Projetos de Pesquisa

 

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Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xii semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
  • A XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, será realizada em parceria com o IFAM/Campus Lábrea, IFAM/Campus Humaitá e outras instituições de ensino (estadual/municipal), a mesma oportunizará o desenvolvimento de atividades acerca do tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões a respeito de estratégias de como devemos nos comportar diante do novo quadro, essa transversalidade entre da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa científica, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade), a (CT&I) são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A importância dessas atividades para o desenvolvimento é normalmente tratada como uma obviedade. Afinal, somente a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo são capazes de gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado. Entretanto, essa não tem sido, historicamente, uma opção firme e consistente do Brasil.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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Rosilene de Sá Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física ao alcance de todos: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • Um dos objetivos deste projeto é construir e expor experimentos automatizados na SNCT e depois numa sala permanente no Ifes/Serra, onde ocorrerão visitas ao longo do ano do público interno e externo.Possui, portanto, caráter multidisciplinar envolvendo a Física e áreas afins incluindo Computação, Programação, Elétrica e Eletrônica na construção dos experimentos, contribuindo na formação multidisciplinar, atualmente desejada no mundo do trabalho. Conta também com a divulgação científica e o desenvolvimento de pessoal na área. No ES Santo há somente 2 cidades com mais de 500 mil habitantes, sendo a Serra uma delas, onde implantaremos o projeto. Tendo em vista que a Serra não possui nenhum espaço permanente de Ciências Naturais e da Terra como o proposto,a exposição dos experimentos durante a SNCT em local público, e após a SNCT, em uma sala permanente contribuirá para divulgar e popularizar a ciência, estimulando a curiosidade científica em camadas diferentes da sociedade brasileira, pois, será um espaço aberto a todos para visitações. Seguindo a temática da SNCT2022, teremos palestras sobre: A trajetória científica do Brasil ao longo de sua formação e consolidação enquanto nação, sobretudo nos últimos dois séculos; O papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I. Debates/mesas redondas sobre o desenvolvimento do Brasil ao longo desses 200 anos contextualizando o papel da mulher e o que pode ser feito para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica. Ministraremos também minicursos sobre Raspbarry Pi e Arduíno,que envolvem programação na linguagem C++.O Arduino e o Raspberry Pi tem sido as principais ferramentas para o controle de sistemas automatizados, robótica, smart-house, tornando uma ferramenta pedagógica importante. Durante a Mostra tecnológica, explicaremos conceitos científicos envolvidos que irão contribuir para o entendimento da teoria e suas aplicações.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Sep 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Ciências Humanas

Educação
  • políticas decoloniais de inclusão
  • Em 2020 uma considerável audiência de streaming mostrou-se sensibilizada por um filme turco de 2019, denominado Milagre da Cela 7. Semelhante sensibilização conduz o prestígio da série televisiva The Good Doctor (ABC, 2017-presente). Ambas as produções são adaptações de roteiros sul-coreanos e grifam narrativas acerca de sujeitos com deficiência, evidenciando generalizações. Tal constatação permite inferir que vigem percepções acerca da inclusão, produzidas em outros espaços culturais. Sopesando que no Brasil o tema é marcado por um cenário de avanços e retrocessos, a premissa central do projeto indica que as políticas de inclusão ampliam sua representatividade, quando debatidas a partir da realidade latino-americana, propondo uma leitura decolonial para a inclusão. O projeto parte da tese que, ao identificar e avaliar políticas coetâneas de inclusão a partir de argumentos decoloniais, é possível construir perspectivas diferenciadas para a inclusão. Esse estudo analítico e propositivo intenciona somar-se ao debate sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como objetivo identificar, catalogar e classificar parte das políticas de educação inclusiva, no Brasil e na América Latina, no século XXI. Tal objetivo é sustentado no seguinte problema de pesquisa: ao inventariar parte dos documentos atuais de políticas para a inclusão, é possível desenhar um instrumento sugestivo de acompanhamento e avaliação de ações locais em uma perspectiva decolonial? O projeto é um estudo crítico das políticas educacionais, em perspectiva epistemológica pluralista, colocando o tema das Políticas de Inclusão em diálogo com teorias e autores contemporâneos. Operacionalmente, a pesquisa será realizada em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva de abordagem qualitativa, adotando o procedimento da análise de conteúdo, aplicada sobre um corpus de documentos acerca da inclusão, no Brasil e na América latina, de 2001 a 2020.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Rosivaldo de Alcântara Mendes

Outra

Ciências Ambientais
  • caracterização e biodisponibilidade de metais pesados e hpas em manguezais: fatores de influência e métodos de avaliação como estratégia piloto para a segurança alimentar em bragança-pa.
  • A zona costeira amazônica brasileira possui extensa área de manguezais, constituindo uma das maiores áreas contínuas de manguezal do mundo, sendo que cerca de 2 200 km2 encontram-se no Estado do Pará. A península de Bragança, uma costa com diversas baías e estuários, localizada no nordeste do estado do Pará, apresenta cerca de 180 km2, dos quais 160 km2 constituem bosques de manguezal. O valor total dos serviços ecossistêmicos de manguezais Paraense estão ligados ao controle e armazenagem de água; assimilação e reciclagem de poluentes; berçário de espécies marinhas; retenção de sedimento; proteção da linha de costa; fornece alimento e sítios de reprodução a diversas espécies animais, incluindo os seres humanos; serviços culturais e recreativos. Entretanto, os manguezais paraenses estão localizados numa zona de curvatura intensa do escoamento de enchente e de vazante, os quais podem contribuir para contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), com a deposição destes poluentes diretamente nos sedimentos e posteriormente transferidos para outros compartimentos até chegar a cadeia alimentar humana. Neste contexto, os níveis dos contaminantes estudados estão seguros e não oferecem risco a saúde da população. Os manguezais, portanto, formam a base da cadeia alimentar marinha e continental. As águas próximas aos manguezais são muito ricas em matéria orgânica, e é por isso que nessas águas os pescadores encontram grandes quantidades de peixes, crustáceos e moluscos. A população atual do litoral amazônico também utiliza os recursos dos manguezais para sua subsistência ou para obter renda. Neste projeto, pretende-se implantar campanhas de Monitoramento de Metais e HPAs em sistemas Bióticos e Abióticos de Manguezais da de Bragança-PA e propõem-se Isolamento, caracterização e identificação de fungos e/ou bactérias de água e/ou sedimentos, produtores de enzimas extracelulares com indicativo de biodegradabilidade destes poluente
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Rosy Mary dos Santos Isaias

Ciências Biológicas

Botânica
  • impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
  • Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em “Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais” tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Apr 20 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025