Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Albino Oliveira Nunes

Ciências Humanas

Educação
  • alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações ciência e tecnologia na educação científica
  • A alfabetização científica e tecnológica (ACT) é um dos principais objetivos da educação científica em quase todos os níveis de ensino. Apesar disso, muitas são as compreensões sobre o que é ACT e quais as suas metas. À luz das discussões sobre ACT, do seu papel na sociedade contemporânea, e do ensino de ciências como contexto para desenvolvê-la, temos como pressuposto, o fato de que muito tem sido posto para discussão sobre ACT, mas, pouco tem sido concretizado em diferentes níveis do ensino brasileiro, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Nesse contexto, ACT e a formação de professores de Ciências são os objetos de investigação para o qual dirigimos nossa atenção. Assim, nosso objetivo é analisar como se tem realizado a ACT na formação inicial de professores de ciências em estados do Nordeste brasileiro. No âmbito da educação superior, mais precisamente nos cursos de formação de professores de ciências, alguns obstáculos podem ser destacados quando desejamos a alfabetização científica e tecnológica: compreensões ingênuas sobre a natureza da Ciência, dificuldades no planejamento de ações pedagógicas com foco na ACT e documentos norteadores do currículo que assumam compromisso com ACT. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa será de natureza mista (Sampieri, Collado e Lúcio, 2016), exploratória e explicativa, desenvolvida a partir das seguintes etapas: 1)Levantamento bibliográfico; 2)Pesquisa documental (BNCC, BNCC-Formação) e PPC de cursos de ciências (química, física e biologia e pedagogia); 3) Questionários com licenciandos dos referidos cursos; 4)Entrevistas com licenciandos para aprofundamento da compreensão dos eixos de ACT desenvolvidos na licenciatura; 5)Pesquisa-Ação (Oficinas Formativas com licenciandos e professores da educação básica); 6)Socialização dos resultados em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e também com software Iramuteq 0.7 alfa 2.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 22/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Alcides Goularti Filho

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • desenvolvimento e logística: trajetória e desempenho dos transportes aéreos em santa catarina (1927-2018)
  • A partir de uma perspectiva interdisciplinar o objetivo geral deste projeto é analisar a trajetória e o desempenho do setor aéreo em Santa Catarina dentro do sistema nacional de aviação e da política nacional de transportes com foco no processo de integração regional e inserção da economia catarinense no cenário nacional e internacional. Os resultados da pesquisa terão como foco a comunidade acadêmica, agentes políticos vinculados aos órgãos governamentais dos transportes aéreos, secretarias e autarquias do governo do Estado de Santa Catarina que elaboram estratégias para o desenvolvimento da logística de transporte e executivos do mercado que tomam decisão para ampliar e modernizar o setor aéreo catarinense. Esta inédita pesquisa em Santa Catarina justifica-se por dois motivos: 1) A lacuna que há nas produções bibliográficas e historiográficas em Santa Catarina sobre a trajetória e o desempenho da aviação regional dentro do sistema nacional de aviação e da política nacional de transportes aéreos; 2) A relevância do tema para a sociedade e o mercado, dado que os transportes aéreos e a expansão da aviação regional nas duas últimas décadas cresceram de forma exponencial. O produto final será um relatório e artigos acadêmicos. Os mesmos poderão auxiliar os gestores públicos e os executivos do setor aéreo na formulação de políticas para o transporte aéreo catarinense e estratégias para obter mais eficiência produtiva. O impacto desta pesquisa revela-se pelo caráter inédito de um amplo estudo interdisciplinar sobre desenvolvimento e logística do setor aéreo em Santa Catarina, observando sua trajetória e desempenho atual. A partir de uma compreensão geral do sistema nacional de aviação e da política nacional de transportes aéreos, esta pesquisa tem por finalidade oferecer à sociedade catarinense e ao setor de transporte aéreo regional um estudo sobre a trajetória e o desempenho da aviação em Santa Catarina e nacional
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Alckmar Luiz dos Santos

