Projetos de Pesquisa

 

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Sidney Alves Lourenço

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • centro tecnológico de dispositivos avançados: um laboratório interinstitucional para o desenvolvimento de dispositivos eletro-ópticos facilmente processáveis e de baixo custo baseados em materiais semicondutores orgânicos e inorgânicos nanoestruturados.
  • Materiais semicondutores são a base de toda eletrônica moderna. Eles compõem a estrutura principal de dispositivos eletrônicos como sensores, diodos e transistores, assim como de dispositivos opto-eletrônicos como fotodetectores, diodos emissores de luz e células solares. Há uma intensa atividade de pesquisa atualmente na área de ciência de materiais, no sentido de desenvolver novas estruturas de materiais semicondutores de misturas desses materiais com nanoestruturas metálicas, que possam ser processados em solução por técnicas de baixo custo e facilmente implementáveis, como spin-coating e spray-pirólise, com o intuito de promover a criação e fabricação de novos dispositivos baseados no processamento relativamente simples e no baixo custo de sua produção. É a denominada eletrônica impressa, de onde vem surgindo diversas possibilidades de sensoriamento, monitoramento e otimização de eficiência energética através dos dispositivos eletro-ópticos desenvolvidos com essa ferramenta. Os pesquisadores que compõem a equipe da presente proposta vêm desenvolvendo há anos estudos em ciência de materiais que possam ser utilizados em dispositivos opto-eletrônicos diversos, como sensores, diodos, transistores, fotodetectores, diodos emissores de luz, e células solares. O ponto em comum é que todos esses dispositivos envolvem o desenvolvimento e aplicação de materiais semicondutores avançados, sejam eles orgânicos, inorgânicos ou híbridos (orgânico-inorgânico) ou resultado de misturas entre semicondutores e nanoestruturas metálicas. Além disso, é de crucial importância para o desempenho dos dispositivos os fenômenos que ocorrem na interface entre esses materiais semicondutores e os outros materiais que constituem o dispositivo, como dielétricos e eletrodos metálicos. A proposta aqui apresentada visa à criação de um ambiente colaborativo, com a troca de informações e expertise dos pesquisadores envolvidos, visando ao desenvolvimento e aprimoramento destes dispositivos.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Sidney Jose Lima Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • fotônica para o futuro
  • Materiais para Fotônica- A Fotônica é tecnologia-chave do século 21 e a linha de pesquisa se concentra na preparação e caracterização de materiais para a fotônica quais sejam, fontes de luz, guias de luz e detectores à base de vidros especiais e materiais híbridos orgânicos-inorgânicos. Esses materiais se prestam às várias aplicações propostas que vão desde biomedicina até óptica não linear. O desenvolvimento desses materiais e a formação de recursos humanos para a área tem grande impacto econômico e social com a criação de novas empresas e negócios.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Jul 22 00:00:00 BRT 2021-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
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Sidney Kuerten

