Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paulo César de Faccio Carvalho

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • potencial de aquecimento global de sistemas pastoris puros ou integrados com agricultura
  • Contexto temático: As emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela atividade antrópica têm provocado o aumento da temperatura do planeta. A agropecuária é responsável por aproximadamente 1/3 das emissões totais de GEE no Brasil. É parte do problema, e muito da solução, pois tem grande flexibilidade para a adoção de novas tecnologias mitigadoras que são de baixo custo (comparativamente aos setores energético e industrial). Contexto científico: Iniciativas de avaliação de sequestro de C e emissões de GEE em sistemas de produção brasileiros são escassos e urgem para dar suporte aos compromissos de cúpula internacional. Cálculos de Potencial de Aquecimento Global (GWP-100 e GWP*) que são aqueles aceitos nos acordos internacionais (UNFCCC) são raros devido a necessidade de experimentação de longo prazo e à necessidade de avaliar todos os fatores de emissão. Nosso grupo tem por característica nuclear as competências devidas em torno de experimentos de longo prazo, com experiência consolidada no tema e muito boa estrutura física e laboratorial. Os modelos de produção compreendem sistemas pastoris puros e integrados com agricultura, o que representa ~200 milhões de ha em nosso país. O modelo animal envolve ovinos e bovinos, enquanto o vegetal envolve plantas C3 e C4, gramíneas, leguminosas, plantas forrageiras e de grãos (i.e., azevém, milheto, soja). O GWP calculado do Experimento 1 responderá as seguintes questões: i) qual o impacto do pastejo (comparado a cobertura não pastejada) no GWP?; ii) qual o efeito da estratégia de adubação (convencional vs sistemas) no GWP? O experimento 1 iniciou em 2018 e se caracteriza por rotações de soja com pastos pastejados por ovinos. O GWP calculado do Experimento 2 responderá: i) qual o GWP de sistemas pastoris bem manejados? ii) qual o efeito de fontes de N? O experimento iniciou em 2019 e se caracteriza por sucessões de pastos anuais de inverno e de verão, que utilizam diferentes fontes de N.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 12/01/2023-31/01/2027
Foto de perfil

Paulo Cesar Flôres Júnior

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • caracterização de populações; variabilidade genética e serviços ecossistêmicos de baru (dipteryx alata vogel): uma estratégia de conservação para o estado do mato grosso
  • Compreender a distribuição e ocorrência da espécie baru (Dipteryx alata Vogel) é importante para entender a distribuição da variabilidade genética entre e dentro das populações da espécie e assim poderemos delinear estratégias de manejo e conservação genética da espécie e também apresentar sua importância para a prestação de serviços ecossistêmicos. Esse projeto busca estabelecer estratégias de utilização da variabilidade genética para a conservação genética através da formação de um banco ativo de germoplasma de baru para o Estado de Mato Grosso, dentro da Universidade Federal de Mato Grosso. A diversidade genética, base da evolução e da adaptação das espécies às mudanças ambientais e futuros desafios para preservação em áreas prioritárias para produção agrícola, demonstra uma importância ainda maior em um bioma ameaçado, como o cerrado, onde o desmatamento e outras atividades humanas exercem impactos significativos nas populações arbóreas nativas. A utilização dessa metodologia assegura o manejo e conservação da biodiversidade da espécie auxiliando na preservação do potencial genético e ecológico, bem como, utilização sustentável em sua cadeia de produção de amêndoas que vem se desenvolvendo no Estado. Através das atividades estabelecidas neste projeto poderemos auxiliar na manutenção da variabilidade genética de baru, manejo dos recursos genéticos e continuidade de seus serviços ecossistêmicos em sua ocorrência natural e poderemos disponibilizar materiais genéticos para restauração florestal, sistemas florestais para produção e bioeconomia do baru, no Cerrado brasileiro.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Paulo Cesar Magalhães-Matos

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • epizootiologia de zoonoses em animais domésticos e selvagens em comunidades rurais, indígenas e quilombolas do estado do amapá, amazônia brasileira
  • O Amapá é o estado brasileiro que possui a maior área preservada do bioma Amazônico, contando com mais de 90% de sua vegetação nativa, além de possuir uma fauna bastante diversificada. Espécies de animais selvagens, assim como as domésticas, podem albergar uma variedade de agentes zoonóticos, tais como os carrapatos e os patógenos causadores da Leishmaniose Tegumentar Americana e Doença de Chagas. Essas enfermidades são consideradas endêmicas em humanos no Amapá e figuram como um desafio aos órgãos de saúde para o seu monitoramento e controle. Embora isso, o conhecimento sobre a dinâmica dessas infecções nas populações animais ainda é escassa no Amapá. Tendo em vista a necessidade do conhecimento sobre a epizootiologia dessas doenças no estado, o objetivo do presente trabalho é realizar a pesquisa molecular de Leishmania spp., Trypanosoma spp., bem como avaliar a infestação por carrapatos em cães e animais selvagens do estado do Amapá. Este projeto será submetido ao SISBio/ICMBio e ao CEUA/IFAP para autorização. Amostras serão obtidas de animais de comunidades rurais, quilombolas e indígenas dos municípios de Macapá, Porto Grande e Serra do Navio. Os cães serão contidos física e quimicamente para coleta de amostras de sangue, carrapatos e pele. Armadilhas modelo Sherman e Tomahawk serão dispostas em áreas de mata para captura de mamíferos selvagens, que serão contidos quimicamente para obtenção das mesmas amostras. Os carrapatos serão identificados pela morfologia, enquanto que as amostras de pele e sangue serão submetidas à extração de DNA e posterior realização de PCR utilizando iniciadores específicos para Trypanosoma spp. e Leishmania spp. Amostras positivas na PCR serão submetidas ao sequenciamento. Com a realização desta pesquisa espera-se compreender a epizootiologia dessas doenças no estado do Amapá e assim fornecer subsídios que possam auxiliar os órgãos de saúde nos programas de controle dessas doenças na região.
  • Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026