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • desenvolvimento de estratégias e ferramentas computacionais para literatura e linguística
  • Durante o processo de aprendizagem nos diversos campos que compõem a área de Letras, os professores muitas vezes envolvem os estudantes em tarefas que exigem destes uma participação ativa e contínua para chegarem à leitura competente dos materiais. As tecnologias educacionais são importantes para criação de novas possibilidades para esse processo de aprendizagem e a elaboração de novas perspectivas teóricas. Continuando as pesquisas em Literatura, Linguística e Computação realizadas pela equipe formada por pesquisadores da UFSC, da UTFPR e da UEMA, este projeto, voltado à educação e à cultura, propõe pesquisa e análise de ferramentas computacionais para o desenvolvimento de estratégias no ensino/aprendizagem de leitura e literatura, na pesquisa e acesso a bibliotecas digitais de textos literários e na análise de corpora linguísticos em Português. Tais estratégias consistem em: anotações semânticas manuais, semiautomáticas e automáticas, que associam conceitos de teoria literária a elementos das obras, tornando-se processáveis computacionalmente; anotações morfossintáticas, que associam automaticamente a cada termo ou expressão a sua classe gramatical e a sua função sintática; aprendizagem de máquina não supervisionadas para gerar representações vetoriais de palavras e mineração de padrões morfo-semânticos, que mapeiam automaticamente sequências recorrentes de termos com certas classes morfossintáticas e sentidos, para propor leituras e análises que se somam à leitura tradicional. Além de refletir sobre o impacto e a viabilidade do uso dessas estratégias e ferramentas para desenvolver novas abordagens e metodologias, este projeto também almeja ampliar a oferta de objetos culturais ligados ao patrimônio imaterial dos países lusófonos, disponibilizando aos usuários obras de domínio público e bancos de dados de história literária em formatos abertos para leitura e consulta diretas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Alda Cristina Silva da Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • “mídia e violência: sentidos e significados na amazônia” – versão 3
  • Esta pesquisa integra a compreensão dos fenômenos sociais, em específico a violência, a partir da midiatização da sociedade, considerando a transformação das referências simbólicas, da consciência contemporânea, dos processos de construção da realidade, da identificação dos sujeitos, e da reconfiguração da vida social. Ou seja, alinha-se entre as relações sociais e a prática dos meios. A proposta, busca ao mesmo tempo cartografar os conflitos de violência identificados na Amazônia e analisar as interações comunicativas entre os indivíduos, a mídia, os lugares e as instituições, sobre essas experiências no ambiente urbano e/ou rural. A violência é entendida de forma polissêmica, múltipla e plural, e de definição das alteridades. Por isso, qualquer que seja a forma através da qual se manifeste a violência, quase sempre recorre ao simbólico para se expressar (e, por sua vez, pode ser por ele engendrada). Assim, parte-se da hipótese de que há uma cultura do medo, a partir da violência, que tem transformado as sociabilidades, considerando que os indivíduos alteram suas relações com o outro e com os lugares. O medo passa a ser uma condição ou qualidade social que emerge ou subsume em função da relação real ou imaginária com o mundo exterior. Tal premissa é alimentada, em grande parte, pelas representações sociais produzidas pelas narrativas midiáticas. Como metodologia de análise e investigação, selecionamos: a) método cartográfico na reflexão do papel das periferias num novo mapa global, entre diversidade e resistência, possibilitando um exercício próprio do pensar sobre a diversidade da realidade amazônica; b) análise narrativas sobre a violência, a partir das construções ou representações feitas pelos indivíduos e pela mídia que podem conformar e/ou reelaborar as narrativas sobre e para a sociedade, podendo interferir diretamente, na compreensão das pessoas sobre o cotidiano dos amazônidas; e c) entrevistas narrativas (EN) com moradores do território.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 22/03/2022-31/03/2025