Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marcelo Antonio Morgano

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nanopartículas e nanoemulsões como alternativas para a fortificação de ferro, especiação e biodisponibilidade de elementos metálicos em alimentos.
  • A anemia por deficiência de ferro (Fe) é a deficiência nutricional mais comum no mundo e que atinge um terço das mulheres e 40% das crianças menores que 5 anos (OMS). Uma das estratégias para aumentar a ingestão de micronutrientes é a fortificação de alimentos. Contudo, para alimentos lácteos, a fortificação é um desafio, sendo utilizados sais de Fe de baixa biodisponibilidade e que não são estáveis no leite. Novas alternativas são o uso de estruturas nanométricas, como a nanopartícula de oxo-hidróxido de Fe e nanoemulsões de Fe heme, nas quais o Fe pode apresentar maior biodisponibilidade devido às suas estruturas químicas semelhantes às principais formas fisiológicas do Fe (ferritina e hemoglobina), e seu tamanho que facilitaria a absorção. Contudo, em estudos de fortificação e em estudos envolvendo a determinação de elementos metálicos em alimentos, é necessário a realização de ensaios de bioacessibilidade, de biodisponibilidade e de especiação química para conhecer o real benefício, ou potencial toxicológico, associado com a ingestão de um elemento. Além das amostras de leite fortificadas, os estudos de especiação e de biodisponibilidade também serão aplicados para outras matrizes alimentícias como cacau, bebidas vegetais, nutrição parenteral, batatas in natura e processadas. Os teores totais dos elementos serão determinados por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) e os estudos de especiação serão conduzidos por HPLC-ICP-MS. A bioacessibilidade será estudada aplicando-se um método de digestão in vitro (INFOGEST) e a biodisponibilidade através de estudos de absorção usando as células Caco-2 para simular a barreira intestinal humana. Para os estudos de fortificação de Fe, as nanoestruturas serão sintetizadas usando um isótopo estável enriquecido do Fe e será empregada a técnica matemática de deconvolução de perfis isotópicos para distinguir o ferro exógeno (das nanoestruturas) do ferro endógeno, ainda inédita no Brasil.
  • Instituto de Tecnologia de Alimentos - SP - Brasil
  • Fri Feb 18 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Antonio Pavanello

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • formação de doutores em engenharia elétrica nas áreas de saúde e energia
  • Vide projeto anexo
  • FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS - SP - Brasil
  • Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2020-Mon Apr 07 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Assafin

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • astrometria e fotometria avançadas para caracterização observacional de corpos do sistema solar exterior
  • O projeto visa dar continuidade às várias frentes de pesquisa de minha rotina de trabalho, no estudo de corpos do sistema solar, pelo emprego de novas técnicas astrométricas e fotométricas. Novas frentes de trabalho em colaborações internacionais com grupos de destaque foram abertas: entrada no DES team, LIneA, atuação importante na GAIA-FUN-SSO network, e participação no core do grupo internacional ENCELADE 3.0. Em boa parte, as diversas atividades científicas descritas no projeto fazem uso do Pacote de Redução Automática de Imagens Astronômicas (PRAIA), desenvolvido por mim ao longo dos anos. O pacote PRAIA, apesar de ser uma ferramenta primordialmente astrométrica, também se transformou numa eficiente plataforma para fotometria avançada de objetos do Sistema Solar. Em verdade, na busca pelo melhor sinal/ruído, os melhoramentos nas medidas fotométricas implicaram em melhores medidas astrométricas, bem como vice-versa. Após um longo período de investimento em sua confecção, finalmente consegui transformar PRAIA numa importante ferramenta astrométrica e fotométrica, que vem sendo utilizada com eficiência não só pelo nosso grupo de trabalho no Rio, mas agora por grupos no exterior, como na França, na Itália, na Romênia e na Ucrânia, e em projetos de alcance internacional como DES, através do LIneA, e GAIA-FUN-SSO. As frentes de trabalho descritas neste projeto, com uso recorrente do pacote PRAIA, são dirigidas ao estudo de corpos do Sistema Solar. Tratamos das predições astrométricas de ocultações estelares por Plutão e objetos transneptunianos. Falamos do desenvolvimento de modelos de Point Spread Function (PSF) para medidas mais precisas do fotocentro em imagens CCD, tratamos do desenvolvimento de métodos inéditos de astrometria CCD de altíssima precisão para satélites naturais, falamos da automatização e melhorias fotométricas do PRAIA na obtenção das curvas de luz de ocultações estelares e de fenômenos mútuos, tratamos da astrometria e estudo orbital do sistema Netuno/Tritão, falamos de fenômenos mútuos de satélites de gigantes gasosos e de ocultações estelares inéditas observadas, de grande importância, de Tritão e de satélites irregulares.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Marcelo Augusto Assunção Sanches

