Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carlos José Espíndola

Ciências Humanas

Geografia
  • dinâmica geoeconômica dos agronegócios de carnes e grãos no brasil no pós-2003
  • O objetivo geral deste projeto é apresentar as múltiplas combinações geográficas responsáveis pela dinâmica expansiva dos agronegócios de grãos e carnes na formação socioespacial brasileira no pós-2003. Esse objetivo foi derivado da questão central: Quais foram as combinações geográficas responsáveis pela dinâmica geoeconômica dos agronegócios de carnes e grãos dentro da formação socioespacial do Brasil no pós-2003?. Com base no referencial teórico, o levantamento bibliográfico e documental, a coleta de dados, as entrevistas e as pesquisas de campo, buscar-se-á demonstrar que os agronegócios de carnes e grãos desempenham importante papel na economia brasileira. Procurar-se-á demonstrar que o dinamismo geoeconômico dos agronegócios de carnes e grãos é fruto das combinações geográficas internas e externas que determinam as vantagens competitivas agroindustriais.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos José Soares

Ciências da Saúde

Odontologia
  • fluxo digital no planejamento de reabilitações orais de alta complexidade atendidas no sus - avaliação por meio de estudos clínicos, estudo de custo/efetividade e por elementos finitos.
  • Procedimentos cirúrgicos/reabilitadores são realizados nos centros de referência de média e alta complexidade do Sistema único de Saúde - SUS e envolvem alta demanda e elevado custo operacional. Essa proposta visa avaliar desempenho biomecânico, clínico e custo/efetividade de novas tecnologias de fluxo digital para protocolos cirúrgicos/reabilitadores orais de média e alta complexidade empregados no SUS. Serão testadas associações de imagens tomográficas, materiais reabilitadores impressos, modelos intraorais por segmentação digital para planejamento. Modelos virtuais individualizados de elementos finitos serão desenvolvidos para análise de falhas, antecipando soluções e retroalimentando o aprimoramento dessas tecnologias de menor custo agregadas ao SUS. Envolve 5 objetivos específicos: 1. Analisar por meio de estudo multicêntrico métodos analógicos e digitais para análise oclusal pós-ortodôntico/cirúrgico; 2. Avaliar por meio de ensaio clínico, qualidade de vida, e elementos finitos o uso de planejamento virtual na expansão rápida da maxila como tratamento alternativo à cirurgia para tratamento de apneia do sono; 3. Analisar por meio de estudo laboratorial e de base prática multicêntricos os efeitos adversos de luz violeta na saúde de operadores de impressoras 3D; 4. Avaliar desempenho biomecânico, eficiência clínica e custo/efetividade de placas oclusais, coroas impressas, infraestruturas de próteses parciais removíveis, confeccionadas por escaneamento digital e impressas 3D; 5. Avaliar clínica e computacionalmente precisão de guias intermediários para cirurgia ortognática obtidos com impressoras de diferentes custos de produção. Esses objetivos buscam geração de evidências e consolidação de competências técnico-científicas com direta aplicação dos resultados. Evidencia-se importante potencial de inovação agregado à análise de custo/efetividade, tão importante para ampliar acesso e melhorar a efetividade na atenção a saúde bucal de alta complexidade pelo SUS.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Magno Naglis Vieira

Ciências Humanas

Educação
  • educação escolar indígena e as práticas interculturais no cone sul
  • Dada a realidade indígena de Mato Grosso do Sul e a construção sócio-política e epistemológica de um novo modelo de educação escolar para as comunidades indígenas que se consolidaram na Constituição/88, a pesquisa pretende, a partir da Educação Escolar Indígena no estado, avaliar as práticas educacionais interculturais, tendo em vista o processo de formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá (Superior e Médio) e as interações estabelecidas com o cotidiano das escolas. A fundamentação teórica baseada na antropologia, na pedagogia e nos estudos pós-coloniais, ancora o levantamento qualitativo, sustentada por aportes etnográficos e em instrumentos diversificados de pesquisa: dados estatísticos do INEP, documental/bibliográfica e procedimentos de pesquisa de campo (observação, etnografia, entrevistas, entre outras). Destaca-se que a questão central deste trabalho está norteada pela construção de conceitos, de concepções de mundo e de territorialidade (fundamental na compreensão da epistemologia guarani e kaiowá) que se sustentam nos chamados “processos próprios de aprendizagem”, uma das categorias que caracteriza a educação escolar indígena diferenciada e específica e que se constitui, ainda, uma lacuna nos programas de formação de professores indígenas no Brasil, bem como pela constituição de um núcleo de pesquisadores indígenas guarani e kaiowá. A expectativa desta pesquisa centra-se em eixos fundamentais enquanto perspectiva de contribuição para a produção de conhecimentos em nossos espaços de ação acadêmica e, sobretudo, como suportes consistentes nos campos de atuação junto às comunidades indígenas Kaiowá e Guarani. A pesquisa envolve pesquisadores indígenas e não indígenas da UCDB, UFMS, UEMS e Secretaria de Educação do Estado (magistério nível médio) e como campo empírico as escolas das aldeias localizadas nos municípios de Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã e Laguna Carapã no estado de Mato Grosso do Sul.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Maurício Sacchelli

