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Centro Universitário CESMAC
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
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COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
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Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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IEMA
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Allyson Nogueira Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
papel do supressor de sinalização de citocina-2 (socs-2) na remodelação óssea maxilar: modelo experimental animal
Resumo:
Os supressores de sinalização de citocinas (SOCS) são um grupo recentemente descoberto de proteínas que têm a capacidade para regular a sinalização de citocinas. O supressor de sinalização de citocina-2 (SOCS-2) é expresso por muitas células, incluindo osteoblastos. Estudos in vitro têm mostrado que SOCS-2 inibe a transdução de sinal induzida por várias citocinas. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito das SOCS-2 nos ossos e suas células, os osteoblastos e osteoclastos, principalmente em se tratando dos ossos maxilares. Na Clínica Odontologia os ossos maxilares são de fundamental importância funcional e estética para suporte dentário e de implantes, na movimentação dentária ortodôntica, suporte periodontal, e acomodação de biomateriais dentre outras. A compressão de moléculas envolvidas o processo de remodelação óssea é de primordial para a saúde bucal. Este estudo tem como objetivo investigar o papel das SOCS2 no processo de remodelação óssea da maxila utilizando-se animais e raiz dental para o receptor de SOCS2, e avaliar a influência da SOCS2 na diferenciação e ativação de osteoblastos e osteoclastos in vitro. Serão utilizados camundongos machos e femeaselvagens (WT) ou knockout para SOCS-2 (SOCS2-/-) aonde serão submetidos a dois diferentes estímulos de remodelação óssea maxilar (movimentação dentária ortodôntica - OTM [remodelação intramembranoso] e expansão rápida da maxila (DRM) [remodelação do tipo endocondral]). Após a indução da OTM (12 dias) ou DRM (7 dias), os ossos maxilares e fêmures serão obtidos por dissecação e será realizada análise histomorfométrica, análise por micro-tomografia computadorizada (uCT), ensaio biomecânico, ELISA e análise molecular por qPCR. Células da medula óssea de animais WT e SOCS-2 serão diferenciadas em osteoblastos e osteoclastos para avaliar o papel desta molécula nas células ósseas. Os dados obtidos poderão ser úteis para conduzir futuras estratégias terapêuticas na modulação da perda óssea associada à remodelação ósse
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
11/12/2023-31/12/2026
Allysson Viana Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desinformação contra povos originários: combate à mentira sobre indígenas brasileiros pelas agências digitais de checagem de fatos
Resumo:
Com o espalhamento de informações na internet, sobretudo nas redes sociais, a desinformação se mostrou um fenômeno social que precisa ser combatido, principalmente porque não se reduz a fixar informações mentirosas na mente das pessoas, mas ainda por estimular ações danosas, física ou virtualmente. O problema tem sido enfrentado, por exemplo, a partir da constante verificação de informações, realizada pelas agências de checagem de fatos, as fact-checking, que se proliferam em sites vinculados às empresas jornalísticas. Em tempos de descrédito e constantes ataques, contrariamente, não só o trabalho dos jornalistas ganha relevância, como também o das agências que empregam suas técnicas. Nossa intenção com esta pesquisa não é focar no impacto das fake news nos interatores dessas informações imprecisas, mas no processo de produção empreendido para combatê-las pelas agências de checagem, pois os impactos da desinformação vão além da confusão entre o que é verdade ou mentira. No caso dos povos originários do Brasil, pode até causar o seu genocídio com conivência de uma população que foi desinformada e, portanto, demonstra-se desinteressada por suas causas que também são nossas e até pela manutenção de sua cultura e, em última instância, sua vida. Desta forma, verificaremos quais são os padrões das fake news e do fact-checking em relação à desinformação propagada sobre os povos originários brasileiros e checada pelas agências, além de ouvir os próprios indígenas. Embora o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha dado atenção às demandas indígenas, muitas vezes desconsiderando os seus modos de vida e sua importância para nossa sociedade, é possível observar que na agência Lupa, por exemplo, as checagens em torno dos povos originários aconteceu mais durante sua campanha vencedora. Como metodologia, utilizaremos o enquadramento midiático a partir de Entman (1993) e de seus quatro elementos: definição, interpretação, avaliação e recomendação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Almir Rogério Silva Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aspectos topológicos, geométricos e algébricos de variedades diferenciáveis
