Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Rakel de Castro Sena

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • enfrentamento à violência de gênero: escuta, métodos e práticas educomunicativas na casa da mulher brasileira do maranhão.
  • Este projeto propõe uma pesquisa aplicada com proposta de intervenção educomunicativa na Casa da Mulher Brasileira (CMB), instalada em São Luís/MA, para aprimorar as estratégias de enfrentamento à violência de gênero e o acolhimento das mulheres atendidas pela instituição. Em 2023, faz 10 anos do Decreto nº 8.086/2013, que instituiu o Programa Mulher: Viver sem Violência, base da construção da CMB. Uma década depois, embora tenha havido avanços e inflexões nessa política pública, os dados ainda denunciam um cenário preocupante. O Anuário de Segurança Pública (2023) aponta um crescimento de quase 50% nos registros de assédio sexual e cerca de 6% no casos de feminicídio. Esses dados chamam a atenção para o fato de que a instituição de leis, a construção de edifícios e a organização de serviços em um único espaço de atendimento às mulheres não é sinônimo exato de efetivação de direitos, nem significa dizer que o acolhimento mais integrado ocorre nessas estruturas. Dessa forma, este projeto busca responder ao seguinte questionamento: de que maneira o enfrentamento à violência de gênero e o acolhimento de mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira podem ser aprimorados por meio de intervenções educomunicativas? Parte-se da hipótese de que o acolhimento das mulheres que procuram a CMB perpassa por estratégias colaborativas e intersetoriais, tendo o fluxo comunicacional como eixo primordial nos protocolos de atendimento. Assim, considerando a CMB enquanto centro de acolhimento e de escuta qualificada, entende-se necessário que suas ações sejam pensadas na perspectiva de suas interseccionalidades de políticas e serviços, dentre as quais se destaca a Comunicação. O percurso metodológico entrecruza estudo de campo (com questionário, entrevista em profundidade e escuta sensível), pesquisa-ação e Análise de Discurso Espera-se desenvolver e difundir um Protocolo de Acolhimento a mulheres que procuram a CMB, contribuindo para o enfrentamento à violência de gênero.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patricia Ramos Cury

Ciências da Saúde

Odontologia
  • contaminação ambiental por metais pesados e taxa de mortalidade por câncer de boca: diagnóstico populacional e proposta de mitigação através do desenvolvimento e instalação de biofiltro sustentável
  • Introdução: Os metais pesados, Arsênio (As), Cádmio (Cd), Chumbo (Pb) e Mercúrio (Hg), estão entre os metais de importância prioritária para a saúde pública, sendo classificados como carcinógenos humanos. Tema específico: A contaminação ambiental por esses metais foi descrita em diversas cidades brasileiras, incluindo Santo Amaro (Bahia), e região norte do Chile. Importância: As taxas de mortalidade por câncer de boca, que é diretamente exposta a água, no Brasil, e medidas para mitigar a contaminação da água por metais pesados em Santo Amaro são desconhecidas. Esse conhecimento permitirá o delineamento de medidas para mitigar o problema, bem será elemento teórico para o delineamento de estratégias preventivas de contaminação. A descontaminação da água através de biofiltro representa uma medida para mitigar a exposição humana. Hipóteses: 1- Existe associação entre exposição ambiental a metais pesados e mortalidade por cancer de boca; 2- Os metais pesados podem ser removidos por um biofiltro, reduzindo a exposição humana. Plausibilidade: Os metais pesados exercem inúmeros mecanismos de toxicidade importantes na carcinogênese. A contaminação por metais pesados foi associada ao aumento da mortalidade por câncer em geral, leucemia e câncer de mama, pulmão, gastrointestinal e próstata. A casca de banana é um adsorvente de metais pesados da água, além de ser uma solução economicamente viável, sustentável e que pode reduzir o consumo humano de água contaminada por metais. Estratégias metodológicas: 1- Desenvolvimento de um estudo ecológico para avaliar a associação entre a contaminação ambiental por metais pesados e taxas de mortalidade por cancer de boca em cidades brasileiras e chilenas; 2- Desenvolvimento de biofiltro de farinha de casca de banana, e sua instalação em escolas em Santo Amaro para avaliação da eficiência em reduzir a contaminação por metais pesados na água de consumo humano e em crianças.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patrícia Rezende do Prado

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • prevenção de lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente
  • Objetivo Geral: Prevenir a lesão de córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente. Objetivos Específicos: Conceituar uma Teoria de Médio Alcance sobre a ocorrência da lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente; Elaborar e validar um protocolo de enfermagem para a prevenção de lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente e Criar e testar a efetividade de uma câmara úmida de polietileno para a prevenção de lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente. Método: Trata-se de um projeto maior que será desenvolvido por meio de três subprojetos de inovação e tecnologia: 1.1 Teoria de Médio Alcance sobre a lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente, o qual será desenvolvido por meio de uma análise de conceito, segundo o modelo de Walker e Avant, em oito passos. 1.2 Protocolo de enfermagem para a prevenção de lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente. Trata-se de um estudo metodológico a ser elaborado em duas fases. A primeira será uma Revisão da Literatura. A segunda será a construção, validação e implementação do protocolo que será guiado pelo modelo do National Health Service (NHS), da Inglaterra e do Guia de elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde Brasileiro. 1.3 Efetividade da câmara úmida de polietileno para a prevenção de lesão na córnea em pacientes sedados e ventilados mecanicamente: estudo clínico randomizado. Será um estudo clínico-randomizado controlado duplo cego a ser conduzido conforme as diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Resultados esperados: Espera-se contribuir para a prevenção da lesão corneana com o embasamento teórico-conceitual da lesão na córnea, um protocolo de enfermagem assistencial que direcionará os cuidados a serem prestados, e a disponibilização comercial da câmara de polietileno para a prevenção da lesão na córnea de pacientes sedados e ventilados mecanicamente.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026