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • dinâmica hidrossedimentológica e depósitos quaternários do rio paraguai no pantanal sul (entre foz dos rios miranda e apa).
  • O rio Paraguai é o rio-tronco de um sistema deposicional caracterizado pela presença de megaleques fluviais construídos pelos rios que drenam áreas circunvizinhas e por ele próprio. O rio Paraguai atravessa a maior área alagada do planeta, o Pantanal e integra um complexo sistema hídrico não isolado, que recebe ao longo de seu percurso o in put de água e sedimento advindo de importantes afluentes que drenam vastas áreas antropizadas (cerca de 400 mil km²). Assim, cinturões de meandros abandonados, anabranches, avulsões, migrações laterais, alterações na largura, comprimento de onda e curvatura dos canais sugerem, que o rio teve uma história quaternária influenciada por mudanças alóctones (climáticas) e autóctones (avulsões, etc.) suficientemente expressivas para produzir o padrão ora observado no trecho sul (entre a cidade de Corumbá e a foz do rio Apa). Este trecho do rio Paraguai constitui também um importante cenário turístico de pesca, integra a rota de segurança nacional, é uma via de escoamento de commodities que será potencializada pelo corredor bioceânico (Atlântico-Pacífico) com a edificação de um terminal hidroviário e uma ponte estaiada sob o canal. Uma complexa relação hidrológica e sedimentar depende da intensidade das cheias e a hipótese central é que neste trecho, o rio Paraguai apresenta “funcionamento herdado”, em que formas antigas são re-utilizadas, por condições hidrológicas muito diferentes de sua formação. As implicações, ambientais e ecológicas desse sistema são inteiramente desconhecidas e valorizam em muito os objetivos desta pesquisa (caracterizar o regime hidrossedimentar atual; interpretar os processos responsáveis pelas mudanças no padrão fluvial; e identificar a ocorrência e distribuição de microplásticos). Metodologicamente serão associadas geotecnologias atuais, técnicas de paleoidrologia, de hidrossedimentologia, cronologia absoluta, análises multi-proxy e a identificação e quantificação de microplásticos no Pantanal sul.
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Síglia Pimentel Höher Camargo

Ciências Humanas

Educação
  • plano educacional individualizado (pei): proposições e adequações para a realidade brasileira.
  • A inclusão de alunos com deficiências está legalmente amparada, refletindo-se no crescente aumento de matrículas destes estudantes na rede regular de ensino. A literatura é farta em documentar as dificuldades e despreparo dos professores frente à inclusão, sobretudo em como ensinar a todos, com qualidade e atendendo aos princípios fundamentais da inclusão em que a criança não apenas está na escola, mas efetivamente aprende e se beneficia dos estímulos que ela proporciona. O Plano Educacional Individualizado (PEI) se constitui em uma ferramenta de trabalho que pode auxiliar a superar esse desafio e nortear a inclusão de alunos com deficiências para garantir o seu processo inclusivo e progresso de aprendizagem. Trata-se de uma metodologia de trabalho colaborativa e que tem ganhado espaço e discussão no meio acadêmico e educacional. Diferente de outros países, sua elaboração e implementação ainda não é regulamentada no Brasil. Sua caracterização e formas de execução não é explicitamente abordada, recomendada e instruída em dispositivos legais nacionais, gerando dúvidas sobre como o PEI poderia ser implementado em nossas escolas. Essa proposta pretende, a partir de estudos de elevado rigor metodológico e nacionalmente contextualizados, investigar a viabilidade e efetividade do PEI, de modo a propor adequações para sua implementação na realidade educacional brasileira. Espera-se que a partir de estudos que nos permitam estabelecer diretrizes mais adequadas e voltadas à nossa realidade, se possa contribuir para alavancar a qualidade das práticas de inclusão escolar em nosso país. A estratégia metodológica a ser implementada envolve abordagens qualitativas e experimentais de pesquisa de caso único que permitem estabelecer práticas baseadas em evidências, com amostras de diferentes regiões brasileiras a partir do envolvimento interinstitucional de colaboradores na equipe de execução da proposta.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Signe Dayse Castro de Melo e Silva

Ciências Humanas

Educação
  • valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2022
  • Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão, produção e divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem ou Recursos Educacionais Abertos - físicos ou digitais - desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Ele justifica-se, uma vez que, no decorrer dos últimos dois anos e em virtude das adequações impostas pela Pandemia de Covid-19, conceitos e práticas de educação à distância, de ensino remoto e híbrido expandiram-se e se fortaleceram mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2006), Filatro (2015), Bates (2016), Camargo e Daros (2018), Bacich e Moran (2018) e Tajra (2021), sugerindo-se o Modelo ADDIE de Produção de Artefatos para Educação como norteador das produções. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY 2022, por meio de suas redes de comunicação social.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Signe Dayse Castro de Melo e Silva

