uruguay) e do Instituto de Cerámica Y Vidrio (Madrid-Espanha). Dessa forma a competência de vários pesquisadores que já têm trabalhado em conjunto (UFRGS/UDELAR/ ICV) no desenvolvimento de materiais para a produção de hidrogênio verde se unem nesse projeto, com novos grupos de pesquisa para desenvolver materiais mais eficientes para aplicação em fotocatálise, fotoeletrocatálise e eletrólise. A proposta deste projeto se baseia na produção de um novo material para fabricação de eletrodos para a produção de hidrogênio verde por eletrólise, fotocatálise e foto-eletrocatálise, em meio aquoso, a partir de produtos oriundos da produção de biocombustível e resíduos de biomassa (bagaço de cana de açúcar, malte e casca de arroz). Serão empregados dois materiais: feltro de fibra de carbono ativada brasileira a ser desenvolvido pela empresa JMHP e óxidos de nióbio nanoestruturados produzidos na UFRGS. Além do emprego na produção de hidrogênio a fibra de carbono, na sua versão ativada, será base para ensaios de adsorção e dessorção visando sua aplicabilidade para o armazenamento de hidrogênio verde. Em relação ao estado da técnica deste projeto, não há relatos ou patentes, que tenhamos conhecimento, sobre o uso de fibra de carbono e oxido de nióbio nanoestruturado autosuportado, para obtenção de hidrogênio (por eletrólise a partir da glicerina ou resíduos de biomassa. Portanto, unindo as diferentes competências e a longa experiência de cada equipe, pretende-se buscar alternativas eficientes para a produção e estocagem de hidrogênio verde a partir do emprego de novos materiais que serão desenvolvidos nesse projeto.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Célia Elizabete Caregnato

Ciências Humanas

Educação
  • egressos de instituições federais de educação superior em estados de três regiões brasileiras: trajetórias e transições entre a socialização acadêmica e a socialização profissional
  • Esta proposta investigará trajetórias de egressos de quatro Instituições Federais de Educação Superior (IFES) de regiões distintas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa examinará recursos agregados durante os cursos de graduação, pondo atenção em processos de socialização acadêmica (Weidman, 2020), de transição para o trabalho (Schomburg, 2016; Silva et al, 2017) e de socialização profissional (Dubar, 2015). Objetiva-se analisar percursos de egressos considerando recursos, competências, capitais agregados nos trajetos e experiências acadêmicas e que são mobilizados em seus campos de atuação. A metodologia será de abordagem quantitativa e qualitativa. Serão produzidos dados em painel com coortes de 2015 e 2019, por meio de informações do Censo da Educação Superior (CES), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Além disso, a reconstrução de percursos será feita por meio de survey, aos egressos das duas coortes nas quatro instituições, e de entrevistas compreensivas com indivíduos de grupos específicos de cada uma das instituições. Serão conduzidas análises estatísticas descritivas e multivariadas, além de reconstruções de trajetórias (Lahire, 2004; Bourdieu, 1997), com o objetivo de distinguir percursos singulares. O enfoque interinstitucional também examinará condições, apoios e socializações em IFES situadas em regiões do país com diferentes oportunidades de emprego e geração de renda. Os resultados buscarão situar as trajetórias acadêmicas e profissionais, considerando as diferenças socioeconômicas regionais. Por fim, pretende-se contribuir para a instauração de uma metodologia de coleta regular de informações de diplomados para a realização de análises transversais e longitudinais de trajetórias.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Célia Machado Ronconi

