Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rudolf Eduard von Sinner

Ciências Humanas

Teologia
  • religião, política e teologia no espaço público
  • “A religião é a força mais construtiva e mais destrutiva do nosso tempo” (Ph. Jenkins). A religião sempre interagiu, de modo tanto construtivo quanto destrutivo, com o político. A secularização, a modernização, a democracia e o estado constitucional de direito pareciam relegar o religioso para o âmbito meramente privado. Isto não se confirmou: a adesão a uma diversidade cada vez maior a expressões religiosas e a sua incidência na esfera pública está crescendo. Sendo importantes fontes de recursos para a solidariedade e a proteção da dignidade humana, das quais o estado moderno não deve privar-se (Habermas), em países do Sul Global como no Brasil e na África do Sul são instituições de relações, apoio e cuidado, material e espiritual, sem cuja capilaridade a situação de sobrevivência seria muito mais precária. Sendo que religiões interferem também na política, seja para garantir seus direitos, seja para obter privilégios, seja para contribuir com o bem comum, seja para buscar hegemonia, urgem análises e reflexões crítico-construtivas em perspectiva interdisciplinar e intercultural. A hipótese principal é que tal situação, por um lado, torna urgente posturas e ações do estado laico quanto à garantia da liberdade religiosa, a isonomia e a equidistância no trato das religiões por parte do estado, responsabilizando-se pela manutenção da paz social. Por outro lado, é tarefa de reflexão, crítica e auto-crítica, das próprias religiões sobre a pertinência de sua atuação no espaço público diante do regramento jurídico em vigor e de suas convicções específicas. Para tanto, as contribuições previstas neste projeto juntam saberes da Teologia, das Ciências da Religião, da Filosofia, da História, do Direito e das Ciências Sociais em projetos que analisam populismo, conservadorismo, secularidade, ética, racionalidade, o uso de plataformas digitais, reações diante da pandemia, Ensino Religioso e violência de gênero. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rui Seabra Ferreira Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • as serpentes brasileiras no bicentenário da independência, 200 anos. como estes animais podem ajudar na ciência, tecnologia e inovação no brasil?
  • Os animais peçonhentos, principalmente as serpentes, causam graves acidentes podendo causar o óbito em muitos pacientes. Recentemente, estes acidentes estão classificados como negligenciados pela Organização Mundial da Saúde. O CEVAP, bem como as outras instituições participantes, tem realizado constante trabalho de orientação da população com o objetivo de prevenir estes acidentes, bem como de divulgar os primeiros socorros caso estes aconteçam. Particularmente, o Instituto Vital Brazil, produz hoje 9 soros antivenenos que são distribuídos pelo SUS para o tratamento destes acidentes. É uma instituição centenária, fundada por Vital Brazil no início dos anos 1900. Desta maneira, para a comemoração do Biocentenário da República, mostraremos atráves da Ciência, como podemos gerar tecnologia e inovação. Para isso, será realizada uma exposição com animais peçonhentos vivos em dois momentos diferentes a saber: 1. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Evento Regional. A execução se dará em Botucatu (SP), durante o período de 17 a 23 de outubro de 2022. 2. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Evento Nacional A execução se dará no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília (DF) durante o período de 21 a 27 de novembro de 2022. Estas exposições costumam atrair grande público, infantil e adulto, e nossa equipe de monitores tem treinamento e capacitação necessários para inclusive permitir que os visitantes possam manusear estes animais ajudando a desmistificar muitas crenças populares.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rusbel Raul Aspilcueta Borquis

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estudo genético da resistência e resiliência à eimeroses e helmintos em búfalos
  • A criação de bezerros consiste em uma etapa chave de um sistema de produção de búfalas leiteiras, pois se encontra relacionada com a reposição das matrizes. Os prejuízos ocasionados nesta etapa pela contaminação parasitaria (considerando a mortalidade e custos com tratamentos), tornam-se um problema a ser resolvido. Dentre os agentes causadores de doenças nesta etapa destacam-se os protozoários do genêro eimeria e helmintos do genêro toxocara. Assim, para a adoção de um sistema racional de controle de parasitoses torna-se interessante empregar a seleção de indivíduos geneticamente resistentes/resilientes a estes parasitas. A resistência refere-se à habilidade do hospedeiro em estabelecer controle sobre o desenvolvimento ou ciclo de vida do parasita, enquanto a resiliência está relacionada à habilidade do hospedeiro em manter a sua performance ou adaptabilidade apesar dos danos oriundos do parasitismo. O ponto inicial para propor uma seleção de animais neste contexto, é a estimação de parâmetros genéticos para possíveis características indicadoras de resistência/resiliência. Trabalhos realizados em outras espécies domésticas (aves e bovinos) com diversos tipos de parasitas, indicam a existência de variabilidade genética para resistência e tolerância à enfermidades, tornando possível a obtenção de ganho genético quando utilizadas em programas de melhoramento animal. Em diversos trabalhos, o emprego da técnica de PCR quantitativo tem se mostrado eficiente para a estimação do nível de infecção. Para a realização do trabalho, coletas de fezes serão realizadas para a quantificação do número de cópias de DNA por qPCR, para as espécies Eimeria bovis, Eimeria zuernii e Toxocara vitulorum. Posteriormente, um modelo de repetibilidade e um modelo de regressão aleatória serão utilizados para determinar parâmetros genéticos para resistência e resiliência dos búfalos.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ruth Rufino do Nascimento

