Projetos de Pesquisa

 

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Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em simulação clínica e realidade virtual para formação e pesquisa em enfermagem e saúde (inct-scrv)
  • A simulação clínica propicia vivência de determinada situação o mais próximo da realidade assistencial desenvolvida com base em cenários simulados planejados em diversos níveis de fidelidade sem infringir dano ao paciente. Considerando a fragilidade dos cursos de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos da saúde quanto a produção e implantação da simulação clínica, surge a urgência da implantação do Instituto Nacional em Simulação Clínica, Realidade Virtual para formação de profissionais e produção de conhecimento científico e inovador. Objetiva-se criar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação, Pesquisa em Enfermagem e Saúde visando integração interdisciplinar. Consórcio instituído pela Organização Pan Americana de Saúde, Programa de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Educação Médica e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares culminou na produção do Primeiro Curso de Capacitação de Multiplicadores em Simulação Clínica no Brasil com posterior montagem de Núcleos de Simulação das Regionais que objetivou criar rede colaborativa, principalmente no componente estrutural (laboratórios de habilidades e simulação), mostrando assim a plausibilidade de implantar centros para formação e pesquisa em simulação clínica. Para atingir objetivos e metas do Instituto serão realizados estudos metodológicos para desenvolvimento de técnicas educacionais no formato de cenários de simulação clínica. A partir dos estudos metodológicos, métodos e técnicas dos subprojetos sofrerão desdobramentos permitindo a construção de materiais tecnológicos com alto rigor e baseados em evidência que possibilitarão o registro de patentes. Assim, serão desenvolvidos estudos de revisão de escopo, revisão sistemática, transversais quantitativos e qualitativos, desenvolvimento de tecnologias para simulação, adaptação transcultural de instrumentos e ensaios clínicos para testar a eficácia das tecnologias desenvolvidas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
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Monica Santos Dahmouche

Outra

Divulgação Científica
  • a voz delas - estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação.
  • Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dos projetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Mônica Santos Salgado

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • metodologias digitais e desenvolvimento sustentável: aplicações na produção de edificações e cidades sustentáveis e inteligentes
  • As práticas profissionais em arquitetura e engenharia civil têm revelado o uso crescente das metodologias digitais, com destaque para o Building Information Modeling (BIM). No contexto brasileiro, tem destaque a estratégia BIMBR e, mais recentemente, a nova Lei de Contratos e Licitações Públicas n°14133, que colocou o BIM como preferencial em todas as contratações públicas. Paralelamente, o país se debruça nas exigências internacionais para redução das emissões de carbono, visando ao combate às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável. Essas demandas envolvem o domínio das novas metodologias digitais. Dentro desse contexto, duas questões emergem: (a) qualidade e sustentabilidade dos materiais de construção e processos construtivos, e (b) digitalização do processo de projeto e construção. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal avaliar as alternativas oferecidas pelas metodologias digitais ao processo de projeto e construção de edificações e cidades visando ao atendimento às metas para o desenvolvimento sustentável, com ênfase nas metas 4, 7, 8, 9,11, 12 e 13. A metodologia a ser adotada envolve: (1) identificar e testar as possibilidades que a metodologia da Análise do Ciclo de Vida (ACV), integrada ao BIM, Passaporte de Materiais (PM) e Realidade Virtual (RV), oferece aos projetistas e construtores; (2) propor soluções construtivas apropriadas à produção de habitações de interesse social (HIS) através da prototipagem rápida (PR) de componentes construtivos inovadores que atendam às demandas da população em termos de qualidade, desempenho ambiental e baixo custo; e (3) avaliar o impacto das novas metodologias na prática profissional, apresentando alternativas para sua inserção na formação acadêmica, visando orientar os arquitetos em relação às possibilidades oferecidas pelas metodologias avaliadas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026