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • óxido de grafeno reduzido como sistemas veiculadores de fármacos para o tratamento de câncer de pele e da leishmaniasis cutânea
  • Contexto. O desenvolvimento da nanotecnologia nos últimos 20 anos tem impactado a medicina e o mercado de produtos para a saúde. Problema. Inúmeros são os desafios científicos para o uso clínico de nanomateriais e muitos resultados são ainda preliminares e, para se aproximar do uso em aplicações in vivo e humanas, é necessário a compreensão fundamental sobre as interações biofísico-químicas na interface nanotecnologia/biologia. Estratégia. Superar o desafio da translação por meio da articulação com grupos da área médica de modo a aprofundar no entendimento do comportamento de materiais a base de grafeno para aplicações na área de saúde, principalmente tirando partido de suas propriedades fototérmicas, para o tratamento de doenças de pele como o câncer de pele e a leishmaniose cutânea. Objetivos. Atuar na preparação de nanofolhas óxido de grafeno reduzido (rGO) funcionalizadas para a veiculação de anfotericina B (AmB) e doxorrubicina (DOX) para o tratamento da leishmaniose cutânea e câncer de pele, respectivamente, estimuladas por radiação na região do infravermelho e estudos biológicos. Impactos esperados. Pretendemos contribuir: (1) com produção científica de qualidade; (2) como grupo de desenvolvimento e produção de novos desenhos de sistemas nanoestruturados para medicina; (3) compreender o comportamento das nanofolhas de grafeno como sistemas de veiculação de fármacos ativados por luz para o tratamento de células de câncer de pele e de células infectadas com protozoários, respectivamente, suas interações com células sadias e doentes simultaneamente e mecanismos de captação celular.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 30/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Célia Maria Giacheti

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • linguagem, sono e comportamento alimentar de indivíduos com transtorno do espectro autista
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma das condições do neurodesenvolvimento mais prevalentes e com impacto significativo na qualidade de vida, tanto da criança diagnosticada, como dos seus familiares. A clínica desse transtorno é complexa e engloba prejuízos que estão além dos critérios diagnósticos estabelecidos no domínio da comunicação, interação social e comportamentos restritos e repetitivos, dentre os quais estão presentes as alterações de sono e de seletividade alimentar. Considerando que os problemas de sono, quando presentes, podem agravar os problemas de linguagem e que as dificuldades alimentares são um problema clínico de alto impacto, com consequências negativas para a criança. No presente estudo pretende-se explorar a hipótese de que problemas significativos de linguagem inter-relacionam-se tanto com o sono, quanto o comportamento alimentar no TEA. Para isso, este projeto tem por objetivo geral investigar e correlacionar a linguagem, o sono e o comportamento alimentar de crianças com o diagnóstico de TEA. Os resultados ampliarão o conhecimento dos critérios diagnósticos e classificatórios deste transtorno, e podem auxiliar na definição de processos terapêuticos. Participarão do estudo 80 crianças, de ambos os sexos, de 6 a 11 anos e 11 meses sendo 40 crianças com diagnóstico de TEA e 40 com desenvolvimento típico. Os parâmetros de linguagem serão investigados por meio do teste Receptive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (ROWPVT-4),Expressive One-Word Picture Vocabulary Test 4 (EOWPVT-4) e o o Test of Narrative Language, second edition (TNL-2). Para avaliação do sono serão utilizados a actigrafia, a acelerometria e a polissonografia do tipo IV. Para avaliação do comportamento alimentar será utilizada a escala Montreal Children’s Hospital Feeding Scale (MCH-FS). Serão realizadas análises de prevalências, comparações entre os grupos e associações entre os dados de linguagem, sono e comportamento alimentar.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Celia Regina Ribeiro da Silva Carlini