Ciências Humanas

Educação
  • valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2021
  • Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão e a divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem, ou Recursos Educacionais Abertos, impressos ou digitais, desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Agora, mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana, ele justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto provocado pela Pandemia de COVID-19. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bates (2016) e Filatro (2015), sugerindo-se o Modelo ADDIE de produção de artefatos para educação à distância, como norteador das discussões. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY, por meio de suas redes de comunicação social.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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Silmara Cristina Dela da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • inventário digital de termos e conceitos em discurso e mídia
  • Este projeto tem como proposta a produção e disponibilização na rede eletrônica de um inventário digital de termos e conceitos do campo teórico dos estudos discursivos, decorrente da compilação de noções teórico-metodológicas que, desde a década de 1980, são propostas e mobilizadas por pesquisadores brasileiros em suas práticas de análises dos discursos da/na mídia. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter teórico-prático, com vistas a: i) fazer um levantamento das pesquisas no campo da Análise do Discurso, que se voltam a corpora constituídos por distintas materialidades significantes, formuladas e com circulação na mídia; ii) compilar termos e conceitos teóricos mobilizados nessas pesquisas, realizadas em instituições brasileiras desde a década de 1980; iii) constituir um acervo digital composto por termos e conceitos teóricos em suas mobilizações analíticas, a ser disponibilizado na rede eletrônica, com foco na divulgação científica e no apoio ao ensino de graduação e pós-graduação na área. A necessidade de inventariar termos, conceitos e noções teóricas relevantes para os Estudos da Linguagem e do Discurso, a fim de conferir visibilidade a conceitos e noções da área, decorre da importância e abrangência dos discursos da/na mídia, em nossa conjuntura sócio-histórica, bem como do vasto conhecimento que vem sendo produzido com o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, com o intuito de compreensão do funcionamento discursivo dessas produções midiáticas. Tal proposta vincula-se às práticas do grupo de pesquisa MiDi – Mídia e(m) Discurso (CNPq), à linha de pesquisa “Teorias do texto, do discurso e tradução”, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, e ao projeto UFF Capes-Print “História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais”, e almeja produzir material consistente e acessível, que possa ser mobilizado para apoio ao ensino e à inserção de jovens pesquisadores às práticas de pesquisa no campo discursivo.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Silvana Alves Pereira

Ciências Humanas

Psicologia
  • desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais entre prematuros de baixo e alto risco para autismo
  • Apesar da imaturidade de áreas corticais, os recém-nascidos apresentam uma preferência inata por estímulos visuais sociais. Essa habilidade é essencial para guiar suas interações no ambiente, mas no recém-nascido prematuro (RNPT), parece não estar totalmente desenvolvida (Pereira, S.A., et al, 2017). O desinteresse por figuras sociais pode ser um sinal de comprometimento social. Crianças a termo que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam declínio do olhar para figuras sociais (Di Giorgio et al, 2016). Estes traços foram hipotetizados como sendo uma deficiência na ativação dos mecanismos de orientação subcortical, ou até mesmo, consequência de uma não especialização cortical (Di Giorgio et al, 2021), que no desenvolvimento típico direciona os recém-nascidos a estímulos visuais sociais. Mas, apesar da prematuridade aumentar a vulnerabilidade do cérebro, e interferir nas capacidades cognitivas e motoras dos RNPT, causando déficits que persistem até a vida adulta, a regulação dos domínios da interação social, identificados como biomarcadores para risco de TEA na primeira infância, ainda não foram elucidados nesta população. Oferecer estratégias de monitoramento precoce em prematuros com alto e baixo risco de desenvolver TEA, parece preencher esta lacuna. A identificação precoce e a intervenção oportuna melhoram o desenvolvimento (Novak I, et.al., 2019). Nesta perspectiva, a proposta foi consolidada por pesquisadores brasileiros, do Serviço ambulatorial Multidisciplinar de Atenção ao Espectro do Autismo (SEMEA) do Instituto Santos Dumont e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e pesquisadores da Rede italiana para detecção precoce de TEA (NIDA) com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais em RNPT durante os 24 primeiros meses de vida e caracterizar os registros da ativação cortical (fNIRS), atividade cerebral (EEG) e orientação do olhar (Eye-tracking) em RNPT com alto e baixo risco para TEA
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Tue Feb 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Silvana de Souza Nascimento

