Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Ciências Humanas

Educação
  • a educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais
  • O presente projeto, A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS, analisará os encaminhamentos dados à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), nas propostas curriculares dos estados da federação, construídas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante da conformação de novas bases curriculares, a pesquisa investigará os significados atribuídos à Diversidade e à Diferença nas propostas formuladas e como elas se desdobram em objetivos educacionais, competências e habilidades a serem desenvolvidas na Educação Básica. A emergência da BNCC permite um outro olhar sobre a ERER na Educação Básica, considerando os currículos construídos desde a sua implementação. Assim, a pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Que espaços o currículo prescrito reserva para o trato das questões que afetam a sociabilidade adolescente e juvenil? Como os princípios de formação para cidadania e para o mundo do trabalho são incorporados pelas propostas curriculares que informam as práticas de professores, coordenadores e gestores escolares? Como a Educação para as Relações Étnico-Raciais é tratada nos documentos curriculares? Que princípios eles estabelecem para o trato da Diferença e da Diversidade? Metodologicamente, por meio da Análise de Conteúdo, a pesquisa se pautará na análise de três dimensões documentais: a primeira, será composta pela BNCC e documentos correlatos. A segunda, será constituída pelas propostas curriculares dos Estados; o terceiro, pela legislação educacional, compreendendo as diretrizes para a Educação Básica, em destaque para o Ensino Fundamental, anos finais e para a Formação Docente. Os documentos serão analisados a partir do conceito de Currículo, tal como ele é proposto por Ivor Goodson:um espaço de disputas e tensões entre diferentes concepções de formação e Diferença e Diversidade em Catherine Walsh.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025