Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Winifred Knox

Ciências Humanas

Sociologia
  • mulheres e sustentabilidade no rn: proposta de estudos feministas para o desenvolvimento de políticas públicas e uma economia sustentável nas atividades de trabalho no rural nordestino
  • As pesquisas têm mostrado o papel das questões de gênero na (re) produção da desigualdade social e econômica na estrutura patriarcal racista heteronormativa que regem regras de comportamento, vigilância e poder. Apesar disso, há uma importante dinâmica econômica social informal de ampla capacidade solidária entre as/os trabalhadoras/es. Nosso enfoque será nas mulheres que trabalham e militam em empreendimentos populares, redes de associativismo e de economia solidária que atravessam vários setores produtivos, da agricultura à economia do mar. Interessa-nos conhecer a história de luta destas mulheres em sua inserção no trabalho, na família, no território e na sociedade. Deste modo, pretende-se desenvolver a reflexão sobre a inclusão produtiva e social das mulheres em comunidades tradicionais, socialmente vulneráveis para redução das desigualdades sociais. A metodologia envolverá a sistematização teórica com a revisão bibliográfica e entrevistas, reuniões sistemáticas, dinâmicas de grupo e oficinas com mulheres, ressaltando o enfoque nos atores sociais lideranças em seus coletivos, e movimentos sociais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 23/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Wislei Riuper Ramos Osorio

Engenharias

Engenharia Civil
  • análise da interface entre aços e materiais cimentícios na presença de nacl com aplicação na construção civil.
  • Sabe-se que a existência de fenômenos de interface entre aços e compósitos cimentícios afeta significativamente a resposta das propriedades desse conjunto de materiais. A exemplo disso tem a corrosão em barras de aço embebidas em concreto armado devido à presença de solução salina. Avanços no entendimento de como evoluem esses fenômenos permitem um melhor planejamento das atividades nos setores da construção civil. Assim, tem-se por objetivo avançar na investigação da corrosão nas hastes embebidas em compósitos cimentícios (utilizando cimento Portland CP-V) com composições constituídas de frações de elementos (e.g. silica ativa, metacaulim, etc.) que resultam em menor efeito negativo ao ambiente. A exequibilidade da proposta está no fato de que os integrantes têm experiências pretéritas. Isso comprova-se com pesquisas na área e resultados reportados. Adicionalmente, ao menos dois aspectos de “ineditismo” são destacados: 1. utilização de materiais alternativos e de menor impacto ambiental e melhor relação custo vs. propriedade; e 2. melhor entendimento dos fenômenos de superfície em condições de aplicação, possibilitando melhora da resistência à corrosão, degradação e durabilidade. Isso permitirá os setores melhorarem desempenho com redução de custos e ganho ambiental. Técnicas de análise de corrosão como espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e polarização potenciodinâmica serão utilizadas. Também técnicas de caracterização por microscopia eletrônica, módulo de elasticidade por ultrassom, difração de raios-X (DRX e EBSD), e testes de micro e nanodureza (HV) serão realizados para caracterização dos materiais envolvidos e a performance desses quando modificados.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Wolnei Caumo

