Projetos de Pesquisa

 

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Weeberb João Réquia Júnior

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • qualidade ambiental ao redor das escolas e capacidade cognitiva dos estudantes de ensino médio no brasil
  • Evidências científicas têm mostrado que crianças e adolescentes podem sofrer efeitos negativos quando expostos à baixa qualidade ambiental (ex., baixa qualidade do ar, baixa densidade de áreas verdes etc.) em diferentes locais, incluindo a qualidade ambiental ao redor das escolas. Dentre os efeitos diretos (ex., doenças cardiorrespiratórias) na saúde desse grupo populacional, um número crescente de estudos tem encontrado impactos na redução da capacidade cognitiva dos estudantes, resultando em baixo desempenho escolar. Embora muitas pesquisas já examinaram a relação entre as características ambientais ao redor das escolas e o desempenho escolar dos alunos, nenhum estudo ainda foi realizado no Brasil, com exceção de um único estudo publicado recentemente pelo coordenador deste projeto (a referência deste estudo está indicada nesta proposta de pesquisa). O objetivo deste projeto é verificar a relação entre desempenho escolar dos alunos de ensino médio e exposição ambiental ao redor das escolas brasileiras, incluindo exposição à poluição do ar, às áreas verdes, aos incêndios florestais e às variações climáticas. Seguindo o study design abordado pelos estudos epidemiológicos na literatura, neste projeto, a capacidade cognitiva dos alunos será representada pelo desempenho escolar. Especificamente, consideraremos a nota dos alunos obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Iremos acessar os microdados do Enem, que apresentam o menor nível de desagregação de dados recolhidos por meio do exame, com informações individuais a nível do aluno. Esse nível individual dos dados será um ponto positivo para a literatura internacional, pois até o momento, boa parte dos estudos foram baseados em dados a nível de escola (uma média por escola), e não a nível de estudante. Quanto aos dados de exposição, serão levantados por meio de técnicas de sensoriamento remoto. As análises desse projeto envolveram técnicas avançadas em geoestatística e bioestatística.
  • Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Wellington da Silva Fonseca

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências na eetepa dr. celso malcher e mostras científicas e tecnológicas para escolas públicas do pará 2022 - 2023.
  • A região Amazônica sempre está em evidência quanto aos assuntos ligados à sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente, apesar disso é uma região alvo da exploração indevida de suas riquezas. Neste contexto, é importante de divulgar e motivar a cultura sustentável na Amazônia através de ciência e tecnologia. É imprescindível exceder a meta de uma aprendizagem meramente de conceitos e de teorias, associadas com conteúdos abstratos e neutros, para um ensino mais cultural que assegure uma melhor compreensão, apreciação e aplicação da tecnologia e da ciência, levando-se em conta as questões sociais e, entendendo, que tanto a ciência, quanto a tecnologia são resultados do saber humano e que, portanto, estarão sempre presentes no contexto social. Deste modo, mediante estas questões, surge um novo enfoque que vem ganhando corpo na prática de sala de aula, objetivando não apenas possibilitar a experimentação da tecnologia dentro das tarefas práticas, mas também procurar uma relação recíproca entre ciência, tecnologia e aprendizagem, com a finalidade principal de estreitar a relação entre a escola, à melhoria na sociedade e a futura profissão desses futuros cidadãos. Este projeto busca atuar no EETEPA Dr. Celso Malcher e apresentar mostras científicas e tecnológicas em Belém e no Interior do Estado do Pará para abranger um maior número de alunos e aproximar mais estes alunos da UFPA, em especial as meninas. Assim, o Programa Laboratório de Engenhocas tem como proposta o ingresso de alunos de escolas públicas do Estado do Pará nas Universidades em cursos de ciências exatas, engenharia e tecnologia, para que possam utilizar de todo aprendizado adquirido na área de ciência e tecnologia, para assim, ingressarem de forma qualificada no mercado de trabalho, efetivando de fato a práxis educacional.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 20/12/2021-31/12/2023
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Wellington Lima Cedro

