Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Suzana Telles da Cunha Lima

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • prospecção de atividade antimicrobiana de extratos de microalgas e cianobactérias, efeito do estresse de ph durante o crescimento e uso ciclodextrinas na eficácia dos extratos.
  • As microalgas e cianobactérias são organismos unicelulares fotossintetizantes que podem ser encontrados nos mais variados ecossistemas, como ambientes marinhos, de água doce e terrestre. Por possuírem altas taxas de crescimento, além de uma riqueza de compostos bioativos, estes organismos ganharam importância como alvos farmacológicos. O cultivo de microalgas e cianobactérias permite alterações no meio, visando o aumento na produção de metabólitos com atividade biológica. Uma das metodologias utilizadas neste aspecto é a indução do estresse durante o crescimento algal. Além disso, já foi descrito na literatura que alguns carreadores moleculares podem aumentar a eficácia dos extratos. Assim sendo, este estudo tem por objetivo realizar a prospecção de compostos bioativos em microalgas e cianobactérias exibindo atividades antioxidante, bactericida, fungicida e anti-protozoária. Adicionalmente, avaliaremos o papel do estresse de pH no cultivo, e o uso de ciclodextrinas no aumento da atividade dos extratos. A metodologia utilizada para indução de estresse será a redução gradual do pH e manutenção do cultivo até o final da fase log, seguindo a coleta da biomassa por centrifugação e eletrofloculação. Um possível aumento na bioatividade será comparado àquele com algas já adaptadas a um ambiente ácido, investigando o mecanismo de resistência. Para obtenção dos extratos, serão utilizados os solventes metanol, acetato de etila e etanol. O teste de DPPH avaliará atividade antioxidante, o diâmetro do halo e microdiluição em caldo o potencial antimicrobiano, e o teste de MTT a atividade anti-protozoária. A cianobactéria Affixifilum granulosum, caracterizada filogeneticamente na Florida (16S rRNA e 16-23S rRNA ITS), será relacionada às bioatividades determinadas com cepa equivalente de nossa coleção. Para preparo dos complexos de inclusão (CI) serão utilizadas a co-precipitação, malaxagem e caracterização físico-química dos CI, relacionado-as com atividades dos extratos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • participação social e planejamento: metodologia para elaboração, implementação e monitoramento dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos
  • O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é um instrumento instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010. De acordo com a PNRS, entre outros elementos, os Planos devem garantir “... ampla publicidade ao conteúdo dos planos [...] bem como controle social em sua formulação, implementação e operacionalização”. Contudo, em muitos municípios a participação social na elaboração dos Planos é baixa, mesmo com esforços das administrações em promover processos participativos, o que impacta negativamente a cobertura da coleta seletiva. O problema aqui abordado será a baixa efetividade de processos de participação da sociedade civil (consultiva/deliberativa) na formulação, implementação e monitoramento de políticas municipais de gestão de resíduos sólidos. Neste contexto, a questão central é: Como garantir que a participação social seja potencializada na elaboração, implementação e monitoramento dos PMGIRSs? A hipótese de trabalho é que a participação pode ser potencializada a partir de uma melhor compreensão da sua lógica de funcionamento e dos instrumentos mais utilizados.Para responder aos desafios desta pesquisa, serão sistematizadas bibliografias teóricas e estudos de caso sobre participação social (teorias da democracia deliberativa) e formulação/implementação de programas de coleta seletiva. Também serão realizadas pesquisas de campo, visando elaborar um diagnóstico e prognóstico da participação social em um caso piloto de revisão do PMGIRS de Ribeirão Pires - SP. Espera-se que os resultados do projeto propiciem o desenvolvimento de uma “Metodologia para ampliação da participação social no planejamento, implementação e monitoramento do PMGIRS”. Descobertas teóricas, empíricas e metodológicas poderão ser replicadas em outros municípios e em outros tipos de serviços públicos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025