Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Roberto Ribeiro Santos Junior

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • ondas geradas por uma topografia móvel
  • Este projeto visa aprofundar o conhecimento científico sobre a geração de ondas aquáticas provocadas por deslocamentos da crosta do fundo do oceano. Enquanto a maioria dos estudos existentes se concentra em modelos lineares, pouco se sabe sobre as manifestações das não linearidades nessas situações e suas implicações no campo de velocidade submarino. O objetivo principal é investigar as ondas aquáticas tendo como modelo de referência as equações clássicas da hidrodinâmica, a saber, as equações de Euler não lineares, em escoamentos bidimensionais em canais com topografia variável no espaço e no tempo. Buscamos compreender as características das ondas geradas por diferentes tipos de deslocamentos da crosta submarina, além de obter uma visão mais abrangente das características do campo de velocidade submarino. Para abordar esse desafio, faremos uso de transformações conformes para simplificar o domínio das equações governantes. Além disso, utilizaremos métodos numéricos espectrais e, quando apropriado, recorreremos à análise assintótica das equações. Por meio de ensaios numéricos e resultados assintóticos, esperamos contribuir significativamente para o conhecimento científico do ambiente marinho, tornando-o mais seguro para a sociedade, e, por conseguinte, avançar em direção a uma das metas da Década do Oceano da ONU.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Roberto Schaeffer

Engenharias

Engenharia de Energia
  • avaliação de impactos, vulnerabilidade e opções de adaptação do sistema energético às mudanças climáticas e proposição de indicadores
  • As mudanças climáticas podem afetar diversas variáveis climáticas, como temperatura, precipitação, velocidade do vento, dentre outras. Isso pode impactar diversos setores da economia, sendo o sistema energético um deles. A vulnerabilidade do sistema energético a essas alterações pode ser observada no lado da oferta, do transporte e da demanda de energia, sendo algumas fontes mais vulneráveis do que outras, como é o caso das energias renováveis, que são diretamente relacionadas a variáveis climáticas. Outra questão é a previsibilidade dos recursos renováveis, que fica prejudicada já que as séries históricas podem não mais ser representativas para a disponibilidade futura de recursos. Dessa forma, é fundamental realizar estudos de impactos, vulnerabilidade e adaptação (IVA) e, com base nesses propor indicadores de impacto e identificar opções de adaptação para garantia da segurança energética. Sendo assim, esta proposta tem como objetivo a avaliação sistemática e abrangente dos impactos de mudanças climáticas sobre o sistema energético brasileiro, a fim de criar uma ferramenta para projeções de indicadores de impactos e identificação de opções de adaptação que possa ser utilizada para avaliação da vulnerabilidade e resiliência do sistema energético brasileiro, utilizando a base de dados climáticos mais atual do IPCC (CMIP6). Este projeto, potencialmente, poderá contribuir para a inserção de indicadores visando à criação de módulo na Plataforma AdaptaBrasil relacionado aos impactos projetados da mudança do clima sobre o sistema energético. Adicionalmente, o projeto gerará uma base de dados que servirá como base para a elaboração do Relatório de Avaliação de Necessidades Tecnológicas (TNA) em Adaptação.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/03/2023-31/03/2027