Projetos de Pesquisa

 

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Patricia Fernanda de Oliveira Cabral

Ciências Humanas

Educação
  • estudos de caso interrompidos e os biofilmes poliméricos: multimodalidade no ensino superior de química
  • Trabalhos da literatura destacam a relevância da comunicação em linguagem científica. Nesse âmbito, habilidades imprescindíveis de desenvolvimento em cursos de graduação são a escrita, a leitura, a argumentação e a capacidade de realizar exposições orais, especialmente em contextos de resolução de problemas. Os estudos de casos interrompidos como estratégia didática de resolução de problemas podem promover tais habilidades. Estes são pouco conhecidos no contexto nacional, e se caracterizam pela adição gradativa de informações à narrativa. O caso é escrito com base no conteúdo de um artigo original de pesquisa, com um problema que foi realmente enfrentado por pesquisadores, e agora deve ser solucionado por estudantes, que devem argumentar a favor da melhor resolução e apresentar seus achados. A análise da apresentação dos resultados e dos recursos multimodais nela utilizados (imagens, textos, gestos, etc.), permite investigar a aquisição de conhecimentos por graduandos em química, especificamente sobre bioplásticos e biofilmes poliméricos, e as habilidades de comunicação científica. Tais reflexões contribuirão para a elaboração de um Guia prático sobre os estudos de caso para professores. Buscamos responder à questão: Que relações podem ser estabelecidas entre a resolução de estudos de caso interrompidos sobre biofilmes poliméricos e a exposição oral com o uso de recursos multimodais, tendo em vista a produção adequada do gênero? Ela permite avaliar a qualidade da produção de exposições orais, como o conhecimento do gênero de fonte e de destino, a compreensão do texto-base e a habilidade de construir um argumento para a resolução do caso. Serão analisadas transcrições dos vídeos das apresentações, slides, texto do estudo de caso e artigos originais de pesquisa por meio da microanálise (Bowen e Roth) dos recursos multimodais: textos, fala, gestos (McNeill), imagens (Kress e Van Leeuwen), direção do olhar do apresentador e sua posição corporal (Pozzer-Ardenghi e Roth).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
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Patrícia Figueiredo Marques

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • cuidados de enfermagem ao pré natal de alto risco na atenção primária- proposta de educação a distância
  • A mortalidade materna continua sendo um problema de saúde pública, como estratégia para preveni-la há a atenção pré natal no ciclo gravídico puerperal na atenção primária. Durante os cuidados prestados neste atendimento, maiores são as oportunidades de realizar a classificação de risco, encaminhamento para serviços especializados e atender as demandas de saúde das pessoas grávidas. Entre os elementos envolvidos para o sucesso desta ação, encontra-se a educação permanente da equipe responsável, na qual enfermeiras/os fazem parte. No Brasil, a/o enfermeira/o tem respaldo legal para desenvolvimento de consultas, entre estas de pré natal, aplicando a sistematização da assistência na condução do processo, num exercício de raciocínio clínico e aplicando princípios da segurança do paciente. Para que esta consulta seja de qualidade a/o profissional necessita estar qualificada/o. Assim, a promoção de atividades educativas baseada numa prática de ensino-aprendizagem referenciada pelo processo de trabalho de forma crítico reflexiva sobre o cotidiano dos serviços é indispensável. Sendo assim, faz-se coerente a pergunta norteadora: Como qualificar enfermeiras/os no cuidado à gestação de alto risco na atenção primária através de educação permanente a distância, mediante uso de ambiente virtual? A educação a distância tem a possibilidade de formar profissionais capacitados qualitativamente e quantitativamente para execução dos serviços oferecidos à população no contexto da atenção primária. Este projeto caracteriza-se como estudo de desenvolvimento metodológico, multicêntrico, com abordagem qualitativa e quantitativa em seis etapas para construção e validação com posterior pré- teste de material educativo sobre cuidado à gestação de alto risco na atenção primária a ser utilizado num curso em ambiente virtual de aprendizagem para enfermeiras/os.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026