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua (etcc) domiciliar comparado a duloxetina na fibromialgia: um ensaio clínico randomizado de não-inferioridade (tdcsdu).
  • A fibromialgia é caracterizada por dor musculoesquelética difusa, fadiga, sono não restaurador e alterações psicocognitivas. Ela tem um grande impacto na qualidade de vida, levando ao absenteísmo e à aposentadoria precoce. Assim, devemos buscar alternativas terapêuticas que sejam custo-efetivas e com baixa incidência de efeitos colaterais. Este ensaio clínico randomizado "double-dummy" visa comparar a não-inferioridade de 30 sessões de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) anódica (2mA) aplicadas sobre o córtex motor primário em nível domiciliar com duloxetina 60 mg, combinadas com exercícios físicos e educação em neurociência da dor. Os efeitos serão avaliados por medidas multidimensionais de dor, capacidade funcional e impressão de melhora global. Os desfechos secundários incluem qualidade de vida, sintomas depressivos, medidas psicofísicas de dor e nível de adesão aos tratamentos. Além disso, numa análise secundária, compararemos o efeito dos tratamentos ativos (duloxetina e ETCC) com o efeito da ETCC simulada combinada ao placebo nos desfechos primários e secundários avaliados no teste de não-inferioridade. Também, avaliaremos potenciais preditores relacionados à magnitude de resposta aos tratamentos, como gravidade de sintomas, medidas neurofisiológicas (oscilações da atividade elétrica cortical avaliada pelo eletroencefalograma, potencial evocado motor), ritmo de atividade-repouso, níveis de endorfinas séricas e polimorfismos genéticos. Serão incluídas 610 mulheres com fibromialgia, com idade entre 18 e 75 anos, aleatoriamente alocadas para pertencer a um dos três grupos, numa relação 2:2:1: duloxetina+ETCC-(s)-simulada (n=244); ETCC+placebo (n=244) e ETCC-s+placebo (n=122). As pacientes serão acompanhadas por um período de seis meses após o término do tratamento. Este estudo pretende gerar evidências que apoiem a tomada de decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) para a disponibilização da ETCC no SUS.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Yacy Ara Froner Gonçalves

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • revitalização da infraestrutura expográfica e de guarda das coleções dos espaços de ciência e cultura da rede de museus-ufmg
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 26/01/2023-30/11/2026
Foto de perfil

Yaeko Yamashita

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • concepção de porto-industria para produção offshore de hidrogênio verde
  • O projeto aqui proposto tem por tema a concepção e gestão de clusters portuários e industriais para a produção offshore de hidrogênio verde. Essa substância vem chamando atenção pelo seu valor como fonte sustentável de energia, aderente à política de descarbonização, merecendo investimentos nos mais diversos países, inclusive no Brasil. Entretanto, sua produção consome intensamente energia, pelo que sua planta tem de ser acoplada a um parque de produção energética, que tem de ser de energia renovável, para manter o padrão de sustentabilidade. A opção da produção offshore, seja apenas de energia (energia eólica ou solar), ou acoplando a produção de hidrogênio diretamente à de energia, vem sendo considerada uma solução que merece ser desenvolvida. Esse complexo industrial contém um conjunto muito diversificado de cadeias de atividades, e sua governança será mais eficiente se for inserida em uma estratégia de governança de cluster. A análise do complexo e das cadeias de valor, a concepção do cluster e de sua governança constituem o problema de pesquisa do projeto, cuja resposta hipotética reside em um modelo inovador de cluster: esse parte dos investimentos públicos e privados cujos custos devem ser cobertos por meio dos efeitos multiplicadores econômicos e fiscais a serem produzidos pela governança do cluster. Para tal, os entes federativos se consorciam para definir os investimentos e as metas de crescimento a serem contratadas a uma empresa privada, que constituirá uma plataforma digital de negócios.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 04/01/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Yamê Fabres Robaina Sancler da Silva

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • abordagens multiômicas para a identificação de biomarcadores associados à fertilidade de machos bovinos e equinos
  • As perdas econômicas resultantes das falhas reprodutivas de um macho em uma cadeia produtiva são significativas. Com isso, há o interesse em determinar biomarcadores relacionados à maior fertilidade de um reprodutor para otimizar a seleção de machos mais eficientes. Assim, o presente estudo visa identificar e desenvolver um painel de biomarcadores relacionados à fertilidade de touros e garanhões, utilizando análises ômicas. No experimento I serão utilizadas amostras de sêmen de 100 touros da central Alta Geneticse no experimento II serão utilizadas amostras seminais de 60 garanhões pertencentes a três criatórios de Minas Gerais. Em ambos os experimentos os animais serão selecionados por fertilidade (alta e baixa) mediante análise estatística clusterizada com base em registros de fertilidade do criatório (taxa de concepção), registro genealógico de sua prole e qualidade seminal. Em cada experimento, o sêmen coletado será dividido em duas alíquotas: a primeira será diluída em diluente comercial para análise de cinética espermática pelo sistema CASA, e para análise de viabilidade espermática utilizando citometria de fluxo. Já a segunda será mantida in natura para separação do pellet de espermatozoides do plasma seminal. Essas frações serão processadas de acordo com o fabricante dos kits de análises ômicas utilizados e serão realizadas análises fosfoproteômicas, lipidômicas e metabolômicas por espectrometria de massas dos espermatozoides e plasma seminal. Os dados de cinética e viabilidade espermática serão analisados estatisticamente utilizando análise de variância (ANOVA) para comparar os grupos de alta e baixa fertilidade. Para a identificação e quantificação de fosfoproteínas, de lipídios e de metabólitos, será utilizado o software MetaboAnalyst 3.0, incluindo análise de componentes principais e análise discriminante de mínimos quadrados parciais, visando identificar biomarcadores de maior e menor abundância para touros e garanhões férteis e subférteis.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Yanca Gasparini de Oliveira

