Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu

Ciências da Saúde

Odontologia
  • risco de soroconversão para hiv e hbv em exposições ocupacionais a material biológico de risco nos ambientes odontológicos
  • O objetivo do presente estudo é quantificar a frequência de soroconversão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e do Vírus da Hepatite B (HBV) em profissionais e estudantes que se acidentaram com material biológico em atividades odontológicas no munícipio de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e avaliar a qualidade do banco de dados utilizado para as estimativas de soroconversão. A revisão sistemática terá como pergunta original: “qual a taxa de soroconversão para HIV entre profissionais da saúde que sofreram acidente com material biológico de risco? Dentre esses, quais grupos tiveram indicação de Profilaxia Pós-Exposição (PPE) e qual a taxa de soroconversão naqueles que aderiram ou não às PPE indicadas?” Serão realizadas buscas sistematizadas de estudos primários em bases de dados, com estratégias de buscas definidas. O estudo observacional terá como população os profissionais e estudantes que sofreram acidente com material biológico de risco em ambiente odontológico, no município de Belo Horizonte, e seguiram as recomendações para atendimento adotadas pelo município entre 2011 e 2019. Serão incluídos pacientes de ambos os sexos, que tiveram exame anti-HIV negativo e/ou anti-HbsAg não reativo na data do acidente e que realizaram acompanhamento de, no mínimo, 3 meses (HIV) e 6 meses (HBV) pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do município de Belo Horizonte. Para o estudo de coorte, serão analisados os acidentes ocupacionais com exposição a fluidos corporais de pacientes com testagem ou de fonte desconhecida para sorologia do HIV e HBV, bem como sua adesão, ou não, à PPE. Covariáveis clínicas e sociodemográficas também serão mensuradas. O desfecho a ser analisado será a soroconversão ou não para HIV positivo e/ou HBV positivo entre os pesquisados. Análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla serão desenvolvidas para estimativas de risco relativo não-ajustados e ajustados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mauro Jose Alixandrini Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • interfaces tangíveis para sistemas de informação geográfica
  • A complexidade das formas tridimensionais da paisagem como sua morfologia, as estruturas vegetais e as construções modelam processos naturais e antrópicos que afetam a população. Tanto causas como efeitos desses processos devem ser compreendidos por diferentes profissionais e por diferentes perfis de população afim de elaborar soluções interdisciplinares para problemas como: ocupação antrópica do espaço, a erosão, a ventilação, regimes de escoamento das águas, deslizamentos, queimadas, insolação e propagação de doenças infecciosas, etc. A ciência da informação geográfica tem utilizado modelos computacionais e captura da realidade para simular analisar e avaliar esses processos e seu impacto no ambiente. Mas essas análises de geoinformação cada vez mais interdisciplinares demandam interfaces mais versáteis que permitam discussões mais amplas e dinamizem as interações. Apresenta-se então um sistema de visualização de modelagem geoespacial tangível, que deve ser investigado quanto a sua verdadeira capacidade de promover ganhos interdisciplinares. Isso porque tecnologias emergentes desafiam mais e mais a capacidade de elaboração de soluções interdisciplinares que demandam interações mais ativas de profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento. Uma vez que as interfaces já promovem ganho de experiência e habilidades de trabalho em áreas específicas o projeto se debruça para estudar sua capacidade frente a problemas geoespaciais. Propõe-se uma configuração física e arquitetura de software e hardware de um sistema de interface tangível de informação geográfica para investigar seus recursos para usos interdisciplinares. A proposta apoia-se numa metodologia que foca desde a captura da realidade com tecnologias inovativas à preparação de uma base de dados e a construção de uma interface tangível além de uma série de experimentos que possam produzir informações para a avaliação das interações interdisciplinares de profissionais ou mesmo na preparação deles.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mauro Margalho Coutinho