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • ciclismo assistido por fes (fes cicling), utilizando controle em malha fechada e inteligência artificial
  • A paraplegia é resultante de uma lesão medular (LM) que leva o indivíduo a uma forma severa de imobilização nos membros paralisados, sendo considerada um dos mais graves acometimentos que pode afetar o ser humano, com enorme repercussão física, psíquica e social. Uma importante terapia de reabilitação motora é o FES Cycling, que consiste na aplicação de eletroestimulação em grupos musculares para obtenção do movimento de pedalada em uma Trike. Contudo, controlar movimentos utilizando FES é um problema complexo, pois são sistemas não-lineares, altamente variante no tempo e instáveis. Um dos principais motivos da planta da perna ser variante no tempo e se tornar um sistema instável é o aparecimento da fadiga muscular. Nesse contexto, as redes neurais recorrentes (RNNs) oferecem uma oportunidade promissora para identificar e modelar sistemas não lineares dinâmicos. Realizamos trabalhos recentes com eletroestimulação e controle da extensão do joelho, no qual os resultados demonstraram uma boa identificação e ajuste aos dados para as redes neurais projetadas, apontando ser métodos prospectivos para investigações e proposições de modelos orientados ao controle. Baseado nos resultados, utilizaremos neste trabalho Long Short-Term Memory (LSTM), na tarefa específica de identificar os melhores momentos de aplicar FES em cada grupo muscular baseado na posição e velocidade angular da pedivela. O LSTM NN é uma variante das RNNs, que é capaz de aprender dependências de longo prazo pois foi resolvido o problema do gradiente descendente, utilizando uma porta de esquecimento de dados, removendo assim dados que não são mais uteis. Desta forma, com a utilização de inteligência artificial, será possível encontrar o melhor momento para estimular cada grupo muscular, levando em consideração ângulo e velocidade angular, permitindo que seja utilizado menos energia, nos melhores pontos, e assim pedalar por mais tempo e/ou de forma mais efetiva.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Barbosa Furtini

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • rumo a novos materiais de construção: nanocompósitos à base de óxido de zinco e titânio produzidos a partir fontes naturais para atividade antimicrobiana
  • A área da construção civil representa um importante segmento da economia do Brasil, por isso a produção de materiais de potencial tecnológico e com propriedades aprimoradas vem auxiliar o desenvolvimento desse setor. Materiais de construção como tijolos, concretos e argamassas podem proliferar microorganismos responsáveis por sua biodegradação e podem causar problemas de saúde humano. A inclusão de nanopartículas de óxidos metálicos em materiais de construção pode ser uma estratégia inteligente para prevenir a proliferação microbiana ou reduzir significativamente o crescimento de microrganismos nocivos. Este projeto tem como objetivo desenvolver materiais para conservação e preservação de edificações através de uma composição base para materiais da construção civil, que consiste em óxidos sintetizados a partir de gomas regionais para serem incorporados em materiais da construção civil na finalidade de promover atividade antimicrobiana. Serão sintetizados óxido de zinco ou dióxido de titânio na presença de gomas variando parâmetros de síntese para obter materiais com morfologias e estrutura bem definidas e melhor sua propriedade antimicrobiana. Os materiais serão caracterizados por diferentes técnicas e avaliação antimcrobiana será feita por bacterias oportunistas encontradas comumente em locais úmidos. O projeto ainda tem como objetivo a formação de recursos humanos da graduação a pós-graduação, fortalecimento de parceria nacional e internacional, produção científica de qualidade e estratégia de divulgação. A inovação deste projeto parte do princípio de agregar valor aos recursos naturais do Nordeste e do Estado do Piauí, como e o caso da goma do chichá, cajueiro e argila Palygorskita, produzindo novos produtos para a construção civil com propriedades diferenciadas aquelas que existem no mercado para melhorar a qualidade de vida da população. A equipe proponente possui experiência, assim a combinação de habilidades certamente permitirá o sucesso da proposta.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Sat Mar 19 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Bezerra de Morais

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de matemática no nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições
  • As dificuldades em torno do ensino de matemática são amplamente retratadas em pesquisas científicas. Na região Nordeste do Brasil há um fosso sobre esse ensino, bem como sobre a produção de conhecimentos no campo da Educação Matemática, o que é perceptível nos relatórios de avaliações da educação básica e da pós-graduação. Neste sentido, esse projeto de amplo espectro, com previsão de ação continuada e envolvendo pesquisadores de diferentes instituições, visa lançar luzes à seguinte pergunta de pesquisa: como a matemática escolar vem sendo praticada e vivenciada (historicamente ou não) nos processos de ensino e formação docentes na região Nordeste do Brasil e o que se tem produzido de conhecimento sobre esses processos? Apesar da ampla questão, este projeto envolve oito docentes doutores e outros pesquisadores em formação, da graduação ao pós-doutorado, que atuarão em projetos específicos no sentido de produzir diferentes e múltiplas compreensões para esta pergunta. Assim, delimita-se como objetivo geral elaborar compreensões sobre o ensino de matemática na região Nordeste do Brasil, tanto considerando processos (históricos) de ensino, formação docente e produção de conhecimento científico quanto na percepção das implicações desses processos na formação dos sujeitos e suas subjetividades. Quanto à metodologia, por tratar-se de um macroprojeto, pretende-se realizar diferentes movimentos de pesquisa com a intenção de produzir múltiplas compreensões, como estudos bibliográficos sistemáticos, documentais, com sujeitos, bem como sobre os próprios procedimentos e referenciais mobilizados. Nesse sentido, aponta-se como principais abordagens teórico-metodológicas a serem mobilizadas a História Cultural, História Oral, Hermenêutica de Profundidade e Estado do conhecimento. Majoritariamente as pesquisas terão caráter qualitativo, posto que buscarão compreender, em profundidade, diferentes nuances dos processos de ensino de matemática vivenciados na região em tela.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Borges Henriques

