Projetos de Pesquisa

 

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Marliane de Cássia Soares da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • bio-incorporação de minerais bioativos lítio, selênio e estrôncio em micélios e cogumelos comestíveis com uso potencial no controle de transtornos de ansiedade e estresses emotivos
  • Segundo Organização Mundial da Saúde, cerca de 10 % da população mundial tiveram algum transtorno mental em 2019. Essa população requer o uso de medicamento que provocam dependência e efeitos colaterais, devido principalmente as formas inorgânica de metais no princípio ativo. O lítio (Li) e estrôncio (Sr) foram utilizados a partir 1940 no controle de doenças psiquiátricas e o antioxidante, selênio (Se), está na composição da iodotironina 5 deiodases do metabolismo do iodo que controla as funções de ansiedades e variações de humor. Os fungos produtores de cogumelos comestíveis são bioacumuladores de metais e podem acumular esses minerais bioativos. Esses minerais na biomassa fúngica podem apresenta maior bioacessibilidade e reduzir os efeitos colaterais de suas formas inorgânicas. O objetivo geral desse projeto será o enriquecimento de micélios e cogumelos de fungos comestíveis com Li, Se e Sr para analisar a bioacumulação, bioacessibilidade e a atividade antioxidantes desses minerais bioativos na matriz fúngica. Os fungos Hericium erinaceus, Pleurotus ostreatus, Pleurotus djamor e Lentinula edodes serão testados no enriquecimento utilizando cloreto de lítio, selenito de sódio e carbonato de estrôncio por fermentação submersa com soro de leite e fermentação semissólida com uma mistura de bagaço de cana-de-açúcar e casca de café. A bioacumulação será determinada por espectrofotometria de absorção atômica e a bioacessibilidade por simulação in vitro da digestão gastrointestinal. O teste de atividade antioxidante será realizado pela oxidação do radical DPPH. A obtenção micélios e cogumelos enriquecidos com Li, Se ou Sr, acumulação desses minerais bioativos nos fungos e a bioacessibilidade in vitro são os principais resultados esperados desse projeto. As principais perspectivas serão o registro de um pedido de patente do processo de enriquecimento com Sr, a publicação de pelo menos um artigo científico e a qualificação de recursos humanos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Márlon Caetano Ramos Pessanha

Outra

Divulgação Científica
  • interlocuções entre a divulgação científica em astronomia e a educação formal: contribuições para a formação de professo
  • A divulgação científica envolve processos, espaços e agentes que se integram em um emaranhado complexo. Consiste em uma prática cultural que envolve estratégias de ação e significados que coincidem ou se diferenciam em relação a uma cultura científica e a uma cultura escolar. Em especial na divulgação científica em Astronomia e em sua relação com a educação formal, há um sincretismo e hibridismo explícito, em que aspectos científicos, comunicacionais, educacionais e epistemológicos se misturam. Na pesquisa que propomos, buscamos identificar e analisar os diferentes processos de organização da comunicação científica, as visões de ciência compartilhadas na comunicação científica, assim como a integração dos espaços e recursos da divulgação científica com a educação formal, tendo como motor a integração com a formação inicial e continuada de professores. Buscaremos investigar o modo como se constitui uma cultura de divulgação científica em Astronomia, em grupos e espaços específicos, em meio à transposição de saberes científicos clássicos, modernos e contemporâneos e segundo as intencionalidades didáticas dos espaços não formais; o modo como professores e futuros professores se apropriam e utilizam materiais de divulgação científica tendo em vista as intencionalidades didáticas próprias da educação formal; como se dá a interlocução entre a divulgação científica em Astronomia e meios e espaços específicos de formação inicial e continuada de professores; que imagens sobre ciência e sobre o fazer científico estão presentes nas comunicações e materiais da divulgação científica em Astronomia e como se relacionam com aquelas compartilhadas socialmente por professores e público geral. Esperamos, com este projeto, trazer novos elementos que sinalizem caminhos para a elaboração de conhecimentos teóricos e práticos sobre a divulgação científica em sua interação com a educação formal, tendo em vista as intencionalidades e as culturas envolvidas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 19/01/2024-31/01/2027