Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rodrigo José Firmino

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • periferias digitais e urbanismo subalterno: tecnopolíticas urbanas e ativismo digital no sul global
  • Este projeto pretende analisar como fluxos e infraestruturas urbanas estão sendo repensadas/refeitas por meio de um engajamento com iniciativas de cidade digital/inteligente, analisando o movimento de ativismos digitais em cidades brasileiras. Parte-se do pressuposto que essas formas de disputa por direitos e processos de reapropriação de territórios e infraestruturas manifestam um reposicionamento do urbano periférico como centro epistemológico no contexto do sul global. É do interesse deste projeto, compreender engajamentos criativos e políticos com infraestrutura, dados e tecnologias digitais na cidade como meios pelos quais o “subalterno urbano” recupera o território como espaço do cotidiano e lugar de emancipação. Com isso, pretende-se problematizar a contribuição de práticas digitais emergentes situadas nas margens urbanas para a compreensão de manifestações de um “urbanismo do sul”. Tem-se como uma das bases teóricas dessa problematização os trabalhos de Ananya Roy sobre o urbanismo subalterno, que identifica a periferia não apenas como espaço em construção, mas também como uma forma de fazer teoria urbana. A partir de um processo de coprodução de conhecimento em parceria com um coletivo de jornalismo de dados na favela da Maré (data_labe), a intenção é examinar o cruzamento entre ativismo digital e urbanismo de dados como prática que – chamando atenção para as lutas e aspectos de potência dos moradores da favela – busca decolonizar o conhecimento sobre a cidade e reconceituar o lugar da periferia no debate público. Acredita-se que essa forma de saber à margem, conferindo agência a populações historicamente negligenciadas, opera como um arranjo sociotécnico de resistência que atualiza e captura o potencial e as limitações de urbanismos subalternos ligados ao digital e às infraestruturas urbanas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Lage Sacramento

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • iffablab - fábrica de laboratórios
  • O IFFabLab é um ambiente que tem como objetivo trazer o Instituto de Física da UFRJ a participar da transformação digital vigente. Neste espaço temos um conjunto de máquinas controladas numericamente por computador que possibilitam a rápida fabricação de dispositivos eletromecânicos visando dar suporte a diversas atividades do nosso Instituto. O IFFabLab é um espaço para a construção de protótipos baseado na cultura do faça-você-mesmo, inspirado pelo movimento maker. O movimento maker é uma cultura onde o ensino e a aprendizagem acontecem através da construção de projetos mão-na-massa. Diversos protótipos, projetos, experimentos são construídos pelos próprios usuários do IFFabLab. O IFFabLab possui máquinas capazes de produzir peças pequenas e médias em um curto espaço de tempo e com acabamento profissional. O espaço é equipado com impressoras 3D, máquina de corte-a-laser, fresadora CNC, além de componentes eletrônicos e ferramentas de bancada, estando bem equipado para que a ideia de um protótipo seja rapidamente fabricada e colocada à disposição da comunidade da UFRJ. Além do suporte à pesquisa, o IFFabLab também será utilizado para atividades de ensino para os cursos de graduação e pós-graduação. Disciplinas de laboratório com foco em aprendizagem baseada em projetos serão as primeiras impactadas pela consolidação deste novo ambiente. As pós-graduações também são beneficiadas com este espaço: no Mestrado Profissional de Ensino de Física os alunos têm cursos voltados para a fabricação de materiais instrucionais para a sala de aula; no programa de Física Aplicada, um ambiente para o desenvolvimento de protótipos auxiliará na criação de novas empresas e em possíveis parcerias com empresas já estabelecidas. Já para o programa Pós em Física, este ambiente dará ao aluno uma formação mais abrangente sobre equipamentos que auxiliam na fabricação de peças para o laboratório.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Leão de Moura

Ciências Biológicas

Ecologia
  • peld abrolhos: monitoramento do maior complexo coralíneo do atlântico sul, entre o sul da bahia e o norte do espírito santo
  • O PELD Abrolhos (www.abrolhos.org) visa contribuir substancialmente com a construção de um cenário de sustentabilidade socioambiental e econômica na região que abriga os maiores recifes coralíneos do Atlântico Sul. Abrolhos possui expressiva importância pesqueira e turística e é uma região globalmente significativa para a conservação da biodiversidade marinha. No entanto, enfrenta desafios decorrentes do crescimento populacional e econômico, da sobrepesca, de desastres ambientais, e das mudanças climáticas. EM POUCAS PALAVRAS, O PELD ABROLHOS ESTÁ BUSCANDO DESVENDAR O TAMANHO E AS CARACTERÍSTICAS DOS RECIFES DE ABROLHOS E ENTENDER COMO O ECOSSISTEMA FUNCIONA E COMO É INFLUENCIADO PELAS ATIVIDADES HUMANAS E PELO CLIMA, COM O OBJETIVO MAIOR DE CONTRIBUIR COM A CONSERVAÇÃO DESSE PATRIMÔNIO NATURAL INSUBSTITUÍVEL, ATRAVÉS DO SEU USO SUSTENTÁVEL. O PELD Abrolhos é uma das iniciativas de monitoramento recifal mais consolidadas no Brasil, tendo assegurado a aquisição de séries longas (2003-2020) e representativas de dados com ampla abrangência espacial e alta resolução taxonômica. Considerando apenas a última década, o grupo produziu mais de 60 publicações de alto nível sobre Abrolhos, bem como cerca de 2 dezenas de teses, dissertações e monografias. Essa expressiva produção científica foi consorciada com ações de divulgação e comunicação, incidência consistente junto a veículos de comunicação em massa, e participação em foros locais e nacionais de gestão ambiental afetos às temáticas do projeto. Os resultados têm fornecido um quadro aprofundado acerca das condições e regimes de manejo que contribuem para a manutenção da biodiversidade e da funcionalidade dos sistemas recifais de Abrolhos, e também sobre os estressores locais e globais que induzem sua degradação. O projeto é pioneiro no mapeamento de habitats bênticos, tendo ampliado em cerca de 20 vezes a área conhecida de recifes em Abrolhos, apontado a existência de diversas feições submersas que interagem com a diversidade e a produtividade marinha, e também mapeado o maior banco de rodolitos do mundo. Essas informações subsidiam o Planejamento Espacial Marinho com mapas temáticos, modelos e algoritmos, e revisões sobre o tema, complementadas por estudos com foco na biologia de espécies comercialmente importantes e suas pescarias, os quais também têm resultado em medidas concretas de gestão. A proposta aqui apresentada visa dar continuidade e expandir a abrangência das pesquisas, espacial e tematicamente, ampliando a incidência dos resultados sobre os atores relevantes, em diversos níveis e esferas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Rodrigo Luiz Fabri

