Projetos de Pesquisa

 

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Tania Beatriz Creczynski Pasa

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estratégia tecnológica para terapia de câncer de próstata envolvendo micrornas
  • Os microRNAs (miRNAs) são pequenas moléculas de RNA, que regulam a expressão gênica pela complementariedade de bases com RNAm, inibindo ou induzindo a tradução de proteínas. Os miRNAs são importantes nos processos fisiológicos, como a proliferação, diferenciação e morte celular. A expressão aberrante dos miRNAs é associada à origem e evolução de doenças, incluindo câncer. A terapia com miRNAs, para repressão ou recuperação de moléculas, cuja expressão esteja alterada, exige carreadores, para evitar a degradação e facilitar a entrega na célula. Temos dados com o perfil de expressão de miRNAs na linhagem de câncer de próstata (CP) avançado PC-3 em comparação às células não tumorais. Foi identificado o miR-205-5p com expressão diminuída e a expressão elevada do miR-183-5p e -664b-3p. Utilizar-se-á o miR-205-5p em um nanocarreador para transfecção in vitro, na linhagem celular PC-3 e in vivo, em modelo de CP em peixe zebra. Em paralelo, utilizar-se-á de CRISPR/Cas9 (em carreador Au-NP-Arg) para diminuir a expressão do miR-183-5p e -664b-3p in vitro e in vivo seguido da validação de genes-alvo com a expressão alterada no CP, dado o valor desta compreensão na elucidação da patogenia, diagnóstico, prognóstico e terapia. Haja vista que não há terapia eficaz para CP avançado e a resistência farm. é frequente. Assim, atuaremos em 4 frentes de trabalho independ.: I consiste na síntese, caracterização e avaliação do efeito em linhagem celular de CP de um sistema carreador para os miRNAs; II, utilizaremos ferramentas de bioinformática para a predição de alvos e validação dos genes/proteínas alvo dos miRNAs; III ensaios no modelo in vivo, incluindo efeitos de transfecção de inibidores e mimic de miRNAs e ex vivo, morfologia de células/tecidos; IV síntese ciclohexanonas e derivados em sinergia com o mimic-miR-205-5p para testes de citotoxicidade em células PC-3. Enfim, nova estratégia de terapia para CP e potencias novos biomarcadores de diagnóstico.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Tania Couto Machado Chianca

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação da usabilidade e aplicabilidade de um aplicativo com o processo de enfermagem na formação de enfermeiros para o cuidado clínico
  • Tecnologias de informação têm sido utilizadas para apoiar o desenvolvimento do processo de enfermagem. Este orienta a coleta de dados, o raciocínio clínico com a elaboração de diagnósticos, resultados e planejamento de intervenções de enfermagem. Consideramos que um aplicativo com o processo de enfermagem é valioso na implementação do cuidado de enfermagem integral, seguro e eficaz, sendo uma estratégia eficiente para promover habilidades cognitivas, comportamentais e de hábitos de mente importantes na prática clínica. Assim, propõe-se criação de um aplicativo móvel para colaborar com a aquisição de conhecimentos e habilidades dos alunos de graduação em Enfermagem na aplicação do processo de enfermagem. Questiona-se: um aplicativo móvel construído com conteúdo válido e qualidade técnica favorece o raciocínio clínico e o ensino do processo de enfermagem de graduandos de Enfermagem no Brasil e nos Estados Unidos? Estudo de abordagem metodológica e desenvolvimento tecnológico para construção, validação e avaliação de um aplicativo com o processo de enfermagem em versão português do Brasil e inglês dos Estados Unidos. Estudo descritivo nas etapas 1, 2 e 4, quase experimental nas etapas 3 e 5. As etapas são: 1)construção do aplicativo seguindo a metodologia design instrucional contextualizado; 2) avaliação de usabilidade e validação de conteúdo; 3)avaliação da aplicabilidade pela acurácia diagnóstica em estudo quase-experimental com estudantes de cursos de graduação em enfermagem brasileiros; 4) tradução, adaptação cultural e validação de usabilidade e conteúdo do aplicativo para a língua inglesa; 5) avaliação da aplicabilidade pela acurácia diagnóstica em estudo quase-experimental com estudantes de curso de graduação em enfermagem de uma universidade americana. Índices de validade de conteúdo serão estabelecidos e análises descritivas e inferenciais serão realizadas para comparar a acurácia diagnosticas de alunos de enfermagem no Brasil e nos Estados Unidos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Tania Marcia Cezar Hoff