Ciências Humanas

Psicologia
  • demanda de comportamento pró-social: em direção a uma análise quantitativa do valor relativo de marcadores sociais.
  • A análise de demanda é um procedimento econômico comportamental que tem sido utilizado para avaliar o valor relativo de diferentes eventos e sua influência na tomada de decisão (i.e., escrever no celular enquanto dirige; consumo de substâncias lícitas e ilícitas). Como a análise da curva de demanda tem se mostrado útil em diferentes questões sociais, o procedimento poderia ser utilizado para avaliar a influência de marcadores sociais, tais como a cor da pele, no comportamento pró-social de doação. Uma vez que medidas explícitas de preconceito e comportamento pró-social são ao nível do comportamento verbal (inventários e questionários), por isso sujeitas ao viés de reatividade dos participantes, a análise de demanda apresenta-se como uma potencial medida de viés racial no comportamento pró-social. Portanto, o projeto de pesquisa pretende explorar se a análise de demanda seria sensível ao marcador social, e a correlação com diferentes medidas implícitas e explícitas de viés racial. A plausibilidade se dá por estudos que avaliaram a relação entre o viés racial e o comportamento pro-social. Os autores utilizaram um jogo do ditador, um procedimento das pesquisas econômicas e sociais, para medir altruísmo e observaram um viés racial significativo em relação à cor da pele. O presente projeto pretende utilizar um conjunto normatizado de imagens de crianças pretas e brancas como variáveis independentes, e uma tarefa hipotética de doação como medida econômica comportamental. Os participantes serão convidados a fazer doações hipotéticas como função do aumento progressivo do seu custo. Os dados da análise de demanda geram métricas sensíveis e heuristicamente informativas para quantificar o valor do marcador social e a motivação para doar. Posteriormente, serão feitas comparações com medidas implícitas e explícitas de viés racial, de modo a se verificar se os índices poderiam se constituir em uma nova métrica de viés racial e comportamento pró-social.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Borges Tesser

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • manejo alimentar e nutricional de duas espécies emergentes na piscicultura marinha: a miragaia pogonias courbina e a tainha mugil liza
  • A aquicultura moderna depende do conhecimento de informações nutricionais completas para o seu bom desenvolvimento. A alimentação adequada resulta em maior crescimento e melhor estado sanitário dos animais, aliados a menor excreção de nitrogênio e fósforo, o que resulta em uma atividade mais sustentável e com viabilidade econômica. Nesta proposta iremos avaliar, de modo comparativo, questões nutricionais de duas espécies marinhas de hábitos alimentares diferentes: uma carnívora, a miragaia (Pogonias courbina) e outra iliófaga, a tainha (Mugil liza). Cabe ressaltar que as informações disponíveis para ambas as espécies demonstram a viabilidade técnica da sua criação, sendo que boa parte do conhecimento disponível é fruto de pesquisas realizadas nas Instituições envolvidas nesse projeto. Contudo, o desenvolvimento da piscicultura industrial ainda carece de informações relacionadas aos aspectos de manejo alimentar e de suas necessidades nutricionais, para que a indústria possa disponibilizar rações de qualidade no mercado. Nossa hipótese de trabalho está centrada na questão de que espécies de níveis tróficos baixos apresentam menores exigências proteicas, e toleram maior inclusão de itens vegetais em suas dietas. Nessa questão se inclui também o uso de alimentos não convencionais (micro e macroalga). Assim, ambos alimentos serão melhor aproveitados pela tainha, e seus compostos bioativos apresentarão melhor resultados para a tainha do que para a miragaia? Para tanto, serão conduzidos diversos experimentos iniciando com determinações nutricionais (níveis proteicos e relação proteína energia), passando por encontrar substitutos para ingredientes de origem marinha (óleo e a farinha de peixe) por fontes vegetais terrestres, até estudos avaliando a utilização de alimentos não convencionais para fabricação de rações (microalga e macroalgas). Em todos os experimentos serão utilizadas diversas ferramentas metodológicas utilizando a “expertise” dos membros desta proposta.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Bregagnoli

Engenharias

Engenharia Química
  • 11ª olimpáida brasileira de agropecuária
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Marcelo Cabral Cavalcanti