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação tecnológica e educação em comunidades ribeirinhas: contribuições à concepção de cidades inteligentes na amazônia
  • Hoje muito se fala acerca das Cidades Inteligentes e Solidárias e de como elas podem elevar a qualidade de vida da população. Entretanto, em regiões como a Amazônia, onde as cidades são espraiadas em um ecossistema que abarca centenas de áreas ribeirinhas, não se pode pensar o desenvolvimento local sem incluir essas regiões e suas particularidades. Durante a pandemia que assolou a humanidade em 2020 milhares de estudantes ribeirinhos ficaram totalmente desprovidos de quaisquer recursos de ensino por não terem acesso à Internet, infraestrutura que definitivamente ainda não está disponível para a maioria dos que vivem nessa condição. Apesar de haverem soluções alternativas que poderiam ter dado um desfecho diferente a esse problema, o foco sempre se deu nas áreas urbanas com recursos já disponíveis, em uma amostra latente do quão o planejamento estratégico desses grandes centros precisa ser repensado. Esta proposta traz em seu cerne a investigação, desenvolvimento e teste de uma alternativa factível para a comunidade ribeirinha no que tange à continuidade da atividade formativa, mesmo diante de adversidades como foi o caso da pandemia de 2020 que trouxe com ela a necessidade de isolamento social. Cabe ressaltar que este estudo se ancora na comunicação baseada em contatos oportunistas, viabilizados em locais totalmente desprovidos de infraestrutura, como é o caso do espaço sideral, e se alicerça em métodos similares ao adotado nas pesquisas da Internet por se apropriar de uma forma de comunicação remota conhecida como mula de dados. Em tempos normais o sistema poderá ainda ser usado no apoio à formação não presencial através de vídeos aulas disponibilizadas em um sistema amigável, autônomo e que poderá ser alimentado tanto por conteúdo proveniente das instâncias oficiais, como pelas secretarias de educação, além de pela própria comunidade, fomentando um modelo de ciência cidadã e permitindo que o conhecimento ribeirinho se propague para as próximas gerações.
  • Universidade da Amazônia - PA - Brasil
  • 17/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Mauro Martins Teixeira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • desenvolvimento de modelos de h5n1 para estudo de patogênese, novos alvos terapêuticos e prova de conceito de plataforma vacinal com nanopartículas lipídicas
  • Modelos experimentais de infecções por vírus Influenza são de extrema importância, pois fornecem conhecimento sobre os mecanismos imunes envolvidos na doença, na resposta à vacinação, a tratamentos antivirais, além de prover evidências sobre potenciais terapias imunomodulatórias, anti-inflamatórias ou pró-resolutivas. Sem os modelos experimentais adequados, não há como evoluir no desenvolvimento de novas terapias ou vacinas para a Influenza. Nosso grupo possui vasta experiência no desenvolvimento de modelos de doenças infecciosas, incluindo pelos vírus Influenza A sazonais (H1N1 e H3N2) e pelo SARS-CoV-2 que requer ambiente NB3 para os experimentos. Os antivirais atualmente aprovados contra a influenza – Oseltamivir e Baloxavir – são eficazes contra os vírus H5N1 circulantes. No entanto, Terapias adjuvantes aos antivirais em uso, com foco na resposta do hospedeiro, são desejáveis para o controle da patogênese. Além dos modelos experimentais, o estudo de biomarcadores durante a infecção em humanos também pode contribuir para o entendimento da patogênese e sugerir novas moléculas a serem testadas nos modelos pré-clínicos. Outro ponto importante na pesquisa sobre o vírus H5N1 é o desenvolvimento de plataformas vacinais rápidas, eficazes e seguras, que sejam capazes de conter uma eventual pandemia em poucos meses. A criação das formulações de vacinas de mRNA contra a COVID-19 marcou um novo estágio na evolução da medicina. Nosso grupo de pesquisa trabalha com metodologias inovadoras para produção de nanopartículas lipídicas com proteção intelectual e independência de tecnologia externas, permitindo assim criar um conhecimento patenteável, nacional e protegido. Tendo em vista nossa experiência na área de influenza, de novos anti-inflamatórios e de novas formulações vacinais, temos como objetivo desenvolver e caracterizar modelos animais de infecção por H5N1 a serem utilizados como plataforma de pesquisa de patogenia, novas terapias e vacinas e estudos translacionais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026