Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Walter Teixeira Lima Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • jornalismo hiperlocal via aplicativo lupanh 2.0
  • Por intermédio de tecnologias digitais conectadas, o projeto experimental visa à elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar na área de Jornalismo Hipelocal e a criação, desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares, estabelecendo a configuração de ambiente comunicacional (conversação) e de deliberação comunitária, objetivando à formação de inteligência social hiperlocal. O objetivo principal é o estabelecimento de esfera pública interconectada, composta pela “coesão coletiva”, pois não há, pela mídia tradicional, a visibilização da falta de infraestrutura básica que abarca espaço geográfico do bairro de Novo Horizonte (Macapá/AP). Isso deve-se ao enfraquecimento da mídia regional, em função do enxugamento das redações e a não cobertura do fato no local do acontecimento. Assim, o surgimento de um sistema de mídia híbrido, teorizado como Ecologia das Mídias, possibilita a emergência de novas formas de produzir e consumir informação de relevância social, produzidas por atores sociais locais. Para a configuração de ambiente participativo, serão fornecidas condições de visibilidade à comunidade e a tomada de decisões de forma colaborativa, possibilitando o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informações. Para isso, será utilizada as redes sociais e a partir de informações coletadas, via aplicativo de coleta de dados hiperlocal (Lupa NH 2.0), publicizar os graves problemas de infraestrutura, como a falta de serviços nas áreas de água potável; coleta e tratamento de esgoto; iluminação pública; calçadas; asfalto; limpeza urbana. Para elaboração de conteúdos coletados pelos estudantes da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, serão ministradas oficinas para os alunos sobre Fundamentos do Jornalismo; Redação Jornalística; Fotojornalismo; Radiojornalismo; Telejornalismo; Convergência Midiática, ministradas por estudantes do curso de Jornalismo. O aplicativo LupaNH será disponibilizado no GiTHub (licença open source).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Ciências Humanas

Educação
  • pesquisa-trans-formação e a categoria dimensão subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional.
  • O que justifica a importância deste trabalho é a postura pedagógica e política de que todo ato educacional deve sempre ser mediado pelo lastro do compromisso social com a transformação da realidade. Essa intencionalidade é potencializada na parceria entre dois grupos de pesquisa que se propõem a realizar as ações aqui desenhadas: o Grupo Atividade Docente e Subjetividade da PUC-SP e o Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da UNITAU. O Posicionamento Ativista Transformador, a Psicologia Sócio-Histórica e a Pedagogia Histórico-Crítica possibilitam a compreensão da realidade como dialética e historicamente constituída. Partindo desse referencial, apresentamos a questão central desta pesquisa: a utilização da categoria Dimensão Subjetiva permite maior visibilidade aos aspectos de natureza subjetiva, constituídos pelos sujeitos, individual e coletivamente, na dinâmica da sociedade? Como se dá este processo? A compreensão desta dimensão subjetiva constitutiva da realidade objetiva, poderá criar melhores condições de apreensão da realidade em tela e, assim, da produção de formas mais adequadas para transformá-la? Utilizamos os recursos teórico-metodológicos propostos pela Pesquisa-Trans-Formação para orientar e fundamentar nossa pesquisa, para tanto são planejados dois momentos: 1) constituição de situações de formação, em um processo colaborativo e crítico, por meio da organização de grupos de reflexão sobre temas considerados relevantes pelos educadores, 2) análise e interpretação das informações produzidas nos grupos por meio do procedimento Núcleos de Significação. Pretendemos, portanto, contribuir para o aprofundamento teórico da categoria Dimensão Subjetiva e da proposta de Pesquisa-Trans-Formação, envolvendo os pesquisadores e instituições participantes em redes colaborativas para implementar novas propostas na interface ensino, pesquisa e extensão no campo educacional brasileiro.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Sep 29 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025