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • requisitos dinâmicos de controle e técnicas de seguimento do mpp para sistemas fotovoltaicos
  • O objetivo geral desta proposta é contribuir com uma maior inserção da geração solar FV no país e no mundo a nível de geração centralizada e distribuída, através de soluções que aumentem a confiabilidade e a eficiência deste tipo de sistema. Como resultados esperados, destaca-se: a disseminação do conhecimento técnico de cada grupo de pesquisa entre as diferentes equipes; o desenvolvimento dos programas de pós-graduação e grupos de pesquisa envolvidos; o desenvolvimento técnico-científico das pessoas envolvidas direta e indiretamente ao projeto. O presente projeto tem como objetivo a instalação de equipamentos para o registro de dados solarimétricos precisos em três localidades do Brasil com características climáticas bastante distintas: Recife, Joinville e Santa Maria. Os dados serão coletados tanto considerando a instalação de painéis na horizontal, quanto com módulos inclinados, segundo a latitude local, ficando as equipes de pesquisa do projeto responsáveis por instalar, calibrar e testar estruturas padronizadas para a aquisição e registro dos dados de modo a produzir pelo menos um ano de dados válidos. Os dados coletados permitirão a avaliação dos algoritmos de SPMP de conversores FV com a representação correta da dinâmica solar, possibilitando identificar a energia total que incidiu sobre os painéis, mas que não foi devidamente convertida. Ademais, a partir do uso dos dados registrados como entrada para um sistema FV, medições de índices de qualidade de energia, como flicker, por exemplo, poderão ser obtidas com precisão, pelo uso de um analisador de qualidade de energia. Vale salientar que esses índices de qualidade de energia não seriam os mesmos caso o mesmo sistema FV fosse instalado em outra região, sujeita a uma dinâmica solar diferente. Como objetivos específicos, destaca-se: gerar bancos de dados; criar metodologia para levantar curvas de painéis; criar simuladores de painéis; avaliar painéis; criar técnica SPMP adequada à realidade; avaliar inversores
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Caggiani Luizelli

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • smartnet: tornando a rede inteligente através da execução distribuída de algoritmos de aprendizado de máquina em dispositivos de encaminhamento programáveis
  • A programabilidade do plano de dados está redesenhando a forma como gerenciamos e operamos os dispositivos de encaminhamento. Entretanto, a maior parte das decisões algorítmicas executadas pelos planos de dados ainda é determinística e dependente do plano de controle. Acreditamos que é possível quebrar essa dependência de instruções e tornar os planos de dados inteligentes para que aprendam estados da infraestrutura de maneira autônoma. Neste projeto, propõe-se o primeiro esforço a operacionalizar abordagens de Aprendizado de Máquina (ML) não supervisionadas em dispositivos programáveis. Apesar de esforços para tornar os planos de dados inteligentes, pouco foi feito para projetar estratégias algorítmicas de ML não supervisionadas que sejam adequadas às restrições arquiteturais dos dispositivos. Problemas de aprendizado não supervisionado (e.g., agrupamento de dados) são úteis quando o perfil dos dados não é conhecido e o aprendizado se dá de forma autônoma e contínua. Este tipo de abordagem é atrativa para a área de redes, já que os dados brutos trafegados não são anotados. A execução de tais métodos no plano de dados tem o potencial de reduzir o volume de dados coletados/transmitidos para aplicações de ML do Plano de Controle, além de reduzir o tempo da tomada de decisão. Apesar do potencial de execução de técnicas de ML no plano de dados, o projeto e a operação em dispositivos programáveis é particularmente desafiador por três motivos: (i) as arquiteturas programáveis são restritas em relação às operações aritméticas; (ii) as arquiteturas/linguagens de domínio específico não fornecem estruturas de iteração; e (iii) os recursos de memória disponíveis são limitados. Para suprir essas lacunas, este projeto objetiva factibilizar a implementação e operação de algoritmos de ML não supervisionados em dispositivos programáveis. Os resultados a serem obtidos nesse projeto tem potencial para causar um impacto duradouro nessa área de pesquisa nos próximos anos.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Callegari Scipioni

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • imbuias multisseculares: dendrocronologia, ecologia e genética de populações de ocotea porosa como estratégia para conservação e manejo da espécie
  • A espécie Ocotea porosa (imbuia) está classificada como “Em Perigo” (EN) pela Portaria n. 443, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente (MMA, 2014). Portanto, está proibido o corte, coleta, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização dessa espécie; à exceção dos exemplares cultivados em plantios licenciados. Contudo, não é rara a ocorrência de crimes ambientais envolvendo a espécie. Especialmente, o corte ilegal de indivíduos agigantados desperta o envolvimento da comunidade. Como exemplo, pode-se citar a notícia divulgada pela BBC News Brasil a respeito da descoberta no ano de 2018 do corte ilegal de uma árvore de imbuia com idade estimada em 535 anos. Considerada uma das espécies mais longevas da Mata Atlântica, a imbuia pode ser utilizada como um proxy para entender mudanças ambientais e climáticas ocorridas no passado, além de fornecer informações sobre taxas de crescimento e possibilidades de manejo. A pesquisa é multidisciplinar que visa compreender diversos aspectos da ecologia da imbuia, buscando determinar a idade e taxa de crescimento das populações; as influências climáticas no desempenho de crescimento; as relações entre solo e a microbiota das raízes no crescimento; além de caracterizar a genética das populações e testar o potencial de germinação das sementes. A proposta soma-se a outros projetos de pesquisa em andamento na UFSC, que tratam do mapeamento de árvores gigantes, cujos resultados parciais indicaram que o estado de Santa Catarina detém a maior proporção de árvores centenárias. Trabalhos com árvores tropicais de idade avançada são raros e a presente proposta possibilitará conhecer mais sobre uma das espécies mais relevantes do sul do Brasil. Conhecer o ciclo de vida e a conservação da espécie pelo uso é o principal objetivo deste projeto, por meio de propagação seminal a e banco de germoplasma, acompanhando o crescimento da espécie em enriquecimento em floresta secundária e área experimental.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Cancela Lisboa Cohen

