Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Octavio Luiz Franco

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenho guiado de peptídeos ativos contra a enzima ns3 do vírus da dengue
  • A incidência da dengue tem crescido drasticamente em todo o mundo, e no Brasil (2022) foi de 1.450.270 casos, com 1000 óbitos apenas na região centro-oeste. Cada um dos sorotipos (DENV-1 a DENV-4) apresenta diferentes genótipos que possuem resposta imune específica no hospedeiro. Isso dificulta a produção de imunizantes e fármacos para tratamento da doença. O vírus é composto de diversas proteínas estruturais e enzimas responsáveis pela replicação. A enzima NS3 possui dois domínios com múltipla funcionalidade ligados por uma cadeia polipeptídica denominado link. Apesar da NS3 ter sido alvo de pesquisas, ainda nenhum inibidor especifico a esta enzima chegou à fase pré-clínica. Enzimas endógenas possuem sítios ativos homólogos ao da NS3. A presente proposta pretende gerar peptídeos desenhados racionalmente capazes de atingir o link da NS3. Pesquisas revelam que mutações feitas nesse link promovem a inativação multifuncional da enzima. No nosso grupo de pesquisa, previamente, a NS3 recombinante foi exitosamente produzida heterologamente, identificada (Fig.1) e sua viabilidade multifuncional demonstrada (Fig.2). Para continuar a presente pesquisa se faz necessário produzir NS3 recombinante continuamente para padronizar as atividades de proteinase e ATPase no intuito de achar os parâmetros cinéticos. Peptídeos selecionados por análise in silico serão sintetizados. Com os dados cinéticos estabelecidos, a NS3 será desafiada aos candidatos inibidores sintéticos. Os candidatos que consigam inibir a múltipla funcionalidade da NS3 serão selecionados para realizar testes in vitro com o vírus infetando células. Neste teste, várias concentrações dos inibidores serão testadas no intuito de atingir a inibição da carga viral. A partir do experimento anterior, os três candidatos mais potentes serão testados in vivo com vírus infetando camundongos. Como potencial de inovação, criar inibidores de ação específica torna o trabalho um desenvolvimento inédito.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Octavio Ribeiro de Mendonça Neto

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • como os fundadores de pequenas empresas garantiram a longevidade dos negócios sem ferramentas contábeis formais: um estudo baseado na teoria da prática de bourdieu.
  • Vide projeto anexo Muitos fundadores de pequenas empresas não detinham conhecimentos sobre contabilidade e nem dispunham de funcionários qualificados nessa área e, ainda assim garantiram a longevidade de seus negócios. Nesse contexto, o que se pretende com esse projeto é entender de que forma isso aconteceu, ou seja o objetivo desse projeto é entender como os fundadores de pequenas empresas garantiram a longevidade dos seus negócios sem ferramentas contábeis formais. Para atingir esse objetivo será realizada pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com 20 (vinte) empresários fundadores de empresas com essas características. Os dados coletados através dessas entrevistas semiestruturadas serão analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e com uma abordagem da praxiologia de Bourdieu. Pretende-se com os resultados obtidos contribuir para a criação de conhecimento teórico e para a prática profissional, uma vez que a difusão dessas práticas não formais poderá auxiliar pequenos empreendedores que não dispõem de recursos para implantar sistemas de informações contábeis e de gestão para apoiar suas decisões.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Odair Pastor Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • valorização de biomassas por meio do design racional de (nano)materiais carbonáceos funcionais para aplicações ambientais, na agricultura, energia e sensores
  • Esta proposta insere-se no contexto do reuso de subprodutos do agronegócio brasileiro (biomassas) buscando sua valorização por meio do desenvolvimento de (nano)materiais carbonáceos funcionais (MCFs). Para tal, será utilizada estratégia de design racional orientada por dados (banco de dados obtidos a partir de artigos científicos) empregando modelos de aprendizado de máquina para indicações de condições otimizadas para a produção dos MCFs. Espera-se obter as matérias-primas, metodologias experimentais, condições reacionais que levarão a MCFs com propriedades físico-químicas adequadas para usos destes (nano)materiais como condicionadores de solos, adsorventes multifuncionais para remediação ambiental, e para a construção de eletrodos ativos para sensores eletroquímicos e supercapacitores. Para a validação das condições otimizadas indicadas pelo modelos de aprendizado de máquina, cada MCFs será preparado em laboratório, caracterizado quanto às suas propriedades composicionais, estruturais, morfológicas e texturais e quanto sua toxicidade e avaliados frente às aplicações almejadas. Desta forma, a execução desta proposta poderá fornecer produtos e processos inovadores ainda não identificados pelas metodologias convencionais de desenvolvimento de (nano)materiais carbonáceos e, de forma geral, tal estratégia poderá ser estendida como protocolo de desenvolvimento de novos produtos e processos das mais diferentes área do conhecimento.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026