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Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
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Faculdade Sudoeste Paulista
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Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
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Hospital São Rafael
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
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Instituto de Pesquisa e Educação Científica
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Fluminense
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Maria das Graças Costa Alecrim
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de fase ii para avaliação da segurança e tolerabilidade da primaquina para a cura radical da malária não complicada causada por plasmodium vivax em crianças (estudo childprim)
Resumo:
Em todo o mundo, apesar da primaquina ser recomendada para o tratamento radical da malária por P. vivax, em crianças acima de 6 meses de idade, existem poucos estudos que avaliaram a segurança dessa droga nessa população vulnerável, que ainda representa ~30% dos casos de malária na Amazônia Brasileira. No Brasil, a dose de primaquina recomendada pelo Ministério da Saúde é de 0,5mg/kg/dia por 7 dias, esquema diferente do recomendado habitualmente pela Organização Mundial da Saúde (0,25mg/kg/dia por 14 dias). O esquema recomendado pelo CDC também não foi avaliado em faixa pediátrica ainda (0,5mg/kg/dia por 14 dias). Pretende-se no estudo CHILDPRIM realizar um estudo de segurança do uso de primaquina em diferentes regimes. Isso permitirá a adoção mais segura dessa medicação, decisiva ainda para o tratamento radical e eventual eliminação da malária vivax, tendo em vista que o registro da tafenoquina nessa população ainda não é uma realidade.
Instituição/UF/País:
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - AM - Brasil
Vigência:
01/01/2020-31/12/2022
Maria das Graças e Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as condições de acesso à água em territórios indígenas do semiárido nordestino no contexto da crise hídrica
Resumo:
A realidade brasileira contemporânea apresenta desafios para assegurar tanto as necessidades de desenvolvimento econômico-social quanto às garantias de direitos de grupos/comunidades tradicionais, especificamente dos povos indígenas. Um desses desafios é o acesso à água nos territórios. A falta de acesso e de condições adequadas de uso da água no Semiárido tornou-se uma das principais problemáticas enfrentadas pelas populações indígenas. Dados do IBGE (2010) mostram que, no tocante ao abastecimento de água em terras indígenas, 37,7% de domicílios são servidos por poços ou nascentes, além da rede geral de distribuição (30,8%) e de rios, açudes ou igarapés (23,8%). Este Projeto trata das condições gerais de acesso à água nos territórios indígenas no Nordeste, mais especificamente em Alagoas/AL, Pernambuco/PE e Sergipe/SE, onde as populações indígenas são diretamente afetadas no atual contexto de crise hídrica que atinge o país e, de modo particular, as regiões semiáridas. O objetivo da pesquisa é analisar as condições de acesso à água em terras indígenas no semiárido nordestino. A hipótese é que é possível construir, com participação indígena, políticas públicas para a melhoria das condições de acesso à água nos seus territórios. Isso é plausível porque já há evidências de estratégias e experimentos já em construção por povos indígenas, o que será constatado por meio da pesquisa de campo. Trata-se de investigação relevante porque pode subsidiar a elaboração de políticas públicas de gestão das águas no enfrentamento da crise hídrica no semiárido brasileiro. Chama atenção seu caráter inédito, podendo servir como piloto de uma agenda pública em favor da reprodução física e cultural destes povos e endossa um dos objetivos da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas - PNGATI: promover a proteção das nascentes, cursos dágua e mananciais essenciais aos povos indígenas. Trata-se de destacar a singularidade indígena no complexo social total.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
11/04/2022-30/04/2025
Maria das Graças Rojas Soto
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias sociais educativas: instrumentos de saúde pública e exercício da cidadania
Resumo:
Esta proposta se enquadra na Linha 1 do edital (Abrangência Municipal), para ser realizada no município de Curitiba/PR, pelo Instituto Carlos Chagas (ICC) Fiocruz Paraná. O ICC possui um núcleo de estudos em tecnologias sociais educativas cujos membros pesquisam, criam e desenvolvem tecnologias educativas em cinco modalidades de produção: literária, midiática, artística, audiovisual e jogos e aplicativos, todos com foco na saúde pública, como estratégia de aproximação com a população nas ações de divulgação científica para promoção da saúde, sensibilização para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e participação cidadã para o fortalecimento da cultura da paz. Esta proposta visa fomentar o interesse de estudantes e professores na participação pública na ciência e tecnologia por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais educativas promotoras da saúde pública e do fortalecimento da cidadania. Com a realização de workshops e oficinas, alunos e professores de escolas de Curitiba serão sensibilizados para o desenvolvimento de tecnologias sociais educativas, estimulando-os a participar de uma mostra científica para seleção dos melhores trabalhos e premiação com troféus e bolsas de aprimoramento no desenvolvimento desses instrumentos no núcleo de estudos do instituto proponente. O projeto conta com dois momentos: no primeiro, serão oferecidos workshops e oficinas gratuitas e de participação livre para sensibilizar sobre o tema e instrumentalizar para a produção de ferramentas educativas, culminando em uma mostra com premiação dos melhores trabalhos; no segundo momento, os premiados serão convidados a integrar o núcleo de estudos em tecnologias sociais educativas do ICC para desenvolver suas habilidades e participar das ações de divulgação científica realizada pelo instituto. Ambos os momentos serão amplamente publicizados com uso de mídias institucionais, redes sociais e envio de material à imprensa.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
Vigência:
12/12/2021-31/12/2023
Maria das Graças Rojas Soto
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a humanidade em busca de um sonho em comum
Resumo:
Este é um tempo nunca antes vivido, em que todo sonhador no mundo sonha o mesmo sonho, todas as ciências da saúde se debruçam sobre um mesmo objeto de estudo, abordando-o sob todos os ângulos, e a capacidade inovativa está dirigida para um mesmo fim. Há mais de um ano, a compartimentalização do conhecimento e os projetos individualizados mostraram sua fragilidade e deixaram de fazer sentido. Para uma crise sanitária tão avassaladora, o que vem se provando eficaz é a junção de conhecimentos e técnicas, gerando pesquisas que reúnem múltiplas áreas e ações abrangentes e multifacetadas para minimizar o sofrimento global. Esta proposta reflete a importância do conhecimento transversal e da atuação em conjunto como marca de superação da dificuldade atual e angústia coletiva, em busca de um mundo melhor, sonho comum a toda a humanidade. Esta proposta se enquadra na Linha B do edital (Projetos de Abrangência Intermunicipal), na modalidade de evento Exposição de CT&I, para ser realizada de modo remoto durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e se estender em atividades extramuros, para atender a população de 02 municípios do Paraná capital e interior - no período de doze meses. O projeto é conduzido por instituições de dois municípios Curitiba (Instituto Carlos Chagas Fiocruz Paraná e Universidade Federal do Paraná) e Londrina (Universidade Estadual de Londrina) e a sua realização envolve colaboradores das três instituições. Utiliza instrumental lúdico e cênico para abordar a transversalidade na ciência, tecnologia e inovações no planeta abordando a pandemia de Covid-19, os profissionais de vários setores nela envolvidos, os cuidados de todas as áreas de conhecimento necessários para preservação da saúde e enfrentamento ao vírus SARS-CoV-2, os diferentes segmentos impactados pela pandemia (saúde, meio ambiente, economia, cultura, educação, ciência, tecnologia). Por meio de jogos, passatempos, rodas de conversa e manifestações artísticas, é fomentada a reflexão sobre o período de isolamento social e restrição de mobilidade física vivenciado e as alterações que isto trouxe às rotinas das pessoas, seus modos de vida, de consumo e de trocas relacionais, e o modo como tudo isto se relaciona com as inovações científicas e tecnológicas de áreas que se interconectam buscando o bem-estar e a superação da crise mundial vivenciada. O projeto será desenvolvido em dois momentos. No primeiro, as ações serão realizadas de modo online na semana de outubro da SNCT 2021, propriamente dita. No segundo momento, com o maior controle da pandemia e com grande parte da população já vacinada serão realizadas as ações extramuros, nos municípios de Londrina e de Curitiba, com ampla divulgação dos links de acesso aos materiais utilizados, para download livre e utilização pela pessoa ou instituição que se interessar em fazê-lo. Ambos os momentos serão amplamente publicizados com uso de mídias institucionais, redes sociais e envio de material à imprensa.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
Vigência:
04/11/2021-30/11/2023
Maria de Andrade Costa e Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
alguns problemas em análise geométrica
Resumo:
A Análise Geométrica é uma subárea da Geometria Diferencial que utiliza técnicas de Equações Diferenciais Parciais para resolver problemas geométricos e topológicos. O estudo de Equações Diferenciais Parciais em variedades a fim de que se possa entender algumas conexões entre as propriedades analíticas e geométricas de tais objetos tem sido tema de pesquisa de muitos matemáticos nas últimas décadas. A proponente deste projeto possui interesse e experiência na pesquisa em análise geométrica abordando problemas distintos. Em colaboração com pesquisadores da UFS, UFG e Princeton University, este projeto visa desenvolver resultados nos seguintes tópicos: - Deformações conformes e linearização. Este tema tem como origem o problema de Yamabe. Aqui pretendemos analisar rigidez e problemas de curvatura prescrita através da linearização da sigma_k-curvatura e da Q-curvatura. - Problemas de hipersuperfícies com bordo livre na bola. Este tema tem como origem o problema de superfícies mínimas. Nossa pesquisa objetiva obter classificações de hipersuperfícies, mínimas ou de curvatura média constante, com bordo livre na bola que envolvam lacunas, estabilidade e desigualdades isoperimétricas. - Problemas sobre p-parabolicidade. Tema originado no estudo de processos difusivos em variedades. Pretendemos relacionar as características analíticas (estimativas para autovalores e princípio do máximo) do operador não linear p-Laplaciano em variedades Riemannianas com propriedades geométricas (variação do volume e curvatura) e equivalentes estocásticos (recorrência, completude estocástica e propriedade de Feller) presentes no caso p=2. - Fluido estático perfeito. Pesquisa originária da modelagem de física relativística. Espaços fluido perfeitos estáticos são generalizações de espaços-tempo estáticos, que por sua vez são soluções especiais das equações de Einstein. Neste projeto investigaremos a estabilidade de hipersuperfícies mínimas e a desigualdade de Minkowski para estes espaços.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Maria de Fátima Berenice da Cruz
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo da representação social do feminino negro nas imagens e nos textos prosaicos do livro didático do ensino fundamental ii triênio 2019 a 2021
Resumo:
Diante das diversas lutas acerca da inclusão dos povos historicamente excluídos dos processos escolares, este projeto é mais uma tentativa de acompanhamento e avaliação dos instrumentos didáticos pedagógicos que são oferecidos aos estudantes na educação atual. Assim, considerando a importância de se recortar territórios de análise, o projeto fará um estudo, no campo das Letras, sobre a construção das representações do feminino negro nos textos e imagens do livro didático com destaque ao gênero e etnia em razão do apagamento histórico. Considerando que o Livro Didático contribui na formação do sujeito, faz-se necessário um olhar acurado de pesquisadores sobre os materiais que são utilizados na formação de estudantes, principalmente da escola pública brasileira. Por isso, o presente projeto busca analisar como a representação social do feminino negro está colocada nas quatro principais coleções do LDLP do Ensino Fundamental II. A referida análise objetiva verificar se as coleções invisibilizam, desumanizam e/ou estigmatizam a imagem da mulher negra através dos seus textos verbais e não verbais. Assim, desenvolveremos uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter documental, tendo como abordagem teórica a Teoria das Representações Sociais. No primeiro ano analisaremos a linguagem não verbal do texto na perspectiva da análise do discurso. No segundo ano analisaremos os textos prosaicos e sua relação com a leitura subjetiva. E no terceiro ano trabalharemos sobre a construção de um livro piloto de caráter inclusivo. Como repercussão da pesquisa pretendemos diagnosticar continuamente o material didático oferecido ao estudante na escola pública com o intuito de promover, orientar, realizar e publicar estudos que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas a língua e a literatura; assim como promover fóruns, seminários, conferências e outras atividades que divulguem e discutam os resultados das pesquisas na área de Letras e Linguística.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Maria de Fátima Mantovani