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Célia Regina Vendramini

Ciências Humanas

Educação
  • a reconfiguração da escola diante das atuais transformações no mundo do trabalho
  • Esta pesquisa, a ser desenvolvida em rede, encontra-se abrigada no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho -TMT, do Centro de Educação da UFSC, em articulação nacional com grupos de pesquisa da UnB, UFG e UFPel e internacional com a Ca'Foscari Università e a City University of New York. Os estudos, que serão realizados no período de 2023 e 2024, dão continuidade a pesquisas anteriormente desenvolvidas pelo grupo TMT. A problemática de investigação é formulada considerando a existência de um contexto de crescente precarização, digitalização, plataformização e informalidade do trabalho, combinado ao aumento do desemprego, da jornada de trabalho e dos baixos salários, elevando o número de migrantes (nacionais e internacionais) no Brasil e no Mundo que buscam na escola uma forma de acesso ao conhecimento, com inserção e preparação ao trabalho. Paralelamente a este processo, tem-se uma reforma geral do sistema educacional, que busca ajustar a formação das novas gerações às demandas do mercado, com crescente fragilização da escola pública, da atividade de ensino e do trabalho docente. Diante desta realidade, o objetivo geral da pesquisa consiste em apreender as mudanças na organização do trabalho e na forma escolar provocadas pelas atuais transformações no mundo do trabalho, marcadas pelo avanço da indústria 4.0, cyber tecnologia e plataformização da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de estudos bibliográficos, análise de documentos, dados censitários e observações diretas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Celiane Costa Machado

Ciências Humanas

Educação
  • sustentabilidade na educação matemática
  • A presente pesquisa tem por objetivo investigar ações educativas sobre sustentabilidade na Educação Matemática. A equipe, que está vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), inserido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem como interesse tornar a Matemática uma aliada na formação de um sujeito comprometido com o meio no qual está inserido, a partir do compromisso socioambiental que a universidade possui. Para isso, a fundamentação teórica desta investigação é baseada em três pilares: Educação Matemática, Sustentabilidade e Formação de Professores. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; com relação aos procedimentos, é caracterizada como pesquisa bibliográfica. Ademais, também é uma pesquisa de campo, pois envolve dados obtidos no desenvolvimento de ações educativas junto aos participantes do estudo, que serão professores de Matemática e estudantes da Educação Básica, além de licenciandos em Matemática da FURG. As informações a serem analisadas serão obtidas por meio de mapeamentos e materiais textuais, produzidos no decorrer do projeto. Para análise das informações, será utilizado o método de Análise Textual Discursiva (ATD). As etapas de desenvolvimento da pesquisa consistem em: Mapeamento de trabalhos científicos e estudos teóricos; Levantamento de ações educativas; Planejamento e desenvolvimento de ações educativas do processo formativo; Produção de material pedagógico; Produção e publicação de artigos científicos. Espera-se, com o projeto, ampliar os conhecimentos científicos sobre a temática, fomentar a discussão de políticas públicas e de formação de professores e, a partir do ensino e aprendizagem da Matemática, contribuir com a formação de sujeitos conscientes de suas ações para um mundo sustentável e comprometido com as futuras gerações.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Celina Maria Colino de Magalhães