Outra

Divulgação Científica
  • bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil: exposição de ciência móvel do espaço de ciência e tecnologia – ect
  • A cidade de Joinville é localizada na microrregião nordeste do Estado de Santa Catarina, sendo a maior cidade catarinense com cerca de 570 mil pessoas, responsável por cerca de 20% das exportações catarinenses. Já a UFSC, desde o início de suas atividades na cidade em 2009 cumpre o seu papel de universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e procura ampliar estas atividades para melhor atender a comunidade de Joinville e a região nordeste do estado. É de interesse da universidade em geral se aproximar da comunidade e trazê-la para o campus, em especial crianças e jovens, para conhecerem o que é feito em termos de pesquisa, ciência e tecnologia. Porém, nem toda a comunidade possui tempo ou recursos para visitar as instalações da Universidade quando estas são abertas ao público, desta maneira o objetivo deste projeto é realizar a difusão e popularização da Ciência e Tecnologia, por meio de visitas em escolas da cidade de Joinville e Araquari. Se espera no segundo semestre de 2022 levar para cerca de 2 mil alunos, a exposição, oficinas, cursos e visitação, envolvendo a UFSC, a C&T mais profundamente em escolas das cidades de Joinville e Araquari.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Maurício Sacchelli

Outra

Divulgação Científica
  • a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. exposição de ciência móvel do espaço de ciência e tecnologia – ect
  • Esta proposta em como objetivo Principal realizar a difusão e popularização da Ciência e Tecnologia, abordando o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” para jovens e professores de escolas públicas das cidades de Joinville, Araquari e Balneário Camboriú em Santa Catarina durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2021, objetivando o desenvolvimento, ampliação e aprimoramento da popularização da Ciência e Tecnologia - C&T. Pretende-se com a realização de várias atividades atingir mais de 3 mil estudantes do ensino fundamental e médio.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Medicis Morel