Ciências Biológicas

Genética
  • aplicação de triagem diagnóstica diferencial utilizando o sequenciamento de long reads para a investigação de mosaicismo em pacientes sem um desfecho clinico
  • Embora com o avanço das tecnologias para a detecção de variantes genômicas causadoras de doenças genéticas, a taxa de diagnóstico ainda permanece abaixo de 50%, ou seja, muitos pacientes ficam sem uma resposta diagnóstica. Este fato pode se dar por variantes genômicas ocorrerem sob o estado de mosaico. No entanto, os testes diagnósticos disponibilizados atualmente não apresentam alta sensibilidade para a detecção destas variantes em mosaico. Ainda, o mosaicismo é subdiagnosticado por ser um assunto pouco discutido durante a prática clínica. Devido ao grande avanço da ciência ao longo dos anos, é difícil ainda assumir o fato de que todas as células presentes no corpo humano compartilham genomas idênticos. Estudos recentes de células únicas demostraram que há uma variabilidade genômica intercelular entre distintos tecidos, sugerindo assim de que todos os seres humanos podem ser um mosaico, geneticamente falando. Desta forma, obter um diagnóstico conclusivo é uma etapa fundamental para o manejo clínico dos pacientes e para os seus familiares, permitindo assim traçar o risco de recorrência, planejamento de tratamentos específicos e triar portadores assintomáticos. Para isso, se faz necessário a utilização de técnicas capacitadas para detecção de variantes genômicas, mesmo que no estado de mosaico. Os sequenciamentos de leituras longas utilizando a tecnologia de sequenciamento por nanoporos (ONT) apresentam uma alta rapidez, precisão, poder de resolução e sensibilidade para detecção destas variantes em mosaico. A aplicação de uma triagem diagnóstica completa (análise do genoma e transcriptoma) para a investigação de mosaicismo em pacientes sem um diagnóstico conclusivo, utilizando a tecnologia de sequenciamento de nanoporos, que pode revelar achados importantes para o diagnóstico personalizado para esses pacientes sem um desfecho clínico, possibilitando a análise dos dados do genoma e também de expressão gênica, para um melhor manejo clinico.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 09/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Ygor Jacques Agra Bezerra da Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • avaliação do rejeito da mineração de scheelita como remineralizador de solos para uso comercial e sustentável na agricultura: impactos agronômicos e ambientais
  • O crescimento populacional e a redução de terras agrícolas estão ameaçando a segurança alimentar global e desafiando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de erradicar a fome até 2030. Fertilizantes convencionais são caros e frequentemente ineficazes, especialmente em climas tropicais, destacando a necessidade de alternativas mais sustentáveis e eficientes. Remineralizadores de solos, que fornecem nutrientes gradualmente, pode melhorar a fertilidade do solo a longo prazo. Contudo, a falta de pesquisas sobre o potencial de uso de rejeitos de mineração como remineralizadores de solos, de acordo com os critérios do MAPA, limita o seu uso na agricultura. Esta proposta visa avaliar o uso e o impacto ambiental dos rejeitos da maior mina de scheelita da América do Sul como remineralizadores de solos. Esses rejeitos, atualmente acumulados a céu aberto, poderiam fornecer nutrientes para os solos e contribuir para uma agricultura mais sustentável no Nordeste. A hipótese da proposta é que o rejeito de mineração de scheelita pode ser usado como remineralizador de solos, atendendo aos critérios do MAPA, de maneira economicamente viável e ambientalmente segura, fornecendo um insumo valioso para a agricultura e uma destinação adequada para os rejeitos de mineração. O projeto será executado pela UFRPE, CPRM/SGB, CRCN-NE, IFRN e IFMG. A Mina Brejuí fornecerá o rejeito para avaliação como remineralizador de solos. Para avaliar a viabilidade agronômica e o acúmulo de elementos potencialmente tóxicos do remineralizador, dois solos contrastantes, um arenoso e um argiloso, serão selecionados, de acordo com sua relevância para a agricultura do Nordeste. Experimentos sucessivos em casa de vegetação e em campo com milho e feijão serão conduzidos para avaliar o efeito residual do remineralizador. O registro do remineralizador no MAPA resultará em uma patente, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico regional e independência na produção de fertilizantes.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Yogendra Prasad Yadava