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • impactos das mudanças climáticas nos limites austral e boreal dos manguezais americanos durante o holoceno e antropoceno
  • Aquecimento global é ainda um tema polêmico no que se refere ao grau de influência humana no clima. Estudos têm avaliado o impacto dos mecanismos alogênicos (p.ex., mudanças no nível do mar e clima) e autogênicos (p.ex. abandono/reativação de canais) na dinâmica dos manguezais ao longo do litoral tropical do Brasil. Tais estudos evidenciam a migração dos manguezais para o continente à medida que o nível do mar subiu desde o Último Máximo Glacial. Simultaneamente, ocorreu expansão dessas florestas para latitudes mais elevadas. Em escala secular-decadal, tal processo pode estar se repetindo em razão das emissões de gases do efeito estufa para a atmosfera após a Revolução industrial, o que teria desencadeado a migração das isotermas para os polos. Esse aquecimento (0.2°C/década) tem causado um aumento no nível global do mar nas últimas décadas (~3,4 mm/ano), com estimativas de aumento de 65 cm até o final deste século. Seguindo essa tendência, os manguezais podem estar migrando para zonas temperadas e para planícies mais elevadas. Essa dinâmica evidenciaria a tropicalização das zonas temperadas, causada por uma tendência climática do 1) Holoceno (natural), 2) das últimas décadas (antrópica), ou 3) da interação de ambas. Para testar a hipótese de expansão dos manguezais para latitudes mais temperadas devido ao recente aquecimento global, este projeto pretende obter dados de pólen, isótopos, elementares, e datações (C-14/Pb-210) de testemunhos obtidos de planícies dos limites austral e boreal dos manguezais americanos (Santa Catarina-Brasil, Flórida/Luisiana-EUA), e tropicais (Pará, sob maior influência do aumento do nível do mar). Imagens de satélite/drone e dados Lidar serão usados para registrar o possível avanço desse ecossistema nesses limites de clima temperado em escala de décadas. A reconstituição de paleoambientes tropicais e subtropicais permitirá projetar uma nova biogeografia global dos manguezais e avaliar as tendências climáticas do Holoceno e Antropoceno.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Carvalho Rosa

Ciências Humanas

Sociologia
  • articulações de movimentos e formação de sujeitos políticos
  • Neste projeto, busca-se ferramentas teórico-metodológicas para compreender como movimentos sociais e sindicatos transformam-se e contribuem para alterar o sentido da vida contemporânea na terra. Estudaremos coalizões e alianças para construir demandas compartilhadas e pautar problemas públicos. Pesquisas anteriores, com diferentes recortes teórico-epistemológicos e empíricos, atentam para oportunidades e ameaças às coalizões e para processos de construção de solidariedade, estratégias e formulação de enquadramentos compartilhados. Nesta pesquisa, multi-situada, investigaremos a articulação entre diferentes movimentos e actantes para compreender o processo que leva à criação de novos sujeitos políticos, seus impactos nos sujeitos pré-existentes e na configuração dos temas que mobilizam. O estudo das articulações é relevante para a compreensão dos efeitos dessas coalizões para a própria constituição destes atores dos atores que estudamos. A hipótese é que os processos de articulação política levam não só à construção de sujeitos políticos diferentes, caracterizados pela agregação de novos elementos heterogêneos, mas transformam a constituição dos movimentos envolvidos, que passam a estar compostos por conexões e mediadores antes não existentes. A hipótese tem base em estudos de pesquisadores do projeto que apontam a instabilidade da composição dos sujeitos coletivos, o que torna relevante tomar como objeto a compreensão de como se dão transformações no interior dos grupos. Para testar a hipótese, utilizamos um desenho de pesquisa comparativo, tomando o processo de construção e de manutenção de articulações políticas como objeto de análise. O objetivo é compreender como o processo de articulação afeta a constituição dos movimentos e a estratégia metodológica envolve pesquisa qualitativa, com análise de material produzido pelas organizações envolvidas, entrevistas e observações etnográficas.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Cavalcanti Rodrigues