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • inct de inovação em doenças de populações negligenciadas (inct-idpn)
  • Os processos tradicionais usados pela indústria farmacêutica para pesquisa e desenvolvimento de fármacos, biofármacos, vacinas e métodos diagnósticos não estão conseguindo gerar os produtos prometidos pelos recentes avanços das ciências biológicas e biomédicas, especialmente para doenças infecciosas de populações negligenciadas. Kaitin 2010 [1] resume esta situação afirmando que a indústria usa uma abordagem “slow, inefficient, risky, and expensive” propondo, como alternativa, estratégia baseada em redes de inovação envolvendo múltiplos parceiros. Essa dificuldade de traduzir conhecimento em novas intervenções sanitárias gerou o “Vale da Morte” e tornou clara a importância de maiores investimentos em “Ciência Translacional” [2]. Dois outros desafios ficaram evidentes mais recentemente: (a) a escassez de novos antimicrobianos por desinteresse da indústria farmacêutica em seu desenvolvimento [3]; (b) o alto preço das novas tecnologias e dos medicamentos de marca que estão entrando nos mercados, em particular os biofármacos, responsáveis pelos déficits comerciais crescentes na balança comercial brasileira no setor saúde, uma das preocupações principais do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS)[4]. O Instituto Nacional de C&T de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas (INCT-IDPN), evolução do INCT de Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN), foi estruturado para trabalhar através de parcerias em áreas prioritárias do tema estratégico “SAÚDE E FÁRMACOS” que, pela sua abrangência, exige esforços de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (P&D&I) em todas as etapas da cadeia de inovação, tanto tecnológica quanto social [5]: da área básica aos estudos pré-clínicos, ensaios clínicos e decisões de agências regulatórias; das questões de propriedade intelectual às de preços e mercados; das políticas de incorporação de novas tecnologias às de acesso por populações negligenciadas e políticas de direitos humanos. Para trabalhar em área tão complexa e diversa, o Instituto Nacional adotou a abordagem conceitual e a matriz estratégica propostas por Mahoney e Morel [6], fruto de análise dos sistemas de inovação e sistemas de saúde dos países industrializados, dos países em desenvolvimento inovadores (“Innovative Developing Countries, IDCs”)[7], e dos países em desenvolvimento. Segundo estes autores os problemas e dificuldades para inovar, e prover acesso das novas intervenções às populações que delas se beneficiariam, podem ser classificados em três grupos, segundo as causas subjacentes: (i) Falhas de ciência, devidas a um hiato ou falta de novos conhecimentos; (ii) Falhas de mercado, devidas a carência de recursos financeiros; (iii) Falhas de saúde, ou de sistemas de saúde, devidas a inexistência ou lacunas de boas práticas. A matriz estratégica do INCT-IDPN, baseada na matriz modelo “Tipo de Falha / Inovação Necessária / Ator” [6], constituiu a base organizacional para os seguintes OBJETIVOS no período 2015-2020: (i) Falhas de Ciência: Formação, pesquisa e desenvolvimento (incluindo ensaios pré-clínicos e clínicos) de novos fármacos e biofármacos, com foco em doenças causadas por fungos, doença de Chagas, hanseníase, leishmanioses e HIV/AIDS, onde existe um hiato de novos conhecimentos que impedem o desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos necessários à saúde de populações carentes no Brasil, Américas e África; (ii) Falhas de Mercado: Análises de políticas econômicas e estudos de prospecção tecnológica em áreas onde está bem caracterizada a existência de falhas de mercado que impedem o acesso a medicamentos de custo proibitivo; (iii) Falhas de Saúde: Realização de avaliações de novas, ou potencialmente melhores, tecnologias em saúde propostas pelos mercados para incorporação ao SUS e avaliação de políticas de saúde visando a transferência de conhecimento ao setor público e maximizar o acesso de populações a estas tecnologias. Os projetos relacionados com estes três Objetivos formam as COLUNAS da matriz, enquanto sete Atividades Integradoras de Gestão constituem as LINHAS da matriz: (1) Informação em C&T: acompanhamento, monitoria e análise da produção C&T em áreas de interesse do INCT-IDPN; (2) Escritório de Projetos: capacitação em análise e gestão de portfolios de projetos; (3) Gestão de Contratos e Negócios: essencial quando da elaboração de Acordos com parceiros públicos, filantrópicos e privados; (4) Redes de Inovação em Saúde: mapeamento e análise visual e estratégica de redes de coautorias científicas e de patentes; (5) Políticas de Produção e Inovação em Saúde: estudos, análises e propostas relacionadas com os objetivos do Complexo Econômico Industrial da Saúde, CEIS (6) Recursos Humanos: investimentos em capacitação, treinamento e recrutamento de RH necessários aos projetos que integram o Instituto Nacional (7) Cooperação Internacional Norte-Sul e Sul-Sul e Fortalecimento de Capacidades Institucionais: ações que estimulem, fortaleçam e ampliem as atividades de internacionalização do INCT. -=- Bibliografia: [1] Kaitin KI: Deconstructing the drug development process: The new face of innovation. Clinical Pharmacology and Therapeutics, 87:356–361, 2010 [2] Butler D: Translational research: crossing the valley of death. Nature 453:840–842, 2008 [3] A dearth of Innovation for Key Drugs. NY Times 22/7/2014 [http://nyti.ms/1pFpHAW] [4] Gadelha CAG, Costa LS, Maldonado J. O complexo econômico-industrial da saúde e a dimensão social e econômica do desenvolvimento. Revista de Saúde Pública, 46:21 – 28, 12 2012 [5] Gardner CA, Acharya T, Yach D. Technological and social innovation: A unifying new paradigm for global health. Health Affairs, 26(4):1052–1061, 2007. [6] Mahoney RT, Morel CM: A global health innovation system (GHIS). Innovation Strategy Today, 2:1–12, 2006 [http://bit.ly/1lVV6wj] [7] Morel CM et al: Health innovation networks to help developing countries address neglected diseases. Science, 309(5733):401–404
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Nov 25 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Carlos Nelson Elias

