Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ronaldo Nascimento de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de glicoglicero-heterociclos e avaliação antimalarial e antimicrobiana
  • Nessa proposta moléculas serão preparadas e avaliadas biologicamente contra malária e bactérias resistentes. Estratégias de síntese orgânica serão abordadas na obtenção de híbridos de carboidratos com potencial atividade biológica. Contando com recursos renováveis, como glicerol e D-glicose, dezenas de novos compostos com potencial bioativo serão sintetizados. O carbonato de glicerol é uma estratégia-chave na recuperação do glicerol. Resultados recentes de pesquisas mostraram diferentes modificações estruturais através do potencial reativo desta molécula. Este aprimoramento tornou possível explorar a formação de conjugados de glico-glicerol e abordar novos estudos de funcionalização. Em nosso projeto, iremos desenvolver metodologias sintéticas que forneçam híbridos de carboidratos com heterociclos. A incorporação adicional de uma função como os núcleos triazólico, oxazólico, e bases nucleicas, baseia-se no fato de que uma quantidade notável de compostos bioativos possui glico-ho de moléculas visando aplicações biológicas contra o parasita causador da malária (plasmodium), heterociclos em sua composição. Nossa estratégia sintética tem por objetivo o desenvolvimento de moléculas visando aplicações biológicas, além do combate a infecção devido a Mycobacterium Tuberculosis e bactérias resistentes.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ronei Guaresi

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • avaliação de preditores linguísticos, cognitivos e psicossociais de aquisição e aprendizado inicial de leitura e escrita
  • À luz do paradigma dinamicista (THELEN, SMITH, 1994), de modelos psicolinguísticos (SCLIAR-CABRAL, 2013) e de publicações do âmbito neurolinguístico (DEHAENE, 2012), a presente pesquisa tem como objetivo avaliar variáveis linguísticas, cognitivas e psicossociais que podem predizer o desempenho inicial da leitura e da escrita. A questão de pesquisa que se coloca é se é possível antever desempenho de escolares nas etapas iniciais de educação formal. Como questão decorrente, se é possível antever escolares que enfrentarão dificuldades mais acentuadas de aprendizado. A maioria dos estudos documentados sobre predição de aprendizado avalia número reduzido de variáveis (REIS et al., 2010). Em direção a uma avaliação mais integral, este estudo considera a complexidade inerente da temática e possibilita avaliação particular e conjunta de variáveis de diferentes perspectivas para avaliação de possível predição de aprendizado. Para isso, nesta 1ª fase, avaliar-se-ão, regularmente e longitudinalmente, 100 escolares do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, por meio de testes neuropsicolinguísticos aplicados no início do 1º ano e de testes para monitorar o desempenho em leitura e escrita nos anos consequentes e a cada dois meses. Responsáveis legais e professores alfabetizadores também responderão a questionários, estes acerca das práticas pedagógicas utilizadas e aqueles sobre as condições econômico-sociais da família. Os dados coletados serão organizados em quadros e tabelas e analisados, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, com base em modelos psicolinguísticos, em revisão de literatura empreendida e em fundamentos da Teoria dos Sistemas Dinâmicos.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roniérik Pioli Vieira