Resumo:
Criada em 2011, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), somente nos últimos anos é que a linha de pesquisa em Geometria Diferencial passou a ser representativa dentro do programa. Vale destacar que a contratação de pesquisadores em geometria foi um fator fundamental para esse desenvolvimento. Este projeto tem como um de seus principais objetivos a consolidação do grupo de pesquisa em Geometria Diferencial da UFS no que diz respeito à formação de recursos humanos e à produção de artigos científicos. Durante a vigência deste projeto, teremos como foco problemas importantes para a melhor compreensão das variedades e suas propriedades topológicas e geométricas, bem como problemas provenientes da Geometria Hiperbólica. Embora o interesse da equipe seja problemas de geometria diferencial de uma forma geral, os principais temas abordados neste projeto serão: deformações de métricas Riemannianas, tais como deformações conformes; problemas de hipersuperfícies com bordo livre, que são hipersuperfícies mínimas que intersectam a fronteira de uma variedade ortogonalmente; sólitons de fluxos geométricos, que são soluções auto similares do fluxo; problemas de geometria hiperbólica, mais especificamente de variedades aritméticas, que envolvem o estudo de invariantes métricos tais como sístole, diâmetro, gap espectral, volume e suas múltiplas relações. Enfatizamos que os problemas que pretendemos abordar são provenientes de temas relevantes de pesquisas recentes na área da Análise Geométrica e da Geometria Hiperbólica. O proponente deste projeto possui experiência em Geometria Diferencial, em especial em Análise Geométrica, tendo publicado nos últimos anos artigos em importantes revistas de circulação internacional. A equipe do projeto é composta por pesquisadores de instituições do país e do exterior, com experiência nos temas de pesquisa propostos: UFAL, UFC, UFF, UFS, UFPR e da Universidad de Chile.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Altair Alberto Fávero
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
política educacional do novo ensino médio: avaliação dos impactos das inovações curriculares na formação do jovens
Resumo:
O currículo do ensino médio for alterado por meio da política educacional introduzida pela Lei 13.415/2017. Os objetivos anunciados são: tornar o ensino mais atrativo para os jovens por meio do protagonismo estudantil, preparar para o mercado de trabalho, elaborar o projeto de vida e impulsionar ideias empreendedoras. Desse modo, a organização do currículo passou a ser composta por uma parte obrigatória denominada de formação geral básica e uma parte flexível composta por itinerários formativos. Os Estados têm autonomia para organizar diferentes arranjos curriculares, desde que, garantidos como obrigatórios os conteúdos mínimos das quatro áreas do conhecimento e a oferta dos itinerários formativos para a escolha dos estudantes. O projeto de pesquisa quer avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A questão de pesquisa é: os estudantes consideram que as inovações curriculares tornaram o ensino médio mais atrativo e estão contribuindo para a sua formação profissional? A hipótese é de que as inovações contribuíram parcialmente diante das condições de financiamento, infraestrutura, formação docente e estratégias adotadas pelos Estados. Entender as consequências de tal processo na formação dos jovens é necessária para a avaliação da efetividade da política educacional e se os resultados esperados são tangíveis. Os resultados da pesquisa auxiliarão gestores públicos a reverem as fragilidades das estratégias adotadas e investirem nas melhorias necessárias. A avaliação dos jovens será capturada por meio da realização de grupos focais e aplicação de questionário para os estudantes de escolas públicas de uma regional do Rio Grande do Sul e outra de Santa Catarina. O dimensionamento dos impactos será identificado qualitativamente por meio da análise textual discursiva e quantitativamente pela análise estatística.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