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • resistência à corrosão de implantes de ti-6al-4v produzidos por manufatura aditiva
  • Esta proposta envolve a produção, caracterização da microestrutura, rugosidade, molhabilidade e resistência à corrosão de implantes dentários da liga Ti-6Al-4V (pó ASTM F2924) produzidos por fusão seletiva a laser. As amostras serão analisadas como recebidas e após serem submetidas ao tratamento da superfície com ácido para aumentar a resistência à corrosão e alterar a rugosidade. As análises da corrosão serão realizadas em dois eletrólitos (NaCl 0,9% com e sem adição de flúor) variando o pH para simular o ambiente oral e corpóreo. Nos ensaios de corrosão serão usadas as técnicas de polarização potenciodinâmica, polarização potenciostática, espectroscopia de impedância eletroquímica e amperometria de resistência zero. As morfologias serão analisadas por microscopia eletrônica de varredura e interferometria para quantificar a rugosidade. As amostras necessárias e a infraestrutura estão disponíveis. Foram realizados ensaios preliminares e comparados com implantes usinados mostrando a viabilidade da proposta. Haverá a participação de pesquisadores de 3 IES (2 em consolidação), alunos de mestrado e doutorado da IES proponente. Existe colaboração atual do propoente com todos os membros da equipe. O proponente é pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Estado (FAPERJ), mantem colaboração com pesquisadores de várias Instituições do Brasil e exterior, professor permanente da PG em Ciência dos Materiais (nível 6 CAPES) do Instituto Militar de Engenharia. O proponente foi relacionado entre os pesquisadores mais citados mundialmente em 2019 na lista do artigo da Mendely data (Baas, Jeroen; Boyack, Kevin; Ioannidis, John (2020), “Data for "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators"”, Mendeley Data, V2, doi: 10.17632/btchxktzyw.2. http://dx.doi.org/10.17632/btchxktzyw.2). O propoente está apto a executar pesquisas nas diversas áreas dos biomateriais. A IES proponente e colaboradoras possuem infraestrutura adequada.
  • Instituto Militar de Engenharia - RJ - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Olavo Quandt

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • maturidade digital, inovatividade organizacional e desempenho no contexto de disrupção global
  • O projeto investiga a dinâmica do processo de inovação no contexto das transformações técnico-econômicas globais, analisando os determinantes da inovatividade organizacional e seus impactos no desempenho de organizações distintas – empresas privadas, do setor público, do terceiro setor e cooperativas – englobando tanto os seus aspectos internos como as suas redes de colaboração e competição. A proposta dá continuidade ao processo de investigação em curso pelo grupo, incorporando a análise do processo contemporâneo de transformação digital e disrupção econômica global, e suas implicações para a inovatividade e desempenho. A estratégia de pesquisa compreende o aperfeiçoamento do modelo, a inclusão de variáveis relacionadas à maturidade digital e a ampliação do escopo da pesquisa – notadamente a inclusão de escolas de negócios e seu papel na formação de competências digitais em âmbito internacional. Busca-se analisar como a maturidade digital (MD) e a capacidade de colaboração (CC) influenciam a inovatividade organizacional (IO), os processos de colaboração, os resultados da inovação e o desempenho das organizações. Espera-se também identificar os benefícios e limitações da abordagem proposta a partir dos dados obtidos em cada contexto organizacional, e estabelecer comparações. Será utilizada uma abordagem de métodos mistos, combinando técnicas quantitativas e qualitativas para analisar a importância relativa das variáveis para o desenvolvimento de inovações e mapear as barreiras e facilitadores à inovatividade, colaboração e resiliência. De forma mais ampla, o projeto contribuirá para: Melhor compreensão dos determinantes e processos de gestão da inovação; Aperfeiçoamento de indicadores de inovatividade e maturidade digital; Melhor identificação de demandas por instrumentos de apoio à inovação; Disseminação e discussão de melhores práticas ligadas ao desempenho inovador, ao apoio das universidades e entidades de fomento à inovação, e formação de recursos humanos.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Priminho Pirovani

Ciências Agrárias

Agronomia
  • caracterização e aplicação biotecnológica de proteínas efetoras de moniliophthora perniciosa e m. roreri
  • Os fungos Moniliophthora perniciosa e M. roreri provocam grandes perdas à cacauicultora. M. roreri foi detectado no Brasil em junho/2021. Isto indica a necessidade de pesquisas para melhorar a compreensão sobre o patossistema e para facilitar o monitoramento da disseminação. Um banco de transcritos de micélio saprofítico e de esporos durante a germinação em meio com extrato de cacau foi gerado recentemente para M. roreri. O "efetoroma" proteico desses patógenos foi predito a partir de dados genômicos. Uma nova proteína que nomeamos BASIDINA foi expressa em bactéria e quando pulverizada em folhas de MicroTom a 235 ug/mL, provoca enrolamento e murcha seguido de necrose, induz extravasamento de eletrólitos em membranas, aumenta a produção de peróxido e afeta a fotossíntese. Tratamento de sementes com a BASIDINA sugerem seu potencial para uso como indutor de crescimento e resistência em plantas. Assim, o objetivo deste projeto é: (i) complementar a caracterização da BASIDINA e seus homólogos em M. perniciosa e M. roreri, (ii) identificar os potenciais receptores da BASIDINA (iii) caracterizar a ação efetora e indutora da BASIDINA em termos da modulação do proteoma em plantas modelo (v) desenvolver produto ou processo para uso da BASIDINA como indutor de resistência a doenças ou crescimento (vi) Identificar potenciais efetores da fase precoce da monilíase em banco de transcritos de esporos de M. roreri durante a germinação e aplicar em análise da aerobiologia do gênero Moniliophthora, com o uso de coletores de esporos seguido de RT-qPCR e ms/ms. O CBG/UESC e o CEPEC/CEPLAC possuem a infraestrutura laboratorial e casas de vegetação necessárias. Uma parceria com a empresa Ideelab Biotecnologia foi estabelecida para o desenvolvimento de indutores de resistência. A execução deste projeto deverá contribuir com geração de conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologia inovadora e formação de recursos humanos.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Rafael Borges Mendes