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • produção e caracterização de revestimentos cerâmicos à base de zircônia-titânia e zircônia-alumina reforçados com óxidos de terra rara para aplicação no sistema de exaustão de turbinas a gás no setor aeroespacial.
  • Na indústria aeroespacial, os bocais de exaustão das turbinas a gás compostos por superliga de níquel e cobalto falham prematuramente devido à elevada temperatura. Os fabricantes de turbinas têm demonstrado um maior interesse no uso de compósitos cerâmicos para revestimento nas seções quentes, devido sua maior capacidade de suportar altas temperaturas e exigência de menor refrigeração do ar A fragilidade intrínseca das cerâmicas é um fator limitante para o uso destes materiais em aplicações aeroespaciais. Para reduzir fragilidade e aumentar resistência mecânica e tenacidade, as cerâmicas são reforçadas com incorporação de aditivos. Nesse sentido, temos como objetivo produzir compósitos cerâmicos zircônia-titânia (ZrO2-TiO2) e zircônia-alumina (ZrO2-Al2O3) reforçados com óxidos de terra rara. Os compósitos serão produzidos por processo termomecânico e caracterizados através de difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e microdureza Vickers, a fim de obter características de alta tenacidade a fratura, alta resistência mecânica e resistência à ambiente de alta temperatura. Em seguida, as cerâmicas com as determinadas características serão utilizadas como revestimento no sistema de exaustão de turbina a gás aeroespacial, aplicados por meio da técnica de Revestimentos Depositados por Aspersão Térmico Hipersônico. Realizaremos ensaios das peças revestidas pelos compósitos cerâmicos nas condições reais de exaustão aeroespacial.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Yohandra Reyes Torres

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • propriedades físico-químicas, bioacessibilidade e atividade biológica de própolis marrom encapsulada
  • A própolis bruta apresenta alto teor de cera e ácidos graxos, substâncias inertes que são comumente separados dos constituintes químicos ativos da própolis através da extração com misturas de etanol/água. Os extratos de própolis mantêm as características sensoriais da própolis como cor e aroma fortes, amargor e sabor picante e são ricos em ácidos fenólicos, flavonoides e ácidos triterpenicos. Esses compostos são inerentemente hidrofóbicos o que resulta em escassa solubilidade dos extratos em soluções aquosas e, portanto, baixa bioacessibilidade. Uma forma de contornar esses problemas é através da encapsulação dos extratos utilizando revestimentos biocompatíveis (carreadores ou material de parede). Propomos no atual projeto obter micropartículas de própolis com ciclodextrinas e outros agentes encapsulantes como a gelatina, pectina e goma arábica. Serão estudadas as propriedades físico-químicas das micropartículas formadas, de forma a entender a interação dos compostos bioativos da própolis com o carreador. As micropartículas mais estáveis serão estudadas quanto à bioacessibilidade e liberação dos compostos ativos, bem como, serão avaliadas suas atividades anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. A proposta é inédita pois é o primeiro estudo visando encapsular a própolis marrom produzida no estado do Paraná, Brasil. Como o Paraná é uma região agrícola, a apicultura é uma atividade importante na região e o presente estudo pode contribuir para aumentar o interesse e o valor de mercado da própolis marrom produzida no estado do Paraná.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026