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de um sistema de manutenção inteligente para monitoramento das condições de funcionamento de um sistema mecânico de redução coroa sem-fim
  • As máquinas industriais, de uma forma geral, se caracterizam pelo funcionamento proveniente de um motor elétrico associado a um sistema de redução de velocidade ou transmissão de força do tipo mecânico, como por exemplo as engrenagens. Vários outros elementos compõem o sistema de funcionamento de uma máquina, e devido a carga cíclica imposta e as más condições de uso a que são impostos esse conjunto, se faz um acompanhamento preventivo (ex.: troca de óleo) ou são adotadas técnicas de manutenção preditiva de modo a prever o surgimento de falhas. Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema inteligente, por meio da coleta de dados via análise de sinais sonoros, para realizar o diagnóstico condizente com más condições de funcionamento em um sistema rotativo, cujo sistema de transmissão se dá por engrenagens do tipo coroa sem-fim. Os sinais sonoros serão coletados com um microfone e em simultaneidade será realizada uma análise de vibração de modo a validar os resultados obtidos via análise sonora. Os sinais de som serão filtrados por meio de uma transformada discreta de wavelet, cuja wavelet mãe para posteriormente serem utilizados em um classificador de padrões do tipo rede neural artificial multicamadas perceptron, com algoritmo backpropagation para classificação desses sinais. Deve-se avaliar a máquina em condições aceitáveis de funcionamento e perante condições de sobrecarga no eixo de saída do redutor e as demais condições pré-estabelecidas de trabalho da máquina (desalinhamento, desbalanceamento e lubrificação deficiente).
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Coutinho Picanco

Ciências Agrárias

Agronomia
  • novos sistemas de tomada de decisão de controle de pragas em cultivos de hortaliças
  • As hortaliças têm grande importância econômica, social e alimentar por serem as culturas com maior retorno econômico e geração de postos de trabalho por hectare e aos benefícios à saúde humana do consumo destes vegetais. O ataque de pragas causa grandes perdas e nesses cultivos e neles ocorre o maior uso de pesticidas por hectare. Os programas de manejo integrado de pragas (MIP) constitui a ferramenta mais eficiente de controle das pragas de forma sustentável e adaptável aos diversos sistemas de cultivo. Os sistemas de tomada de decisão de controle são partes essenciais dos programas de MIP. Esses sistemas dependem da tecnologia de aplicação do controle, produtividade da cultura, preço do produto e método de controle. Atualmente, esses sistemas são determinados usando dados médios dessas variáveis. Os sistemas especialistas são softwares que resolvem problemas a partir de regras, associadas a inteligência artificial. Até o momento não existe sistema especialista para nenhuma praga ou cultura que leva em consideração todas estas variáveis. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver sistema especialista para a tomada de decisão de controle das pragas em cultivos de hortaliças. Para tanto serão determinados sistemas de tomada de decisão de controle para as pragas, desenvolvido sistema especialista e validados estes sistemas. Os produtos tecnológicos gerados conterão versões nos idiomas espanhol, inglês e português. Nos sistemas gerados o usuário informará a produtividade esperada (kg. ha-1), o preço do produto, a tecnologia usada na aplicação do controle da praga (manual, trator ou avião), o método de controle a ser usado e a densidade da praga. A partir desses dados o sistema informará a decisão a ser tomada (controle ou não da praga). Esta pesquisa gerará artigos a serem publicados em revistas de alto impacto científico e ela faz parte de rede de pesquisa que reúne instituições de várias regiões do Brasil e de outras partes do mundo.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Thu Sep 29 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo Cozzensa da Silva

Ciências da Saúde

Educação Física
  • saúde física e mental durante a pandemia de covid-19: a coorte pampa, rs, brasil.
  • A epidemia de COVID-19 levou robustos sistemas de saúde a um cenário caótico. Embora o distanciamento social (DS) seja uma das estratégias para reduzir novos casos de COVID-19, pode gerar efeitos colaterais à saúde, como dor musculoesquelética, inatividade física, saúde mental precária e desafios econômicos individuais e comunitários. Nesse contexto, investigar mudanças de comportamento que possam afetar a saúde física e mental das pessoas devido às recomendações para o DS é uma ação necessária. Portanto, o estudo objetiva(1) investigar o efeito da atividade física (AF) antes, durante e após o DS devido à pandemia de COVID-19 na dor lombar (DL) e saúde mental (SM) e (2) identificar o impacto do DS no acesso à saúde (AS). O DS pode levar as pessoas a um maior tempo sentado, o que está associado à DL. Por outro lado, a AF tem mostrado efeitos benéficos sobre a lombalgia e outras incapacidades. Da mesma forma,a SM foi severamente impactada pela COVID-19. O aumento do tempo em atividades sedentárias e a redução da participação em AF podem estar associados a maior incidência de depressão e ansiedade. A AF é uma estratégia não farmacológica, de baixo custo para reduzir esses riscos. Outro impacto do DS é no AS.Pesquisa multinacional conduzida pela OMS revelou que metade dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis tiveram seus tratamentos parcialmente ou totalmente interrompidos durante a pandemia, especialmente em países de baixa e média renda. A Coorte PAMPA é um estudo observacional, longitudinal, ambispectivo que está sendo realizado no Rio Grande do Sul, Brasil. Um questionário online está sendo usado para avaliar DL, SM, AS e AF em diferentes pontos no tempo, quatro deles já investigados: 1) DS pré-COVID-19, 2) durante o DS COVID-19,base 3) 6 meses e 4) 12 meses após o estudo de base. Dois novos acompanhamentos serão realizados: 24 e 36 meses após o estudo de base. A análise longitudinal ajudará responder o comportamento dos participantes ao longo do tempo.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcelo de Araujo Carvalho