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • importância das comunidades microbianas planctônicas na mediação de processos biogeoquímicos no estuário da lagoa dos patos (microbio–elp)
  • Os ambientes costeiros estão entre as áreas biogeoquimicamente mais ativas da biosfera, devido aos grandes aportes continentais de matéria orgânica e nutrientes, bem como sua interação com o oceano aberto. Além disso, essas intensas trocas de energia, massa e de nutrientes são de extrema importância para os hábitats bentônico e pelágico. Um dos principais gargalos neste tipo de sistemas é saber qual o papel das comunidades microbianas planctônicas nesses balanços biogeoquímicos. Consequentemente, através deste projeto multidisciplinar, propomos desenvolver um estudo de forma a avaliar a importância destes importantes produtores primários para a biogeoquímica do Estuário da Lagoa dos Patos (ELP), principalmente no que se refere aos parâmetros do sistema carbonato. Para tal, saídas de campo em épocas distintas do ano ao longo do estuário, e um monitoramento semanal dos parâmetros biogeoquímicos em dois píeres fixos no ELP permitirão a obtenção de dados biológicos (incluindo o fitoplâncton e bactérias) e físico-químicos (temperatura, salinidade, nutrientes, pH, alcalinidade total, carbono inorgânico total e pCO2) inéditos, necessários para a compreensão das trocas de carbono na região de estudo. Um dos objetivos principais será caracterizar a estrutura das comunidades microbianas (Bacteria, Archaea e Eukarya), com uso de técnicas tradicionais e de Biologia Molecular, inferindo suas capacidades funcionais, e as funções que desempenham nos ciclos biogeoquímicos e na estrutura do ecossistema pelágico. O projeto MICROBIO-ELP constitui uma iniciativa que visa avanços científicos em assuntos estratégicos, multi– e interdisciplinares, e de ampla relevância para as fronteiras do conhecimento das Ciências do Mar, através do preenchimento de lacunas espaço-temporais no que diz respeito à subamostragem deste importante ecossistema estuarino do Atlântico Sul, de modo a fornecer diretrizes para a manutenção de seus serviços e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Régis Torquato Rocha

Outra

Multidisciplinar
  • bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação
  • Os recursos envolvidos neste projeto visam o apoio à realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na região do Cariri Cearense, tendo como instituição proponente o Instituto Federal do Ceará - campus Juazeiro do Norte, com a temática: Fortalecer a educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico. A Instituição proponente colabora para a realização da SNCT desde o ano de 2008. Em seu histórico de atuação no interior do Ceará, adquiriu expertise no fortalecimento da educação, visando o conhecimento científico e tecnológico, pelas diversas ações que desenvolve em Ensino, Pesquisa e Extensão com foco na oferta de uma educação gratuita de qualidade. Como forma de ampliar e diversificar o alcance das ações, assim como o público atingido pelo evento realizaremos atividades distribuídas em quatro modalidades, sendo elas: ciência móvel, portas abertas, seminários, ciclo de palestras e oficinas de CT&I. Toda programação, interna e extramuros, será voltada à comunidade em geral com foco nos alunos da educação básica (Fundamental I e II), do ensino profissionalizante (Ensino médio) e do ensino superior (Tecnológico). Todas as atividades descritas nessa proposta serão oferecidas de forma totalmente gratuita. Visando atingir a temática estabelecida e objetivando diversificar o evento, realizaremos no período o Colóquio de Matemática e a Semana de Geoprocessamento, voltada à popularização da Ciência, composta de seminários, palestras e oficinas, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade com o tema da SNCT.
  • Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CE - Brasil
  • Wed Sep 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Renato Machado

