Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vanessa Sena Tomaz

Ciências Humanas

Educação
  • educação intercultural: investigando metodologias para pesquisas e formação de professores com e por povos tradicionais e campesinos.
  • O projeto analisa práticas de pesquisa e de formação docente armazenadas no Banco de Dados do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena (GEPEEI) que desenvolve pesquisas nas temáticas educação escolar indígena, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. Neste grupo investiga-se práticas educativas que envolvem aspectos quantitativos, relacionais e espaciais das respectivas comunidades e como elas se articulam no currículo das escolas. Parte-se do problema que a presença de indígenas, campesinos e quilombolas introduz um novo perfil de licenciandos e pesquisadores nas universidades, o que requer metodologias de pesquisa e de ensino interculturais, desenvolvidas em diálogo com seus modos de produção de conhecimentos. Fundamenta-se a análise das práticas educativas nos estudos decoloniais e na multiplicidade epistemológica que caracteriza as formas de produção de conhecimento desses povos. Busca-se o protagonismo deles atuando como orientadores de metodologias para análises e discussões de suas práticas educativas. Para tanto, além dos não-indígenas, conta com a participação de pesquisadores indígenas dos povos Xakriabá (MG), Maxakali (MG) e Pataxó (BA) e campesinos, egressos da licenciatura do Campo da UFMG. Considerando as experiências individuais e coletivas dos participantes do grupo de pesquisa, os encontros periódicos terão o formato de oficinas de contação de histórias para a discussão das práticas. Ainda em atenção a diversidade linguística, o material empírico é formatado em diferentes meios comunicacionais (vídeo, notas de diário de campo, fotografias, gestos, imagens, etc), configurando um conjunto de dados multimodais, que serão analisados segundo essa perspectiva. Espera-se com análise das práticas escolares desses diferentes povos, desenvolver ferramentas teóricas e metodológicas que fundamentem o ‘fazer juntos’ na pesquisa intercultural, em especial as práticas que caracterizam como matemáticas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025