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução paleoambiental e paleoclimática da península antártica: correlação entre as margens oriental e ocidental e américa do sul com base na paleoflora
  • A grande influência das áreas da Antártica e dos oceanos do Sul sobre o clima atual do globo e, consequentemente, sobre a distribuição da vida, foi ainda mais efetiva no passado quando terras contínuas e um clima ameno permitiam o livre trânsito dos organismos. Conhecer e compreender os processos aí ocorridos é crucial para qualquer inferência que se possa fazer sobre eventos presentes e futuros. O registro paleontológico nas áreas livres de gelo da Península Antártica, alinhado entre os mais bem conhecidos em áreas submetidas a climas extremos, constitui um excelente documentário de como a vida enfrentou a queda gradativa das temperaturas no Planeta. Mas, em que pese o enorme conjunto de dados obtidos, uma abordagem geológica de caráter regional que permita calibrar os processos nas áreas do arco (e mesmo entre elas) e antearco ainda não foi proposta e, para tanto, os fósseis e as datações isotópicas podem ser úteis. Por sua ampla representação nas sucessões em ambos os flancos da Península, no que são exclusivas, as Paleofloras parecem ser a ferramenta mais adequada a este objetivo. Deste modo, o projeto se propõe a buscar os elementos críticos para as correlações e para o estabelecimento da sucessão de eventos geo-biológicos aí ocorridos. Para tanto, utilizará o grande número de dados paleontológicos e paleoflorísticos prévios, reunindo os principais grupos de pesquisa na área, associado à sua abordagem através de ferramentas inovadoras e novas prospecções em áreas ainda não alcançadas. Com esta metodologia, almeja contribuir: para o melhor entendimento e ordenação dos momentos de rompimento das massas continentais (e atividade tectônica relacionada), e sua invasão por águas marinhas; na avaliação sobre a coerência da informação paleogeográfica e paleoclimática (e variações no teor de CO2 atmosférico), proveniente dos depósitos e fósseis marinhos e continentais; e, para as respostas da vida a estas mudanças, como proxy para mecanismos de sua preservação, diante das modernas alterações do clima.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Marcelo de Oliveira Soares