Ciências Biológicas

Genética
  • envolvimento da recombinação nos processos de dormência e hibridização em trypanosoma cruzi. repercussões na biologia do parasito e no desenvolvimento e tratamento da doença de chagas
  • A Doença de Chagas é uma doença debilitante com grande impacto social e considerada uma doença negligenciada pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, mais de um milhão e quinhentas mil pessoas são acometidas por essa doença. Dois aspectos fundamentais da biologia do Trypanosoma cruzi, com repercussões na patologia da Doença de Chagas, têm sido muito discutidas: a capacidade destes parasitos entrarem em um processo de dormência, ou uma replicação assíncrona, bem como os mecanismos de geração de diversidade através da troca de material genético. Parasitos dormentes são mais resistentes aos medicamentos utilizados no tratamento da doença e o entendimento da biologia dessas células é fundamental para o desenvolvimento de drogas mais eficazes. Ainda, os diferentes quadros clínicos da doença de Chagas estão relacionados com a diversidade genética do parasito. Portanto, entender o processo de troca material genético neste parasito pode ter um grande impacto no entendimento da biologia do parasito e na evolução da doença. Embora essencial para a compreensão da patologia e do tratamento, devido à dificuldade de sua obtenção no laboratório, o estudo de células híbridas e células dormentes ainda não foi realizado pela comunidade científica. No entanto, recentemente nosso grupo de pesquisa foi capaz de desenvolver metodologias que permitem a obtenção dessas células de maneira adequada ao estudo de sua biologia. Fomos capazes de mostrar que genes envolvidos nos processos de recombinação estão envolvidos tanto com a geração de células dormentes quanto na formação de híbridos. Assim, neste projeto, pretendemos estudar diferentes aspectos da biologia dessas células, tais como: capacidade de infecção e angiogênese, metaciclogenênese, replicação, transcrição e estabilidade genômica, além de desenvolver uma plataforma com utilização de células dormentes para estudo de novas drogas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Ricardo Soccol

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento e otimização de bioprocessos para produção de ômega-3 (ácido docosahexaenóico, dha, c22:6 n-3) e ômega-6 (ácido araquidônico, ara, c20:4, n-6) e suas implementações na indústria brasileira de insumos humanos e animais
  • O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento de bioprodutos com alto valor agregado, atendendo a grande demanda da indústria de alimentos, farmacêutica e de nutrição animal. O consumo de alimentos ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3 (DHA) e ômega-6 (ARA) tem ganho grande destaque global, sendo a principal fonte os óleos de origem animal como peixes. Porém, problemas ambientais graves relacionados aos óleos de pescados incluem (i) a diminuição dos estoques de peixes devido à pesca extrativista, (ii) a poluição dos mares e (ii) a falta de fontes alternativas para consumidores alérgicos ou veganos. O traustoquitrídeo Aurantiochytrium sp. e o fungo Mortierella sp. aparecem como soluções biotecnológicas sustentáveis, eco amigáveis e renováveis para a produção de DHA e ARA, respectivamente. Esses microrganismos podem ser produzidos em biorreatores, utilizando meios de cultura de baixo custo. Apesar da grande demanda, ainda não há produção comercial no Brasil desses biolipídios essenciais. Este projeto tem por objetivo desenvolver bioprocessos otimizados para o escalonamento em, nível de bancada e piloto, da produção de biomassa e óleos microbianos ricos em DHA e ARA, bem como levantar parâmetros de processo e realizar estudos de viabilidade econômica, com vistas a projetar e implantar uma planta industrial no País. Em paralelo com a otimização de meios de cultivo, serão avaliadas as melhores técnicas de separação, rompimento celular e extração desses biolipídios. O escalonamento será realizado em biorreatores de bancada (10 L) e piloto (150 L) para obtenção de parâmetros cinéticos fermentativos em batelada e batelada alimentada. Os bioprodutos serão caracterizados analiticamente e formulados, com o objetivo de suas inclusões na nutrição animal e humana. Esse projeto terá participação e apoio financeiro da empresa BAIC/GRASP interessada em produzir essas biomoléculas em escala industrial. Link: https://sites.google.com/view/chamadacnpqmctifndctn182021uni/home
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Roberto Brites Alves

Ciências da Saúde

Medicina
  • infecção pelos htlv-1/2 no brasil: prevalência, edpidemiologia molecular e desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas
  • A infecção pelos virus HTLV-1/2 é endêmica em várias partes do mundo, e apresenta prevalência variável nas diferentes regiões brasileiras. Os dados sobre a prevalência da infecção são escassos em nosso meio. O acesso a testes sorológicos e a inexistência de testes de fácil realização são barreiras à definição da real magnitude da infecção por estes vírus. O presente estudo visa determinar a prevalência em cidades das regiões, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com foco em populações consideradas em maior risco para aquisição da infecção, como mulheres, portadores de tuberculose e da infecção pelo HIV-1. Adicionalmente serão testados pessoas atendidas em unidades básicas de saúde, como representantes da população geral. Um total de 2672 participantes serão testados, e aqueles com resultados positivos terão suas amostras encaminhadas para extração de DNA viral e sequenciamento, com vistas à definição do subtipo do HTLV-1/2. Adicionalmente, pretendemos desenvolver e validar um teste rápido capaz de acuradamente detectar anticorpos contra HTLV-1 e HTLV-2, de modo a ampliar o acesso da população ao diagnóstico sorológico da infecção por estes agentes.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Mar 27 00:00:00 BRT 2020-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Roberto da Silveira Júnior