Ciências Humanas

Educação
  • atividade pedagógica na formação de professores que ensinam matemática a partir de parcerias entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica em diferentes regiões brasileiras
  • Com o objetivo de analisar um processo formativo compartilhado com base na perspectiva histórico-cultural, tendo como foco a Atividade Pedagógica em diferentes contextos escolares a partir dos desafios atuais que envolvem a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, este projeto contempla uma proposta de articulação entre dez instituições federais e estaduais de Ensino Superior com vistas ao desenvolvimento de um trabalho em rede com pesquisadores de diferentes regiões do país, no que se refere a estudos sobre formação de professores e Atividade Pedagógica. Esse projeto se sustenta na premissa de que a organização dos processos de formação de professores apoiada na teoria histórico-cultural é capaz de promover a ressignificação da atividade pedagógica dos docentes. As vivências dos membros da equipe executora e os espaços de aprendizagem que existem (por exemplo os Clubes de Matemática) e que serão criados para o desenvolvimento do projeto nos levam a acreditar na viabilidade desta investigação. Considera-se a abrangência do projeto relevante, visto que atende a quatro regiões brasileiras, envolvendo pesquisadores de dez instituições de ensino superior e que se estenderá a várias escolas públicas da Educação Básica. Como produtos desta pesquisa teremos artigos, e-books, dissertações, teses e materiais didáticos, que serão escritos em parceria com os professores da Educação Básica. Espera-se com os resultados e produtos desta pesquisa possamos ampliar a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, fornecer informações e sistematizações de materiais que possam contribuir para novos projetos de pesquisa e apresentar uma proposta de ação a partir de Grupos de Compartilhamento para o desenvolvimento da Atividade Pedagógica. As ações do projeto serão divididas em etapas que envolvem criação de grupos, levantamento de trabalhos, realização de encontros formativos e a sistematização da formação docente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 26/05/2022-31/05/2025
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Wendel Coura Vital

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da expansão da leishmaniose visceral em cenários de mudanças climáticas
  • A leishmaniose visceral (LV) é considerada pela OMS uma das seis endemias de maior relevância no mundo e as condições socioeconômicas; processos migratórios decorrentes de instabilidade social como fome, secas e inundações; fatores ambientais; desmatamento; construção de barragens; imunossupressão por HIV, dentre outros podem contribuir para sua expansão. Foi elaborado pelo Ministério da Saúde brasileiro o Plano Setorial da saúde para a mitigação e adaptação à mudança do clima e todas as doenças transmissíveis que podem sofrer influência direta ou indireta da mudança climática, como a LV, foram contempladas. Neste contexto, este projeto se justifica pela tendência emergente e expansão da LV em resposta as condições ambientais e climáticas, pela alta letalidade da doença e pela carência de estudos que utilizem a modelagem de nicho ecológico para a previsão de potenciais áreas de risco para a doença devido a mudanças climáticas e ambientais. Diante deste cenário o presente projeto traz as seguintes indagações: mudanças climáticas e antrópicas podem afetar a distribuição e expansão da LV? Quais regiões da Bacia do Rio Doce seriam as mais afetadas? e Qual será o comportamento da LV no futuro em dois cenários distintos de mudanças climáticas? Para responder a estes questionamentos será realizado um estudo ecológico que analisará o padrão de distribuição espaço temporal dos casos confirmados de LV notificados no SINAN, no período de 2001 à 2020, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que sofreu com o impacto do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco. A partir da distribuição espacial dos casos será avaliada sua relação com os biomas existentes e os fatores climáticos e realizada a busca dos fatores determinantes para a expansão da doença. Serão escolhidos algoritmos de modelagem de nicho ecológico para a elaboração de modelos preditivos da expansão da doença em diferentes cenários climáticos. As análises serão realizadas a partir de bancos de dados.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025