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
protocolo de cuidado para a hipertensão arterial sistêmica em pessoas privadas de liberdade
Resumo:
A atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade (PPL) é desde 2017 uma estratégia da atenção primária a saúde, e constitui-se um componente da rede de atenção à saúde. Trata-se de estudo de métodos mistos com abordagem quantitativa transversal e longitudinal do tipo antes e depois e qualitativa descritiva, cujo objetivo geral é de desenvolver protocolo de atendimento para pessoas com hipertensão arterial privadas de liberdade e os objetivos específicos: realizar diagnóstico situacional das variáveis sociodemográficas, hábitos de vida, fatores de risco e das doenças crônicas prevalentes na população prisional de Foz do Iguaçu Paraná; mensurar o conhecimento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e a literacia em saúde das pessoas privadas de liberdade em tratamento de HAS; comparar níveis de conhecimento da HAS e literacia em saúde antes e após a implementação de estratégia de educação em saúde para as PPL com diagnóstico de HAS. O estudo será realizado em três etapas: etapa quantitativa transversal, a qual será realizada para o diagnóstico situacional com amostragem probabilística das PPL dos equipamentos prisionais de Foz do Iguaçu, etapa quanti- qualitativa de pessoas com diagnóstico de hipertensão de uma unidade prisional com amostragem não probabilística por voluntariado que serão acompanhados durante seis meses mediante consulta de enfermagem e atividades educativas em grupos de discussão, avaliação qualitativa das atividades desenvolvidas, e construção do protocolo mediante o resultado das etapas anteriores.Trata-se de trabalho inovador com PPL, em especial, no contexto da promoção da saúde de doenças crônicas não transmissíveis, especialmente em relação a HAS. A elaboração do protocolo, constitui-se em produto, com possibilidade de replicação em outras unidades penais, e como estratégia de mudança nos processos de cuidados da HAS no contexto prisional. Para além destas encontra-se sua contribuição com a justiça social, na medida em que propõe intervenções de enfermagem para pessoas predominantemente marginalizadas socialmente. Revela, ainda, o compromisso da enfermagem, em atuar nos diferentes contextos do viver humano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
03/12/2020-30/09/2023
Maria de Fátima Morethy Couto
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conexões internacionais e a formação de redes locais: as exposições circulantes no mam rio (1948-1978)
Resumo:
O objetivo geral deste projeto de pesquisa é compreender os debates estéticos suscitados pelas mostras internacionais de artes visuais que circularam pelo Brasil entre os anos de 1948 e 1978 e foram apresentadas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). O recorte temporal justifica-se pela instauração das instituições modernas no Brasil, assim como pela crise ocorrida após o incêndio do museu. Essas mostras tinham sua origem em países da Europa (Ocidental e Oriental), das Américas e, em menor escala, do Oriente Médio, África e Ásia, e reuniam artistas ou grupos importantes, em termos simbólicos, para aquela determinada região. Inicialmente, selecionaremos, da ampla lista de exposições realizadas no MAM Rio durante o período indicado, aquelas que também circularam pelo Brasil e suscitaram maior debate no cenário artístico local ou nacional. Em seguida, examinaremos as dimensões políticas e ideológicas subjacentes às exposições selecionadas, buscando compreender suas articulações em seus países e instituições de origem, bem como os contatos diplomáticos estabelecidos para sua circulação no exterior. O inventário e a análise desse conjunto de exposições circulantes possibilitarão melhor conhecer as atuações propositivas de alguns países na paisagem cultural brasileira, levando-se em consideração as interações do tabuleiro geopolítico internacional e a importância do chamado soft power no território sul-americano. Também possibilitarão identificar a formação de redes locais e o papel do MAM Rio enquanto agente dinamizador desse circuito. Por fim, permitirão verificar os efeitos das exposições selecionadas na cena artística do Brasil, permitindo-nos contar a história da arte moderna e contemporânea no Brasil a partir de outras perspectivas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Maria de La Ó Ramallo Veríssimo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
intervenções para promoção do desenvolvimento infantil integral: estudo piloto de implantação do modelo touchpoints
Resumo:
A estratégia global para a saúde das mulheres, crianças e adolescentes (2016-30) prioriza intervenções de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, como o fortalecimento das competências parentais para o cuidado responsivo às Necessidades Essenciais da Criança. No Brasil, o Marco Legal da Primeira Infância prioriza a criança na formulação de programas e políticas públicas, e preconiza a formação de profissionais competentes para a promoção do desenvolvimento infantil. Esta proposta visa contribuir para a formação de profissionais e práticas parentais promotoras do desenvolvimento integral da criança, mediante a implantação do modelo Touchpoints (Terry B. Brazelton) em serviços da rede pública voltados à criança. O modelo Touchpoints orienta a construção de relacionamentos fortes entre família e criança desde antes do nascimento até os 6 anos de idade, e tem sido aplicado em outros países, no apoio familiar em cuidados pediátricos, creches, grupos de pais, visitas domiciliares