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia - secitec 2022
  • Esta proposta visa à realização do evento SECITEC 2022 (Semana de Educação, Ciência e Tecnologia), de forma pública e gratuita, de abrangência estadual, a ser realizada nos Câmpus Goiânia, Itumbiara, Formosa, Luziânia, Cidade de Goiás, Jataí, Uruaçu e Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás, durante a SNCT 2022 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), organizada por servidores e por discentes dos referidos Câmpus, em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação de Goiás), a Sedi (Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás) e as Secretarias Municipais de Educação. O objetivo principal do evento é reunir servidores e discentes de todos os cursos do IFG, que serão futuros profissionais, para comunicar, analisar e discutir o que há de mais recente em produção de conhecimento, focalizando os principais avanços, assim como as dificuldades enfrentadas e o que trazem como contribuição para pensar a educação, a ciência e a tecnologia em nosso País, ao mesmo tempo, promover a fruição cultural e artística elaborada e difundida por servidores e estudantes do IFG. Para tanto, serão realizadas ações como minicursos, palestras, mesas redondas, comunicações orais, apresentações e discussões de trabalhos, filmes e exibições culturais e artísticas.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Roberto Hall Barbosa

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • projeto e desenvolvimento de sistema de colheita de energia baseado em pvdf para aplicação em vants
  • Esta proposta visa projetar e desenvolver um sistema de colheita de energia (Energy Harvesting) baseado em Fluoreto de Polivinilideno (PVDF), para aplicação em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Historicamente, a colheita/captação de energia é uma prática que existe desde a invenção do moinho de vento, da vela e da roda d'água, sendo basicamente composta por diferentes maneiras de converter energia de fontes ambientais, como solar, eólica e das marés, em energia elétrica. O PVDF é um polímero de baixa densidade, boa resistência mecânica e elevada capacidade térmica de operação permanente (cerca de 140 °C), sendo utilizado em diversas aplicações estruturais, principalmente na indústria do petróleo. Apresenta comportamento piezoelétrico na forma de filmes finos, disponíveis comercialmente para aplicação como sensores e na forma de tarugos ou placas. Quanto aos VANTs, apesar de já estarem consolidados no mercado para diversas aplicações, a dependência de baterias elétricas como única fonte de alimentação compromete significativamente o potencial de aplicação desta tecnologia em tarefas que requeiram longos tempos de voo, como missões de mapeamento e localização de longa duração, dada a baixa autonomia de voo propiciada pelas mesmas – normalmente da ordem de algumas dezenas de minutos. Baterias avançadas, motores de combustão interna e, mais recentemente, células fotovoltaicas, representam exemplos alternativos de tecnologias de alimentação, mas que ainda apresentam inconvenientes à efetiva ampliação do tempo de voo da aeronave. Assim, este projeto visa à aplicação do PVDF como componente estrutural, em substituição a outros materiais atualmente empregados, como fibra de carbono, de modo a não acrescentar massa à estrutura, e na forma de filmes finos, como fonte complementar de energia elétrica, colhida a partir da vibração causada pelos motores elétricos do VANT e pelas fortes acelerações presentes na operação destas aeronaves.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Triveño Rios

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de revestimentos compósitos de ligas de alta entropia do sistema fecocrni com óxido de grafeno por eletrodeposição e caracterização de seu comportamento de corrosão e desgaste
  • O desenvolvimento de ligas de alta entropia – LAEs - (materiais multicomponentes baseados na mistura equimolar ou quase-equimolar de cinco ou mais elementos) vem ganhando destaque na comunidade científica devido à possibilidade da obtenção de materiais com propriedades mecânicas aprimoradas em relação às ligas metálicas convencionais. Do ponto de vista de aplicações práticas, revestimentos à base destes materiais são atrativos para diminuir o custo de obtenção em relação a ligas metálicas maciças. Neste cenário o processo de eletrodeposição desempenha um papel de destaque devido à possibilidade de produção em larga escala a um custo relativamente baixo quando comparado a outros métodos de deposição. Óxido de grafeno, GO, pode ser incorporada às LAEs para formar revestimentos compósitos com comportamento de corrosão e desgaste aprimorado. Na literatura ainda há poucos relatos sobre revestimentos de ligas de alta entropia obtidos por eletrodeposição sobre materiais metálicos convencionais. O objetivo do projeto aqui apresentado é desenvolver revestimentos compósitos de ligas de alta entropia/óxido de grafeno por eletrodeposição sobre um aço baixo carbono. Será utilizado como base o sistema FeCoCrNi e outras ligas FeCoNiCrX (X = Al, Mn, Cu e Mo). O comportamento de corrosão e desgaste dos revestimentos será avaliado por técnicas eletroquímicas (espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica) e ensaios de deslizamento linear alternado, respectivamente. Os revestimentos serão caracterizados quanto à sua estrutura cristalina, microestrutura, rugosidade superficial e espessura de camada. A correlação entre parâmetros do processo de eletrodeposição sobre o comportamento de corrosão e desgaste será investigada.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Vinícius Gomes Costa Lima