Ciências Humanas

Psicologia
  • mães e crianças em contextos de cárcere: trajetórias de vida, práticas de cuidado e rede de apoio
  • O desenvolvimento humano constitui um processo complexo com influência de inúmeras variáveis. O indivíduo tem a família como centro inicial da vida, o nascimento de uma criança, as crenças e práticas dos cuidadores e a rede de apoio podem exercem enorme influência sobre o desenvolvimento, assim como o ambiente físico e social em que vivem. O contexto de cárcere feminino com bebês é um cenário presente em diversos países, com descompassos na ofertas das condições de dignidade às mulheres e seus filhos, apesar de normativas legais existentes. O projeto objetiva analisar o contexto de cárcere como microssistema envolvendo as díades mães/bebês e sua rede de apoio. Envolverá três instituições de ensino superior em dois países (Brasil e Portugal), abrangendo um conjunto de investigações com objetivos distintos, mas interligados, a saber: O estudo 1 analisará as trajetórias de vida das mães, identificando fatores de risco e proteção; o Estudo 2 analisar as crenças e práticas parentais das mães com seus filhos, nos três contextos de privação de liberdade, e o Estudo 3 identificará a rede de apoio dos filhos após desligamento do contexto de cárcere. Os dados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, além da categorização de conteúdos das entrevistas. A pesquisa permitirá a consolidação de uma relação de parceria que vem sendo construída pelo Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano (LED), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Programa de Pós Graduação em Estudos da Criança, na área da Sociologia da Infância da Universidade do Minho (UMINHO), em Braga, Portugal, desde 2013, além do fortalecimento com o Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Piauí, por meio da participação no Núcleo de Pesquisa em Relacionamento Interpessoal (NUP).
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celina Miraglia Herrera de Figueiredo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e np-completo
  • Projeto para apoiar o 12 pesquisadores doutores liderados pela professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, professora titular da COPPE/UFRJ e pesquisadora 1A CNPq. O projeto é caracterizado como pesquisa científica, apoia a formação de recursos humanos para o país em Teoria da Computação, e Complexidade Computacional de Problemas Combinatórios. Projeto executado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, nota máxima 7 na avaliação CAPES, em parceria com 6 instituições públicas brasileiras em Goiás e Rio de Janeiro: UFRJ, UFF, UFRRJ, IFRJ, UFG e IFG. O projeto integra 12 pesquisadores doutores, sendo 1 proponente professora Celina e a equipe de 11 pesquisadores doutores, professores de instituições públicas; Simone Dantas UFF, Diane Castonguay UFG; Luis Kowada UFF; Vinícius Sá UFRJ; Rafael Teixeira UFRRJ; Erika Coelho UFG; André Ribeiro IFG; Hebert Silva UFG; Márcia Cappelle UFG; Julliano Nascimento UFG; Caroline Patrão IFRJ. A professora Celina é ``Cientista do Nosso Estado''FAPERJ para reconhecida liderança em projeto que integra pesquisadores do Rio de Janeiro. Os projetos Universal-CNPq e ``Cientista do Nosso Estado''FAPERJ se complementam para apoiar a liderança da professora Celina na formação de doutores para o país. A professora Celina coordena desde 2010, projetos para o programa de Núcleos de Excelência. O projeto tem tema, a complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e NP-completo, pertinente aos temas de pesquisa de todos os participantes. A Chamada CNPq/MCTI Universal prevê parcela de 30 por cento dos recursos a projetos cuja execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O projeto é colaboração entre os estados de Goiás e Rio de Janeiro. Embora o coordenador professora Celina seja docente da UFRJ, a equipe de 12 pesquisadores, com 6 em 4 instituições públicas no Rio de Janeiro e com 6 em 2 instituições públicas em Goiás, atende às demandas regionais do país.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celio Loureiro Cavalcante Jr

Engenharias

Engenharia Química
  • novas rotas tecnológicas para produção de gasolina sustentável via conversão de co2.
  • Combustíveis renováveis possuem o potencial de impulsionar o desenvolvimento sustentável e, concomitantemente, assegurar a oferta a uma demanda crescente de energia em um novo cenário mundial de urgente transição e/ou diversificação da matriz energética. A gasolina sustentável é um combustível hidrocarbônico com desempenho similar ao seu congênere de origem fóssil. Portanto, a utilização da gasolina sustentável contribui para a descarbonização da economia, além de acelerar o uso em maior escala dos combustíveis renováveis. A disponibilidade, segurança alimentar e preço da matéria-prima são alguns dos obstáculos para a utilização da gasolina sustentável produzida pelas rotas convencionais. Nesse cenário, este projeto propõe uma rota alternativa que mitiga tais obstáculos e, ao mesmo tempo, valoriza o CO2 obtido de processos de captura. Aqui, a gasolina sustentável será produzida a partir da integração de dois processos: CO2 para metanol sustentável e metanol sustentável para gasolina sustentável. Essa estratégia para a produção de gasolina sustentável é especialmente inovadora e com produção de intermediários com alto valor agregado. Dessa forma, dois produtos com alto valor agregado (metanol sustentável e gasolina sustentável) resultarão da execução das atividades do cronograma deste projeto. Em particular, o processo MTH (do inglês, Methanol-to-Hydrocarbons) será empregado para produção de gasolina sustentável. A engenharia do complexo microambiente catalítico do processo MTH pode otimizar e/ou intensificar a produção de gasolina sustentável. Nesse sentido, o melhor entendimento para o eventual controle do processo MTH nortearão as atividades de simulação, experimentais e analíticas deste projeto. Com isso, este projeto tem potencial para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para a produção de gasolina sustentável e metanol sustentável, além da capacitação de recursos humanos, fortalecimento em PD&I das instituições envolvidas e divulgação científica.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 08/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Celme Torres Ferreira da Costa