Ciências Humanas

Antropologia
  • redes de apoio e cuidado entre travestis e mulheres trans na pandemia de covid-19: trabalho sexual, saúde mental e resiliência
  • Este projeto tem como objetivo identificar e analisar processos de formação e atuação de redes de suporte e de práticas de cuidado, institucionais e comunitárias, voltadas para a saúde mental, que envolvem travestis e mulheres trans ao longo da pandemia de COVID-19 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial das que atuam no trabalho sexual. Serão utilizadas diferentes metodologias - trabalhos de campo, de orientação etnográfica, entrevistas em profundidade e pesquisa quantitativa -, em uma rede colaborativa envolvendo universidades e instituições internacionais, na Europa (Portugal, Espanha e França) e na América Latina (Chile, Peru e Equador). Com uma abordagem interseccional e interdisciplinar - a antropologia, a epidemiologia e a psicanálise-, pretende-se: investigar como redes se conformam e quais são as suas especificidades territoriais; identificar como serviços comunitários e institucionais funcionam desde o início da pandemia, se foram precarizados ou adensados e quais os condicionantes de tais processos; detectar diferenciais de acesso aos recursos de apoio social e cuidado entre TMT, conforme articulação de marcadores sociais da diferença como raça/cor, classe, geração, deficiência, etc.; e analisar as implicações da dinâmica de tais redes sobre processos de adoecimento psíquico e melhora de saúde mental. Visamos produzir e disseminar informações que auxiliem a formulação de políticas públicas para este grupo, no âmbito da saúde coletiva, em especial da saúde mental, bem como o fortalecimento de articulação de redes comunitárias e institucionais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Silvana Maldaner

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • influência dos movimentos de submeso na estimativa de parâmetros turbulentos de dispersão em uma camada limite estável
  • As mudanças climáticas e a necessidade de controle da qualidade de ar em grandes centros têm contribuído para o desenvolvimento de novos modelos de dispersão e novas técnicas para a modelagem dos processos atmosféricos envolvidos. De forma geral, os modelos existentes conseguem descrever a difusão de escalares passivos na atmosfera. Entretanto, em algumas situações estes modelos não conseguem prever adequadamente a concentração de contaminantes, apresentando discrepâncias consideráveis entre as concentrações observadas e simuladas. Uma das razões para tais discrepâncias está associada à falta de informações confiáveis ​​sobre o perfil vertical do coeficiente de difusão turbulenta na camada limite atmosférica estável. Existem diferentes formas para estimar tais coeficientes, porém a grande maioria das propostas empregam a teoria de similaridade Monin-Obukhov, que na sua forma original não é aplicável para situações noturnas caracterizadas por baixa velocidade do vento (camada limite estável). Estudos recentes sobre a camada limite estável sugerem que formulações de parâmetros turbulentos podem ser obtidas a partir da teoria de similaridade se ocorrer a filtragem dos movimentos de submeso em dados atmosféricos de alta frequência. Assim, este trabalho tem como objetivo calcular as formulações de difusão turbulenta na camada limite estável a partir da filtragem dos movimentos de submeso. Um objetivo adicional é verificar a universalidade dos parâmetros de dispersão e como estes são influenciados pelos movimentos de submeso. Para isso, dados observacionais de alta frequência e em diferentes níveis verticais serão empregados. A teoria de similaridade, a teoria de difusão estatística de Taylor, a análise espectral de Hilbert-Huang e a técnica de decomposição de multi-resolução de sinais serão empregadas para análise de séries temporais e partir disso, espera-se determinar uma formulação para o coeficiente de difusão para condições estáveis.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Tue Mar 08 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025