e serviços sociais. Ele fornece uma abordagem prática e preventiva, com evidências científicas, que apoia os profissionais na formação de parcerias baseadas na força das famílias, com efeitos positivos inclusive para as mais vulneráveis. Dada a escassez de estudos sobre os efeitos de intervenções fortalecedoras da parentalidade com foco nas interações e desenvolvimento emocional, a pergunta deste estudo é: Qual é a viabilidade da implantação de intervenções baseadas no modelo Touchpoints na atenção à criança na primeiríssima infância em serviços públicos de atenção às crianças e famílias? A viabilidade e os efeitos do modelo nas práticas dos trabalhadores será testada em estudo piloto, quase-experimental, em serviços públicos de saúde, educação e desenvolvimento social, em Jundiaí-SP, município onde está implantado o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, e em serviços de saúde em Catalão-GO, município onde não há projetos intersetoriais para a primeira infância.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Maria de Lourdes Barreto Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
jovens mulheres estão desaprendendo a serem felizes? precisamos buscar o empoderamento econômico
Resumo:
Os desafios da sociedade contemporânea com o advento das novas tecnologias, a necessidade de sempre produzir mais, a velocidade das mudanças da informação, o trabalho remoto que gerou os nômades digitais e a maior dinâmica no mercado de trabalho, demonstram sintomas que causaram modificações nas pessoas geração Z para a atual geração alfa, que afetam o mercado de trabalho. Essa geração alfa é inquieta, ávida por acumular dinheiro e não presa aos valores, onde tudo se desmancha no ar (Bauman que o diga), faz com que haja crescente número de pessoas infelizes. Apesar da queda da felicidade afetar ambos os sexos, as mulheres sofrem mais por causa da dupla jornada de trabalho, do machismo estrutural ainda existente, da violência contra mulher em várias facetas e da desigualdade de oportunidades na vida e no trabalho. Uma saída para atual crise (que é a mesma antiga crise) do desequilíbrio de chances e da infelicidade, é através do empoderamento econômico de jovens mulheres. Assim, o objetivo desse teatro científico é contar de forma lúdica uma história desde nossa independência das modificações da ciência, tecnologia e inovação e como isso afetou a felicidade do das mulheres, sobretudo essa nova geração alfa, público direto da apresentação. A saída apresentada para essa crise será o empoderameto dessas jovens mulheres que vai além do acumulo de dinheiro. Felicidade não se compra, não! A gente é feliz pelo que a gente faz (Maidana, 2016), mas o empoderamento econômico de jovens mulheres auxilia na auto afirmação, que possibilita a libertação e a ascensão da felicidade (Moreira, 2020).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
13/09/2022-31/03/2023
Maria de Nazaré Correia Soeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
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Currículo
Título do Projeto:
novos candidatos a fármacos para doença de chagas: abordagens in vitro, in sílico e in vivo.
Resumo:
A identificação de novos esquemas terapêuticos implica em diferentes linhas de investigação incluindo: (i) análise de medicamentos já licenciados para outras enfermidades (reposicionamento) e que compartilhem mecanismos de ação e alvos celulares comuns; (ii) estudos fenotípicos a partir de bibliotecas de compostos (naturais e sintéticos); e (iii) investigação racional de inibidores específicos de alvos ou vias metabólicas seletivas. A terapia combinada, potente ferramenta de tratamento para diversas patologias incluindo as de origem infecciosa, associa agentes que atuam por mecanismos diferentes minimizando desenvolvimento de resistência, reduzindo doses, custos e intervalos de tratamento. Impacto dos agentes farmacológicos sobre as propriedades fisiológicas de células de mamíferos sadias e sobre a resposta imune humoral e celular dos hospedeiros são também questões fundamentais para desenho, seleção e identificação de novos alvos mais potentes e de maior perfil de segurança. Por fim, uma melhor compreensão da microbiota do hospedeiro tem se revelado importante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas complementares e alternativas como para diversas doenças, incluindo as de origem infecciosa. A doença de Chagas (DC) pertence ao grupo das enfermidades negligenciadas com cerca de 6 milhões de afetados cuja terapêutica é baseada em dois velhos fármacos que requerem tratamento em longo prazo e produzem efeitos adversos graves, além de baixas taxas de cura na fase crônica tardia. Novos estudos de quimioterapia experimental são fundamentais para identificação de novas terapias (e esquemas terapêuticos) mais seletivos e eficientes visando promoção acesso de melhores alternativas terapêuticas para os milhões de portadores chagásicos. O presente projeto propiciará ainda a formação de recursos humanos, com consolidação de parcerias nacionais e internacionais e divulgação de dados em fóruns científicos e para sociedade.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
05/02/2022-28/02/2025
Maria del Carmen Bisi Molina
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prevenção da obesidade infantil na atenção primária em saúde: um ensaio comunitário na região metropolitana de vitória/es
Resumo:
A obesidade é uma condição crônica de origem multifatorial, de difícil prevenção e controle, constituindo-se num dos mais importantes fatores de risco para complicações cardiometabólicas. O impacto da obesidade tem se refletido numa crescente e desafiadora demanda de assistência à saúde em diferentes níveis de complexidade. Esse cenário mostra a importância de incorporar ações de promoção, focadas na prevenção da obesidade infantil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Esta proposta visa à execução de uma intervenção voltada para prevenção da obesidade infantil na APS, em três municípios da Região Metropolitana de Vitória-RMV/Espírito Santo, na perspectiva socioambiental e pautada na realidade local. Tem por objetivos específicos: 1. Monitorar o estado nutricional de crianças (6-10 anos), cadastradas nas Unidades Saúde da Família (USF); 2. Avaliar mudanças no estado nutricional, hábitos e comportamentos alimentares e de atividade física e lazer sedentário de crianças e seus pais/responsáveis, e 3. Monitorar pressão arterial (PA) de crianças e de seus pais/responsáveis. Trata-se de um ensaio comunitário a ser realizado em Vitória, Cariacica