Engenharias

Engenharia Civil
  • projeto nascentes do cariri cearense
  • As nascentes surgem do afloramento da água no solo e são responsáveis pela formação de rios que fazem parte das bacias hidrográficas, a sua importância ultrapassa o meio ecológico, integrando o meio social e o político. Diversos problemas ambientais impactam as nascentes na Região do Cariri Cearense, dentre eles ressaltam-se as modificações no espaço com o uso, a ocupação inadequada do solo, o desmatamento, a poluição hídrica, as queimadas, perda da biodiversidade e as práticas e as relações construídas neste espaço. A motivação para realização da pesquisa justifica-se pela ausência de estudos na região, com as abordagens: ecológica, socioterritorial e política, para verificar o potencial de conservação das nascentes, sob a ótica da sustentabilidade, considerando os usos, as especificidades e as relações políticas em torno dessas fontes. A proposta possui o objetivo de avaliar o potencial de conservação das nascentes nas abordagens ecológica, socioterritorial e política, através do aperfeiçoamento da metodologia interdisciplinar como ferramenta prática para ações de recuperação de nascentes no Cariri Cearense e sustentabilidade hídrica da região. A proposta, portanto, se utilizará dos seguintes procedimentos metodológicos para a obtenção dos resultados: pesquisa documental e bibliográfica, pesquisa de campo com uso de roteiro previamente, pesquisa de laboratório, observação assistemática. As principais contribuições tecnológicas oriundas deste projeto podem ser elencadas na aplicabilidade da ferramenta metodológica interdisciplinar como um protocolo que poderá ser utilizado por pesquisadores, extensionistas, poder público, estudantes, de grande relevância e inovação para a região do Cariri com a finalidade de promover ações para conservação de nascentes. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a gestão participativa e sustentabilidade hídrica na Sub-bacia Hidrográfica do Salgado através de ações e projetos que visem a conservação e recuperação de nascentes.
  • Universidade Federal do Cariri - CE - Brasil
  • 14/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Celso Augusto Guimarães Santos

Engenharias

Engenharia Civil
  • análise geoespacial da exposição e impactos das secas meteorológicas no brasil em face das mudanças climáticas
  • Este projeto tem como objetivo principal investigar e analisar as secas meteorológicas que ocorreram no Brasil sob a perspectiva das mudanças climáticas. A abordagem envolve a utilização de métodos geoespaciais para mapear a exposição das diferentes regiões do Brasil às secas, considerando as variações climáticas ao longo do tempo. O estudo visa compreender como as secas têm evoluído e como as mudanças climáticas podem estar influenciando sua ocorrência e intensidade. Essa análise geoespacial contribuirá para uma melhor compreensão dos impactos das mudanças climáticas no Brasil, especialmente no que se refere às secas meteorológicas. A investigação das secas meteorológicas e das mudanças climáticas sobre o Brasil será realizada utilizando estimativas do Climate Research Unit (CRU) ao longo dos últimos 100 anos (1920–2019) com base no índice SPI. Para tanto, primeiramente será avaliada a acurácia estatística das estimativas do CRU em identificar o comportamento espaço-temporal da precipitação e da temperatura do ar sobre o Brasil, bem como a influência da evapotranspiração potencial no comportamento das secas meteorológicas sobre o Brasil, mediante comparação entre os resultados dos índices SPI e SPEI. Em seguida, será avaliada a influência do tamanho das séries históricas na caracterização dos eventos de secas meteorológicas mais recentes que atingiram o Brasil. Os eventos de secas meteorológicas que afetaram o Brasil serão caracterizados, de modo espaço-temporal, com base na quantidade de eventos, duração, severidade, intensidade, frequência e área atingida ao longo dos últimos 100 anos. Por fim, será identificada a existência e magnitude das tendências das séries de precipitação, temperatura do ar e de comportamento das secas, utilizando testes não-paramétricos.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 05/01/2024-31/12/2026
Foto de perfil

