Projetos de Pesquisa

 

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Tatiane da Silva Dal-Pizzol

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • letramento em saúde no brasil: prevalência e fatores associados
  • Letramento em saúde diz respeito a capacidade dos indivíduos de obter, processar, entender e comunicar informações relacionadas à saúde, necessárias para tomar decisões de saúde informadas. Também denominado de alfabetização funcional em saúde, é medido por meio de questionários específicos em pesquisas de âmbito populacional ou com amostras selecionadas. Em comparação com países da América do Norte e Europa, o letramento em saúde representa tema pouco explorado no Brasil, e ainda não se tem estimativas mais abrangentes sobre o grau de letramento em saúde do brasileiro. Os primeiros estudos realizados no Brasil datam de 2009, relacionados com a validação de instrumentos como TOFLHA, S-TOFLHA e SAHLSA para o português brasileiro. Verifica-se que as pesquisas brasileiras têm contemplado estudos de validação de instrumentos ou estudos com tamanho amostral pequeno, desenvolvidos com usuários de serviços de saúde ou portadores de doenças crônicas, com predominância na região Sudeste do país. Estudos mais abrangentes, com população adulta saudável, realizados a partir de amostras de base comunitária, são raros. Nesse contexto, propomos a avaliação do nível de letramento de adultos brasileiros residentes em municípios da Região Sul e Centro-Oeste e dos principais fatores socioeconômicos e demográficos associados, além de relacionar o nível de letramento com condições de saúde autorreferidas e conhecimentos e atitudes em relação a COVID-19. A partir dos dados obtidos, será possível estimar a proporção de letramento em saúde inadequado e propor intervenções educativas voltadas aos subgrupos mais vulneráveis. Por meio de um inquérito domiciliar em três municípios do Rio Grande do Sul e dois municípios do Mato Grosso do Sul, aplicaremos o Teste de Letramento em Saúde (TLS), a partir de amostra por conglomerados em três estágios.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Tatiane Gomes Guedes

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologia educacional sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis direcionada a educação de idosos no contexto escolar: estudo quase-experimental
  • O crescimento da população idosa no Brasil e no mundo, bem como o prolongamento da vida sexual, tem refletido no aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nesse grupo. Para preveni-las, torna-se relevante promover a saúde sexual de idosos na escola, cenário oportuno para aquisição de novos saberes. Acredita-se, nesse sentido, que uma tecnologia educacional poderá melhorar o conhecimento de idosos escolares sobre a prevenção das IST, de forma inovadora e atrativa, instigando práticas sexuais seguras. Trata-se de um estudo quase-experimental, realizado com idosos participantes da Educação de Jovens e Adultos de Recife-PE, com o objetivo de avaliar o efeito de uma tecnologia educacional no conhecimento desse público acerca da prevenção de IST. A construção, validação e avaliação da tecnologia educacional, que será utilizada no estudo, ocorrerá por meio de um estudo metodológico, realizado em quatro etapas distintas: 1. Grupo focal com idosos e professores; 2. revisão sistemática da literatura; 3. Construção da tecnologia educacional; 4. validação de conteúdo e avaliação semântica da tecnologia educacional. A primeira etapa reconhecerá possíveis déficits de conhecimento de idosos acerca da prevenção das IST, além da tecnologia mais adequada a ser construída. A segunda será realizada nas bases de dados Scopus, CINAHL, Embase, Pubmed/MEDLINE, Web of Science, Proquest, Cochrane e Open Gray, com o objetivo de identificar o conteúdo que comporá a tecnologia educacional. A terceira etapa permitirá a construção da tecnologia educacional, mediada por referencial metodológico específico. Na última etapa, a validação de conteúdo e a avaliação semântica, será considerada validada se os itens alcançarem Índice de Validade de Conteúdo de > 0,80. Os dados serão analisados no programa SPSS, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de p < 0,05. O estudo será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025