Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Thyara de Deco Souza e Araujo

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • one conservation: desenvolvendo métodos de reprodução assistida para o intercâmbio genético entre onças-pintadas.
  • A onça pintada (Panthera onca) é o maior felino das américas e devido a fatores como a caça e a redução e fragmentação do habitat está ameaçada de extinção. Estratégias de conservação devem garantir a manutenção de uma população geneticamente viável, acessando o recurso genético disponível em cativeiro (ex situ) e de vida livre (in situ). A reprodução assistida tem a função de facilitar o intercambio genético entre indivíduos em diferentes localidades sobrepassando as intercorrências advindas da translocação de indivíduos. Os esforços nas últimas décadas garantiram um método eficaz para colheita e criopreservação de sêmen de animais de vida livre, porém ainda há de se aprimorar o protocolo para obtenção de amostras descongeladas de melhor qualidade – identificando o melhor crioprotetor para a espécie. Esse material pode então ser usado para inseminação artificial, fertilização in vitro ou mesmo injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI) dependendo da qualidade seminal disponível. O acesso aos animais de vida livre pode acontecer por meio de captura e soltura imediata ou captura com manutenção temporária em cativeiro. A manutenção temporária é uma estratégia viável para o revigoramento genético das populações de cativeiro (que serve de backup genético das espécies) até que as biotecnologias reprodutivas estejam consolidadas. Durante este período é possível parear casais para produção de filhotes por monta natural (com ou sem estimulação hormonal) e acessar uma quantidade maior de material genético (espermatozoides e oócitos) dos indivíduos. Propõe-se então desenvolver protocolos de pareamento de casais – com ambos ou um dos indivíduos de vida livre – somado a criopreservação de sêmen de animais de cativeiro e de vida livre, para colheita e criopreservação de material genético a ser usado em FIV e ICSI. Com essa integração do manejo in situ e ex situ será aplicado o conceito de One Conservation como estratégia de conservação de onças-pintadas.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Tiago Abreu Tavares de Sousa

Ciências Humanas

Filosofia
  • sétimo encontro de iniciação científica de palmeira dos índios
  • O VII Encontro de Iniciação Científica do Ifal - Campus Palmeira dos Índios (VII EIC-IFAL-PIn) é evento para popularização da ciência, focado despertar a vocação nos jovens, principalmente mulheres, de Palmeira dos Índios para ciências e tecnologias. Para isso o evento inlui em sua programação Palestras, minicursos, oficinas maker, apresentações científicas e desafios. Serão cindo dias de encontro no qual estudantes e professores poderão experimentar ciência com os olhos, os ouvidos e as mãos: os desafios e oficinas permitem aos participantes projetarem e construírem soluções nos eixos de Robótica e Programação; Energias Renováveis; Sustentabilidade; Ciências da Natureza; Inovação Tecnológica, Cultura e Territorialidade. O EIC deve continuar gerando frutos mesmo após os cinco dias do evento, com atrações para os professores transformarem suas aulas e bolsas para os jovens continuarem suas pesquisas.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • 12/02/2021-28/02/2023
Foto de perfil

Tiago do Prado Paim

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • inovação para intensificação sustentável de sistemas integrados de produção agropecuária
  • O uso de sistemas sustentáveis de produção de alimentos é uma demanda global, em especial sistemas que proporcionem maior sequestro de Carbono. Em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, têm-se pouca informação quanto as consequências do manejo animal sobre os demais componentes produtivos. Objetiva-se neste projeto avaliar os efeitos do pastejo em diferentes plantas de cobertura, bem como, avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação dos animais durante a fase pecuária do sistema integrado. Para isto, serão realizados dois experimentos. No experimento 1, serão testados os efeitos do pastejo (com e sem) e de seis sistemas de plantas de cobertura (solteiro e consorciado), sendo: 1- Urochloa ruziziensis+Pennisetum glaucum+Fagopyrum esculentum+Crotalaria juncea; 2 - U. Ruziziensis+P. glaucum+F. esculentum; 3 – U. ruziziensis; 4 – Panicum maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum+C. juncea; 5 – P. maximum cv. Mombaça + P. glaucum+F. esculentum; 6 – P. maximum cv. Mombaça. No experimento 2, serão avaliados três níveis de suplementação dos animais (1 - sal mineral, 2 - proteinado na proporção de 0,5% do peso vivo (PV), 3 – concentrado a 1,5% do PV) em pastejo de Panicum maximum cv. Zuri, semeado em sucessão a soja. A hipótese a ser avaliada é a consequência do pastejo e da suplementação intensiva dos animais sobre a produtividade de soja em sucessão devido a maior aporte e ciclagem de nutrientes para o sistema e possível melhoria nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Também será determinado o estoque de carbono total existente em cada camada e tratamento, bem como suas frações físicas e químicas. Será avaliada a distribuição geográfica dos animais ao longo do período de pastejo para relação com os parâmetros do solo, bem como produtividade da soja na safra seguinte. Outro ponto importante a ser determinado é o resultado econômico das diferentes estratégias de sistema produtivo integrado.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025