Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tadayuki Yanagi Junior

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • desenvolvimento de um detector de estresse térmico portátil aplicado à galinhas poedeiras
  • As adversidades climáticas afetam mundialmente a produção de ovos, prejudicando o bem-estar de galinhas poedeiras e, consequentemente, a produtividade, produção e qualidade dos ovos. Os sinais de estresse térmico podem ser detectados com precisão por meio das respostas fisiológicas das galinhas, como a temperatura cloacal e frequência respiratória. Porém, essas variáveis são difíceis de mensurar em aviários comerciais, além de causar estresse nas aves. Desta forma, a detecção do estresse térmico, de forma pontual ou espacial, em aviários comerciais é imperativa para auxiliar na tomada de decisões visando mitigar ou eliminar os seus efeitos deletérios. Sistemas computacionais embarcados (software + hardware) podem ser aplicados neste tipo de detecção, podendo englobar a inteligência artificial e dispositivos eletrônicos de baixo custo. Neste contexto, objetiva-se com a presente pesquisa, o desenvolvimento de um detector de estresse térmico portátil aplicado à galinhas poedeiras. Para tanto, um sistema computacional baseado em inteligência artificial será desenvolvido e embarcado em um dispositivo eletrônico. A escolha da inteligência artificial deve-se ao fato desta metodologia resultar em menores erros de predição, tornado a classificação do conforto térmico das aves mais realística. O desenvolvimento do sistema computacional será baseado em dados experimentais obtidos em pesquisas coordenadas pelo proponente. Em termos de hardware, poder-se-á usar o Arduino, RaspBerry Pi ou similar, por apresentarem baixo custo e capacidade de processamento adequada.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Thu Mar 31 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Tadeu Luis Tiecher

Outra

Divulgação Científica
  • xi mostra científica do ifrs campus restinga
  • A XI Mostra Científica do IFRS Campus Restinga é um evento realizado anualmente pelo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado no município de Porto Alegre. É um evento de abrangência intermunicipal, destinado para oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS e demais instituições de ensino, e por profissionais de diversas áreas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema aplicando métodos e processos técnico-científicos. Este evento institucional ocorre desde o ano de 2011, estando em sua décima primeira edição. Neste ano a Mostra Científica estará em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, e terá como tema principal o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. As políticas de pesquisa da instituição buscam priorizar projetos vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições e demandas locais, regionais e nacionais, buscando o intercâmbio científico com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e com princípios educativos e científicos. O principal objetivo deste evento é a divulgação de conhecimento técnico-científico, além da divulgação do Campus Restinga do IFRS como um pólo de ensino, pesquisa e extensão, estimulador do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Estima-se um público participante de 1500 a 2000 pessoas entre discentes, professores e membros da comunidade externa e mais de 20 instituições de ensino. Estão previstas ações como: apresentação oral de trabalhos científicos, exposição de trabalhos e projetos; oficinas sobre tecnologia e ciência; oficinas sobre inclusão; apresentações culturais e exposições; e estandes informativos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Sep 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Tahissa Frota Cavalcante

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • organização de apoio e suporte aos cuidadores domiciliares de pessoas incapacitadas pela covid-19: uma revisão de escopo
  • A inflamação sistêmica desencadeada pelo SARS-CoV-2 pode contribuir ainda mais para processos neuro inflamatórios e aumentar a suscetibilidade a síndromes neurológicas e/ou trombóticas. Essas situações chamam a atenção para a cronicidade da COVID-19, propiciando aos sobreviventes sequelas e incapacidades funcionais, às quais demandam de cuidados de reabilitação e domiciliares intensivos. O cuidador é o elo entre a equipe de saúde e o paciente e a pandemia pela COVID-19 tornou as atividades de cuidado mais desgastantes, em decorrência do medo de novas contaminações, perda do ente querido, acúmulo de múltiplas funções, isolamento social e diminuição do suporte econômico e social às famílias. Então, torna-se imperioso questionar quais são os modelos de organização de apoio e suporte direcionados aos cuidadores domiciliares de pessoas incapacitadas pela COVID-19. Essa revisão de escopo tem como questão de pesquisa construída com base no acrônimo PCC é: Pessoa: cuidadores domiciliares de pessoas incapacitadas em decorrência da COVID-19; Conceito: organizações de apoio e suporte ao cuidado domiciliar; Contexto: Cuidado domiciliar em diferentes regiões do mundo. As fontes de informação serão diversas bases de dados/bibliotecas/portais, como MEDLINE/PubMed, Scopus, Web of Science, Lilacs, Embase, Cochrane e Cinahl., com estratégia de busca que será definida em 3 etapas. Após a pesquisa completa, todos os resultados da busca realizada nas bases de dados/bibliotecas e portais serão agrupadas e carregadas no software bibliográfico Rayyan QCRI e as duplicatas serão removidas. Os títulos e resumos serão selecionados por dois revisores independentes e cegados para avaliação com base nos critérios de inclusão pré-definidos. A extração dos dados será realizada com base em um instrumento específico que será construído, com base em dados bibliográficos dos estudos e questões referentes ao objetivo e temática da revisão. Os resultados serão mapeados em formas de quadros/diagramas.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • Mon Dec 06 00:00:00 BRT 2021-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Taiana Furtado dos Anjos

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • a construção dos saberes no meio do mundo
  • A Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá - FECEAP é um evento coordenado pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá, por meio do Centro de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação-CAAH/S. Objetiva incentivar e dar visibilidade a pesquisa desde os anos iniciais do ensino fundamental ao ensino superior público e privado, enfatizando a sua contribuição relevante para a resolução dos problemas sociais, bem como a propagação da ciência e tecnologia. A FECEAP é um evento que faz parte do Circuito Nacional e Internacional de Feiras Científicas. No ano de 2021 será realizada no período de 22 a 25 de setembro, e visa selecionar 100 projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico e superior, das escolas e universidades públicas e privadas do Estado do Amapá, de outros estados brasileiros, bem como de outros países. A FECEAP tem como parceiros permanentes: a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), a Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cabe destacar, que a FECEAP é uns dos poucos eventos educacionais no Estado do Amapá, que incentiva a investigação e oportuniza o desenvolvimento de ideias inovadoras, executadas e aperfeiçoadas, por alunos/pesquisadores e professores/orientadores em seu cotidiano escolar. A demonstrar que os alunos, quando incentivados podem encontrar soluções para os problemas do cotidiano, além de aproximar o ensino formal das vivencias da comunidade.
  • Governo do Estado do Amapá - AP - Brasil
  • Thu Mar 11 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023