Outra

Ciências Ambientais
  • peld costa semiárida – como as mudanças ambientais afetam os sistemas socioecológicos costeiros?
  • A zona costeira e os oceanos são imprescindíveis para a humanidade, devido à grande quantidade de bens e serviços ambientais fornecidos, como recursos pesqueiros, regulação climática, captura de carbono azul (blue carbon), função de berçário para espécies, dentre outros. A condução de pesquisas e programas ecológicos de longo prazo em ambientes costeiros tropicais ainda são insuficientes quando comparados aos sistemas subtropicais e de costas temperadas. Ainda mais negligenciadas estão as costas áridas e semiáridas do planeta, cuja dinâmica socioecológica é praticamente desconhecida apesar de sua alta densidade demográfica humana e da biodiversidade única. Tais ecossistemas costeiros estão submetidos a altas temperaturas e baixa precipitação, com elevada radiação solar e altas taxas de evaporação. Por conseguinte, é comum que apresentem baixa umidade e hipersalinidade, o que acarreta em estresse fisiológico. Neste contexto, uma das áreas mais densas do ponto de vista de ocupação humana, exploração de recursos e menos conhecidas do ponto de vista ecológico e socioambiental nos trópicos do planeta é a costa semiárida do Brasil. Nesta região costeira, é encontrado um conjunto único de paisagens tropicais e comunidades humanas tradicionais. Trata-se de um macro compartimento geomorfológico do litoral Nordeste do Brasil compreendido entre a Ponta dos Mangues Secos, no Maranhão, e o Cabo do Calcanhar, no Rio Grande do Norte, sendo o único trecho do litoral brasileiro sob crescente influência direta do clima semiárido, apresentando ainda características oceanográficas, geográficas e geomorfológicas singulares. Esta área engloba variadas feições, como estuários, faixas de praia, pradarias marinhas (seagrass beds), dunas, barras arenosas, tabuleiros pré-litorâneos, recifes tropicais e bancos areno-lamosos, além de manguezais. Apesar disso, esta região única no planeta e no Brasil não possui nenhum programa PELD financiado pelo CNPq e FAPs. Para preencher esta lacuna, uma rede de pesquisa nomeada de rede CostÁRIDA foi estruturada com uma equipe interdisciplinar e multi-institucional envolvendo secretarias estaduais, ONGs e universidades nacionais e internacionais, com pesquisadores da Ecologia, Zoologia, Microbiologia, Geoquímica, Química, Oceanografia Física, Geografia Humana, Geografia Física, Ciências Sociais e Geologia, de Universidades do Brasil (UFC, UENF, UFERSA, UFDPar) e do exterior (Espanha, Itália, República Tcheca e Estados Unidos). A rede CostÁRIDA elaborou a proposta PELD CSB com o objetivo principal de estudar como a semiaridez nos ambientes costeiros afeta os sistemas socioambientais – de microrganismos ao homem - a partir do estudo das relações entre a biota e a dinâmica ambiental de curto, médio e longo prazo relacionada a fenômenos climáticos globais e antrópicos. Através desse projeto, pretende-se gerar uma série estruturada de dados científicos de longo prazo sobre essa região pouco estudada da costa brasileira, auxiliando na predição do efeito das mudanças ambientais do Antropoceno, na gestão de unidades de conservação, bem como a produzir um projeto exitoso de popularização e divulgação científica em uma das regiões mais pobres e desiguais do Brasil. O PELD CSB possui uma estrutura interdisciplinar estruturada em cinco eixos principais de pesquisa, formação de recursos humanos e divulgação científica: Eixo 1) Dinâmica Ambiental; Eixo 2) Ecologia de populações, comunidades e ecossistemas; Eixo 3) Ecologia Humana e Percepção Ambiental, Eixo 4) Análise integrada dos Dados e Eixo 5) Comunicação Pública de Ciência e Educação Ambiental. Esses 5 eixos irão estudar o sítio PELD que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti e ambientes adjacentes. A sede do Sítio PELD selecionado fornece uma série de vantagens que justificam sua escolha baseada nas experiências pretéritas de PELDs exitosos e na disponibilidade atual: 1) Localização na região metropolitana de Fortaleza (Ceará); 2) Presença de Unidades de Conservação estaduais; 3) Conhecimento prévio com dados pretéritos e projetos de pesquisas passados ou em andamento; 4) Infraestrutura adequada já existente e localização estratégica para a realização das atividades de campo e de divulgação científica; 5) Presença de um programa de educação ambiental experiente e consolidado e com recursos humanos; e 6) presença de equipamentos turísticos e de atividades recreativas, o que favorecerá a implementação das estratégias de divulgação científica. Desta forma, os produtos do novo sítio PELD trarão informações valiosas para gestão ambiental, para as comunidades tradicionais (como pescadores e marisqueiras) e para o desenvolvimento socioeconômico desta importante região do NE (costa semiárida do Brasil), tendo por base a fundamental geração de dados sociais e ecológicos de longo prazo, atualmente incipientes em comparação com outras regiões brasileiras. Por fim, o projeto permitirá ainda uma importante contribuição científica e tecnológica para a consolidação da rede de pesquisa regional na costa semiárida e internacional com a geração de produtos compartilhados de alto impacto no âmbito de pesquisa, formação de recursos humanos e divulgação científica para a zona semiárida brasileira. O PELD CSB ensejará a elaboração de propostas concretas de políticas públicas auxiliando no atingimento das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e das ações/metas no contexto do Programa Ciência do Mar (MCTI), Metas Nacionais de Biodiversidade e a Década da Ciência Oceânica das Nações Unidas (2021-2030), visando a descentralização das ações regionais e a redução de assimetrias nacionais na extensa área costeira e marinha brasileira.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Sat Dec 05 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcelo de Rezende Pinto

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • arranjos do mercado de alimentos ultraprocessados e suas influências na vulnerabilidade do consumido
  • Partindo da constatação de que existem lacunas e possibilidades de avanço teórico na articulação entre os estudos construtivistas de mercado, a vulnerabilidade do consumidor e a pesquisa transformativa do consumidor, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como os arranjos de mercado contribuem para ampliar e fortalecer os pontos de vulnerabilidade do consumidor na construção dos mercados alimentares de ultraprocessados. Este mercado, além de grande alcance e relevância social, parece oferecer elementos interessantes para se avançar na articulação proposta. Buscamos entender como a articulação dos vários atores atuantes no mercado de produtos alimentares ultraprocessados seria capaz de influenciar na vulnerabilidade do consumidor, o que acabaria por refletir no aspecto geral da segurança alimentar e nutricional coletiva, exigindo uma resposta de diferentes entes da sociedade. A pesquisa adota o posicionamento epistêmico abarcado pela metodologia da Análise Situacional de Clarke, Friese and Washburn (2018) e se baseia também no denominado interacionismo crítico. Os dados serão produzidos por meio de entrevista em profundidade, observação etnográfica e análise documental. O corpus de pesquisa utilizará a amostragem teórica e terá como base os seguintes públicos: 1: Consumidores; 2: Organizações com fins lucrativos; 3: Organizações sem fins lucrativos; 4: Governo; 5: Organizações representativas da indústria e do varejo; e 6: Práticas e dispositivos de mercado. O processo de análise será consolidado por meio da construção de três tipos de mapas: os situacionais, os mapas de mundo/arena e os mapas posicionais. Acreditamos que este trabalho permitirá uma melhor compreensão das práticas de marketing potencializadoras da vulnerabilidade do consumidor, por meio do estudo da relação entre sociedade, mercado e governo, dentre outros atores, no que se refere aos alimentos ultraprocessados disponíveis.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025