08/12/2023-31/12/2026
Altair Rosa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
benefícios da implementação técnicas compensatórias na mitigação dos problemas causados pelas mudanças climáticas, através da gestão dos aspectos quali-quantitativos da drenagem urbana no município de curitiba paraná - brasil
Resumo:
A exemplo de grandes centros urbanos, Curitiba continua crescendo e presenciando cada vez os efeitos das mudanças climática. Este processo colabora com as mudanças climáticas e impactos ambientais significativos, acarretando sérios problemas na infraestrutura de saneamento, em especial na drenagem urbana, que pode ser presenciado em dias de chuvas mais intensas, através de alagamentos em vários pontos da cidade. Tecnicamente existem metodologias e ferramentas, através das quais é possível previamente identificar essas áreas e propor alternativas para mitigar possíveis danos. Outra forma, seria avaliar como a população reage a estes eventos, através de Informações Geográficas Voluntárias (VGI). Através desses levantamentos será possível elaborar um mapeamento social, com isso confrontar com os mapas disponibilizados pela esfera pública dos pontos de alagamentos na Bacia Hidrográfica do Rio Belém - Curitiba - Paraná. Com essa interpretação, será possível identificar as áreas com maior risco de alagamentos e propor a construção de técnicas compensatórias (TCs) para minimizar os efeitos dos constantes alagamentos. Por fim, fazer o monitoramento quali-quantitativo da TC, simulando sua contribuição para a melhoria da qualidade da água e na influência no regime hidrológico, analisando o cenário atual e cenários futuros. E ainda, fazer um mapeamento e cruzamento de políticas públicas voltadas a mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas, comparando sua aplicabilidade em âmbito municipal na escala de bacia hidrográfica. O principal resultado que se pretende obter será o retrato de como é a percepção da população, através de dados colaborativos e como essas informações podem auxiliar a implantação de TCs, de forma a contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em escala de bacia hidrográfica, fomentando a implantação de políticas públicas que corroborem para um modelo planejamento urbano mais voltado a sustentabilidade urbana e ambiental.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
26/12/2022-31/12/2026
Altemar Lobão de Sousa Junior
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra de ciências e artes de cajazeiras/pb
Resumo:
A Mostra de Ciências e Artes de Cajazeiras/PB é um evento destinado a estudantes do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares da cidade. O evento será sediado na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), uma instituição federal de ensino vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O principal objetivo deste evento é promover a divulgação científica e artística, estimular o interesse pela pesquisa e expressão artística, além de proporcionar um espaço de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. Essa iniciativa visa fomentar projetos investigativos nas ciências exatas e também incentivar a exposição de trabalhos artísticos e atividades culturais. Além disso, incluirá palestras e discussões sobre questões sociais cruciais, como igualdade de gênero e a luta contra o racismo no contexto da ciência. O problema geral abordado nesta proposta é a necessidade de criar uma plataforma inclusiva e multidisciplinar que permita aos estudantes do ensino médio mostrar seus talentos científicos e artísticos, fomentando um ambiente de curiosidade, aprendizado e engajamento comunitário. Especificamente, este projeto busca observar o impacto de uma abordagem integrada entre ciência e artes no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Evidências de iniciativas semelhantes demonstram que eventos multidisciplinares podem impactar significativamente o interesse dos estudantes pela ciência, pesquisa e expressão artística, levando a um melhor desempenho acadêmico e maior criatividade. Para alcançar esse objetivo, será adotada uma estratégia metodológica que inclui a organização de exposições, palestras e ciclo de debates para envolver os estudantes em atividades práticas científicas e artísticas, incentivando-os a explorar seu potencial e contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural local.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2025