e Serra, municípios que apresentam cerca de 25% de excesso de peso entre crianças. A escolha desses municípios se deve à participação de profissionais e gestores no curso Enfrentamento da Obesidade na Atenção Primária à Saúde no ES, realizada no ano de 2020. Como produto final, foi elaborado o Plano Municipal de Enfrentamento da Obesidade, com ações previstas para promoção da alimentação saudável. Pretende-se dotar esses municípios de condições favoráveis ao desenvolvimento do plano elaborado com a participação de profissionais e gestores municipais, considerando os objetivos alcançados. Serão convidadas todas as famílias com crianças de 6-10 anos, cadastradas nas Unidades Saúde da Família (USF), por meio de banner e outras mídias. Será considerada como desfecho a taxa de 25% de crianças com sobrepeso que, após a intervenção, mantiveram ou reduziram o seu peso corporal. Tal parâmetro se fundamenta em função do processo de crescimento, que, mesmo mais lento, em indivíduos que mantêm o peso corporal acarretará em redução do IMC. Para cálculo da amostra, foi considerada diferença significativa de 10% entre expostos e não expostos em todas as faixas etárias no grupo de crianças com sobrepeso, erro tipo I de 5% e tipo II de 20%. O tamanho mínimo é de 143 crianças em cada grupo. Foram acrescentados 20%, por possíveis perdas, perfazendo 344 crianças. Outros parâmetros de interesse: Adesão de 50% das crianças à prática de atividade física regular e/ou domicílio e Adesão de 50% das famílias às atividades de educação alimentar e nutricional. O estudo será realizado em 5 etapas: 1. Linha de Base (diagnóstico de saúde, atividade física, nutrição e alimentação dos participantes); 2. Estudo qualitativo, técnica de grupo focal, com objetivo de delinear e qualificar o programa de intervenção na USF. Levantamento da percepção dos indivíduos da comunidade sobre o objeto do estudo, ambientes alimentares, dificuldades que possam ter para instituir uma alimentação saudável e adequada e a prática de atividade física, e sobre as características que deverá ter a intervenção. Serão apresentadas algumas estratégias, tais como rodas de conversa, oficinas culinárias, Mobile Health, práticas de atividade física, estímulo à realização de hortas comunitárias, dentre outras; 3. Planejamento e execução da Intervenção, com base no estudo qualitativo; 4. Após 6 meses, serão reaplicados alguns questionários e realizada nova aferição antropométrica e hemodinâmica. 5. Após 12 meses, será realizada a segunda reavaliação. Desfechos marcadores de mudanças: Peso Corporal, IMC e CC, PA das crianças e pais, comportamentos e hábitos relacionados ao consumo de sal, açúcar, gorduras, alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, frutas, verduras e legumes, e comportamentos relacionados ao lazer sedentário e atividade física. A variação da PA, peso e estatura das crianças, e do IMC será avaliada pela medida repetida no tempo. Será utilizado o procedimento de modelos de efeitos mistos (proc mixed do SAS- Statistical analysis system). As mudanças de consumo alimentar serão avaliadas pela diferença das médias do início ao fim do estudo e avaliação das diferenças de percentuais de consumo. As medidas de avaliação do processo de intervenção permitirão avaliar adesão e adequação das propostas de mudanças de hábitos e comportamentos alimentares e de atividade física. As análises serão realizadas no SAS. O projeto será realizado de acordo com os princípios da Declaração de Helsinque e encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFES para avaliação e aprovação. Todos os projetos deverão ser aprovados nas secretarias de saúde dos municípios. Todos os participantes que aceitaram participar da pesquisa deverão assinar o TCLE antes da coleta de dados. Por se tratar de um estudo de intervenção, as famílias e seus filhos do grupo controle receberão orientações por meio de palestras em dois momentos no decorrer do projeto (6 e 9 meses). Além disso, crianças diagnosticadas com obesidade serão encaminhadas para atendimento especializado do projeto com objetivo de acompanhamento e avaliação clínica metabólica de sua condição. O Plano de Comunicação terá foco na prevenção da obesidade infantil. Os produtos propostos (materiais de divulgação e educativos) estão sustentados na difusão de conhecimento, método e técnicas da pesquisa, na educação alimentar e nutricional e na promoção da atividade física. A partir dos resultados, pretende-se produzir informação qualificada (artigos e resumos em eventos científicos), duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. A abordagem multiprofissional na prevenção da obesidade infantil na APS poderá se constituir como de alta aplicabilidade no SUS, considerando seus resultados, implementação, reprodutibilidade e disseminação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
06/12/2020-30/11/2023
Maria do Carmo de Sousa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
educação científica e tecnológica no laboratório interdisciplinar online em rede: estudo sobre a colaboração e a interdisciplinaridade no percurso formativo de professores-pesquisadores da educação básica
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os percursos formativos de professores pesquisadores da Educação Básica em rede, voltados à educação científica e tecnológica, em um contexto colaborativo e interdisciplinar denominado de Laboratório Interdisciplinar Online (LION). Os professores-pesquisadores atuam em diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino, em três instituições públicas, sendo duas localizadas em São Carlos (uma escola estadual, níveis Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio e uma instituição federal, nível técnico) e outra em Sorocaba (escola municipal, nível Ensino Fundamental 1º ao 5º ano). A partir de parcerias colaborativas estabelecidas entre as instituições pretende-se responder à questão: Como professores-pesquisadores da Educação Básica constroem seus percursos formativos em rede, relacionados à educação científica e tecnológica quando inseridos no LION?. A pesquisa será qualitativa, caracterizada como pesquisa-intervenção pedagógica e desenvolvida por meio da parceria colaborativa. Desenvolver-se-ão estudos teóricos e discussões que envolvem os professores-pesquisadores da Educação Básica e pesquisadores da UFSCar e do IFSP sobre as problemáticas decorrentes dos percursos formativos durante a pesquisa. Para construção dos dados serão utilizados: entrevistas em grupos focais, entrevistas narrativas, escrita de casos de ensino, encontros e reflexões em grupos colaborativos, planejamento e elaboração de materiais didáticos, planejamento e constituição do LION. A análise seguirá uma linha interpretativa e considerará como categoria temática transversal o eixo de linguagens que perpassa os eixos de tecnologias, educação científica e metodologias. Como resultados, a pesquisa poderá contribuir com a constituição do LION enquanto espaço formativo e interdisciplinar tanto para a formação do professor-pesquisador, quanto para a produção e divulgação científica dos recursos didáticos digitais elaborados pelas equipes interdisciplinares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sujeitos & territórios tradicionais na amazônia
