Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tonantzin Ribeiro Gonçalves

Ciências Humanas

Psicologia
  • avaliação psicofisiológica de estresse por meio de sensores vestíveis – projeto wearhealth
  • O desenvolvimento de biosensores tem permitido avanços nos estudos sobre o estresse e ampliado as possibilidades de aplicações práticas na atenção à saúde e em tratamentos psicoterápicos, embora sejam incipientes as pesquisas no Brasil. Assim, o presente projeto interdisciplinar objetiva investigar os processos psicofisiológicos de reatividade ao estresse usando biosensores para avaliação eletrocardiográfica (ECG), eletrodermal (EDA) e eletromiográfica (EMG). O projeto é composto por três estudos com abordagem pré-experimental e experimental que incluirá 200 participantes, da população em geral, entre 18 e 60 anos e com no mínimo ensino médio. O Estudo 1 visa testar e validar a detecção de medidas pelos biosensores por meio de estudos de caso, utilizando-se medidas de cortisol salivar e instrumentos estabelecidos para validação durante a indução de estresse com os experimentos: Trier Social Stress Test (TSST), Stroop e o International Affective Picture System (IAPS). O Estudo 2 utilizará o IAPS e o Stroop em experimentos cruzados para verificar as relações entre a reatividade psicofisiológica ao estresse agudo, medida pelos sensores, com comportamentos de saúde e aspectos psicológicos como autopercepção de estresse, ansiedade, preocupação, indicadores de transtornos psiquiátricos comuns, resiliência e vivência de adversidades na infância. O Estudo 2 ainda irá comparar a reatividade ao estresse entre pessoas com e sem indicadores de transtornos psiquiátricos comuns. Por fim, o Estudo 3 investigará a relação entre medidas psicofisiológicas de repouso e a presença de morbidades psiquiátricas e uso de drogas, incluindo os participantes dos Estudos 1 e 2 e os que não forem elegíveis para os experimentos. Os resultados contribuirão para ampliar a compreensão sobre como os processos de estresse se relacionam com aspectos psicológicos e com comportamentos de saúde para subsidiar o desenvolvimento de dispositivos vestíveis para detecção remota de estresse.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Trícia Maria Ferreira de Sousa Oliveira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • identificação e caracterização genômica de tripanossomatídeos em animais domésticos e flebotomíneos (diptera: psychodidae: phlebotominae) de área endêmica para leishmanioses no noroeste do estado de são paulo
  • Trypanosomatidae é uma família de protozoários parasitos de uma ampla variedade de vertebrados, invertebrados e plantas. Nessa família, o gênero Leishmania se destaca pela sua importância em Saúde Pública, especialmente, em países em desenvolvimento. Estudos recentes têm demonstrado a importância do isolamento, identificação e caracterização de protozoários tripanossomatídeos, que circulam nas diversas populações animais de áreas endêmicas. Em consonância, a análise de genoma completo (Whole Genome Sequencing – WGS) de protozoários surge como uma poderosa ferramenta para melhor caracterizar antigos e novos patógenos em saúde humana e veterinária. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa serão de diagnosticar, isolar e caracterizar por WGS, protozoários da família Trypanosomatidae que naturalmente infectam animais domésticos e dípteros flebotomíneos em área endêmica para leishmanioses no noroeste do estado de São Paulo, Brasil. Para isso, cães e gatos de abrigos do município de Ilha Solteira serão submetidos a um inquérito epidemiológico para a detecção e isolamento de tripanossomatídeos. As amostras clínicas serão submetidas a testes parasitológicos, sorológicos e moleculares, e isolamento em cultivo. Concomitantemente, um inquérito entomológico para flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) será realizado nos abrigos, com os mesmos objetivos. Os protozoários isolados dos animais domésticos e flebotomíneos serão submetidos ao sequenciamento de WGS em plataforma Illumina® para a caracterização genômica. Nossos resultados podem fornecer informações mais completas a respeito das espécies de protozoários Leishmania spp. e/ou outros tripanossomatídeos que circulam nas populações de animais domésticos e flebotomíneos, no contexto epidemiológico de um município do noroeste paulista. Dessa forma, contribuir com o melhor entendimento da epidemiologia das leishmanioses e outras tripanossomoses na região e embasar medidas de vigilância e controle adequadas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Tsai Siu Mui