Aluísio Jardim Dornellas de Barros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
equidade em saúde de mulheres, crianças e adolescentes: um observatório nacional e global
Resumo:
Vide projeto anexo para detalhes. As desigualdades em saúde de mulheres, crianças e adolescentes são um problema global. A quantificação e monitoramento dessas desigualdades são importantes para identificar subgrupos da população que estão sendo deixados para trás e para desenvolver políticas públicas para reduzir essas desigualdades. O Centro Internacional para Equidade em Saúde (CIES) da Universidade Federal de Pelotas é um grupo de pesquisa brasileiro que se dedica ao monitoramento de desigualdades em saúde e nutrição da criança, adolescente e mulher, avaliando o progresso de países de renda baixa e média em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este projeto visa ampliar o uso de dados nacionais para o monitoramento de desigualdades em saúde de forma a subsidiar estratégias e políticas voltadas à redução das desigualdades. Para isso, vamos usar dados de diversas fontes, incluindo inquéritos nacionais e dados de registro (como SIM e SINASC) para avaliar desigualdades sociais, regionais e geográficas (até nível municipal) em um grande conjunto de indicadores de cobertura e de impacto como por exemplo o uso de contraceptivos, atendimento pré-natal e atenção ao parto por profissional qualificado, desnutrição, mortalidade infantil e gravidez na adolescência. Os resultados serão disseminados entre gestores nos três níveis e através de publicações científicas. De forma semelhante, usaremos inquéritos nacionais de saúde para monitorar uma cesta de indicadores ODS de países de renda baixa e média com foco em equidade. Os resultados serão disseminados na forma de perfis de equidade para cada país com dados disponíveis (no momento são mais de 120 países) e na forma de artigos científicos. Finalmente, vamos investir na formação de epidemiologistas com treinamento em análises de equidade, em nível de doutorado e pós-doutorado, junto ao PPG em Epidemiologia UFPel (nota 7 da Capes).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
27/12/2023-31/12/2026
Alvaro Della Bona
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de compósito cerâmico para impressão 3d
Resumo:
A impressão 3D com biocerâmica está em estágio inicial de desenvolvimento. Novos materiais e tecnologias são necessários para que a manufatura aditiva (MA) em cerâmica se transforme em uma realidade clínica. A MA, associada ao fluxo digital, tem demonstrado enorme potencial para facilitar e melhorar práticas em inúmeras ciências e muitas áreas da saúde, incluindo a odontologia, favorecendo toda a cadeia produtiva e o consumidor final (paciente). A impressão 3D usando princípios da estereolitografia (SLA e DLP) é o método de MA mais estudada, com considerável domínio de técnica para materiais como polímeros, mas precisa avançar para resultar em estruturas biocerâmicas impressas adequadas. Nesse sentido, é preciso desenvolver suspensões cerâmicas para impressão com componentes poliméricos (aglutinantes) volatilizáveis durante a sinterização cerâmica sem resultar em deformação estrutural e mantendo características, como densidade e resistência, desejáveis ao desafio de serviço da estrutura impressa. Além disso, incertezas quanto aos procedimentos e parâmetros mais adequados de processamento e pós-processamento prejudicam a otimização da confiabilidade da estrutura impressa, solicitando estudos para avançar no estado da arte na impressão 3D em cerâmica. Assim, essa proposta foi delineada por experts nas diversas áreas do projeto com o objetivo de investigar novas formulações de suspensões fotopolimerizáveis de partículas cerâmicas que produzirão materiais para impressão 3D com maior volume fracional e maior densidade no estado pré-sinterizado, testando a hipótese de que as estruturas impressas apresentam propriedades mecânicas e características estéticas aceitáveis para uso clínico. Ao atingir esse objetivo, prevemos que os processos térmicos de desaglutinação seguidos por sinterização resultarão em cerâmicas impressas de alta densidade, sem defeitos, com significativa menor contração e maior potencial de resistência mecânica.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
03/12/2023-31/12/2026
