Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Úrsula do Carmo Resende

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de uma rectena a base de grafeno incorporável em janelas para alimentação de sensores iot
  • O projeto prevê o desenvolvimento teórico, computacional e experimental de uma rectena no formato de uma janela. A rectena é um sistema composto por uma antena, que coleta energia eletromagnética disponível no ambiente e um circuito retificador, que realiza a transformação do sinal de Rádio Frequência (RF) em corrente contínua. A rectena proposta deve operar na faixa de frequência de WiFi (2.45GHz e 5.8GHz) e utilizar a energia recuperada para a alimentação de redes de sensores sem fio (WSN) empregadas em sistemas de internet das coisas (IoT). Deste trabalho multidisciplinar, envolvendo as áreas de Engenharia Elétrica e de Materiais, resultará um protótipo construído a partir de filmes de grafeno. Esse protótipo deve possuir as características físicas de uma janela, e assim ser natural e facilmente incorporável a diferentes tipos de estruturas. Dentre tais características, destacam-se o formato planar e rígido e transparência ou translucidez. Essas características podem ser alcançadas por meio do emprego de materiais transparentes de baixo custo, e.g. vidro/acrílico, como substrato dielétrico e de um filme a base de grafeno, depositado por impressão, como superfície condutora. Cada janela será composta por n pares antena-retificador conectados em paralelo, de forma a aumentar a quantidade de energia coletada, formando uma rede de rectenas, com parâmetros geométricos modelados e construídos para otimizar do rendimento do protótipo, tanto pela seleção de materiais avançados, quanto pelo ajuste das dimensões das rectenas. Adicionalmente à função de coletar energia, a incorporação do filme a base de grafeno tem o potencial de incrementar os níveis de conforto térmico e visual devido à redução da quantidade de raios solares que penetram no ambiente. Tais características podem interessar a uma vasta gama de consumidores que utilizam de redes IoT em ambientes fechados por janelas, tais como residências, ambientes industriais e veículos automotores, incluindo trens.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Vádila Giovana Guerra Béttega

Engenharias

Engenharia Química
  • produção de meios filtrantes de poliestireno expandido reciclado para aplicações em filtração de ar.
  • A eletrofiação é um método promissor para produção de meios filtrantes para o tratamento de ar, pois permite obter nanofibras com características que favorecem a filtração de partículas ultrafinas. Alinhar isso com a possibilidade de reciclagem de resíduos, como o isopor (poliestireno expandido-EPS), aumenta o potencial de contribuição para o meio ambiente e sociedade. O isopor representa um problema mundial devido a sua disposição inadequada e dificuldade de reciclagem. No entanto, produzir fibras reutilizando materiais pode ser um desafio devido à dificuldade de manter constante as suas propriedades. Além disso, a produção em larga escala deve ser economicamente viável, necessitando de pesquisas para produzir meios filtrantes resistentes, com elevada eficiência de filtração e baixas quedas de pressão. Após a pandemia de Covid 19, avanços no conhecimento e produção de meios filtrantes para filtração de ar vêm despertando elevado interesse da comunidade científica. A busca por produtos eficientes e funcionais utilizando resíduos mostra-se muito relevante para a ciência na área de filtração, além do potencial aparecimento de novas tecnologias com aplicação pelo setor produtivo e proeminentes impactos para o desenvolvimento tecnológico, científico, ambiental e socioeconômico do país. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo a produção e funcionalização de nanofibras eletrofiadas de EPS reciclado para produção de meios filtrantes para filtração de ar. Para isso serão avaliadas as condições de reciclagem, eletrofiação do EPS e funcionalização das nanofibras por diferentes metodologias, como reações e mistura de componentes para obtenção de blendas e compósitos, visando a introdução de propriedades adicionais às fibras de EPS reciclado, como cargas eletrostáticas, efeitos biocida e adsortivo. Serão feitos planejamentos de experimentos para identificar as interações entre parâmetros e definir condições ótimas para produção de meios filtrantes para filtração de ar.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Valbert Nascimento Cardoso

Ciências da Saúde

Farmácia
  • imunomoduladores e homeostase intestinal em modelo experimental de tumor colorretal e mucosite intestinal.
  • O câncer colorretal (CCR) é caracterizado pela presença de tumor maligno originário da parede do intestino grosso que envolve segmentos como o ceco, cólon e reto. Devido ao tratamento quimio e radioterápico associado ao CCR, os pacientes ficam sujeitos a diversos efeitos colaterais que comprometem a qualidade de vida e podem levar a interrupção do tratamento e aumento dos custos para o sistema de saúde. Como principal efeito adverso, tem-se a mucosite intestinal, caracterizada por um quadro clínico com ulceração, inflamação e perda das células que compõe a barreira epitelial do trato digestivo. Nesse contexto, a utilização de compostos com ação no sistema imunológico e na microbiota intestinal podem ser alternativas benéficas para a prevenção e ou tratamento desta condição. Resultados do nosso grupo mostraram que a associação de imunomoduladores foi capaz de potencializar os efeitos benéficos destes imunomoduladores sobre a mucosite intestinal experimental, induzida pelo quimioterápico 5-FU. Entretanto, alguns mecanismos de ação necessitam ser melhor elucidados, assim como avaliar se os benefícios da utilização destes imunomoduladores se mantém na presença do tumor associado a mucosite intestinal. Dessa forma, nesta proposta será utilizado um modelo experimental mucosite+tumor colorretal para investigar o perfil da microbiota intestinal por rRNA 16S bacteriano, permeabilidade intestinal, translocação bacteriana, expressão das proteínas de junções, ácidos graxos de cadeia curta e seus receptores (GPRs), células caliciformes, proliferação celular (marcador CDC47 e KI67) e biomarcadores do estresse oxidativo tecidual. A utilização do referido modelo deve-se ao fato de mimetizar melhor a clínica oncológica. Com os resultados obtidos pretende-se propor o emprego de estratégias não farmacológicas (imunomoduladores) na prática clínica, visando a melhoria de qualidade de vida dos pacientes, portadores de mucosite decorrente de quimioterapia.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/01/2024-31/01/2027