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • o modelo feedback planta-solo: restauração ecológica de solos de áreas degradadas na amazônia e mata atlântica
  • Em ecossistemas florestais, as árvores são as principais responsáveis por definir as interações que ocorrem acima e abaixo do solo. Através da deposição de serrapilheira, as espécies vegetais fornecem a maior fonte de matéria orgânica acumulada sobre o solo, que suporta comunidades de organismos capazes de decompor compostos celulares vegetais e devolver componentes minerais e orgânicos ao ambiente. Além disso, de acordo com sua biomassa vegetal, as espécies podem influenciar as propriedades bióticas e abióticas do solo através da regulação da temperatura e do fornecimento de habitats para diferentes espécies. Todas essas alterações causadas no solo pelas plantas e o impacto que têm sobre o solo, são definidas como feedback planta-solo (Plant Soil Feedback, PSF). Recentemente, demonstrou-se que PSF tem também um papel fundamental no funcionamento dos ecossistemas e na estruturação das comunidades microbianas, guiando, inclusive, processos atuantes na restauração ecológica. A proposta de PSF é introdução de microbiota ativa de solo amazônico considerado de alta biodiversidade (Terra Preta da Amazônia) e de serapilheiras de áreas florestadas, utilizando técnicas de biologia molecular, além de análises estatísticas e de bioinformática. Consiste em uma visão multidimensional, englobando a microbiota e suas inter-relações ou co-ocorrências em casa de vegetação e em busca de bioindicadores para rastrear suas ocorrências nas áreas de campo e obter subsídios para futuros programas de restauração florestal. Neste projeto, estaremos avaliando em três sub-projetos a cronossequência do estabelecimento de espécies arbóreas - Cecropia sp. (embaúba), Acacia mangium (acácia) e Schizolobium amazonicum (paricá) e do desenvolvimento de quatro espécies muito sujeitas a cortes ilegais-Handroanthus caraíba (ipê amarelo), Copaifera langsdorffii (copaíba), Jacaranda copaia (jacarandá) e Vouacapoua americana Aubl. (acapu), tanto em casa de vegetação (PSF) como em cinco áreas de campo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Túlio de Almeida Hermes

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeito do extrato fracionado da soja no músculo distrófico de camundongos mdx.
  • O influxo de cálcio se destaca como um dos principais mecanismos que levam à degeneração muscular na distrofia muscular de Duchenne (DMD). O cálcio em níveis elevados no citoplasma passa a se concentrar na mitocôndria das células musculares distróficas, levando a ativação da enzima ciclofilina D (CypD), que em conjunto de outras proteínas contribuem para o fenômeno de Transição da Permeabilidade Mitocondrial (TPM), intensificando a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) desencadeando o estresse oxidativo, processo inflamatório e em conjunto, apoptose. A modulação do receptor estrogênico beta (ER-ß), demostrou inibição da CyoD em estudos prévios. A utilização do extrato de soja fracionado em camundongos mdx, mostra-se promissora pela ação das isoflavonas na modulação do ER-ß. Estudos prévios demonstrou que a administração da isoflavona genisteína apresenta efeito benéfico camundongos mdx. A administração do extrato da soja, contendo quantidade equivalente de genisteína, se mostrou mais potente do que a própria genisteína isolada na inibição da proliferação do câncer de mama em camundongos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar o efeito do extrato fracionada da soja sobre músculo distrófico de camundongos mdx. Os animais serão tratados com extrato da soja contendo fração mínima de 2mg/kg de genisteína. Durante o tratamento será feito teste de suspensão de quatro membros para mensuração da força muscular. Após os tratamentos, os músculos, tibial anterior, extensor digital longo, diafragma e bíceps braquial serão coletados e utilizados para avaliar o estresse oxidativo, o sistema antioxidante enzimático, indicadores inflamatórios e apoptose, através de analises histológicas, bioquímicas e por Western Blotting. O sangue será coletado para quantificação da creatina quinase (CK), bem como os rins e fígado para observar possível toxicidade dos tratamentos. A análise estatística dos resultados será One Way ANOVA seguido de Tukey.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Ubiratã Kickhöfel Alves

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • desenvolvimento fonético-fonológico do português brasileiro como l2: análises acústicas e articulatórias
  • Estudos voltados à descrição e análise do desenvolvimento do sistema de sons do Português Brasileiro (PB) como segunda língua (L2) têm, na última década, apresentado um crescimento exponencial no Brasil. Este projeto representa o esforço de um grupo de pesquisadores de cinco instituições federais (UFRGS, UFPR, UTFPR - Curitiba, UTFPR - Pato Branco, UFRJ), que objetivam investigar o processo de desenvolvimento fonético-fonológico do Português como L2 através de análises acústicas e articulatórias, para prover insumos à discussão teórica sobre os primitivos abstratos de fala e à concepção de Língua como Sistema Dinâmico Complexo. Como objetivos específicos, visamos a: (i) Discutir de que forma as técnicas de análise articulatória de ultrassonografia podem fornecer insumos para investigar o processo de desenvolvimento do português como L2; (ii) Conjugar análises acústicas e articulatórias de modo a possibilitar a discussão teórico-metodológica sobre como tais métodos de aferição assumem um status complementar entre si; (iii) Evidenciar como os dados empíricos podem auxiliar na discussão acerca do status dinâmico e complexo da fala. Em consonância com Lowie (2017), em todos os cinco centros de pesquisa, as coletas serão desenvolvidas a partir de dois eixos: (i) análises de produto; (ii) análises de processo. As análises de produto corresponderão a dois momentos de coleta ao longo do período de desenvolvimento do segundo ano do projeto. Por sua vez, as análises de processo contarão com 12 coletas de caráter longitudinal. Conciliadas, as análises de produto e processo poderão fornecer subsídios importantes para o entendimento do processo de aprendizado do PB como L2, além de permitirem um maior entendimento do processo de orquestração dos gestos articulatórios, por parte do aprendiz, ao longo do tempo, indo ao encontro de uma visão dinâmica e complexa de língua.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025