Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriano Bressane

Outra

Ciências Ambientais
  • contato com a natureza e a saúde pública: a área verde urbana como espaço estratégico para cidades saudáveis e sustentáveis
  • Considerando a capacidade multifuncional das áreas verdes urbanas, isto é, capaz de proporcionar tanto funções ecológicas, quanto sociais, estas áreas constituem espaços territoriais estratégicos para a promoção de cidades saudáveis e sustentáveis. Os benefícios das áreas verdes urbanas para a saúde pública estão cada vez mais evidentes para a comunidade científica. No entanto, há menos evidência sobre a percepção pública dessa importância. Este projeto tem como objetivo analisar se variações na forma de contato com a natureza têm efeito sobre benefícios para saúde, bem como analisar a relação entre a percepção desses benefícios e a disposição da população em pagar pela implementação de áreas verdes urbanas. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Em conformidade com o cronograma e condicionantes estabelecidos pelo CEP, a coleta de dados foi parcialmente realizada, totalizando o tamanho amostral de 2136 respondentes. Deste total, serão considerados apenas os participantes residentes em regiões metropolitanas, equivalente a 1773 respondentes, capaz de proporcionar confiança estatística de 95%, poder de teste de 90% e um efeito mínimo detectável de 10%. Para tanto, foi aplicado um formulário com questões baseadas em escala Likert de 5 pontos, na escala DASS-21 (Depression Anxiety and Stress - 21) e no método de valoração contingente. Um formulário semiestruturado para levantamento complementar de dados junto as autoridades gestoras também será implementado. Para a análise dos resultados, serão aplicados: o teste qui-quadrado, para verificar a associação entre as frequências de respostas categóricas; o teste de correlação para verificar a variação conjunta de fatores quantitativos; a regressão logística para quantificar os efeitos entre as variáveis; e a análise de variância para avaliar comparativamente o efeito de fatores independentes e possíveis interações.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriano Bretanha Lopes Tort

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • caracterização dos ritmos cerebrais acoplados à respiração
  • Este projeto busca fortalecer uma cooperação científica já existente entre o Instituto do Cérebro da UFRN, o Instituto de Fisiologia e Patofisiologia da Universidade de Heidelberg (Alemanha), e a Faculdade de Medicina da Universidad de La Republica (Uruguai). Nossos laboratórios vêm contribuindo para a melhor compreensão do efeito da respiração nasal sobre a atividade cerebral. Almejamos a continuação dessa ampla linha de pesquisa através do intercâmbio de pesquisadores entre as instituições, com consequente formação qualificada de recursos humanos e avanço científico na área. Para detalhes científicos do projeto, ver o arquivo PDF submetido em anexo.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 03/01/2024-31/01/2026