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • uma abordagem teórica e aplicada a problemas combinatórios em redes sociais
  • A internet facilitou a conexão entre indivíduos, levando ao surgimento de novas comunidades em ambientes virtuais. Nesse contexto, a detecção de comunidades e a disseminação de informação entre elas são de interesse nas áreas de computação, biologia e sociologia, já que a formação e disseminação de opiniões tem impactos em questões importantes como, por exemplo, em eleições. Faremos um estudo exploratório sobre a formação e disseminação de informações e também a identificação de comunidades que compartilham da mesma opinião para conseguir um melhor entendimento sobre algumas perguntas relacionadas aos processos de formação e disseminação de opinião, como Por que determinados grupos são mais eficazes no convencimento da opinião pública? Três problemas serão abordados no projeto: (1) Um processo reversível sobre um grafo é aquele onde cada vértice possui um entre dois estados, mudando se existir uma quantidade de vizinhos com estado oposto. Estudaremos parâmetros relacionados, como o número máximo de passos até repetir uma certa configuração. (2) No contexto de agrupamento, a detecção de comunidades tenta encontrar comunidades já existentes e outras que possam estar começando a emergir. Estudaremos o problema de detecção de comunidades sob uma nova perspectiva utilizando conceitos da Teoria dos Jogos. (3) O uso de técnicas de programação linear inteira para geração de modelos matemáticos que possam solucionar o Problema de Minimização de Custo de Propagação de Influência em Redes Sociais que consiste em encontrar um conjunto de indivíduos que influenciam um certo número de usuários com custo mínimo para contratá-los. O problema 1 será trabalhado de forma teórica, onde estudaremos propriedades dos grafos e processos que modelam a rede, além da complexidade computacional do mesmo. Os problemas 1, 2 e 3, serão trabalhados no viés prático, criando-se e implementando-se algoritmos para suas resoluções.
  • Universidade Federal do Cariri - CE - Brasil
  • Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carmem Beatriz Neufeld

Ciências Humanas

Psicologia
  • atendimento psicológico on-line para prevenção e tratamento em saúde mental no brasil
  • No Brasil fica evidente a dificuldade de acesso da população à serviços de saúde mental, enfrentando-se dificuldades como estigma em relação ao tratamento, custo (em casos de atendimento privado) e distância geográfica de serviços de saúde. Assim, as intervenções on-line têm conquistado espaço importante no mundo todo, por demonstrar eficácia para um grande número de problemas. Esse tipo de intervenção é interessante pelo seu baixo custo e amplo poder de acesso (por questões geográficas), respeitando as necessidades e privacidade dos participantes. Assim, o objetivo deste projeto é criar e validar intervenções psicológicas via internet para prevenir e tratar sintomas como ansiedade, depressão e estresse. A presente proposta será dividida em 3 projetos:1) Revisão sistemática sobre intervenções via internet para ansiedade, estresse e depressão; 2) Elaboração e avaliação de diferentes intervenções psicológicas on-line: Atendimento psicológico individual on-line; Atendimento psicológico em grupo on-line; Programa assíncrono - via construção de site e aplicativo; Programa de treinamento de Terapeutas on-line; Programa de treinamento para Supervisão on-line; 3) Avaliação da Relação Terapêutica em atendimentos psicológicos on-line. A pandemia da COVID-19 dessensibilizou as pessoas para o uso de serviços de assistência on-line, mas a maioria dos estudos está concentrada no exterior, sendo bastante escassa a produção no Brasil. Diante disso, faz-se necessário ampliar o conhecimento sobre intervenções on-line no Brasil, para assim respeitar-se todas as necessidades culturais específicas e implementar serviços em saúde pautados em inovação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue May 03 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carmem Zeli de Vargas Gil

Ciências Humanas

Educação
  • criação e autoria: materiais didáticos de história
  • O projeto tem por objetivo criar e analisar materiais didáticos com professores/as de História da Educação Básica e com estudantes de História no âmbito de disciplinas de formação de professores. Os conceitos que estruturam o projeto são: autoria, historicidade e cidadania digital, promovendo a pesquisa e a produção/criação, a partir de narrativas silenciadas na história, da educação como prática da liberdade e mediação cultural; a docência como ato político e o ensino de História como um campo de ação poética que pensa o presente-passado, olhando para o futuro.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025