Resumo:
Esta proposta objetiva analisar as formas de trabalho no manejo dos recursos naturais dos povos ribeirinhos na Amazônia, conhecer as condições de acesso aos direitos sociais e desvendar a trajetória de formação sociohistórica em seus territórios tradicionais. A importância social e acadêmica deste estudo, na presente conjuntura de crise socioambiental, explica-se pela centralidade dos debates relativos à cidadania dos povos pela permanência em seus territórios. Pois, seus direitos instituídos de autonomia de organização sociocultural enfrentam fortes embates mediante as transformações do mundo do trabalho, impostas pela dinâmica do novo paradigma técnico-econômico de expansão do capital associado à nova onda de políticas neoliberais. A trajetória metodológica do estudo, ordenada a partir dos procedimentos técnicos da metodologia de pesquisa-ação, modalidade Inter-Ação, sob viés crítico da abordagem marxiana, cujo enfoque central na dinâmica da relação sociedade natureza, faz-se mediada pelo trabalho e pela cultura, no território das comunidades ribeirinhas. De natureza quanti-qualitativa, na pesquisa bibliográfica, documental e de campo adota-se um mix de técnicas e instrumentos na coleta de informações, com abordagem grupal e individual, e técnicas interpretativas sobre o contexto e relatos dos informantes, qualificados pelas vivências e experiências nas comunidades ribeirinhas. O lócus de investigação são comunidades situadas nos municípios de Coari, Caapiranga e Iranduba, no Estado do Amazonas. A hipótese de referência do estudo são a prevalência de um complexo de desafio e dilemas em relação à organização sociocultural dos ribeirinhos, face às investidas sobre grupos e territórios aliados às políticas públicas neoliberais, numa negação ao usufruto dos direitos sociais, vivenciando impactos deletérios aos ecossistemas que inibem e impõem alterações às formas tradicionais de organização do trabalho e do manejo dos recursos naturais locais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
07/03/2022-31/03/2025
Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
amandaba na amazônia: os círculos de cultura como estratégia para incentivar o autocuidado para diabetes mellitus na atenção primária à saúde
Resumo:
A proposta desse projeto se inseri na estratégia 7 do Plano de Enfrentamento de DCNT que tem o objetivo de fortalecer a área de educação em saúde, voltadas ao incentivo a autonomia e ao autocuidado para portadores de Diabetes. Metodologias de educação em saúde que estimulem ao autocuidado para pacientes com Diabetes é uma necessidade, visto que a frequência desse agravo aumentou na cidade de Belém de 4,0% em 2007 para 6,8% em 2019. A estratégia de autocuidado permite que o indivíduo desenvolva autonomia em relação aos cuidados para controle do Diabetes e suas complicações, contando um círculo (Amandaba) de apoio, a equipe de Saúde, a família e a comunidade. A autonomia para a tomada de decisão pressupõe conhecimento e apoio a fim de aumentar a atividade física, se engajar em dieta saudável, cessação do tabagismo, tomada da medicação e cuidado com os pés. Nesse projeto pretende-se abordar ainda, as disfunções vesicais diabéticas, mais comuns do que a neuropatia e a nefropatia diabéticas e que ocasionam incontinência urinária com piora da qualidade de vida das mulheres com Diabetes, mas, podem que ser reduzidas por estratégias de autocuidado. A metodologia pedagógica para educação em saúde para pessoas com Diabetes, baseada na problematização e no diálogo, centrada no indivíduo e não na doença, representada pelos Círculos de Cultura como preconizados por Paulo Freire(1967), foi realizada em uma cidade paraense com bons resultados. Objetivo: Implantar e avaliar os Círculos de Cultura como estratégia de educação em saúde para o autocuidado em Diabetes mellitus e a utilização de aplicativos para a realização e manutenção do mesmo. Metodologia: Trata-se de ensaio clínico randomizado a ser desenvolvido com usuários portadores de diabetes mellitus na faixa etária de 30 anos e mais, acompanhados nas unidades das Estratégias de Saúde da Família do município de Belém-Pará, nos Distritos Administrativos do Guamá e Benguí, os mais populosos de Belém. A amostra calculada com um nível de confiança de 95%, α de 0,05, erro de 0,07 resultou em 112 no grupo intervenção-GI (Distrito Do Guamá) e 93 no grupo controle-GC (Distrito do Benguí), totalizando 205 participantes. Os integrantes do GI participarão das atividades de educação em saúde utilizando a metodologia do Círculo de Cultura conforme descrito por (CORREA; CASTELO-BRANCO, 2019) e serão orientados à utilização do aplicativo móvel de celular. A avaliação dos participantes de ambos os grupos utilizará o questionário sociodemográfico padronizado individual no início do estudo, o Questionário de Atividades de Autocuidados com o Diabetes-QAD, o Kings Health Questionnaire - KHQ e o International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form - ICIQ-SF. Serão realizadas ainda as coletas de amostra sanguínea para glicemia de jejum, hemoglobina glicada, colesterol total e HDL-c, e triglicerídeos e microalbuminúria, verificada a pressão arterial, medidos a circunferência abdominal, peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além do exame de sensibilidade dos pés. O seguimento será realizado aos 3 e 6 meses e após 1 ano. O desfecho principal será aumentar a adesão ao autocuidado o que a curto e longo prazo reduzirá as complicações relacionadas ao Diabetes com melhora da qualidade de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
02/12/2020-31/12/2022
Maria do Socorro Rayol Amoras
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mulheres quilombolas em movimento: o protagonismo feminino na organização social e política do território
Resumo:
Esta proposta investiga o protagonismo de mulheres quilombolas na organização social e política dos seus territórios a partir de um estudo em duas regiões brasileiras, Norte e Sul, particularmente, nos estados do Pará e Rio Grande do Sul. Interessa refletir sobre como uma mulher se torna liderança política nos territórios quilombolas. Parte do entendimento que esses territórios se mantêm, por séculos, pela defesa da permanência e continuidade do grupo. A pesquisa interroga: como as mulheres quilombolas participam da defesa dos seus territórios? A intenção é alcançar a agência dessas mulheres na preservação dos seus grupos e como enfrentam as opressões interseccionais de gênero, raça e classe. Para isso, toma o campo epistemológico dos feminismos negro, para compreender essas duas regiões brasileiras considerando os atravessamentos históricos das contradições do projeto colonial na produção das diferenças e das desigualdades entre ambas, as quais subalternizam as mulheres negras e quilombolas. No retrato deixado pela colonização, a região Norte abriga uma população de maioria negra subalternizada, porém, é uma região biodiversa, rica em recursos minerais e naturais. A região sul possui uma população de maioria branca e que usufrui de melhores condições básicas de vida e com o maior número de mão de obra empregada e escolarizada. O estudo objetiva, desse modo, compreender como essas diferenças e desigualdades impulsionam a organização política das mulheres quilombolas. Infere-se que as particularidades desses dois contextos regionais apresentam formas diversas de lideranças femininas, assim como vivenciam diferentes processos de tornar-se liderança. Isso significa formas de organização e estratégias de luta diferenciadas, como este estudo pretende refletir. A metodologia se pauta na Pesquisa-Ação Participante, visando o diálogo em profundidade. Espera-se produzir resultados sistematizados que alcancem o grupo estudado e a sociedade em geral.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Maria Dolores Lima da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as políticas de regulação sobre o meio ambiente e seus impactos na amazônia
Resumo:
A pesquisa objetiva investigar o impacto de políticas regulatórias ambientais, de âmbito nacional, na materialização de projetos de infraestrutura e de áreas protegidas na Amazônia, com foco no estado do Pará. Desde que os problemas ambientais entram na agenda decisória sobre políticas, diferentes interesses competem para definir o formato da legislação que imporá custos e benefícios de forma diferenciada sobre diferentes grupos sociais. Considerando o impasse entre quem ganha e quem perde com a política ambiental, a pergunta que norteará a investigação indaga como as políticas regulatórias sobre meio ambiente impactam em atividades de distintos grupos sociais que exercem controle de porções do território na região Amazônica. A investigação se dedicará, especificamente, na relação entre as regras de proteção ambiental, licença a projetos de infraestrutura e impactos socioambientais. A hipótese que norteará a análise é de que os impasses registrados durante o processo decisório sobre a política regulatória de proteção ambiental se refletem em conflitos e litígios entre os grupos sociais que ocupam partes do território amazônico com distintas finalidades, tais como a construção de grandes projetos de infraestrutura e a criação e manutenção de áreas protegidas. A estratégia metodológica constitui-se de montagem de banco de dados sobre legislação ambiental, de onde serão identificados os pontos de dissenso durante a criação da legislação, a coleta de dados documentais junto ao Ministério Público e outros órgãos públicos, e a realização de entrevistas semiestruturadas com membros/representantes de empresas, de órgãos públicos e de comunidades tradicionais. Os resultados da pesquisa subsidiarão publicações especializadas, a construção de uma Laboratório sobre políticas ambientais e o acompanhamento e divulgação de informações sobre as políticas regulatórias na Amazônia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Maria Elisa Magri
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prospecção tecnológica para recuperação de bioprodutos de sistemas de saneamento circulares: produção, validação e riscos associados
Resumo:
Estima-se que em 2025 dois terços da população mundial viverá em condições de estresse hídrico, o que ocorre, em partes, pela falta de disponibilidade de água com qualidade. Uma das principais fontes de contaminação é o despejo de esgotos sanitários, com destaque para a carga de nutrientes contida nos mesmos, o que promove a eutrofização. A agricultura é responsável por 70% do consumo de água disponível no planeta, no entanto, a cadeia de produção de alimentos atual não consegue universalizar o seu acesso (35% da população mundial vive em insegurança alimentar). A última safra de produção agrícola no Brasil (2019/20) foi de 347 milhões de ton (aumento de 204% em 20 anos), e espera-se que em breve o país ocupe a posição de líder mundial na produção de alimentos. No entanto, ainda dependemos da importação de cerca de 80% de todo o fertilizante demandado. Desta forma, porque o Brasil continua apostando majoritariamente em tecnologias de tratamento de esgotos visando a remoção de nutrientes, enquanto globalmente nos é demandada uma alta produção de alimentos, o que requer uma demanda por água e fertilizantes que não conseguimos produzir pelas vias convencionais? Os preceitos da economia circular aplicados ao saneamento preconizam a recuperação de água, energia e nutrientes. No entanto, são necessárias pesquisas que validem esta implementação, sendo este o objetivo central deste projeto. Questões específicas serão estudadas, como a prospecção tecnológica para produção de fertilizantes a partir de urina humana (precipitação de P e N na forma de estruvita) e lodo (adsorção de P em biopolímeros de alginato), água de reuso de sistemas baseados na natureza, potenciais riscos, custos e lógicas de implantação. Para tal o projeto será dividido etapas, distribuídas em três eixos de ação chamados de Eixo Nutrientes, E. Água e E. Gestão. A perspectiva é a validação do uso de água de reuso e fertilizantes orgânicos e organo-minerais classe B com percentuais de N-P de entre 10-60%.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Maria Elvira Piñeiro Maceira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
representação de incertezas de fontes eólicas no planejamento da operação de longo e médio prazos de sistemas hidro-térmico-eólicos interligados.