Celso Augusto Guimarães Santos

Engenharias

Engenharia Civil
  • gestão adaptativa de recursos hídricos frente a cenários futuros de mudanças climáticas e atividades antrópicas para a zona costeira do nordeste brasileiro
  • Este projeto propõe uma metodologia voltada para melhorar o gerenciamento dos recursos hídricos para ser utilizada por agências estatais responsáveis pelo monitoramento e gestão dos recursos hídricos. A área de estudo desta pesquisa será o nordeste brasileiro, a princípio, com foco no baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e seu estuário. O principal problema que este projeto se propõe a estudar é a influência das alterações climáticas e das ações antrópicas futuras na gestão dos recursos hídricos costeiros (operação de reservatórios e severidade de secas) e nos ecossistemas marinhos da costa do Nordeste do Brasil. Assim, propor alternativas de adaptação às mudanças do clima considerando o nexo segurança hídrica e degradação de ecossistemas de parte da zona costeira do Nordeste, especificamente do Estuário do Rio Paraíba, que é de extrema relevância para a gestão adaptativas dos recursos hídricos e a conservação ambiental. Nas últimas décadas, a exploração dos recursos hídricos na zona costeira da Paraíba tem sido intensificada, principalmente pelo aumento da população. A análise dos recursos hídricos é realizada com base em aspectos isolados do ciclo hidrológico. Aqui propomos uma metodologia de gestão que atua desde previsibilidade meteorológica, passando pela modelagem da água sub-superficial, pela simulação/operação de reservatórios até a governança hídrica. Ademais, este projeto analisará cenários otimistas e pessimistas para a previsão hidrológica, para serem considerados na gestão ambiental da região da zona costeira do Nordeste. Portanto, um produto de extrema valia para o desenvolvimento econômico e de interesse para toda a população da região Nordeste.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 28/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Celso do Prado Ferraz de Carvalho