Ciências Agrárias

Agronomia
  • preparação de iscas atraentes para a mosca da fruta, ceratitis capitata (diptera: tephritidae)
  • A mosca das frutas Ceratitis capitata é considerada uma praga de importância econômica nos países produtores de frutas frescas, visto que as fêmeas acasaladas desta espécie depositam seus ovos nos frutos hospedeiros para o desenvolvimento das larvas, ocasionando perdas na produção de frutas. Para conter o desenvolvimento desses insetos são empregados inseticidas associados ou não com um atrativo alimentar, ocasionando problemas relacionados a contaminação dos alimentos. Assim, novas metodologias baseadas nas relações ecológicas existentes entre o inseto-praga e seus frutos hospedeiros, vêm sendo estudadas visando conter o desenvolvimento desta espécie de moscas das frutas em pomares comerciais. Nesse contexto, o presente estudo objetiva verificar qual sistema liberador (substrato adsorvente + ingrediente ativo) formulado a partir de compostos voláteis comuns ao feromônio sexual de C. capitata e seus frutos hospedeiros, carambola, manga e goiaba, pode ser usado como isca atrativa para fêmeas virgens e acasaladas desta espécie, e qual formulação induz um aumento do número de cópulas realizadas por machos coespecíficos. Deste modo, formulações de misturas dos compostos sintéticos comuns a mistura feromonal liberada por machos e aos frutos hospedeiros goiaba, carambola e manga serão preparadas em três diferentes concentrações e, juntamente com os extratos de aeração de machos de C. capitata e dos frutos hospedeiros goiaba, manga e carambola (tratamentos-controle), serão adsorvidos em diferentes liberadores de base polimérica para uso nos bioensaios comportamentais conduzidos em laboratório e em gaiolas de campo. Além disso, estudos relacionados com a cinética de liberação destes sistemas também serão conduzidos. Espera-se que as iscas propostas sirvam tanto como atraentes para fêmeas virgens e acasaladas de C. capitata, quanto como afrodisíacos para machos coespecíficos, podendo, desta forma, servir como ferramentas associadas ao manejo integrado da praga em questão.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ruth Verde Zein

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • patrimônio moderno iberoamericano: legado histórico e salvaguarda contempor nea
  • Esta proposta consolida ações conjuntas em desenvolvimento pela equipe proponente em outras redes científicas de estudo e pesquisa dedicadas ao reconhecimento e defesa do patrimônio moderno no âmbito ibero-americano: a Red de Investigación del Habitat Moderno (UNAM, México) e o Observatorio Iberoamericano Patrimonio Moderno (UPM, Espanha). Reconhece que a construção de habitats humanos adequados a uma vida saudável é uma das bases fundamentais da experiência moderna mas, ainda hoje, a maioria da população não usufrui desses benefícios mínimos comuns. Entende que esses ideais, com devidas correções de rota, são ainda válidos, e que urge reconsiderar o patrimônio conformado por esse legado moderno a partir das questões contemporâneas de sustentabilidade e urbanidade. Entende que o patrimônio moderno não se limita a edifícios, conjuntos e espaços abertos extraordinários, mas inclui um amplo legado corrente e comum, responsável pela definição da maioria das nossas cidades, do século XXI, e cujos melhores valores de uso devem ser renovados e recuperados. A proposta reconhece os inúmeros e variados esforços, que vêm sendo levados a cabo por diversas instituições ibero-americanas, gerando conhecimento sobre a preservação dessas arquiteturas e cidades modernas. Propõe relacionar, em rede aberta e disponível, variadas pesquisas realizadas e/ou em andamento, no quadro do desenvolvimento sustentável das cidades geradas e transformadas por este patrimônio. A rede irá incentivar essas práticas de pesquisa e ação concreta dando-lhes divulgação transnacional, a partir de um diagnóstico geral e reconhecimento das teorias e práticas de preservação do patrimônio moderno geradas por diversas instituições e indivíduos; irá elaborar prognósticos e propor metas comuns em prol de ações e políticas de proteção, de maneira atualizada e dinâmica, com foco não exclusivo nas instituições dos países dos membros constitutivos da rede aqui proposta.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025