Alvaro Henrique de Souza Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as múltiplas dimensões da sustentabilidade: ações em âmbito social, econômico, ecológico e espacial na produção das cidades
Resumo:
A palavra sustentabilidade aparece ligada à dimensão da natureza.Todavia, ao se discutir sustentabilidade,é preciso acrescentar as dimensões social,econômica, espacial e cultural à dimensão ecológica.Isso traz maior complexidade à noção de sustentabilidade,porque se pode lutar por maior equidade na distribuição de renda e de bens através de gerenciamentos mais cuidadosos dos investimentos públicos e privados.A impostergável redefinição epistemológica do termo desenvolvimento sustentável começou após o término da Rio 92(Rio de Janeiro) e avançou na Rio+10 (Joanesburgo),com os critérios de equidade social, erradicação da pobreza, precaução, participação popular e responsabilidades comuns.Em 2015,a Assembleia Geral da ONU definiu metas mundiais para o desenvolvimento sustentável.A Agenda 2030 partia de quatro dimensões principais:social, ambiental, econômica e institucional.Houve a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Propomos o avanço para outras importantes frentes de investigação,como a governança democrática,a codecisão e o fortalecimento dos meios de implementação através de parcerias público-comunitárias e da radicalização da democracia (mirando a verdadeira democracia) como caminho em direção da realização do potencial das múltiplas dimensões da sustentabilidade na construção das cidades.Para a criação de cidades sustentáveis,é necessário trabalhar e pôr em prática ações concretas e criar espaços para fóruns de debate da e com a sociedade civil.Sendo um projeto integrado dos investigadores de diferentes instituições do Brasil,Portugal,Espanha,Hungria,Chile e Costa Rica,o objetivo geral é analisar se e como estão sendo tratadas, pelos centros de pesquisa, as múltiplas dimensões da sustentabilidade,particularmente dizendo respeito às cidades em sua relação com a produção do espaço nas diversas cidades e países envolvidos no projeto, além de identificar o potencial de formulações propositivas para a construção de um outro futuro possível
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/01/2024-31/01/2026
Álvaro Luiz Moreira Hypolito
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
redes globais de governança, bnc-formação e ensino híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente
Resumo:
A Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC-Formação) e as Diretrizes Gerais sobre a Aprendizagem Híbrida definiram Diretrizes para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Essas diretrizes alinham a BNC-Formação à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com forte investimento das políticas de avaliação nacional e internacional. A pesquisa analisa a implantação da BNCC e da BNC-Formação, no contexto das redes políticas globais de governança, e suas implicações para o currículo e o trabalho docente em escolas públicas, a partir da emergência do Ensino Híbrido, como modelo para o ensino na educação básica. A ideia do estudo é discutir como as propostas de padronização curricular, como a BNCC, a BNC-Formação e o incentivo ao Ensino Híbrido são uma forma de mobilidade de políticas globais aplicadas em contexto local. A proposta vai analisar as redes políticas que se organizam para formular e implantar as reformas, e como tais políticas são interpretadas e traduzidas nos contextos escolares, a partir da percepção de grupos de discussão com docentes. A produção de dados desenvolver-se-á a partir de levantamento documental (documentos oficiais, páginas web), da identificação e mapeamento dos atores sociais envolvidos nessas políticas (agentes de governo, PPPs, Fundações e Institutos privados sem fins lucrativos), e da análise de informações obtidas em vídeos, entrevistas on-line e informações midiáticas. Os dados gerados serão analisados e submetidos a grupos de discussão de docentes, para perceber como esses grupos interpretam e traduzem essas políticas. As ferramentas teóricas da análise de redes políticas e o uso da etnografia de redes serão empregados como abordagem teórico-metodológica para o mapeamento de atores e para aprofundar análises da elaboração e da formulação de políticas educacionais, para melhor compreender essas políticas e seus efeitos na gestão, no currículo, na formação e no trabalho docente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
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