Ciências Humanas

Educação
  • o processo de implementação da base nacional comum curricular e da reforma do ensino médio nas escolas das redes públicas de ensino do estado de são paulo
  • O objeto de estudo dessa pesquisa é o processo de implementação da reforma do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas da Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC/SP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Duas questões orientam o processo investigativo: compreender o processo de incorporação dos princípios, diretrizes e objetivos das reformas nos documentos pedagógicos que orientam o trabalho docente; saber se as escolas concretizam na cotidianidade escolar as metas dos reformadores. A hipótese é a de que a apropriação feita pelas escolas dos aspectos normativos definidos pelas reformas, pouco destoa do estabelecido oficialmente, mas as práticas dos profissionais que nelas atuam não se guiam predominantemente pelo que elas definem, mas por objetivos, conhecimentos, concepções e valores historicamente produzidos na esfera da cotidianidade. O objetivo geral é verificar se, e de que forma, as escolas concretizam a reforma educacional proposta para o ensino médio e pela BNCC. Os objetivos específicos são verificar se a implementação das reformas educacionais promove alterações no trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na escola, em que consistem tais alterações, se as recomendações presentes nas diretrizes curriculares e documentos conexos implicam alterações nos conteúdos escolares e nas metodologias empregadas pelas escolas de ensino médio. A pesquisa é qualitativa e orientada pela abordagem do ciclo de políticas. Entendemos que a análise do contexto da prática é a que mais se aproxima de nosso objetivo. Os procedimentos de análise implicam o levantamento e análise dos documentos que subsidiam a reforma bem como a realização de um conjunto de entrevistas com professores e coordenadores de ensino.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celso Henrique Leite Silva Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • ybyrá-br: quantificação espaço-temporal das emissões e remoções de co2 pelas florestas brasileiras
  • As últimas quatro décadas no Brasil foram marcadas pela perda e degradação da cobertura florestal, levando ao comprometimento da integridade ambiental dos habitats, resultando na emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera. Embora todos os biomas tenham sido impactados negativamente pelas atividades humanas, pouco se sabe sobre a contribuição de cada um deles para as emissões e remoções de gases do efeito estufa. O objetivo geral do projeto, portanto, é prover um balanço entre as emissões de dióxido de carbono (CO2) por desmatamento, fragmentação florestal (efeito de borda) e incêndios florestais, e as remoções deste gás da atmosfera, pelo crescimento das florestas secundárias. Espera-se gerar curvas de emissão e remoção das florestas, adaptadas para cada um dos biomas brasileiros. Os dados utilizados compõem uma inovadora integração de produtos de sensoriamento remoto e dados de campo, associados ao estado da arte, tanto na quantificação das emissões, quanto das remoções, utilizando metodologias que a equipe de pesquisa deste projeto desenvolveu e participou, publicadas nos últimos três anos em revistas Qualis A1. Os resultados que buscamos alcançar tornam esta proposta pioneira para a disponibilização de informações técnico-cientificas que podem subsidiar o planejamento estratégico e a tomada de decisão para a redução de emissões e maximização de absorção de carbono da atmosfera pelo crescimento de florestas, contribuindo para o alinhamento às metas do Acordo de Paris e de Desenvolvimento Sustentável, as quais o Brasil é signatário. Além disso, os resultados do projeto darão apoio para a melhoria dos sistemas de MRV (Mensuração, Relato e Verificação) de projetos REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) dos estados brasileiros.
  • Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - PA - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celso Jorge Villas-Bôas

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de um transceiver para distribuição quântica de chaves e de um gerador quântico de números aleatórios para aplicações comerciais
  • Apresentamos uma proposta para o desenvolvimento soluções quânticas para sistemas de comunicação segura com vistas a aplicações comerciais de curto prazo, como 1) prova de conceito um emissor quântico de chaves criptográficas (QKD) baseado em fontes de laser atenuado e 2) gerador quântico comercial de números aleatórios (QRNG) baseado em flutuações quânticas do vácuo. Em particular, o QRNG a ser desenvolvido será integrado em sistemas de criptografia avançada já utilizados pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun. Tais soluções poderão integrar as redes de comunicação quântica a serem instaladas no Brasil, uma vez que os QRNG's são ingredientes cruciais em dispositivos de QKD e o próprio transceiver poderá ser utilizado por outros grupos. Além do desenvolvimento de um QRNG comercial (com aplicações imediatas) e da prova de conceito de um transceiver, nossa proposta também visa contribuir para o desenvolvimento da rede de comunicação quântica do Brasil via desenvolvimento de expertise e bases tecnológicas em três frentes cruciais para o desenvolvimento de qualquer tecnologia na área: 1) Domínio nacional de fabricação de chips fotônicos e de fotônica integrada; 2) Domínio de toda eletrônica digital e analógica e desenvolvimento de software envolvidos na construção de dispositivos de comunicação quântica; 3) Por fim, domínio de sincronização de sinais (clássicos e quânticos) de telecomunicações, com o uso de relógios atômicos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celso José Bruno de Oliveira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • epidemiologia genômica de salmonella enterica e clostridioides (clostridium) difficile em águas superficiais sob o impacto agropecuário no estado da paraíba
  • Salmonelose não tifoide e infecção por Clostridioides dificille (ICD) tem despertado atenção na Saúde Única pelo aumento global de casos. O número crescente de casos de salmonelose atribuídos ao consumo de vegetais, bem como casos de ICD comunitárias, apontam as fontes hídricas como possíveis reservatórios desses agentes. Ambos os patógenos estão presentes no trato gastrointestinal, os quais são carreados para os corpos d’água através dos dejetos. Além disso, há a hipótese que estes patógenos possam permanecer em reservatórios superficiais devido a capacidade de sobrevivência (Salmonella) na água ou esporulação (Clostridioides). Dados preliminares do nosso grupo reforçam essa hipótese pois apontam frequência de Salmonella superior a 60%, reforçando tal hipótese. Posto isso, o objetivo do trabalho é identificar e caracterizar S. enterica e C. difficile em amostras de água das bacias hidrográficas do estado da Paraíba. Será realizado um estudo analítico observacional em todas as bacias hidrográficas do Estado ao longo de três anos. Serão coletadas 6 amostras de dois pontos de cada bacia hidrográfica, considerando uma prevalência estimada de 50% e nível de confiança de 95%. Amostras de água (10L) serão coletados pelo método de suabe modificado de Moore. Análises físico-químicas da água serão realizadas in situ. Após isolamento microbiológico e confirmação molecular por PCR, será realizado o sequenciamento completo do genoma (SCG) das cepas em plataforma Illumina Miseq. Os genomas serão montados de novo e analisados para resistoma, plasmidoma e MLST. Árvores filogenéticas serão reconstruídas a partir de análises de máxima verossimilhança. Todas as sequências serão depositadas no NCBI. Serão realizadas análises de regressão binomial considerando a presença dos patógenos e as variáveis explicativas. Será realizada uma revisão bibliográfica ampla para identificar a importância das cepas identificadas na saúde animal e humana.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Celso Ricardo Fernandes de Carvalho