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • biopolíticas e constituição do sujeito contemporâneo: produção de subjetividades no contexto das democracias neoliberais.
  • Neste projeto, abordamos as interrelações comunicação, consumo e política, à luz da noção das biopolíticas do consumo no contexto das democracias liberais contemporâneas. O corpus é composto por material de comunicação midiática caracterizado por um ethos publicitário, independente do gênero discursivo, veículo de publicação e formato, produzidos e divulgados no período de 2010-2022. Considerando o protagonismo do corpo e do self nos processos comunicacionais midiáticos contemporâneos, entrecruzam-se dois movimentos de natureza política: um de reivindicação por direitos e outro de responsabilização do sujeito pelo governo de si. Nestes dois movimentos que se inter-relacionam, identificamos aspectos da governamentalidade contemporânea, que se realiza por meio de uma biopolítica bastante afeita às lógicas do consumo no contexto das democracias neoliberais. Definimos o seguinte problema de pesquisa: Como as biopolíticas do consumo, emergentes nas democracias neoliberais contemporâneas, alicerçam políticas do corpo, considerando os processos de subjetivação implicados nos regimes de verdade expressos nos discursos sobre a gestão da vida? Trata-se de pesquisa interdisciplinar que enfeixa os estudos de comunicação, consumo e política, articulados às teorias do discurso, aos estudos de política e neoliberalismo, bem como aos estudos da noção foucaultiana de biopolítica. Para investigarmos os discursos sobre o governo de si – notadamente os regimes de verdade e produção de subjetividade neles implicada, assumimos a análise do discurso como principal conduta teórico-metodológica. Deste modo, analisamos as relações entre comunicação, consumo e política, visando a problematizar a noção de biopolíticas do consumo no contexto das democracias neoliberais. Quanto aos resultados da pesquisa, consideramos contribuir com o debate sobre o engendramento de lógicas do consumo na constituição do sujeito e da política na sociedade contemporânea.
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • a transversalidade da ct&i no museu itinerante ponto ufmg na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2021.
  • O Projeto “A transversalidade da CT&I no Museu Itinerante Ponto UFMG”, evento vinculado à SNCT 2021, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A – Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, será realizado exclusivamente de forma virtual. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento científico no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social, provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de divulgação da ciência, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. Temos clareza de que a educação tenderá a ser híbrida e incluirá na suas práticas o ensino por meio de plataformas de aprendizagem virtual. Nosso desafio é investigar como podemos criar situações ´para que estas plataformas possam realizar uma interação qualificada com impactos no processo de aprendizagem, de ideias, de conceitos. Criar espaço de discussões sobre questões como mudanças climáticas, quais as habilidades necessárias para os futuros profissionais, os tipos de energias alternativas que tendem a ser nossa opção para o desenvolvimento sustentável. Apresentaremos, por meio de situações, jogos, quiz, vídeos e ebooks, reflexões sobre as projeções mundiais sobre o aumento de consumo de água ( 50%), energia (40%) e alimentos (35%) até 2030. Esses são reflexos principalmente das tendências de expansão populacional , maior longevidade e aumento do poder aquisitivo de grande parte da população mundial. Com esses aspectos associados ao processo de intensa urbanização, de aceleração das inovações, da apropriação das diferentes tecnologias no nosso cotidiano, nossas atitudes, comportamentos e modos de agir mudam. As atividades a serem realizadas no projeto englobam a realização na SNCT de intensa programação, disponibilizada na Plataforma virtual do Museu Ponto estruturada em estações do conhecimento: estação ciência em cena (disponibilizaremos exposição virtual por meio de vídeo 360 graus da exposição da área interna do Museu Itinerante Ponto UFMG); produção de um teatro científico virtual abordando a temática; vídeo sobre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação no nosso cotidiano; produção de um vídeo sobre “A importância da ciência tecnologia e inovação para a sociedade”; realização de um Café Científico Virtual e uma roda de conversa sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); ampliar atividades da estação #experiência em casa com a elaboração de 10 atividades, fazer uma nova readequação utilizando contribuições de pesquisas nas atividades( #experiencia em casa) que já foram feitas; realização de enquetes via redes sociais, sobre a percepção que os alunos da Educação Básica tem da relação entre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta, que promovam a interação dos participantes com a temática da semana; oferta do Curso a distância de Educação Científica para alunos da educação básica; oferta do Curso a distância de Mediadores de Museu para profissionais e estudantes interessados nessa temática; oferta do Curso de Vivências Práticas em Tecnologias Digitais na Educação; oficinas científicas para os visitantes da semana; realização de feira de ciência virtual.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023