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento de produtos nanotecnológicos contendo extrato metanólico de mitracarpus frigidus associado a iodeto de potássio como alternativa terapêutica para o tratamento de esporotricose
  • A esporotricose é uma micose endêmica negligenciada com uma alta incidência na América Latina, principalmente no Brasil. Sporothrix schenckii é a espécie mais frequente na América Latina, enquanto Sporothrix brasiliensis é a espécie predominante observada no Brasil e está associada tanto à esporotricose humana quanto à animal. O tratamento da esporotricose permanece restrito a algumas opções, sendo o itraconazol a primeira opção para a terapia humana e animal. Entretanto, o surgimento de cepas resistentes ao itraconazol tem incentivado a pesquisa de novos antifúngicos ativos. Entre eles, o extrato metanólico de Mitracarpus frigidus (Rubiaceae) tem mostrado relevante atividades antifúngica e anti-inflamatória in vitro e vivo. Além disso, foi demonstrado que esse extrato não apresenta toxicidade em ensaios in vitro e modelos animais agudo e sub-crônico. O destaque se dá para o tratamento utilizando nanopartículas poliméricas, pois podem melhorar o desempenho de muitos ativos, otimizando o sucesso terapêutico contra o patógeno. Essas estruturas garantem uma liberação prolongada, aumentam a biodisponibilidade, possuem baixa toxicidade e irritabilidade e rápida aderência à mucosa. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver formulações nanotecnológicas a base de quitosana contendo extrato vegetal associado ao iodeto de potássio para o tratamento de esporotricoce. O percurso metodológico ocorrerá em 4 etapas: i) desenvolvimento e caracterização físico-química e biológica das formulações nanotecnológicas; ii) Avaliação do potencial antifúngico in vitro com os isolados clínicos; iii) Avaliação da atividade antifúngica in vivo; iv) Análise da diversidade fenotípica e filogenética do fungo. É válido ressaltar o potencial científico e terapêutico dessa planta que poderá abrir novas perspectivas para o tratamento de doenças infecciosas e possivelmente desenvolvermos formulações nantecnológicas e, proporcionando sua utilização futura para tratamento de esporotricoce.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Matos de Souza

Ciências Humanas

Educação
  • narrativas migrantes: formação, identidade e reinvenção de si
  • Entendemos, a partir dos marcos que fundamentam o projeto “Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si” o fenômeno da migração contemporânea como um dos desafios a serem enfrentados pelos estados-nações em termos de reconfigurações demográficas, culturais e políticas, com impacto no fenômeno educacional, na medida em que os migrantes e seus filhos fazendo valer seu direito humano de migrar, encontram nas escolas o espaço de inscrição na sociedade de acolhida. Seja pela proximidade geográfica com países mais pobres como a Bolívia, ou em estado de deterioração do tecido social, como Venezuela e Haiti, ou fruto da percepção do Brasil como país emergente de economia sólida que marcou as primeiras décadas do século XXI, o país, tornou-se destino para a migração irregular, e para aqueles procuram no território nacional asilo ou refúgio. Como objetivo procurará conhecer a inserção dos sujeitos migrantes no sistema educativo brasileiro e as demandas que o fenômeno da migração traz para os diversos níveis da educação no país, a partir da elaboração de estudos de circulação e recepção de marcos legais da educação brasileira e subnacionais a partir da categoria migrante, tendo como desdobramentos a construção de instrumentos para a identificação e percepção do migrante em sistemas educativos. A pesquisa também pretende produzir entrevistas narrativas, abrindo-lhes a possibilidade narrar seu percurso de formação enquanto sujeito migrante. A pesquisa está orientada por um referencial que percebe o migrante como sujeito histórico e sociológico e, no contexto das migrações sul-sul, como elemento que tensiona as identidades nesse contexto geopolítico. Como resultados esperamos mapear a presença do migrante nos currículos nacionais e subnacionais, produzir instrumentos de identificação do migrante em contextos educacionais, contribuir para a consolidação da aproximação dos campos da Migration Studies e da Educação e comparar com a experiência com a espanhola.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Jul 15 00:00:00 BRT 2022-Thu Jul 31 00:00:00 BRT 2025