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos do treinamento aeróbio versus intervenção comportamental para aumentar a atividade física em pacientes com asma: um estudo clínico aleatorizado e identificação do perfil dos respondedores a intervenção comportamental
  • Objetivos primários: i) comparar os efeitos do treinamento aeróbioo vs. intervenção comportamental para aumento da atividade física (AFVD) no controle clínico da asma e qualidade de vida de pacientes com asma; ii) Identificar as características clínicas, pessoais e antropométricas dos respondedores e dos não respondedores à intervenção comportamental; e, iii) continuar o desenvolvimento do aplicativo (App) “Inspirar”. Métodos: Serão 2 ensaios clínicos, um aleatorizado de avaliação cega (Projeto 1) e um pragmático (Projeto 2). O terceiro será a continuidade do desenvolvimento do App para monitorar sintomas de asma (Projeto 3). Projeto 1: ensaio aleatorizado de 2 braços e avaliação cega que incluirá 56 pacientes com asma não controlada aleatorizados nos grupos treinamento aeróbio (GTA) ou intervenção comportamental (GIC). Serão 16 intervenções e o GTA terá a intensidade estabelecida em teste cardiopulmonar de esforço. As avaliações incluirão o controle clínico da asma, a qualidade de vida, o nível de AFVD, a composição corporal e os sintomas de ansiedade e depressão. Projeto 2: estudo longitudinal pragmático que incluirá 100 pacientes com asma não controlada submetidos à intervenção comportamental (8 semanas). As avaliações incluirão o nível de AFVD, composição corporal, barreiras para prática da AFVD, controle clínico da asma, qualidade de vida, sintomas de ansiedade e depressão e exacerbações. A resposta será classificada pelo aumento de 2.500 passos. Projeto 3: Continuidade do APP InspirAr (na PlayStore) e o próximo passo será seu escalamento. O Inspirar visa facilitar a inclusão de novos pacientes e seu monitoramento. A próxima fase inclui novos ajustes a partir da experiência de usuário; acompanhamento do uso do aplicativo por profissionais de saúde; melhoria do processo de instalação e cadastro do paciente; produção de versão light do APP; melhoria da interface de acompanhamento do paciente pelo profissional de saúde, com redesenho da visualização de dados.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026