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese, caracterização e processamento de biopolímeros multifuncionais a base de terpenos e compostos quaternários de amônio visando aplicações em embalagens ativas e na área médica
  • Os materiais poliméricos com propriedades funcionais ou ativas (antioxidante, antimicrobiana, entre outras) destacam-se em aplicações nas áreas de segurança alimentar e médica. Dentre as inúmeras abordagens para sua obtenção, a aditivação e/ou funcionalização com óleos essenciais ou com compostos quaternários de amônio (CQAs) é uma estratégia bastante promissora. Apesar das excelentes características funcionais, os óleos essenciais, em geral, apresentam compostos voláteis (terpenos, por exemplo), de baixa estabilidade e grande variabilidade de composição. Isso dificulta a padronização e manutenção desses aditivos na matriz polimérica por longos períodos. Diante disso, o objetivo desta proposta é explorar o potencial de aplicação de aditivos funcionais à base de oligômeros de terpenos estáveis, obtidos a partir de componentes de óleos essenciais, em filmes e membranas eletrofiadas com polímeros de fontes renováveis - amido e poli(ácido láctico) (PLA). Primeiramente, serão sintetizados oligômeros, a partir de limoneno e pineno. Paralelamente, o amido será também funcionalizado com grupos QAs buscando potencializar as atividades biocidas após a aditivação adicional com os oligômeros. Esses materiais serão preparados por casting e electrospinning visando um amplo espectro de aplicações. Por fim, serão avaliados os efeitos de diferentes concentrações dos aditivos funcionais sobre o desempenho dos materiais obtidos (propriedades mecânicas, térmicas, morfológicas e de barreira), bem como a influência da estrutura sobre as propriedades. Espera-se que este projeto contribua para o desenvolvimento sustentável de novos aditivos/materiais de alta performance e com potencial de aplicações futuras no contexto de embalagens ativas, curativos multifuncionais e/ou recobrimentos de superfícies que exijam atividades biocidas, tais como em ambientes hospitalares.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rosa Helena Veras Mourão

Ciências da Saúde

Farmácia
  • xxvi simposio de plantas medicinais do brasil: plantas medicinais: integrando conhecimento tradicional e científico
  • O Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (SPMB), é um evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e instituições de pesquisa do Brasil. O XXVI SPMB será sediado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e FIOCRUZ - Farmanguinhos, no período de 26 a 28 de outubro de 2022 na cidade de Santarém, Pará e terá como tema PLANTAS MEDICINAIS: Integrando conhecimento tradicional e científico. Sendo portanto, a primeira vez que este evento ocorrerá no interior da Amazônia. Ao longo de três dias de evento ocorrerá conferências, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos com participação de pesquisadores renomados de diferentes instituições do Brasil. Este evento tem como objetivo contribuir para a difusão e o fortalecimento da área de PLANTAS MEDICINAIS, uma das práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo quem promove o intercâmbio científico e cultural entre as universidades, centros de pesquisa e principais atores, incluindo os pajés, curandeiros e comunidades e empresas envolvidas com uso sustentável de plantas medicinais.A escolha do local do evento deve-se principalmente pelo fato de Santarém situar-se em região de floresta amazônica preservada, fonte de riquíssima biodiversidade ainda pouco estudada cientificamente. Além do mais, situa-se entre duas importantes capitais – Manaus-AM e Belém-PA, o que facilita o acesso à cidade.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rosa Maria Affonso Moysés

Ciências da Saúde

Medicina
  • impacto da paratireoidectomia sobre sarcopenia, metabolismo energético e inflamação em pacientes com doença renal crônica em diálise e hiperparatireoidismo secundário
  • Os distúrbios do metabolismo mineral e ósseo na doença renal crônica (DMO-DRC) envolvem a participação de uma série de eventos que compreendem alterações nos níveis de cálcio, fósforo, deficiência de vitamina D, aumento dos níveis circulantes de fator de crescimento de fibroblastos (FGF-23) e paratormônio (PTH). Estas alterações estão associadas a complicações frequentemente descritas em pacientes com DRC, como deformidades e fraturas ósseas, e mais recentemente, inflamação, doença cardiovascular, alterações do sono e sarcopenia. Estudos experimentais em murinos demonstraram o papel do receptor de PTH na indução de sarcopenia relacionada a tumores e ao hiperparatireoidismo relacionado a DRC (HPTS). Pacientes portadores de formas graves de HPTS apresentam inflamação, aumento do gasto energético e sarcopenia. A nossa hipótese é de que o PTH esteja envolvido nestas alterações e que o tratamento do HPTS através da paratireoidectomia melhore a inflamação, a sarcopenia e modifique o gasto energético basal nestes pacientes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025