Resumo:
A matriz elétrica brasileira apresenta alta participação de fontes renováveis, respondendo por mais de 80% do consumo de energia. As fontes intermitentes, em especial a eólica, têm experimentado um crescimento acelerado. Estima-se que em 2020-2029 a capacidade eólica instalada aumente 2,5 vezes e atinja 39500 MW (17,3% da do País). Apesar das vantagens, a intermitência da geração eólica, dada a natureza intrínseca da variabilidade horária e mensal dos ventos, constitui um desafio para sua integração ao sistema. Uma capacidade inadequada de prever a sua produção nos diversos horizontes de tomada de decisão afeta adversamente o desempenho do sistema e o benefício econômico. O planejamento do sistema interligado nacional é dividido em planejamentos da expansão e da operação (médio/curto prazos), e programação da operação; e utiliza uma cadeia de modelos computacionais. O modelo empregado nas atividades de expansão e da operação de médio prazo, e no cálculo dos preços spot, representa o problema de planejamento como um problema de programação linear estocástico multi-estágio com discretização mensal. Atualmente, a representação da produção eólica é realizada de forma simplificada, com base na média mensal dos últimos 5 anos de produção líquida. Assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de metodologias para representar adequadamente as incertezas das fontes eólicas nas atividades de planejamento. Entre os aprimoramentos necessários, objeto desta proposta, destacam-se o desenvolvimento de: (i) um modelo integrado de geração de séries sintéticas multivariadas mensais de afluências e ventos, considerando as correlações entre as velocidades do vento, entre as afluências e entre as velocidades do vento e afluências; (ii) um modelo para a obtenção de funções que relacionam as médias mensais das velocidades do vento e das produções eólicas (FTMs); (iii) uma base de dados com valores pareados de velocidades do vento e de produções eólica - medidos, reanálise ou previsto.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
26/04/2022-30/04/2025
Maria Emilia Schutesky
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o sistema mineral carajás uma abordagem geológica-geofísica-metalogenética integrada
Resumo:
A Província de Carajás é uma das províncias minerais mais importantes no mundo. A parte das volumosas reservas de minério de ferro, Carajás também compreende diversos outros depósitos de classe mundial, como Ni-Cu-PGE, Cr, Cu-Au (tipo IOCG e polimetálico), Au-PGE (Serra Pelada) e Mn (Azul). Esse cenário particularmente próspero advém da evolução geológica-metalogenética da província durante o ArqueanoPaleoproterozóico, com a influência de variados eventos mineralizadores de metais base e nobres em distintos ambientes geotectônicos. Nos últimos anos, diversos estudos tiveram foco em depósitos minerais selecionados na PMC e contribuíram, assim, para a construção de um cenário geológico-metalogenético robusto na escala de depósito. Porém, a região ainda carece de uma sólida integração geológica, geofísica-metalogenética aplicada em escala de província. Com uma abordagem voltada para a metalogênese de depósitos de Cu-Au na Província Mineral de Carajás, propõem-se a realização de um estudo integrado, aplicando métodos geofísicos e isotópicos para caracterização dos depósitos de Cu-Au e, com isso, ampliar a compreensão dos processos metalogenéticos envolvidos na formação do Sistema Mineral Carajás. A metodologia inclui a integração e interpretação qualitativa e quantitativa dos dados magnéticos de alta resolução e gamaespectrométricos da região de Carájas disponíveis por meio do Serviço Geológico do Brasil e construção do Mapa da superfície Curie utilizando dois conjuntos de dados: i) a integração de dados aéreos, e; ii) o modelo EMAG3. Minerais minério serão analisados para definição das composição química e da assinatura de isótopos radiogênicos (Nd-Sr-Hf-Pb) e estáveis (S-Fe-Cu-O). Os resultados obtidos representarão importante avanço no entendimento da evolução metalogenética de Cu-Au da Província Carajás. Com isso, além da implicação prospectiva para descoberta de novos depósitos, os dados publicados terão ampla repercussão internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
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